Trocando as cordas

    Autor Mensagem
    Dieselboy
    Veterano
    # set/03


    Eu tinha um violão de nylon Gianinni e quando eu coloquei corda de aço ele empenou o braço. Vendi ele prum cara(passei
    a perna hehehehe)e comprei outrode nylon(mó cagada)
    De vez em quando eu vejo o povo falando q troco o tipo de encordamento. Como faze isso sem empenar o braçodo violão?

    Metal bass
    Veterano
    # set/03
    · votar


    Empenou pq vc colocou corda de aço, daí aumentou a pressão no braço. Mas pra não acontecer isso só use corda de nylon.

    Dieselboy
    Veterano
    # set/03
    · votar


    Metal bass
    eu to ligado, mas ja vi cara no forum q troco. Queria sabe se eles conseguiram taca aço sem empenar o braço

    rimo!!

    Metal bass
    Veterano
    # set/03
    · votar


    Sei lá véio, isso eu não sei.

    TudoTorto
    Veterano
    # set/03
    · votar


    E se colocar corda de nylon num violão q tava com corda de metal, dá problema?

    Syl
    Veterano
    # set/03
    · votar


    TudoTorto
    Me falaram q num dá problema não, e q a corda de nylon por ser mais grossa q a de metal, pode trastejar um pouco nas cordas mais graves.

    louviah
    Veterano
    # set/03
    · votar


    Só para assinar embaixo.

    Um violão clássico nunca se pode usar corda de aço.

    Para vc saber se seu violão pode usar corda de aço. Verifique se ele tem TENSOR, é uma barra de ferro que passa de ponta a ponta no braço do violão, é ali tambem que vc regula o empenamento tal.

    Nunca use cordas de aço, em violão q é de nylon, os problemas sao enormes. O pessoal só pensa no empenamento do braço, mas se a cola do tampo for uma porcaria vc vai ganhar um "rombo" no seu violão.

    Syl
    Não é comum está trastejando o violão!!! Claro, se for um TONANTE ou coisa parecida se acostume com o barulho...
    Mas se for um Takamine, Ibanez, Jasmine mande para um luthier regular.

    E outra cada tipo de corda tem seu timbre.
    Já tentou tocar bossa nova em um violão de corda de aço, perde a riqueza da música, aquele dedilhado estridente nas cordas de aço não fica legal.

    Espero ter ajudado

    Carlos
    cardraw@hotmail.com

    Keldorn
    Veterano
    # set/03
    · votar


    A marca do meu violão é Emerald( um desconhecido ) e ele veio c/ corda de nylon, depois coloquei de aço e não deu nada... e tensor ele não tem não.

    Dieselboy
    Veterano
    # set/03
    · votar


    louviah
    Valew pela dica.
    putz meu violão num tem tensor

    louviah
    Veterano
    # set/03
    · votar


    Keldorn

    O empenamento do braço do violão é por causa da tensão...

    Imagine um Gol Bolinha 1.0 carregando uma tonelada em cima dele. Manja o carro nao vai andar.

    Então se o seu violão nao tem tensor, é fatal, com o tempo ele vai empenar.

    fuleragi
    Veterano
    # set/03
    · votar


    Keldorn
    ele não empena de imediato, isso leva um tempo que eu não saberia te dizer. Eu já coloquei cordas de guitarra(0.09) no meu violão, ele não chegou a empenar, pois passei pouco tempo com o elas, e também sempre que não ia mais tocar eu desafinava ele pra não haver problemas futuros hehe

    Dieselboy
    Veterano
    # set/03
    · votar


    Putz violão de nylon é muito pouco versátil, num da nem pra toca encordamento. Mas no aço também deve se assim, num consigo imagina um braço fininho de um Takamine com corda de nylon

    louviah
    Veterano
    # set/03
    · votar


    Dieselboy

    Um Takamine de cordas de aço o braço é fino... tanto quanto num violão FOLK!!!

    Mas um TAKAMINE Classico, que é o preço é muito alto... O braço do violão é grosso...
    Porque isso?

    Simples os estilos de músicas são diferentes em um violão clássico vc utiliza se de mais envoltura, afinal vc utilizará apenas as mãos. Imagine Baden Powell tocando.

    Agora em um violão FOLK cordas de aço, a intenção é a utilização de palhetas, e muita rapidez, por isso a distancia de uma corda a outra é menor.

    Então existem "x" violões e "n" modelos... Cada qual com o timbre e particularidades próprias.

    Dieselboy
    Veterano
    # set/03
    · votar


    louviah
    eu to ligado, violão de aço com corda de nylon fica um som bem froxo

    Senhor do Violão
    Veterano
    # set/03
    · votar


    hehehe...não tem mto a ver com o forum mas um cara me disse que a pestana e akela base do violão são feitas de plastico(e os caras q montam o violão só encaixam na hora) mas o cara tinha umas plaquinhas um pouco grossas daquele tipo mas de osso de boi! bem mais resistente! daí é só pedir prum luthier pra lixar o osso até ficar na medida pra viola! uma boa dica!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Trocando as cordas