Duvida sobre dedo "mindinho" na hora de dedilhar

    Autor Mensagem
    blinnk
    Veterano
    # out/06


    o q eh mais certo fazer (se eh q existe o mais certo) com o dedinho na hora de dedilhar? usar ele como um "apoio" da mao dexando ele encostado no violao? ou dexar ele "recolhido" e com a mao tipo "flutuando"??

    e q musicas vcs me indicam pra quem ta comecano a dedilhar?

    (toco violao a uns 4 anos mas cometi o erro de sempre usar palheta, mas agora quero aprender a dedilhar)

    Vinicius de Abreu
    Veterano
    # out/06
    · votar


    Eu sou contra o apoio do dedinho no tampo do violão, não vejo prós, somente contras. Prejudica alguns movimentos, atrapalha em arpejos, por exemplo.
    Eu o deixo solto, bem relaxado. Ele acompanha o 'a', e de vez em nunca eu preciso usa-lo para fazer algum acorde.

    Recomendação: Não apoie, nunca.

    blinnk
    Veterano
    # out/06
    · votar


    e me indiquem uams musicas pra mim comecar a dedilhar, ou usar os dedos em vez de palheta (naum sei se foi uma redundancia...)

    GeorgeHarry
    Veterano
    # out/06
    · votar


    blinnk
    Dust in the Wind - Kansas
    House of the Rising Sun - The Animals

    Telurim
    Veterano
    # out/06
    · votar


    acho que oq for mais confortavel é o certo nao?
    meu professor disse isso e eu continuei na boa...

    mas o seu-vizinho, o fura bolo e o maior de todos sempre sao usado entao nao tem como ficar apoiado =D~~~

    e o cata-piolho é usado nos baixos né?

    Vinicius de Abreu
    Veterano
    # out/06
    · votar


    E se aparecer um acorde e você ter que usa-lo? O tempo que você vai perder será grande, fará esforços sem precisão.
    Pode até apoiar, se você se sente confortavel, mas isso trará limitações.

    John Arch
    Veterano
    # out/06
    · votar


    Caros, à princípio vc pode não usar o mindinho para absolutamente nada, pois ele só extremamente necessário tocando violão clássico (talvez outros estilos tmb, desconheço mais a respeito), mas mesmo sem utilizá-lo é altamente recomendável que vc não use ele de apoio. Pq é como O Vinivius de Abreu falou, o dia que vc quiser utilizá-lo, vc vai ter dois trabalhos, primeiro de se acostumar a não deixá-lo preso e dps se acostuamr a usá-lo. Além disso, qual a utilidade de usá-lo como apoio? vc já tem o braço, o punho apoiando...ou vc dexa td solto?

    Flying CCCP
    Veterano
    # out/06
    · votar


    John Arch
    pois ele só extremamente necessário tocando violão clássico

    Quando eu fiz aula me ensinaram a não usar. Eu usava normlamente para tocar música tipo "Babe I'm Gonna Leave You" do Led Zeppelin...

    Penta_Blues
    Moderador
    # out/06
    · votar


    Boa tarde!!!

    Bem, pra não fugir tanto do assunto, mas fazendo referência à duvida de mesma natureza, isso me lembra que tocar com apoio até onde sei não é colocar o dedo mínimo no tampo do violão.
    Quando uso palheta costumo encostar o dedo no tampo, mas quando estou dedilhando não. Até porque toco com apoio e isso dificulta o toque do dedo mínimo no tampo.
    Acho que isso seria mais uma questão do que melhor se adapta à forma de tocar do músico e a que tipo de música ele toca e menos uma questão de certo ou errado...
    Valeu!!!

    Blue Jazz
    Veterano
    # out/06
    · votar


    O Toninho Horta usa o minidinho como usa os outros dedos... pra quem não usa, o ideal é deixá-lo solto e relaxado - apoiar, NUNCA.

    amon
    Veterano
    # out/06
    · votar


    Apoiar o dedo mindinho no tampo?? isso era uma técnica de alaúde, deixada de lado a uns pelo menos 150 anos...
    sem aprofundar muito é bom saber que existe um músculo no mindinho que está ligado ao anelar, tentem mexer o dedo 3 sem mexer o 4. Só de uma maneira fazemos isso, endurecendo o dedo 4, obviamente.
    endurecer = tensionar = péssima escolha.
    isso vale pra quem gosta de fazer arpejos (dedilhar) deixando o quarto dedo empinado. Recomendo que aceitem os movimentos naturais e deixem ele ficar "balançando" junto com o terceiro dedo.
    Lembrete:
    mesmo encostando o dedo no tampo, ou seja , teoricamente vc não está "endurecendo" o mindinho, existe ainda neste caso o "contra-movimento", ele quer ir...mas vc não deixa...novamente uma péssima escolha.

    Pardal
    Veterano
    # out/06
    · votar


    blinnk:

    não apóie. Você pode treinar pegando músicas clássicas ou tablaturas de músicas que são acompanhadas no violão com dedilhado. Ou pode, você mesmo, pegar músicas que conheça o acompanhamento batido e inventar o dedilhado. O melhor exercício deste tipo é o Estudo n° 1 do Villa-Lobos, mas pra você que tá começando seria desanimador...

    Explore as possibilidades que existem além da palheta (ou melhor, antes dela) que é no dedo. E existem outras formas de se tanger cordas sem que seja com os dedos ou palheta. Mas aí são objetos muito parecidos com esta última, então seria dispendioso tentar explicar.

    Você pode muito bem usar o mindinho prá tocar, mas poucas oportunidades surgirão...

    Talvez você fique frustrado por perder apoio, e seu pulso ficará mexendo muito, atrapalhando-o de tocar. Se assim for, faça exercícios de velocidade apoiando o polegar na 6° corda. Quando chegar à sexta corda irá soltar o polegar, mas sua mão só moverá os dedos. Faça assim, comigo deu certo.

    Gabriel Messias
    Veterano
    # out/06
    · votar


    recolhido

    TheChaosSpirit
    Veterano
    # out/06
    · votar


    usar o dedinho é blasfemia, heresia

    Dogs2
    Veterano
    # out/06
    · votar


    se você se der bem com o dedinho encostado no tampão, não vejo problema

    se você não se der bem, também não vejo problema

    vai que vc tem um som com personalidade e seu segredo é o dedo no tampão... hehe

    Dogs2
    Veterano
    # out/06 · Editado por: Dogs2
    · votar


    seja vc mesmo, faz da música você
    resto é resto

    blinnk
    Veterano
    # out/06
    · votar


    eu toco melhor, e me sinto mais confirtavel com o dedo apoiado, mas vai q um dia ue precise dele pra dedilhar e naum consiga por ter acostumado o apoio?

    TheChaosSpirit
    Veterano
    # out/06
    · votar


    Dogs2
    Veterano # Enviado: 21/out/06 20:13 · Editado por: Dogs2
    Quote

    seja vc mesmo, faz da música você
    resto é resto



    seja fiel as tecnicas que existem a milenios e não faça Blasfemia usando o dedinho


    dedinho deve se manter flutuando ...

    billy ramone
    Veterano
    # out/06
    · votar


    Não apoie, nunca. (2)

    TheChaosSpirit
    Veterano
    # out/06
    · votar


    livro que atualmente estudo
    aqui esta .... os detalhes das posiçoes :

    Como se sentar :
    http://img56.imageshack.us/img56/8584/fotografia138zx5.jpg


    Quanto aos Dedos ...
    http://img55.imageshack.us/img55/2920/fotografia139od9.jpg


    assim que tiver tempo escanearei o livro

    deixo bem claro que tudo é questão de postura e posição
    se você se acustumar , vai ficar mais facil tocar

    Netinho Rodriguez
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    TheChaosSpirit
    Esse é a apostila do Henrique Pinto não é?? É realmente uma apostila muito boa, mas ela se foca muito em leitura de partitura hehehe.

    Alvaro Henrique
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    O ideal é, quando não usado, o mindinho acompanhar o anular, pois os dois dedos compartilham do mesmo tendão e da mesma musculatura. Quando o mindinho acompanha o anular há um "reforço".

    Vale lembrar que, dos cinco dedos da mão, o mais fraco e menos independente é o anular. Nós não o usamos pra dedilhar com frequência mais por uma questão de tamanho, mas a exigência que fazemos do anular pede uma força e independência que só com a ajuda do mindinho dá pra conseguir.

    Dadin
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Eu to treinando o dedin ultimamente, pra fazer uns lances de flamenco. É bom ter todos os dedos hábils, e só me falta esse.

    mvrasseli
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Sobre apoiar o mindinho no tampo do violão, eu desaconselho pra todo mundo que toca violão clássico. Se a pessoa não consegue tocar sem deixar o dedo mindiho tensso eu aconselho tocar usando polegar e indicador usando a paleta e usar os outros os dedos pra dedidlhar só como exercício.

    natan991
    Membro Novato
    # out/13
    · votar


    vejo que todos os profissionais que fazem dedilhado nao usam o mindinho, nao sei poque, acho um desperdicio de dedo

    eu acostumei a usar o polegar na 6º e 5º, indicador na 4º, medio na 3º, anular na 2º, e minimo na 1º.

    alguem ai poderia me explicar porque fazem isto? nao sou profissional, talves eu esteja errado.

    dom de Deus
    Veterano
    # out/13
    · votar


    natan991


    na verdade vc tem a ganhar por com o dedo mindinho vc alcança uma nota a mais e deixando o acorde mais cheio, ultimamente ando treinado o mindinho também!

    vou te passar um link de vídeos de um professor que fala sobre isso não sei em que vídeo dá uma olhada lá;

    http://www.youtube.com/results?search_query=cando+cifras&page=2

    Thiago B.
    Membro
    # out/13
    · votar


    http://www.cifraclub.com.br/toquinho/aquarela/

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Duvida sobre dedo "mindinho" na hora de dedilhar