Pestana e base de violão

    Autor Mensagem
    Senhor do Violão
    Veterano
    # set/03


    Outro dia fui numa loja de instrumentos musicais e o cara lá me disse que a pestana e a base do violão são feitas de plastico(o material) e que na hora de montar o violão os caras só encaixam as 2 peças e poem as cordas e tal...mas o cara disse que esse plastico é bem fraquinho e ruim...em seguida ele me ofereceu duas peças parecidas com essas mencionadas só que feitas de osso de boi! O troço até fede um pouco mas o cara disse que é bem mais resistente e tal! É só levar as plaquinhas em um luthier para o cara raspar o osso até ficar na medida certa pra encaixar no violão!
    Alguem que saiba algo sobre o assunto sabe me dizer se a informação é confiavel?Valeu pela paciencia de ter lido o textão todo!

    louviah
    Veterano
    # set/03
    · votar


    Senhor do Violão

    Dependendo a qualidade do violão é feita de plásticos sim.
    Mas violões Martin, Takamine entre outros são feitos de ossos.
    Pois é mais resistente e deixa o som um pouco mais límpido.

    Mas se seu violão é um simples e barato.

    Não sei se vai valer a pena o custo que vc irá ter... Para alterações minimas.

    Pois por experiencia, sei que isso não vai intervir muito.

    Eu no caso continuaria com o de plástico.

    Abraços

    Carlos
    cardraw@hotmail.com

    Johnny
    Veterano
    # set/03
    · votar


    Cara... o meu Violão Clássico João Batista já veio com as pessas de osso lá da oficina do JB. Com toda certeza é bem melhor que as peças de plásticos no quesito som, timbre, etc. Mas nesse aspecto "resistência" é mentira! O osso é bem mais rígido que o plástico e por isso tem uma tensão admissível "de operação" bem menor, ou seja, ele quebra mais fácil.

    Mas para ser mais prático cara... eu tenho mais 2 violões Giannini aqui em casa (Clássicos também) e eu fui no frigorifico catar o osso e eu mesmo moldei a pestana e o cavalete. Vc precisa de uma serra e aquelas ferramentas de talhar madeira.

    Tinha uma época que o Sérgio Abreu não colocava peças de osso no violão... pelo menos alguns que eu vi! Quando o dono do violão trocau por similares feitos de osso o violão ficau com outro som. Mas é algo bem pessoal... meu maestro trouxe um Fleter (Espanhol) por nada menos que US$13000,00. É o violão preferido dos violonistas eruditos. E detalhe... a pestana e o cavalete são feitos em chifre ou marfim... isso porque são bem mais rígidos e dão um outro timbre ao intrumento.

    Senhor do Violão
    Veterano
    # set/03
    · votar


    hmm...me falaram que o ossofaz o timbre ficar melhor...mas valeu pela ajuda galera!

    guschard
    Veterano
    # set/03
    · votar


    o meu eh tonante, do q q eh?
    uheuheuhue

    guschard
    Veterano
    # set/03
    · votar


    tonante eh mto ruim

    Max
    Veterano
    # set/03
    · votar


    guschard
    de ossinho de galinha..huahuahhua...zuera..e de plastico tb!

    louviah
    Veterano
    # set/03
    · votar


    Johnny
    Já tentou deixar um osso de galinha dentro de um copo de água durante 24 hrs.

    Pois é ele vai ficar flexível como borracha.

    O osso que se coloca nos violões é tratado de uma forma parecida para ter mais resistência.

    Enfim... Melhor som, e mais durabilidade!!!

    Agora ai eu não sei... Eu tava com a mesma dúvida sua... E mandei um email para o Luthier João Batista, foi o que ele disse que escrevi acima.

    : P agora nem sei...

    Johnny
    Veterano
    # set/03
    · votar


    Poxa louviah... nem sei cara! Mas se vc analisar bem acho que o osso tem que ser o mais duro o possível mesmo! Se não ele vira um meio amortecedor das ondas. Bom... não sei! Dae temos que fazer um estudo da física do treco! Heheheheheh!

    louviah
    Veterano
    # set/03
    · votar


    Johnny
    Ah velho sei lá!!!

    A informação que eu passei foi a que me passaram... Ai eu já nao sei.

    Bom... Melhor deixar esse assunto de lado ..rs..

    Abraço

    Johnny
    Veterano
    # set/03
    · votar


    Hehehehe.... depois a gente discute o sexo dos anjos lá no offtopic! Hehehehehehehe...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Pestana e base de violão