Um novo violão para um novo ano

    Autor Mensagem
    Ahab
    Veterano
    # dez/06


    Olá,
    tenho pensado há algum tempo em comprar um novo violão, visto que o que tenho, um DiGiorgio Estudante 18, já não supre minhas expectativas e necessidades, além de apresentar, nesta etapa, alguns problemas que, no passado, não pareciam existir.

    Tenho visto falarem bem do Yamaha C80. Este me chamou atenção pelo seu preço (eu, infelizmente, não tenho muito dinheiro para comprar um violão, e acho que a faixa de preço que posso pagar é de uma média de 500 reais).

    O violão que gosto de tocar é de naylon, acústico. Não sei se eletro-acústico de naylon é bom, mas já vi comentários desanimadores sobre esta característica.
    Preciso de um versátil, que possa tocar tanto aquelas peças clássicas quanto de acordes.
    E, se possível, com cutaway.

    Algumas vezes, as pessoas classificam os violões a partir das habilidades individuais do instrumentista (exemplo, "aquele violão é pra iniciante", etc). Entretanto, não sei definir em que estágio desta escala estou.

    Bom, meus amigos, o que vocês sugerem, a partir disso? Eu preciso saber algumas sugestões para poder testar nas lojas e ver como estes violões se saem comigo. Fui à loja alguns meses atrás pra buscar um violão, mas é difícil sem ter uma base, um conhecimento de bons violões pra testar.

    Forte abraço, grato pela atenção, e no aguardo!

    Blue Jazz
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    Os Yamahas são bem melhores que os Di Giorgios, pelo menos no que se refere aos modelos mais simples. Você pode procurar por um instrumento usado, já vi muito Yamaha legal sendo vendido por aí em lojas de usados, etc. Só não compre pela internet, ou sem ver. Instrumento a gente tem de pegarr, tocar, testar, ver de perto! Violões com cutway, pelo menos os de menor custo, não são bons, o timbre, a resposta, a projeção, não é legal - ainda mais se você quiser tocar algo erudito. No mais, evite a todo custo instrumentos de marcas pequenas, cujo acabamento é bonitinho mas ordinário, alguns vem com madeira verde e outros chegam a vir com a roseta de papel...!

    Ahab
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    Valeu BlueJazz!

    Interessante esse negócio do cutaway... Eu não sabia. Estas lojas de usados são comuns, por exemplo, no Rio de Janeiro?
    Nessa semana irei lá pras lojas pra testar algumas Yamahas.

    Abraço e valeu pelas dicas!

    Bog
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    Ahab

    Quanto à marca, eu não sei o que dizer sobre os violões de nylon da Yamaha. De forma geral, é uma marca com violões razoavelmente bem feitos, embora algumas pessoas discordem disso (procure um tópico recente com uma discussão sobre os violões da Yamaha).

    Quanto ao eletro-acústico, o primeiro problema é que nenhuma captação consegue ser perfeita. Algumas são melhores, outras são piores, mas nenhuma consegue captrurar direito o que acontece FORA do violão - por ex., barulhos que você faz com a mão, batidas no corpo, e outras coisas do tipo. Elas sempre aparecem meio estranhas do outro lado da captação. Porém, tentar tocar diante de um microfone ruim também vai te dar um resultado ruim. Outro problema dos eletro-acústicos é que a parte elétrica ocupa espaço dentro do violão, e quanto mais espaço for ocupado, mais a resposta é alterada. Em especial, existem perdas de volume e nas respostas dos graves.

    O mesmo ocorre com o cutaway: por reduzir o tamanho da caixa e mudar o formato, existem perdas, principalmente no volume e na resposta dos graves.

    Violão clássico é tradicionalmente tocado diante de um microfone (ou nem isso), e normalmente não tem cutaway. Aqui no Japão, é muito raro de se ver um violão de nylon com cutaway, o que me faz pensar que a existência desse tipo de coisa no Brasil pode ter alguma coisa a ver com a MPB usar muito violão de nylon.

    Pardal
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    Ahab:

    Meu conselho é um Yamaha C80, que você citou. Aqui em Belô tá 480. Tem também um violão de 7 da Rozini que é demais, e se você quiser desenvolver o clássico com um violão que tem uma corda a mais, facilitando algumas coisas às vezes, ele tá 410. Só deixa a desejar na acústica, mas tá beleza de resto. Mas o negócio é experimentar. Quem sabe você não vai lá nas lojas e acha um diamante de violão (perfeito, nos trinques, do jeito que você queria) e barato? Eu achei minha viola caipira em Sampa, uma feita à mão, numa loja, só pesquisando. Já tinha passado por Rozinis que tavam uns 900. Daí eu achei ela numa ourtra loja, por acaso, e tava 240. Não perdoei o vendedor... Faz algo do tipo, sempre dá.

    Nandhe
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    Tenho um Yamaha C-40 e um Tarrega, da Di Giorgio. O Tarrega é mto melhor. Não conheço o C-80. No ML, tem um cara vendendo um tarrega por 600, com estojo, mas acho que ele entrega por 500 (um novo está por volta de 1000 reais):
    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-51023421-di-giorgio-tarrega-199 2-estojo-_JM
    A vantagem do Tarrega é ter o tampo sólido, o q faz mta diferença.
    Boa sorte.

    Ludilan Marzano
    Veterano
    # dez/06 · Editado por: Ludilan Marzano
    · votar


    Cara tenta juntar mais um pouquinho de grana pra vc comprar uma coisa melhor... Te recomendo um de nylon exelente: Violão Tagima Madrid. Ele é eletroacustico mais nao deixa nada a desejar; é macio, som de primeira, tem o braço tipo violão clássico e possui cutway... Ele é pra quem gosta de um bom violão; pra quem é exigente.... Recomendo!! Pode comprar despreocupado...

    Violão Tagima Madrid nylon

    Ahab
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    Bog:
    Valeu mesmo pelas explicações sobre o eletro-acústico e o cutaway. Realmente, para o que eu pretendo com o violão, essa primeira característica é neutra. Quanto ao cutaway, já tô revendo meus conceitos... Realmente, deve-se perder alguma coisa com esse espaço que é retirado do corpo do violão.

    Pardal:
    Cara, só rindo mesmo dessas lojas... Incrível a diferença de preço. Quando comprei minha guitarra, foi mais ou menos isso... Mas a diferença foi menor (de 900 pra 650). Valeu mesmo pela dica, realmente tenho que tirar um, dois ou vários dias pra rondar, de loja e loja, e encontrar a belezinha que tanto procuro. =)

    Nandhe:
    Cara, saiu água da minha boca quando eu vi esse violão. O problema é que, mesmo que ele me faça por 500, ainda assim não tenho todo esse dinheiro pra pagar logo. Não conhecia essa marca Tárrega, valeu mesmo pela dica. Quando for procurar, vou ficar de olho nessa marca.

    Ludilan Marzano:
    Cara, dei uma procurada aqui e parece ser muito bom mesmo. O preço, em média que tenho achado na net, é de 680 reais. O problema é conseguir mais esse dinheiro, mas vou ficar de olho também nessa marca. Você falou com tanta firmeza (até pareceu um comercial hehe) que fiquei interessado também. Valeu mesmo pela dica.

    Gente, valeu pelas dicas! Se tiverem mais, por favor, compartilhem com este velho lobo do mar. Quero comprar ainda neste ano o meu novo violão. Abraço!

    teuabreu
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    Tambem to querendo comprar um violão este mês!!

    Como quero um violão so pra tocar em casa e gravar um sonzinho no Pc to pensando em pegar um Tagima Vegas, nem sei se presta mas parece ser legalzinho a construção dele(com certeza é melhor do que o Giannini que eu tinha que tava se desintegrando), ou pego um Yamaha C40!!

    Agora pra classico mesmo é muito melhor um completamente acustico.
    Apesar de tocar classico tambem , o meu negocio é bagunçar, nols churrasques em frente a fogueira tava levando minha guita semi-acustica, uauaua tenho que compra uma viola urgente antes que acabe a madeira e tacam ele lá!!!

    Ano novo,

    Violões mais novos ainda!!!

    \o/

    Ahab
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    Teuabreu:
    Huahuahuahuahua, com certeza cara! Temos que trocar logo de violão, e principalmente (e se der), nesse ano logo.
    O violão que quero também tem que agüentar as bagunças que algumas vezes surgem, e saem completamente do clássico.
    Esse Tagima Vegas vi ontem no Mercado Livre. Dá uma procurada lá... com certeza você vai achar o anúncio dele. Tava, se não me engano, uns 350 ~ 400 reais. O bicho é lindo demais... o negócio é testar e ver se ele agüenta o tranco.

    Sputnicker
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    Di Giorgio Talent 1 na cabeça... ta 500 reais certinho...
    MUITO BOM! É Eletro acustico com captador ativo, mas a acustica dele desligado deixou meu Di Giorgio Belsom n36 ano 77 no chinelo...

    Ahab
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    Sputnicker:
    Cara, dei uma rápida procurada sobre o violão, e as pessoas tão falando muito bem dele. Fiquei curioso também com esse. Um outro post aqui neste fórum mesmo, o cara faz uma ótima propaganda sobre ele. E realmente, tá na faixa dos 500 reais.

    Mas tenho uma dúvida cara... Como funciona esse afinador embutido? Nunca tinha ouvido falar nisso. E outra coisa... diz-se que é 'flat nylon'... O que seria isso?

    Ah sim, valeu pela dica =)

    Ludilan Marzano
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    Violão flat é aquele que possui uma caixa mais fina; eles são melhores plugados pq perdem muito volume e qualidade por causa do tamanho da caixa...

    Não tenha duvidas: Violão Tagima Madrid nylon !!!

    Da uma testada nele, passa em uma loja, sente a pegada, o som...

    Ahab
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    Ludilan Marzano:
    Ih cara... isso que você falou agora é brabo... Não sabia dessa coisa de violão flat. Pode deixar que vou procurar pelo Tagima Madrid também.
    Valeu pela dica!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Um novo violão para um novo ano