Violão de 12 - Livro de técnicas

    Autor Mensagem
    Abdul-Lah
    Veterano
    # mai/06


    Procuro material didático sobre Violão de 12 cordas (em Português, Espanhol ou Inglês), alguém sabe me dizer se existe e o título do mesmo, pois já procurei na Musimed... em diversos e nada, pois sou iniciante e gostaria de saber como deve ser o dedidalhado ou palhetada, pestana, como é o movimento dos dedos nas cordas, já que são em pares...

    Obrigado pela atenção

    Abdul-Lah

    albertoellobo
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    Abdul-Lah

    Cara, nunca achei nada de material didático sobre 12 cordas tb... o que sei sobre o instrumento, aprendi metendo as caras mesmo e transferindo o conhecimento do violão 6 cordas para o de 12. Tente fazer isso tb e não perca tempo esperando encontrar material pra começar a encarar um 12 cordas. Meta a mão e caia dentro!
    Abraços!

    The Blue Special Guitar
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    Abdul-Lah

    Procuro material didático sobre Violão de 12 cordas (em Português, Espanhol ou Inglês), alguém sabe me dizer se existe e o título do mesmo, pois já procurei na Musimed... em diversos e nada, pois sou iniciante e gostaria de saber como deve ser o dedidalhado ou palhetada, pestana, como é o movimento dos dedos nas cordas, já que são em pares...

    Obrigado pela atenção

    Abdul-Lah


    Eu também transfiro as técnicas que possuo no violão de 6.
    No violão de XII você trabalha muito mais com arpejos, cordas soltas, acordes abertos, etc...

    Vinicius de Abreu
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    Não entendo muito de violão de 12 cordas, mas o processo de afinação é diferente comparado com o de 6, não?

    has4
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    afinação é diferente comparado com o de 6 ???
    Vinicius de Abreu

    Comumente, não! 8ªs (oitavadas) apenas. Acrescidas para cada uma das 6, vai uma fininha oitavando-a.

    Embora haja maluco para tudo e inventam novas afinações, mas não é comum.

    Abdul-Lah
    albertoellobo
    The Blue Special Guitar
    Vinicius de Abreu

    Também procuro materiais, embora faça o mesmo que muitos aqui, uso o que tenho de experiência em 6 e transfiro para 12. Caso encontrem materiais específicos. Tamus aki: has4@pop.com.br

    Curly
    Veterano
    # mai/06 · Editado por: Curly
    · votar


    existem poucos músicos com uma técnica exclusiva para 12 cordas, a maioria toca como se fosse um 6 cordas normal... duas exceções são o virtuoso Michael Hedges e Stephen Stills, a estrela do country-rock americano e membro do supergrupo Crosby, Stills, Nash & Young... Talvez uma boa dica de estudo seja analisar as tablaturas das músicas mais famosas do Stills como Suite Judy Blues Eyes, 4+20; Coast fo Freedom, etc e aprender as afinações alternativas e os acordes... um vídeozinho para quem quiser ver o mestre detonar no violão de 6 cordas:

    http://www.youtube.com/watch?v=m3_x2I8FQ8Q&search=stephen%20stills

    albertoellobo
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    The Blue Special Guitar
    Certamente. Porém, fica muito lindo a combinação de arpejos agudos com acordes pesados em uma balada tocada no violão 12 cordas.

    Vinicius de Abreu
    processo de afinação é diferente comparado com o de 6, não?
    Não necessariamente tem que ser diferente. Apenas as cordas Sol, Ré, Lá Mizona ganham afinação um oitavo acima em suas sobressalentes, mas existem diversas formas de se afinar um 12 cordas. Uma muito usada é a afinação em 3ªs e 6ªs, não sei qual a aplicação dessa afinação e nunca testei tb, mas o Gerson Corand, do Secos & Molhados, usou esse padrão na gravação da musica Sangue Latino.

    albertoellobo
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    Curly
    Muito massa sua contribuição.

    has4
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    Curly
    Tem uns grandes auês aí, hein!? vlw

    albertoellobo
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    has4
    Huahauahua

    albertoellobo
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    Cara, outro monstro nas12 cordas chama-se Paulinho Nogueira (o autor de "Menina"). Como é dificil achar material dele.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Violão de 12 - Livro de técnicas