Fórum Cifra Club - maior fórum de m&uacite;sica do Brasil

Mão esquerda no violão

Autor Mensagem
mozart
Veterano
# dez/06


Pessoal, por que, quando se trata de violão clássico, a ênfase maior é para a mão direita ? e a mão esquerda como fica ?

Helder Bello
Veterano
# dez/06
· votar


Creio que não exista ênfase em nenhuma mão. Existem estudos específicos para ambas. A técnica de um violonista não deve se resumir a apenas uma mão.

Carlevaro endereçou dois de seus famigerados cadernos à mão esquerda. Dê uma pesquisada.

Abraços.

Pardal
Veterano
# dez/06
· votar


mozart:

Para os violonistas clássicos, há uma ênfase, de fato, mas leve, na mão direita. Isso poruqe é ela que faz a parte mais difícil. Se a parte da digitação fosse mais difícil que a do dedilhado, nada mais lógico que os destros usarem as mãos da direita para digitar, ao invés da esquerda. não achas?

Mas ambas as mãos são treinadas. Afinal, a mão boba é a esquerda, então também tem que treinar muito. No final das contas da na mesma. Mas é que hoje em dia costuma-se adquirir um repertório tal que, se você ficar s´olhando para a mão esquerda do violonista, você se impressiona. Mas, por exemplo, o estudo n° 1, n° 2, n° 7, n° 11 e n° 12 do Villa exigem bem mais da mão que dedilha...

John Arch
Veterano
# dez/06
· votar


Vc pode ser o mestre do dedilhado, usando todos os dedos da mão direita, mas não conseguir acompanhar na mão esquerda...
Vc pode fazer todas as digitações maravilhosamente bem, mas ser um fiasco na mão direita...
Num precisa falar mais nd, uma mão lava a outra

Blue Jazz
Veterano
# dez/06
· votar


Quem tem uma boa mão direita com certeza terá uma boa mão esquerda. O inverso muitas vezes não acontece... porque o desenvolvimento da mão esquerda é mais fácil e rápido. Uma boa mão direita não serve só pra "dedilhar"; ela vai tocar uma escala rápida, um arpejo com salto de corda... muito complicado, porque envolve posição correta, unha, a maneira como os dedos tangem as cordas, extração de timbre, volume... sem contar que, se você tensionar a mão direita pra tocar mais forte, a esquerda vai responder ficando igualmente tensa - e o relaxamento da direita é mais difícil de se conseguir numa sequência de arpejos (como a do estudo nº01 do Villa-Lobos) do que o relaxamento da esquerda numa seuquência de graus conjuntos. No mais, o trabalho da mão direita envolve maior percepção das sutilezas, enquanto que o da mão esquerda é de uma percepção mais bruta e "corporal" das coisas - trabalhar a mão direita envolve percepção, consciência, inteligência... e calma, porque nada ali se desenvolve rapidamente. Resumidamente, é isso.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
 

Tópicos relacionados a Mão esquerda no violão

286.492 tópicos 7.483.185 posts
Fórum Cifra Club © 2001-2014 Studio Sol Comunicação Digital