Nando Reis - Cegos no castelo....

    Autor Mensagem
    xlakiaz
    Veterano
    # jun/06 · Editado por: xlakiaz


    Aew pessoal blz, é o seguinte, na musica do Nando Reis Cegos do Castelo , tem esse acorde simples de fazer Fm6\C

    A formação do acordes fica

    C F G# D , essas são as notas desse acorde,se n errei , portanto:
    T 4J 6m 2M

    ...eu cheguei a conclusão que é é um acorde de Fá menor com sexta , pois se tem F, G# ou Ab(que é terça menor de Fá) e C que é 5J de fá e D que é 6M de fá , que formam

    T 3m e 5J 6M

    o que me complico foi que o acorde tem baixo em Dó, eu análiso o intervalo começando pelo Fá, mais eu falo isso porque eu sei que o acorde tem baixo alterado, e se não soubesse, como eu poderia deduzir que esse acorde tem baixo alterado???...tem alguma regra de harmonia ou sei lah ???

    obs.: escrevendo eu analisei que se eu descobri que é o acorde é de Fá menor e a tonica da formação é o Dó , portanto ta com baixo alterado, mais eu não do certeza, porque tem tantos acordes dissonantes, que poderia ser uma acorde macabro de Dó cheio das alterações...


    espero que não tenha enrolado demais a pergunta...da uma ajuda aih pessoal...se conseguiram entender meu questionamento...^^

    cavaleirolouco
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    xlakiaz

    essa música é toda no campo harmônico de C, moleza

    albertoellobo
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    xlakiaz

    Cara.... isso é supercomum na musica, principalmente no pop/rock de violão (como o Nando gosta de fazer). Ele mantém o Dó (tom original da musica) no baixo e complementa o resto com acordes do próprio campo harmônico. Não sei se tem uma regra de harmonia que explique isso... uma vez eu li um tutorial na Net sobre técnicas de como compor usando baixo fixo, ou algo parecido (o Oasis faz muito isso). Mas nem sei se isso é assunto acadêmico ou apenas uma técnica criada por algum musico (já que o Neil Young parece que foi o primeiro a fazer isso) e que depois se tornou popular. Pelo sim, pelo não, procure achar algo sobre o assunto tb... se eu encontrar primeiro, eu posto o link aqui.

    Abraços!

    xlakiaz
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    aew pessoal acho que vc naum sacaram a questão, não tava discutindo a facilidade ou não da musica, mais sim a formação do acorde, que poderia ser de outro cara independente o, acorde Fm6\C, alguem poderia me explicar a formação certinha dele...explicando todo o processo para identificiar o baixo etc..etc...

    cavaleirolouco
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    xlakiaz

    podem me corrigir se´eu estiver errado, mas como eu disse , a músicas está em C, assim como seu campo harmônico. no caso o Fm6 seria uma nota de passagem para dar uma dissonância . Uma variação em F. o baixo em C é para manter o tom da música, é tudo muito lógico!

    albertoellobo
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    cavaleirolouco

    Exato....esse recurso é muito usado no Blues... joga-se uma quarta-menor com sexta, pra criar uma tensão de retorno à Tonica. Uma variação harmônica, já que o acorde "correto" nessa posição seria o F natural maior, não F menor com sexta.

    xlakiaz
    Veterano
    # jun/06 · Editado por: xlakiaz
    · votar


    ahhhhhhhhhhhhhhhh...agora saquei, disculpa ignorância aih hhehehe, partte harmonica relação de acordes, funcionalidade...etc...etc to começando a estudar...valewzzz aew pessoal...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Nando Reis - Cegos no castelo....