violão/voz melhor tocar com palheta ou mão?

Autor Mensagem
Aspirante a musico humilde
Veterano
# set/06


o ratto toca só violao e voz e parece que ele usa a mão, me corrijam se eu estiver enganado... porque ele enfeita muito a musica

Gabriel Messias
Veterano
# set/06
· votar


bem melhor a mão pra dah tipow uns toques especiais e tal
mais eu prefiro palheta apesar de usar os dois

Certeza
Veterano
# set/06
· votar


Aspirante a musico humilde
tu eh bem fã do ratto hein

mas entao cara...acho q o melhor eh usar a mao mesmo...nesse lance de violao e voz nunca vi ninguem q tocasse bem usando soh a palheta...na verdade jah vi gte usando a palheta e os dedos tbm em algumas musicas...

Bog
Veterano
# set/06
· votar


Nunca viu alguém tocando bem com palheta!? Olha, tem MUITA gente... Exemplo: Al di Meola.

Mas vamos lá: não conheço esse Ratto, mas é claro que palheta e dedo são coisas diferentes. Para batidas e acordes, eu prefiro usar a mão com o violão e palhetas moles com a guitarra. Para riffs e solinhos, em geral é muito mais fácil de obter velocidade usando uma palheta um pouco mais grossa. Claro que existem opções: se você tiver disciplina e paciência, pode deixar a unha crescer e tocar dedilhado como violonistas clássicos fazem. Neste caso, você pode conseguir uma velocidade absurda. E o Mozart Mello toca com "dedada alternada", usando a unha como se fosse uma palheta.

A melhor opção? Depende de você. Teste as diversas possibilidades e decida o que é melhor para você. Isso faz parte do teu estilo particular!

Certeza
Veterano
# set/06
· votar


Nunca viu alguém tocando bem com palheta!? Olha, tem MUITA gente... Exemplo: Al di Meola.
eu quis dizer qdo eu vo em algum barzinho q tenha um maluco tocando soh voz e violao cara...e nao conheço esse al di meola...nao quis dizer q nao da...soh q eu nunca vi assim ao vivo mesmo

Blue Jazz
Veterano
# set/06
· votar


Gente, numa boa...

Que tal a gente aprender a perguntar? É a segunda vez hoje que vejo uma pergunta mal formulada, quem precisa de ajuda tem de ser o mais claro possível, e quanto mais específico melhor.

Neste caso aqui, o Aspirante não diz que estilo toca, se o violão é de aço ou nylon, e ainda quer que a gente advinhe quem é esse tal de Ratto.

Assim fica difícil.

Aspirante a musico humilde
Veterano
# set/06
· votar


hauhuaHU Ok, ok

violao lauren folk, aço...

ratto é um kra que toca musicas dos anos 80 por ai apenas com violão e voz (paralamas, wando, lulu santos, etc)

e otra duvida, se eu deixar as unhas crecerem o som de tocar com a mão (batidas) vao ficar melhor?

Blue Jazz
Veterano
# set/06
· votar


Se você deixar as unhas crescerem tudo vai soar infinitamente melhor... mais vivo, definido, brilhante. Isso vai te favorecer muito na questão dos floreios, que dá pra fazer tanto com a mão como com palheta - mas não use palhetas molengas, porque vão te atrasar. Escolha a técnica que você domina melhor ou se sente mais natural e estude em cima dela.

GeorgeHarry
Veterano
# set/06
· votar


se consigo tocar com os dedos...


com palheta fica muito sem graça, além de ser mais difícil (na minha opinião)

Aspirante a musico humilde
Veterano
# set/06
· votar


eu gosto da mao mais porque consigo fazer pausas e enfeitar melhor problema eh que o som é baixo e quase morto (não tenho unha quase) uhahua

Saitu
Veterano
# set/06
· votar


Odeio tocar violão com palheta, gosto de dedilhados ^^

ROTTA
Veterano
# set/06
· votar


Eu prefiro tocar com palheta, pois uso um modelo folk e não me interesso muito pelo violão dito "clássico". Mas é uma coisa bem pessoal... e tem gente que toca das duas formas, de acordo com a música.

Abraços.

Bog
Veterano
# set/06
· votar


Repito:

A melhor opção? Depende de você. Teste as diversas possibilidades e decida o que é melhor para você. Isso faz parte do teu estilo particular!

GideonDanni
Veterano
# set/06
· votar


Aspirante a musico humilde


O Ratto q vc falou, utiliza ambas as tecnicas,dependo da necessidade de cada musica....
Alem disso caro Musico Humilde, naum é ninguem daqui do forum q vai te dizer se eh melhor tocar violão com os dedos ou com palhetas, depende de vc.

Particularmente uso palheta no violão aço e os dedos com o violão nylon, mas conheço gente q faz miseria com os dedos tocando violão aço...

Isso tbm vai depender um pouco da qualidade do seu instrumento(bordões abafados)

Continue praticando e sempre tentando tirar as musicas o mais fiel possivel, independente da tecnica q utilizar.

Abraço e bom estudo

Midgard
Veterano
# set/06
· votar


toque do jeito q achar melhor e se sentir mais confortavel

Pardal
Veterano
# out/06
· votar


Cara, além de depender de você, é legal dá uma checada na música. Cada uma tem sua particularidade, e você pode tocar uma mesma música de várias formas diferentes. A idéia é que voce pegue cada música e analize, tocando, se é melhor com palheta ou na mão mesmo. Por exemplo: Bossa-nova é melhor com a mão, por mais que tenha cordas de aço. Rock, com a mão, fica meio estranho (a não ser que você use a técnica do Mozart Mello já citada, que eu uso pra simular palhetada com a unha grande, e fica muito bom...), pois afinal tudo depende de como o ritmo é executado. Então você pode levar uma música com palheta e outra sem, dependendo do que você já testou. Provavelmente vão te dizer pra desenvolver uma técnica só, que a idéia que eu tô te dando é ruim, mas vai por mim: desenvolva técnica variadas, que a sua mão nunca te deixará na mão. Ademais, variando a técnica numa música, você consegue efeitos muito bons. Ou, no mínimo, fica engraçado e tocando pra um bando de bêbados dá muito ibope!

diditarra
Veterano
# out/06
· votar


Tipo palheta e bom pra pegar velocidade em certos solos...mas a mao da um tipo mais "suave" (classico)

Renatinha sp
Veterano
# out/06
· votar


Eu aprendi que o violão (acústico) nunca se toca com palheta, só guitarra mesmo...
Com voz ainda, mto melhor com a mãozona ! rs
Se deixar as unhas crescerem fica melhor ainda!

Aspirante a musico humilde
Veterano
# out/06
· votar


e aquela parada de unha pustiça enves de dexa crece... como que funciona???

nunca vi uma unha pustiça pra violão, alguem poderia me explicar mais sobre isto??

GeorgeHarry
Veterano
# out/06
· votar


Aspirante a musico humilde
Vai na rua à noite, e pede emprestado pra algum traveco

Renan Gonçalves Flores
Veterano
# out/06
· votar


Uh uh! Perguntas!

1) Pra se gravar, o que seria melhor de usar, palheta ou os dedos (isso em ambos os tipos de violão)? E ao vivo?;
2) Em quais estilos (não precisa ser O ESTILO em si, mas tipo batida, dedilhado, solo, etc) os dedos se saem melhor?;
3) Quais os tipos de palhetas existentes e pra cada uma é mais indicada?
4) Por que não consigo mais fazer downloads no mysongbook.com?

Estou usando uma palheta de 1,0 mm de mais ou menos 2 ou 1,5 cm com a ponta nem muito fina nem muito redonda pra tocar uma música de dedilhado (Even in the Quietest Moments, do Supertramp). Mas eu me sinto melhor usando uma palheta menor (acho que é de cavaquinho). O problema é que sou péssimo em palhetada, então queria saber (também) que tipo de palheta usar, pq não quero pegar vícios.

Very Ape
Veterano
# out/06
· votar


toca com palheta eh bem melhor, o som fica muito mais bonito e tal

eu pelo menos, quando toco com os dedos, o som fica meio preso, esquisito

Pardal
Veterano
# out/06
· votar


Very Ape:

Você precisa de muito mais prática para tocar com os dedos somente, porém sem esse domíno você não toca bossa-nova, por exemplo (não decentemente). Clássico também, é impossível só palheta: como há polifonia, exige que você toque mais de uma nota a um tempo,e às vezes elas estão em cordas não-consecutivas, e fica mais difícil (sejamos sinceros,impossível) quando envolvem 4 cordas não-consecutivas. E aí, como ele vai conseguir cantar, por exemplo, Jesus joy of men´s desirings com um acompanhamento decente? É preciso treinar, esse é o problema da palheta: você fica rapidíssimo, mas apenas se o seu jogo envolve uma nota de cada vez, e próximas, pois com os dedos é muito mais fácil fazer saltos de uma corda para outra.

De fato, com aço é muito recomendado palheta,mas dá pra dedilhar com os dedos sim, vai até desenvolvendo resistência...

Very Ape
Veterano
# out/06
· votar


com os dedos é muito mais fácil fazer saltos de uma corda para outra.
entendo o q vc diz, mas acho mto mais facil fazer isso com a palheta

GeorgeHarry
Veterano
# out/06
· votar


Eu logo que comecei a tocar, comprei um violão de aço... e como aprendi a tocar sozinho (ou melhor, pegando cifra nesse site), aprendi do meu jeito... só toco com os dedos, dedilhando, mesmo em violão de aço. Acho que já acostumei com a dor.

Tem também o cara que é o meu maior ídolo, Mark Knopfler, o melhor guitarrista de todos os tempos (na minha opinião) consegue ser rápido e perfeito, e só usa os dedos

billy ramone
Veterano
# out/06
· votar


violao/voz acho melhor com paleta porque como ja disseram acima o som fica mais bonito etc

Mr. Pereba
Veterano
# out/06
· votar


e tem gente que toca das duas formas, de acordo com a música.

Eu sou um deles!

E não adianta impor regra....pq nao existe regra pra isso...

Eh a mesma coisa q tocar baixo em pizzicato ou palheta...nao existe o certo!

_Raulzito_
Veterano
# out/06
· votar


GeorgeHarry

Tem também o cara que é o meu maior ídolo, Mark Knopfler, o melhor guitarrista de todos os tempos (na minha opinião) consegue ser rápido e perfeito, e só usa os dedos

Pior cara, como ele faz aquele solo do Sultans of Swing com o dedos!
O cara eh muito foda, ele tambem eh o guitarrista preferido do meu pai, e um dos preferidos meus!

_Raulzito_
Veterano
# out/06
· votar


Putz eu toco tanto com a palheta quanto com os dedos, soh que com os dedos eu tenho um problema: nao gosto de unha grande e com unha curta eh muito ruim, o som sai abafado, e com a palheta como jah falaram nao consigo tocar duas cordas alternadas ao mesmo tempo!

E pra base simplesmente nao consigo tocar bem com os dedos soh com a palheta. Assim como dedilhado nao consigo tocar bem com a palheta.

Phantom Of Death
Veterano
# out/06
· votar


Certeza


mas entao cara...acho q o melhor eh usar a mao mesmo...nesse lance de violao e voz nunca vi ninguem q tocasse bem usando soh a palheta...na verdade jah vi gte usando a palheta e os dedos tbm em algumas musicas...


David Gilmour eh um exemplo de violão com palheta e voz

Aspirante a musico humilde

o ideal seria conseguir os dois, mas faz assim, use o q te conforta mais, o q vc tem mais dominio, no meu caso, comecei direto na guitarra e não consigo tocar mt bem usando a mão direita

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a violão/voz melhor tocar com palheta ou mão?