Captando violão acústico

    Autor Mensagem
    jvic
    Veterano
    # jun/06


    Existe um tipo de captação de violão acústico q não me parece ser somente "um microfone na frente do violão", mas eu não sei o que é.

    Elliott Smith sempre tocava com violão acústico, então aqui vcs podem ver um video de como ele captava:
    http://www.youtube.com/watch?v=Wv5gAOLM4Uo&search=elliott%20smith

    Vc pode reparar que na boca do violão tem um troço, como um "palito" q fica embaixo de todas as cordas. Provavelmente isso faz a captação. Mas oq é isso? Onde comprar?

    .:Anonimato:.
    Veterano
    # jun/06 · Editado por: .:Anonimato:.
    · votar


    Meu avô costuma usar uma jeringonça a qual ele chama de cristalpara captar o som do violão e transferi-lo para o amplificador. Constitui-se de uma pequena barra (como se fosse uma barra de chocolate) que ele põe dentro do corpo do violão prendendo-o através de um mecanismo de fixação entre as extremidades da boca. Dele sai um fio que a pessoa conecta você bem sabe aonde. Não sei se é disso que você está falando, mas, enfim, é mais um conhecimento pra você!

    Abraços e sucesso!

    albertoellobo
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    jvic

    Cara, eu considero esse sistema de captação o mais perfeito que existe. Ele consegue quase 100% de fidelidade na captação do som do violão, porém é um sistema bem caro (e profissional).

    .:Anonimato:.

    Cara, esse cristalzinho éo mais comum tipo de captador externo que existe. Sua qualidade é sofrível e o som sai metálizado (quase igual uma guitarra). Mas vc acha deles até por 15 reais no mercado.

    .:Anonimato:.
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    albertoellobo

    E no caso do sistema que jvicão mencionou? Como e por quanto obtê-lo?

    Renan Gonçalves Flores
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    Eu coloquei um captador ativo da TRON no meu violão de nylon.
    Ele custou 120 R$ (c/ instalação) e possui um equalizador de 4 freqüências (ou canais, sei lá): graves, agudos, médio e volume.
    Ele fica no lugar da pestana do cavalete e é da cor branca.
    Quando eu coloco a captação no máximo dá até pra ouvir barulho de meus dedos encostando nas cordas.

    O que vocês têm a dizer? É bom? Lembrando que meu violão é um Giannini Estudante de Nylon.

    TonyMad
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    Kra, vc pode fazer como o Renan falou, mas essa solução é mais cara. Se seu violão for de cordas de aço, vc pode encontrar captadores de coisa de 10 a 15 reais. Não são um fenomeno, mas sao mto legais. Eu tenho um. Ele não é fixo. Vc simplesmente fixa ele pela boca do violão. Mto facil instalar e desinstalar.
    Pra cordas de nylon, é um pouco diferente, mas acho q da pra achar captadores do mesmo estilo mto baratos. A unica diferença é que o captador pra cordas de aço é magnetico, igual ao de guitarra, e o pra cordas de nylon tem q usar a acustica do violão, ja q cordas de nylon nao alteram campos magneticos :P

    vicxingu
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    jvic,

    Quando se fala em captação para violões, um nome vem prontamente à memória: FISHMAN. Essa fabricante vem aprimorando suas técnicas de produção e conseqüentemente seus produtos, de forma constante.
    Para que você tenha o melhor resultado sonoro e estético, ela oferece uma enorme variedade de produtos que vão de apenas um pickup removível sem furos ou adaptações no violão, até aqueles que precisam ser instalados por um profissional, para que o violão não tenha sua estrutura danificada.
    Porém, ainda acho que a melhor saída para violões acústicos, seja o uso sem pickups, ou seja, se você comprou sem, prefira não colocar no violão.Caso deseje usa-lo, dê preferência para uma microfonação (ideal para gravação em estúdios) ao invés de captação e em apresentações ao vivo, use um violão que já possui captação integrada de fabrica, pois cada violão tem uma captação condizente com sua fabricação e os que são bons, tem até mesmo a fabricação do sistema feita sob medida para o modelo.

    Abraço

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Captando violão acústico