Harmonia Improvisada!!!

    Autor Mensagem
    Digao
    Veterano
    # ago/06


    Gostaria que vcs mostrassem ai aquelas harmonias padrao q vcs sempre usam qd tem q pegar algo na hora... acompanhando alguem por exemplo...

    gabert
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    Digao, isso na verdade não é bem assim. Se não se conhece a melodia de uma música, é risco alto tentar acompanhar. O acompanhamento ou harmonia está ligado diretamente à melodia. Se você nunca ouviu a melodia de uma determinada música, é melhor não tentar improvisar uma harmonia. Abraço!

    MacCa
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    Verdade, a não se que você tenha uma graaaaande noção de campo harmônico, cadências, modulações e empréstimos modais (essas 2 últimas são exatamente as que podem te fuder, pois emprestam o aroma da imprevisibilidade plena a uma música).

    Jabijirous
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    mesmo que voce tenha um ouvido absoluto voce nao tem noçao do que vem na frente, voce nao conheçe a melodia, isso se for uma musica que voce nao conheça, o q voce pode improvisar é quando voce conheçe a musica e improvisar em chord melody, ai tu reharmoniza na hora, ai que fica bom, pois voce domina a musica, e nao ela a voce :P

    albertoellobo
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    Digao

    Cara, esse é uma dos mais complexos e polêmicos assuntos ligado à música, começando por aqui: Afinal, quem acompanha quem? O violonista tem seguir a linha melódica traçada pelo cantor ou o cantor que é obrigado a obedecer o desenho harmônico desenvolvido pelo violonista? Ambas as partes juram de pés juntos que o certo é o que elas fazem, então, nesse caso, o ideial é: se vc vai acompanhar alguém cantando "no tiro", sem conhecer o desenho melódico da musica, deixe o cara se virar pra entrar no seu desenho harmônico; e se vc for cantar com alguém te acompanhando sem que o violonista conheça a música, deixe ele se virar pra achar uma sequência harmônica que combine com o desenho melódico que vc quer.


    Abraços!

    Digao
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    gabert
    MacCa
    Jabijirous
    albertoellobo

    Entao, a questao é a seguinte... Qd eu acompanho alguem e nao conheco a musica, vou indo pela tensao e relaxamento, e tb pelos cliches classicos... como depois de um VI II V I (geralmente depois de uma estrofe) a entrada do refrao iria pra IV...

    Mas o meu grande problema é justamente sair desse maldito VI II V I, eu faco com algumas variacoes mais ja me encheu o saco...

    Qd alguem canta comigo eu até consigo acompanhar... salvo algumas situacoes em q eu penso q a musica vai prum lugar e ela acaba indo para outro... ai o negocio fode...

    O q eu quero saber é de novas harmonias (ou versoes interessantes) q sejam equivalentes a um VI II V I da vida...

    é como qd eu pego a guitarra e faco os mesmos licks de blues, qd pego o violao tenho os mesmos pensamentos harmonicos...

    albertoellobo
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    Digao


    Isso é uma missão pra o super-Panucci. Falou em harmonia, ele é o cara...
    PANUCCIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII...
    Dá um "help" aqui....

    LeandroP
    Moderador
    # ago/06
    · votar


    Eu penso em tríades apenas. Depois de uma certa intimidade com a música eu acrescento outras tensões. Também busco aquela melodia perdida, que não encaixava em nenhuma música, mas que pode soar bem no arranjo. Não sei se tem algo muito determinado antes de tocar, até o timbre influencia muito nas idéias.

    LeandroP
    Moderador
    # ago/06 · Editado por: LeandroP
    · votar


    Sobre VI, II, V, I dá pra comparar os acordes destas funções com outros acordes que tem uma formação parecida.

    Por exemplo:

    Am, Dm, G7, C (VI, II, V, I)

    por

    F7M, Gsus4, G/B, C (IV, V, V, I)

    este segundo me parece mais suave.

    Digao
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    LeandroPanucci

    foda q to sem o violao aqui... hahaua

    mas olhe... eu tb tento mudar timbres, mudando os shapes dos acordes...

    Um exemplo... se eu pego uma musica em dó... os caminhos q eu vou usar provavelmente serao esses...

    C7+ ou 7+9 / B75- / eE75- / Am7 ou 6 / D79 ou 9b / G7/13 ou 7/13b ou sus4 ou 7 e dai de novo o C7+...

    ou entao, C7+ / Ebº / Dm7 / G7/13 etc / C7+

    C7+ / F7+ / F#º / G7/etc / C7+

    esses sao basicamente os cliches q eu uso...

    eu preciso urgentemente de coisa nova!!!

    MacCa
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    Digao

    Olha, nem toda melodia funciona em cima de cadências e tal. Há sempre outros padrões e o elemento surpresa...

    MacCa
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    O mais legal, por sinal, é tentar evitar esses clichês, esquecer que eles existem...isso é coisa de quem segue cartilha.

    Digao
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    MacCa

    pois é... mas essas cadencias ai sao classicas... eu quero coisa nova... pq sempre q vou tocar sai isso dai...

    albertoellobo
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    Digao
    esses sao basicamente os cliches q eu uso... eu preciso urgentemente de coisa nova!!!

    Quando vc conseguir essas coisas novas, manda esses cliches pra mim, hauhauahau

    Abraços, Pan!

    Jabijirous
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    uma coisa que voce nao esta usando sao as inversões, cada inversao tem sonoridade diferente, sem falar das funções que o leandro falou, lembre sao tres só que voce precisa, tonica, subdominante e dominante, com isso e sabendo as inversões, voce faz uma harmonia bonita, e outra, nao precisa ser tetrate, pode ser triade que vai sair bonito, faça um teste, pegue uma melodia e toque com a harmonia original, depois toque com todos os acordes na primeira inversao e depois na segunda inversao, depois faz misto, ai voce vai ver que vai ficar bonito, isso é, tonalmente falando, se tu quer acorde de emprestimo modal, voce tem que conhecer a melodia, voce nao é advinho, o voce pode fazer nessas horas é, tocar a harmonia do jeito que é, ficou conhecido da musica, ai jogue tudo que voce sabe e se errar diz que faz parte do arranjo :P

    Digao
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    Jabijirous

    eu uso bastante tetrade pq eu fico passeando muinto no acorde... como no G7/13 13 b etc... fazendo uma melodia no paralela - ou de preferencia mas bem mais dificil - fazendo a propria melodia da musica...

    Qt as inversões eu uso tb, mas nao muito...

    O meu problema é a parte "mecanica" da coisa... sempre q eu pego um violao eu faco isso ó...


    e------------------------------------------------------
    B--5---5--4--3--3--3--2--1-----------------------------
    G--5---4--4--4--3--3--3---2----------------------------
    D--4---3--3--3--3--2--2---2----------------------------
    A------------------3--3--------------------------------
    E--5---3--3--3--3--------1-------------------------------


    é longo haha... mas basicamente fico sempre preso em coisas parecidas com isso

    Jabijirous
    Veterano
    # ago/06 · Editado por: Jabijirous
    · votar


    como eu disse. voce ta preso nos acordes com a fundamental no baixo
    isso é o q tu fez

    Am6 G713 G7b13 G7 Gm7 C79 C7b9 F7M

    toma cuidado ao usar C7b9 as vezes nao tem b9 na melodia mas tem 9 ai tu se fode, e fode o vocalista hehe e mais a musica entao tu tem que sacar qual é a escala que tu ta usando, como saber isso?? simples, a melodia te da toda a resposta!

    tu pode usar o Am6 G713 G7b13 G7 Gm/Bb C7/Bb Bb° F/A

    ainda pode usar um Bbm6 depois do diminuto, mas isso vai depender da tua musica,da melodia

    Digao
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    Jabijirous

    vou dar uma olhada nessa harmonia ai...

    valeu!

    LeandroP
    Moderador
    # ago/06
    · votar


    Jabijirous

    Este b9 você usou como cromatismo, pra ligar a 9a de C com a 5a de F.

    O uso do b9 em dominantes é mais utilizado na preparação de um acorde menor, no caso C7(b9) levaria ao Fm. Mas não quer dizer não prepara pro maior, tomando os cuidados que você mencionou pra não chocar com a melodia.

    Quando eu uso pra preparar pra um acorde menor, eu utilizo as vezs as duas 9as, uma aumentada e outra diminuta:

    C7(#9) - C7(b9) - Fm/C

    LeandroP
    Moderador
    # ago/06
    · votar



    e------------------------------------------------------
    B---------4-2-----------1------------------------------
    G-------3-----3-------1---1----------------------------
    D-----2---------2---3-------3--------------------------
    A---3-------------3------------------------------------
    E------------------------------------------------------
    C7#9) C7(b9) Fm/C



    Jabijirous
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    Este b9 você usou como cromatismo, pra ligar a 9a de C com a 5a de F.


    eu nao usei nada, quem usou foi ele :P

    Jabijirous
    Veterano
    # ago/06 · Editado por: Jabijirous
    · votar


    deixa eu dar uma dica aqui de escalas ao acorde pra na hora de tocar e improvisar ficar atento, alguns ja até sabem disso, mas nao custa nada relembrar

    qual quer acorde X7M que seja I grau voce usa a escala jonio
    qual quer acorde x7M que seja IV grau escala lidio
    qual quer acorde Xm7 escala dórico alguns usam o frigio, eu nao gosto por causa da 9menor eu acho feio, mas voce pode usar sem problema algum
    qual quer acorde Xm7m escala melodica Xm7M harmonica
    Acorde Xm7b5, escala locrio 9

    agora vem a melhor parte acorde dominante

    X7 escala mixolidio
    X7b9/13 escala mixo b9/
    X7b9/b13 escala menor harmonica 5 abaixo
    X7b5 escala hexafonica
    X7/9/b13 escala mixo b13
    X7#11 lidio b7
    X7 alt escala alterada (x7b5b9, #5#9 etc)

    acho que ja da pra brincar com isso

    Digao
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    LeandroPanucci

    mas é cromatismo mesmo, ré , réb, dó...

    MacCa
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    Ah...inversões, pra mim, já se tornaram banais...assim como os padrões baseados nelas. Eu tô procurando algo novo, sem esses clichês....usando até inversões, mas não de maneira previsível...

    Jabijirous
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    aconselho voces a escutarem guinga, helio delmiro, baden powell, yamandu, romero lubambo, sao caras que arrasam na levada, o rafael rabello

    um disco que voces vao ficar de boca aberta, romero lubambo e leny andrade, acho que o nome é do cd é coisa fina, e o mais recente eu nao sei

    rafael rabello e ney matogrosso só esses ai ja vai mudar toda sua forma de tocar

    Digao
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    Jabijirous

    tem um topico ai com os songbooks do tom jobim...

    já é uma ajuda desgracada...

    Pardal
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    Digao

    Rola de fazer algo que no teclado é muito usado; encadeamento de acordes.

    Ao invés de você fazer uma cadência nos baixos, tenta "diminuir" a extensão que a linha do baixo alcança (não sei se o que eu tô falando você já sabe, mas beleza), por exemplo: ao tocar o C (seja ele qual for, não precisa complicar), ao passar para o ´F você pode até manter o baixo em C, tipo um F/C, ou já ter começado com um C/E e passar pro F em estado fundamental. Tipo isso, daí claro, como você vai fazer isso depende das inversões que você conhece, e esse é o grande problema da cifragem: um mesmo acorde pode ser cifrado de várias formas diferentes. Mas quando o caso é improvisar no acompanhamento, evite usar 6as, 4as, b9as, etc... Faz o "basicão" mesmo, que você se garante melhor, afinal, vai tocar algo supercomplicado, que os leigos não estão acostumados a ouvir, se não errar nada pode até impressionar, mas em geral as pessoas preferem que você faça 3 ou 4 acordes totalmente idiotas e pronto.

    NEGUITA
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    oh leandro panucci cara eu sou seu fã vc tem msn? pois eu tenho muitas duvidas que eu sei que vc vai resolver e me esclarecer
    o que seria de mim sem o cifraclub pois estou esclarecendo muitas duvidas

    Eduardo.Santos
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Esta marcha harmônica citada é na verdade uma sequência de quartas sucessívas tal como:
    A Dm G7 C7M F7M Bm7/5dim E7 Am.

    Observe os acordes estão em uma sequência de 4ªs sucessívas.

    Existem outras possibilidades.

    Se tocar esta sequência se tornou monôtono é por vc ter dominado mas pra quem está começando ainda é difícil

    Eduardo.Santos
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Em uma tonalidade existem basicamente 7 acordes ex em dó maior:

    C Dm Em F G Am Bm7/5ª dim

    prá ñ ficar monótono um dos recursos é a modulação, uma das técnicas de modulação é a modulação à dominante.

    Vc pega um acorde qualquer menos o G toca o acorde maior com 7ª menor e ele vira 5º grau de outra tonalidade Ex

    Dm D7 G.

    Vc estava em Dó maior e modulou para Sol Maior.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Harmonia Improvisada!!!