Escola Villa-Lobos Rio de Janeiro

    Autor Mensagem
    Ahab
    Veterano
    # dez/06


    Olá,
    estou querendo entrar para a Escola do Villa-Lobos daqui do Rio, mas algumas dúvidas cruciais apareceram quando li o prospecto, e infelizmente, parece que ninguém lá está disposto a esclarecer tais dúvidas...

    Alguém aqui do fórum faz essa Escola? E teria como me esclarecer algumas dúvidas?

    Abraço.

    Edu Hendrix
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    Coloca ae a pergunta.Já estudei lá!

    Ahab
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    Opa, é o seguinte cara:

    [1] Aqui diz que o curso é dividido em dois módulos. O primeiro, Módulo de Introdução do Curso Básico, tem um semestre de duração e o segundo é o Módulo de Etapas, com quatro semestres. E que, sendo maior de 19 anos, você tem que ir no turno da noite (das 18:00 - 22:00).

    Bom, a pergunta mais crucial, é se neste primeiro semestre, tem-se aulas todos os dias da semana, e se elas ocupam todo esse turno (das seis às dez da noite). E se também nos demais semestres, tem-se isso.

    [2] Dentre as disciplinas ministradas no Módulo de Etapas, aparece "Prática Vocal".

    Sobre isso, eu queria saber se é obrigatório a tal matéria (e se é obrigatório todas as matérias apresentadas no prospecto).

    [3] E cara, queria saber sua opinião também, se possível, sobre o curso. Você acha que ele é bom, ou se deixa a desejar. Se você aprendeu bastante lá, se você, enquanto músico, cresceu lá dentro. Sei que grande parte disso exige vontade do próprio aluno, mas a instituição conta muito também.

    Valeu cara pela atenção e também pela rapidez!
    Abraço.

    John Arch
    Veterano
    # dez/06 · Editado por: John Arch
    · votar


    todas as matérias são obrigatórias. vc não pode repetir em nenhuma, seja por faltas ou por notas, se não será jubilado da escola.

    Não, não são tdosos os dias da semana, e tampouco durante td o turno. na verdade, se vc colocar todas as matérias pra um só dia, aí sim, ocupará o turno inteiro.

    Qnto ao curso em si, é meio fraco, mas se vc não tem grandes noções de música, é mto bom para aprender teoria musical, preceitos básicos em geral, mas as aulas práticas deixam a desejar, até msm pq são mtos alunos e pouco tempo de aula...

    EDIT = vc tá com sorte, pq qndo eu entrei era 1 ano de módulo 1

    Jabijirous
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    John Arch

    somos 2 hehehe

    eunao indico essa escola nao!! eles querem alunos e a qualidade fica de lado!!! aula de guitarra ou violao é em grupo, ja perde ponto ae!! eu sai do basico e fui fazer técnico no conservatorio que é bem melhor, é pago nao tem tantas aulas, mas aprendi mais lá que no villa lobos!! depois voltei pro villa pra fazer o técnico, nossa é pior que o basico!! esse entao eu nao aconselho a fazer nada!!!

    bom boa sorte

    Ahab
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    Valeu pessoal, por vocês sanarem minhas dúvidas e darem suas opiniões. É com infelicidade e surpresa que recebo essas notícias (de que a escola é meio fraca), pois eu pensava que esta era forte ou, pelo menos, bem concretizante em termos de formar uma base.

    Entretanto, já paguei a inscrição. Farei a prova e, se conseguir passar, ficarei feliz em fazer as aulas, para então poder avaliar, em termos pessoais, esta escola. Acho que tenho muito a aprender, mesmo no básico, então não devo perder nada.

    Valeu mesmo pessoal.
    Quem já fez o Villa-Lobos no Centro do Rio, por favor, postem suas opiniões, digam vocês também o que acham desta escola.

    Só mais duas coisas:
    John Arch: cara, tô em dúvidas quanto a esse negócio do Módulo I. Tô com medo de que ainda seja um ano. Pelo o que eu entendi, o papel pelo menos dizia que era um semestre só.

    Jabijirous: cara, de que conservatório você se refere? É muito caro?

    Abraço.

    Jabijirous
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    Ahab

    o unico no rj hehe conservatorio brasileiro de musica, tem no centro e na tijuca(filial)

    Leo-RJ
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    Jabijirous

    Onde é o Conservatório? Tem como postar o endereço e telefone do da Tijuca?

    Jabijirous
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    http://www.cbm-musica.org.br/


    vai em fale conosco que tem o endereço das duas

    John Arch
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    Ahab
    Não kra, eu acho q mudou msm pra 6 meses o módulo básico...ouvi falar isso na escola

    Ahab
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    Jabijirous:
    Cara, dei uma olhada no site deste conservatório, mas eles dão muita pouca informação. Não tenho tido muito tempo nestes últimos dias (em virtude da faculdade)... Teria como você me dar algumas informações que você considere relevantes sobre este Conservatório?

    John Arch:
    Cara, você tá fazendo, atualmente, Villa-Lobos?

    _fabiopl
    Veterano
    # set/07
    · votar


    esse conservatório aí é caro? Qual o preço mais ou menos?

    Leo-RJ
    Veterano
    # set/07
    · votar


    Jabijirous

    Valeu!!!!

    Junior Van Halen
    Membro Novato
    # jun/15
    · votar


    Olá galera;
    Então, o motivo de estar desenterrando esse tópico é o que de querer iniciar o curso na Escola de Música Villa Lobos. Primeiro em questão de preço, e localização também.

    Mas o que ouço de alguns que não são necessariamente alunos, é de que a escola anda muito mal e de outros que está melhor do que alguns anos atrás.

    Minha intenção é fazer violão. Toco, mas saco quase nada de teoria e queria apender violão erudito, escala e melhoras minha habilidade que é um tanto quanto limitada.

    Gostaria de saber a real situação atual da instituição de alguém que realmente conheça.

    Valeu.

    Jabijirous
    Veterano
    # jun/15
    · votar


    Junior Van Halen

    http://euterpedespedacada.blogspot.com.br/2014/09/privatizacao-da-esco la-de-musica-villa.html

    Infelizmente, hoje, eu não sei como anda o curso técnico do CBM. Apenas a graduação, mas o curso técnico eu não faço mais parte, então não sei dizer como está!

    Arda
    Membro Novato
    # mar/19
    · votar


    Lá achei meio desorganizado. Não dá para ter informações básicas na secretaria.

    lamas92
    Membro Novato
    # mar/19
    · votar


    Estudei lá por um semestre. Eram 3 cursos. Fiz o curso básico, destinado a iniciantes. Meu interesse era aprender a tocar violão.
    Eram 3 aulas semanais: teoria musical, prática vocal e prática c/ instrumento (50 min cada aula).

    Gostei bem mais das aulas teóricas do que da prática. Elas abrem um conhecimento que eu não tinha e, nisso, é bem legal!

    Já a prática é uma coisa muito pessoal. Não se trata de professor ruim, muito pelo contrário. Alexandre Magalhães é fera e referência! Mas são alunos com idades diferentes, objetivos diferentes e "timing" diferentes...
    Tem o pai de família, o aposentado, o jovem que chega com a tarde livre e sem preocupação e por aí vai.
    Então na aula seguinte cada um tinha uma evolução, dependendo de sua dedicação (ou não). Isso complica. Nessa aula estavam em torno de 6 pessoas, na média.

    Lá é voltado para o clássico. Então vc vai aprender a tocar violão lendo partitura, tocando músicas... clássicas. Se for esse o seu caminho, seu lugar é lá.

    Eu não queria isso, tenho pouco tempo livre, família, trabalho e apenas queria (como se fosse pouco e fácil, o que não é!) sair do zero, entender um pouco de teoria e tocar (ou saber o caminho das pedras para tocar) o que gosto.

    Saí depois de 6 meses e faço aula particular. Aprendo menos, mas estou mais feliz e evoluí mais na direção a que me propuz...

    Outra questão é que a EMVL mudou de direção naquele período e os novos rumos da Escola desagradaram a muitos que, assim como eu, não tinham pretensão de ter formação de reformatório.

    Mas a Escola abre muito a mente, desde que cada saiba avaliar o seu objetivo pessoal e o que a Escola oferece.

    Lembro bem da primeira aula, teoria musical. Aquela sala com umas 60 pessoas, com instrumentos variados. O professor (grande Paul!) apontou para um aluno que estava com violão e pediu pra tocar alguma coisa. O garoto disse que não sabia quase nada, daí sacou um Taylor e mandou ver numa música qualquer! (Fiquei pensando o que aquele desgraçado estava fazendo lá, se era pra ensinar os demais ou pra fugir das tarefas de casa mesmo) Apontou pro segundo. Daí o cara me saca um Estudante 18 que parecia ter sido mastigado pelo dragão, cheio de corda sobrando. (Pensei, até que enfim alguém que achou um violão em cima do armário e resolveu aprender. Me ferrei de novo, o moleque já tocava!) Daí o professor olhou pra mim, eu ainda tentando esconder aquele violão debaixo da cadeira, mas não teve jeito... "Tira um som aí!"

    Professor... ...só se o violão cair... Sou ZERO ABSOLUTO. Comprei esse treco e vim pra cá pra vcs darem um jeito.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Escola Villa-Lobos Rio de Janeiro