Amantes da Viola Caipira!

Autor Mensagem
Andimgt10
Veterano
# jun/08
· votar


E ai galera, salve salve...

gostaria de tirar uma duvida...
to apredendo violao pra tocar musicas sertanejas
e tb modas de viola só " que " eu piro de mais na viola tenhu muitas modas aqui no meu pc e tenho 2 violoes e 0 violao devo continuar no violao ate aprender um
pouco mais ou devo trocar imediatamente para a viola ? (apesar da viola ser meio cara neh)

orbigado e parabens pelo topico

Koisa
Veterano
# jun/08
· votar


tenho 2 violoes e 0 violao

¿¿¿???

maro
Veterano
# jun/08
· votar


Andimgt10
oi se vc realmente curte mais a viola. acho que vc deve parlir p/ viola. um motivo porque as posições dos acordes da viola são diferentes do violão. Vc tem dois violões vende um e compra a viola , ou pega uma emprestada por uns tempos p/ ver como vc se adapta a ela. O mais importante é estar fazendo ( aprendendo) algo de bom e util
abraços .

Pardal
Veterano
# jun/08
· votar


Andimgt10

Bem-vindo ao fórum!

acho que, dependendo da afinação da viola, é mais fácil tocar certas músicas que no violão. Vale a pena investir. Tem uma Gianninni, pelo mesno em BH ela´tá uns 300 reiais.

_BLACKMORE_
Veterano
# jun/08
· votar


CADÊ OS VIOLÊRO DESTAS BANDAS SÔ ?

bora fazer uma canturia!

:-)

Pardal
Veterano
# jun/08
· votar


_BLACKMORE_

seria ótimo, mas tenho dificuldade de gravar aqui em casa, só daria pra fazer em estúdio. Mais qui róla, róla, sô!

Fisioterapeuta
Veterano
# jun/08
· votar


comprei minha gianini... modelo mpb to gostando bastante dela

maro
Veterano
# jun/08
· votar


Fisioterapeuta
Parabens . aqui em Santa Catarina e bem conceituada . Agora e sõ pratica e fazer ela chorar na sua mão.

maro
Veterano
# jun/08
· votar


Fredsalviato
E ai jovem decidiu em comprar uma viola. assistiu os videos que mandei:

_BLACKMORE_
Veterano
# jun/08
· votar


Fisioterapeuta

boa .. mas qdo rola um som? uma gravina?

abrax!

Fisioterapeuta
Veterano
# jun/08
· votar


_BLACKMORE_
vou gravar uns lances e passa pro pessoal aqui

Jaum_Paulo
Veterano
# jun/08 · Editado por: Jaum_Paulo
· votar


Ao moçada, vo reuni uns amigo violero e queria umas sujestões. Alguem ae poderia me recomenda umas 5 músicas bem caipira, das antiga, ae pra eu tocar, e que seja possível de tocar no violão? =D

1. Boi soberano
2. ...
3. ...
4. ...
5. ...

Vlw!

_BLACKMORE_
Veterano
# jun/08 · Editado por: _BLACKMORE_
· votar


Jaum_Paulo

eu gravei boi soberano, onde tu poderá cantar pois está gravado em dois canais em separado ... um com a versao do roberto correa+minha viola e no outro canal apenas a minha viola, soh separar e boa .. manda voz nela ... (vou upar depois atualizo aqui)

outras músicas caipiras que acho bacanas de tocar ...

1. Boi soberano
2. Arreio de prata
3. Couro de boi
4. ...
5. ...

vou deixar para a galera postar outras .. hehe

e pode ouvir as músicas aqui ... http://www.kboing.com.br/script/radioonline/busca_artista.php?artista= tiaocarreiroepardinho&cat=music )

abrax!

_BLACKMORE_
Veterano
# jun/08
· votar


Jaum_Paulo

tah ae a musica ...

http://www.4shared.com/file/51443143/3f6e3214/O_boi_soberano_-_by_BLAC KMORE.html

Fredsalviato
Veterano
# jul/08
· votar


Viola eh muito bom.
Só que desisti de comprar uma de fabrica, e resolvi fabricar a minha, estou com o molde e algumas madeiras muito boas, logo começarei a arte...

Vlw Maro e colegas...

Blackmore, eu achava que vc tocava Black Sabath...

maro
Veterano
# jul/08
· votar


Fredsalviato
oi.
Então vc é um luthier , um artista.tem que ser bom pois a muitos detalhes.. Boa sorte na sua empreitada.
Aqui em Navegantes S.C. tem uma senhor que faz viola caipira.custa +- R$ 500,00.

Fredsalviato
Veterano
# jul/08
· votar


Sou um estudante de lutheria, faço isso por hobby, gosto de lidar com instrumentos.

_BLACKMORE_
Veterano
# jul/08
· votar


Fredsalviato

Blackmore, eu achava que vc tocava Black Sabath...

ou Purple neh? e toco tb Sabbath ... :) em breve vai rolar alguma por ae ...

abrax!

Prof. Grosélio
Veterano
# jul/08
· votar


Boa noite... Só pra não deixar o fórun expirar. As afinações mais comuns são as: Cebolão em D, e a cebolão em E, à quem toque na afinação que eles chamam de paulistinha, que é a mesma do violão, (excluindo a ultima,) é claro, nesta afinação se faz os mesmos acordes que os do violão (excluindo a ultima) eu uso a cebolão em E, o motivo é que o som é um pouco mais agudo.

_BLACKMORE_
Veterano
# jul/08
· votar


Prof. Rosélio Araujo

conhece a Rio Abaixo? a Rio Acima? muda-se apenas o tom dos par sol .....
existem outras tantas afinações ... dezenas .. cda uma com sua particularidade ... mas eu gostaria mesmo eh de encontrar a paraguassu ...

abrax!

Fredsalviato
Veterano
# jul/08 · Editado por: Fredsalviato
· votar


Alguem aqui já tocou viola afinado em sol?
Como eu toco cavaco afinado em sol, acho que poderia ser meio caminho andado...

Prof. Grosélio
Veterano
# jul/08
· votar


_BLACKMORE_
Veterano # Enviado: 13/jul/08 23:40
Citar Votar Denunciar

Prof. Rosélio Araujo

conhece a Rio Abaixo? a Rio Acima? muda-se apenas o tom dos par sol .....
existem outras tantas afinações ... dezenas .. cda uma com sua particularidade ... mas eu gostaria mesmo eh de encontrar a paraguassu ...

abrax!

Resposta: A afinação paraguaçu, não é tão usada, quem usava essa afinação era Helena Meirelles ( Aquela senhora do Mato Grosso, que ficou famosa, e me parece que faleceu em 2005, tocava com palhetas de chifre de boi) Essa afinação é muito boa para solar, e é a seguinte: Afinando de baixo para cima, E E -C# C# - A A- C# C#- AA(440Htz) assim voce terá um acorde de A (La maior) aberto, ou seja: tocando todas as cordas soltas.(Essa é a afinação que a Helena Meirelles usava) Não existe uma afinação padrão para a viola caipira, então da forma que voce afinar e conseguir tocar, essa vale, dizem que existe mais de 50 formas conhecidas de afinação, aí fica meio complicado voce saber todas elas. Eu uso a cebolão em E (mi), a Paraguaçu, usei umas 02 vezes, só por curiosidade, como eu disse, para fazer solos é a melhor afinação.(Que eu conheço, é claro)
Um abraço
Rosélio Araujo

_BLACKMORE_
Veterano
# jul/08
· votar


Prof. Rosélio Araujo

Resposta: A afinação paraguaçu, não é tão usada, quem usava essa afinação era Helena Meirelles ( Aquela senhora do Mato Grosso,
sim conheço .. tenho todos os discos dela ...

Afinando de baixo para cima, E E -C# C# - A A- C# C#- AA(440Htz) assim voce terá um acorde de A (La maior) aberto, ou seja: tocando todas as cordas soltas
pow ... obrigado!! :)

Não existe uma afinação padrão para a viola caipira, então da forma que voce afinar e conseguir tocar, essa vale, dizem que existe mais de 50 formas conhecidas de afinação,
para ser preciso, 47 ... li isso em um livro muito bacana .. história e um pouco de teoria .. mas não tem todas as afinações ...

abraço!! e obrigado mais uma vez ..

tsM tuner
Veterano
# abr/09
· votar


Galera, preciso de uma ajuda...

Nas diversas e belas modas de viola que eu tenho ouvido, percebo que os violeiros conseguem fazer a viola "falar" igual a voz deles!
Na moda "Ladrão de Muié" interpretada por Jorge e Mateus, o violeiro faz na viola notas/acordes que soam exatamente como é cantado pelos caras! Fica lindo demais!

Existe alguma técnica/teoria para se fazer isso ou é só com muita prática de ouvido e conhecimento do instrumento?

Grato pela ajuda.

Prof. Grosélio
Veterano
# abr/09 · Editado por: Prof. Grosélio
· votar


tsM tuner
o violeiro faz na viola notas/acordes que soam exatamente como é cantado pelos caras! Fica lindo demais!
Existe alguma técnica/teoria para se fazer isso ou é só com muita prática de ouvido e conhecimento do instrumento?

É como solfejar as notas de uma partitura. Na viola voce faz a nota e iguala sua voz à ela. O "videozinho" ficou meio tosco. Mas é mais ou menos isso.




Um abraço

Kamus23
Veterano
# abr/09
· votar


tsM tuner

Uma boa musica para você perceber isso é Comitiva Esperança do Almir Sater

tsM tuner
Veterano
# abr/09
· votar


Prof. Rosélio Araujo

Certo, mas como eu faço isso em uma música de minha escolha?
Como eu "descubro" em qual nota a pessoa está cantando para transportar para o instrumento?

Sinistro isso!

tsM tuner
Veterano
# jun/09
· votar


Prof. Rosélio Araujo

Prezado Prof. Rosélio,

Aprendi que para tocar desse jeito (solfejando) é necessário conhecer as escalas duetadas.
Já descobri como fazê-las, porém gostaria de saber qual é a teoria/regra para a formação das mesmas. Tipo: nota tônica, exemplo Dó, com a terça, Mi.
Já tentei descobrir observando mas não encontro uma teoria/regra...

Desde já, sou grato pela vossa preciosa ajuda.
Abraço!

Prof. Grosélio
Veterano
# jun/09
· votar


tsM tuner
Já tentei descobrir observando mas não encontro uma teoria/regra...

Olha se voce consegue comprar o método "Manual do Violeiro" do Bráz da Viola. (Editora Ricordi) Lá tem tudo o que voce precisa. Se não conseguir, mande um email que eu te envio cópias, e mais algumas informações.
roselioaraujo@oi.com.br

Um abraço

dom de Deus
Veterano
# jun/09
· votar


Prof. Rosélio Araujo


o som q o senhor fz no vidio é da pura viola?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Amantes da Viola Caipira!