Dúvidas sobre violões folk, guitarras e cordas

    Autor Mensagem
    kaukito
    Veterano
    # set/06


    É o seguinte, galera:
    Preciso esclarecer duas dúvidas. A primeira é se existe diferença entre braço de guitarra e braço de violão para cordas de aço.
    A segunda é se existe, e quais são, as diferenças entre cordas de aço para violão e cordas para guitarra.
    Me ajudem aí!

    Magueco
    Veterano
    # set/06
    · votar


    Existe, na minha opnião o bra,o da guitarra é um pouquinho mais fino q do violão, a tensão é bem menor. A corda Sí do violão é aspera como a Mi, Lá e Sol, a da guitarra não é.
    Ps.: C eu me enganei em algum momento me corrijam.

    kaukito
    Veterano
    # set/06
    · votar


    Valeu Magueco.

    E aí galera? Ninguém mais prá opinar?

    Bog
    Veterano
    # set/06 · Editado por: Bog
    · votar


    kaukito

    Olha, eu tenho aqui 2 guitarras e 2 violões de aço, e existe bastante variação na largura do braço. Eu pelo menos não consigo apontar uma diferença que separe as guitarras dos violões: o braço de um dos violões tem a mesma largura de uma das guitarras - sei porque uso o mesmo capotraste, regulado da mesma forma, em ambos. A outra guitarra tem o braço mais largo, e o outro violão ainda mais. Ah, e digo largura no sentido de "profundidade". No outro sentido de "largura", não tem diferença.

    Quanto às cordas, depende. As cordas "lisas" (si e mi) são do mesmo tipo - inclusive as .10 da Daddario para guitarra e violão são EXATAMENTE as mesmas. Já as 'encapadas' são diferentes, porque o bronze que é bom para o violão não funciona com a guitarra. A tensão não é necessariamente diferente, mas você pode tocar guitarra com cordas mais finas. Por isso, uma mi .11 num violão é tensão 'leve regular', e uma .10 é 'extra-leve', enquanto para a guitarra, .10 é 'leve' e .09 é 'extra-leve'.

    Mas por que a dúvida, exatamente?

    Na moral
    Veterano
    # set/06
    · votar


    Existe esse negocio de regular as oitavas em violao tb? e em um violao q tipo de regulagens um luthier pode fazer? eh pq eu tenho um violao de aco giannini e ele nao ta afinando direito na corda sol....

    kaukito
    Veterano
    # set/06
    · votar


    Valeu Bog.

    Cara a discussão começou com uns amigos, uns dizendo que os braços dos violões folk e os de guitarra eram os mesmos. Duvidei e me pediram provas, opiniões técnicas, por isso postei aqui.
    Sobre as cordas, mesma situação. Uns diziam que dava prá usar corda de guitarra nos folk, outros diziam que nem "soariam" e pronto, a discussão tava armada.
    Valeu as explicações.

    Mais alguém prá contribuir?

    Bog
    Veterano
    # set/06
    · votar


    kaukito

    Bom, então, como eu disse, os braços realmente variam, mesmo entre guitarras ou entre violões. Mais especificamente, eu sei que o braço de uma Gibson Les Paul é mais curto e mais grosso que o de uma Fender Stratocaster. Então a diferença não é entre violão e guitarra, mas sim entre modelos específicos. Ah, claro, mas violão clássico é bem diferente mesmo, a parte da frente do braço é totalmente reta (violão folk e guitarra é levemente curvado) e mais largo no "outro" sentido - ou seja, tem mais espaço entre as cordas.

    Quanto às cordas, não é que não soe, mas realmente o som desaparece se você colocar uma .09 num violão e tocar desplugado. Ah, claro, e as cordas precisam ser mais tensionadas em instrumentos com braço mais comprido - seja guitarra ou violão.

    kaukito
    Veterano
    # set/06
    · votar


    Pois é Bog.
    A dúvida é específica entre braços de guitarra e braços de violão com cordas de aço, tipo folk ou mesmo flat, mas com cordas de aço.
    Imagino que alguns violões deste tipo possam usar braços específicos de guitarra, mas não tenho certeza.
    Será que a "curvatura" é a mesma entre braços de guitarra e violões folk?
    E, como disse o Magueco aí em cima, existe diferença de espessura e resistência entre eles, devido à maior tensão dos violões do que nas guitarras?
    Confesso que estou espantado com a falta de conhecimento dos participantes do fórum, ou, pior ainda, a flata de ajuda por parte daqueles que sabem as respostas.
    Valeu as dicas, são muito úteis, mas vamos continuar garimpando.

    kaukito
    Veterano
    # set/06
    · votar


    Ninguém mais?

    albertoellobo
    Veterano
    # set/06
    · votar


    Cara, primeiramente, o braço:
    O do violão, em geral, é um pouco mais largo e mais curto, as escalas são mais proximas uma das outras e tem menos casas que o braço da guitarra. A madeira do braço do violão tende a ser mais leve que às usadas nas guitas tb.
    Quanto ao encordamento, geralmente às de guitarras são mais flexives que as de violão, mais finas (principalmente as primas) e com revestimento mais duro nos bordões do que os encordamentos para violão.

    Essas são as principais diferenças que eu observo.

    Abraços

    kaukito
    Veterano
    # out/06
    · votar


    albertoellobo

    Mais uma vez te agradeço a dica.

    Mas já ouvi dizer que o braço usado nos violões precisa ser mais forte (será que é o mesmo que mais pesado?) do que os de guitarra, por causa da tensão maior das cordas de aço.
    O que, por sinal, demonstraria haver diferenças nos encordoamentos, como tu mesmo explicou.
    Vlw.

    albertoellobo
    Veterano
    # out/06
    · votar


    kaukito

    Tipo, geralmente os braços de violão são mais "gordos", o tensor mais resistente e a madeira mas leve, porém mais dura, em relação aos braços de guitarra. Mas isso varia muito: eu tenho um Rozinni Folk aço que o braço do bicho parece ser mais pesado do que o resto do violão inteiro (toda vez que eu coloco ele na correia pra poder tocar, o headstock puxa ele pra baixo como uma âncora de navio). Mas geralmente o braço de guitarra é mais pesado (talvez até por quase sempre ser maior). Quanto ao encordamento e sua tensão superior às de guitarra, mais da metade da força é exercida sobre o cavalete e o tampo do violão.

    Abraços!

    kaukito
    Veterano
    # out/06
    · votar


    albertoellobo

    Esse é o cara.

    Vou aproveitar teus conhecimentos para fazer outra pergunta: meu violão veio só com um pino (traseiro) para colocar a correia. Sei que é possível aparafusar outro pino no corpo do violão, mas penso que isto poderá estragá-lo. Manda uma dica aí, garoto!

    albertoellobo
    Veterano
    # out/06
    · votar


    kaukito

    Opa! Estamos aqui para isso, mano.
    Será um prazer ajudar e compartolhar meu connhecimento (?) com vcs, sempre que possível.


    Cara, primeiramente, qual o tipo do seu violão? Folk? Clássico? SemiFlat? Flat? Devido ao peso que cada tipo de violão tem, dependendo do modelo, existem locais apropriados para se instalar a segunda roldana (nome verdadeiro desse "pino"). Na dúvida, leve-o num luthier para que o mesmo instale corretamente a roldana, pois ignorar essas particularidades poderá até mesmo inutilizar seu violão.


    Abraços!

    kaukito
    Veterano
    # out/06
    · votar


    albertoellobo

    Sempre disposto a ajudar e sempre à disposição! Isto sim é um membro efetivo do site!

    Meu violão é aquele Shelter JB 405 C, que tu já disse que foi uma boa escolha (comparando-o a um Eagle GL 36). É semi-folk (tem cutway e é mais "cinturado) e cordas de aço. Vale a pena colocar a segunda roldana? E aquelas correias que apoiam tudo na "boca" do violão, dando a volta por trás do corpo? estragam o violão ou são uma opção?

    albertoellobo
    Veterano
    # out/06
    · votar


    kaukito

    Cara, no caso do seu violão, o melhor seria colocar a segunda roldana na parte traseira do su violão, naquele "toquinho" (esqueci-me o nome dessa parte) na junção do braço com a lateral da caixa de ressonância, de forma que, quando vc colocar a correia por trás do pescoço, a caixa do violão fique em formato de bolsa a ticacolo e o braço totalmente livre.
    Um luthier saberá explicar melhor, tecnicamente, esse formato uso da correia.

    Abraços!

    kaukito
    Veterano
    # out/06
    · votar


    albertoellobo

    Valeu a dica.

    albertoellobo
    Veterano
    # out/06
    · votar


    kaukito


    ;-)

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dúvidas sobre violões folk, guitarras e cordas