YAMAHA, TAKAMINE OU OUTRO?

Autor Mensagem
Hamster.com
Veterano
# abr/06


Olá pessoal,

Vendi meu violão (um Gianini preto com encordoamento aço estilo Folk) e preciso comprar outro. Só que estou em dúvida, uma vez que existe uma infinidade de modelos e marcas. Tentei reduzir isso elaborando alguns critérios para o meu violão novo, mas, como ainda há muita opção, resolvi contar com a ajuda de vocês! Agradeço enormemente, desde já, qualquer sugestão!!!

Antes de mais nada, a quantia que pretendo desembolsar é de até R$: 2.500,00 (se depender, um pouco mais).

Gostaria que o meu futuro violão (que também será o de vocês) tivesse as seguintes características :

1. Com encordoamento de nylon, uma vez que acho mais fácil de tocar, os acordes mais complicados podem ser feitos também com maior facilidade, o som é mais bonito/suave e o braço é normalmente mais largo do que o de aço, proporcionando mais versatilidade (solos, batidas, acordes difíceis, etc.);
2. No estilo "Cutway", que acho mais bonito/arrogante, e pode me auxiliar nos acordes mais agudos;
3. Eletro-acústico, porque toco em muitos lugares onde não há aparelhagem de som. Daí é interessante que o instrumento tenha uma excelente acústica (isso também é importante caso você queira sair com os amigos e tocar uma música ao ar livre). Acho que os modelos "flat" já ficam excluídos aqui;
4. Macio de tocar;
6. Possua boa afinação e a mantenha invariável, especialmente nos testes de oitavas;
7. Tenha afinador embutido (caso esse seja um diferencial de preço muito grande, não se faz necessário pois tenho diapasão eletrônico);
8. Com braço mais largo do que os de aço (acho que todo violão nylon já possui essa característica, variando apenas na qualidade);
9. Tenha um bom pré-amplificador, talvez até com mais opções de equalização do que o convencional;
10. Não empene (claro!). Existem os modelos com tensor (barra de ferro colocada no braço), mas não sei se isso é importante para violões nylon;

Bem, esse é, basicamente (?), o violão que sonho ter. Talvez existam até outras características fundamentais que não considerei acima...

Recebi a indicação de duas marcas que poderiam me oferecer tal violão, e concordo com isso: YAMAHA e TAKAMINE. Mas, é claro que existem muitas outras, e além disso poderia mandar fazê-lo num luthier. Aí entram vocês com as sugestões!

Tem um modelo da Yamaha que me agradou muito, o APX9NA (veja a imagem no link http://www.yamaha.com/guitars/apx/cpx/0,,CTID%253D600023,00.html ), porém ele possui, ao invés do captador de rastilho, um microfone embutido. Não sei se essa forma de captação é melhor do que a convencional. Qual é a sua opinião neste quesito?

Muito obrigado!


Twinsen
Veterano
# abr/06
· votar


Eu gosto dos violões Takamine, mas vc tem q testa os violões e ve o q vc prefere. Se tu tem grana acho q vale a pena manda faze, daí ele fica do jeito q vc quiser

Renato Dell
Veterano
# abr/06
· votar


Manda fazer na Di Giorgio logo...

rbpaiva
Veterano
# abr/06
· votar


Hamster.com


Não tem nem o que pensar, cara! Mande fazer num luthier, que com certeza será o melhor negócio!

Abraços,

Hamster.com
Veterano
# abr/06 · Editado por: Hamster.com
· votar


Twinsen Renato Dell rbpaiva

Pessoal,

Realmente não tenho interesse de mandar fazer um violão porque tenho receio. Acho que não fica tão bom quanto comprar um de marca! Creio que as melhores marcas fabricam violões muito bons e que podem estar satisfazendo a minha necessidade. Estou pensando em comprar um YAMAHA APX-5NA ou YAMAHA APX-9NA. Tem também o TAKAMINE EAN-60X, porém é muito mais caro. Conheço essas marcas e esses modelos como bons. Peço a opinião de vocês sobre esses violões e sobre outros modelos/marcas. Se alguém conhecer um excelente luthier, me indique que vou pensar melhor a respeito. Valeu!!!

Rolrangel
Veterano
# abr/06
· votar


Eu tenho um APX5-A, e é um puta violão!
Estou super satisfeito!

Renato Dell
Veterano
# abr/06
· votar


Hamster.com
Porra man, se tu tá afim de um violão fresco desse, manda fazer logo

rbpaiva
Veterano
# abr/06
· votar


Hamster.com

Olha cara, não me leva a mal não, mas eu tenho que te dizer:

Violões feitos por bons luthiers( e tem vários aqui no Brasil!) são absurdamente melhores que quaisquer violões industrializados, sejam eles de quais forem! O preço é que pode ser meio salgado, mas já que vc se dispõe a gastar uma quantia dessas; vale muito a pena!

Somente pra exemplificar: voce já viu algum violão sendo tocado acústico num teatro (de boa acústica , obviamente!) ,onde na última cadeira se pudesse ouvir perfeitamente a musica? é desse tipo de instrumento que eu tô falando.

Claro que um instrumento desses não é feito por qualquer um, mas temos vários luthiers que fazem instrumentos de alto nível!

Abraços,

paulinhoux
Veterano
# abr/06
· votar


cara se vc pretende gastar quase 3000 reais vc nao pode ficar preso só a um padrao, de ficar só nas marcas... nao tenha pressa, pesquise... e muito. existem altos luthiers confiaveis, e nao se esqueça que violoes feito em fabricas sao violoes feito em série, nem sempre 1 é igual ao outro.. pode existir o takamine mais foda possivel, e vc vai e pega um todo bixado entende.

O negócio é luthier. nao tenha pressa, nao e todo mundo que tem 3000 reais para investir em um instrumento!

Hamster.com
Veterano
# abr/06
· votar


Valeu Colegas! (Rolrangel, Renato Dell, rbpaiva, paulinhoux)

Agora estou decidido: vou mandar fazer um violão. Já consegui um emprestado para suprir a falta até o meu ficar pronto! Em último caso vou comprar o Yamaha APX5NA, mas tenho a intenção de fazer um no luthier. Conheço dois luthieres aqui em Vitória/ES (Rainer e Endlich) e vou procurá-los. Se vocês tiverem outros nomes de luthieres e modelos de violões no qual me basear, fiquem à vontade para opinar!

Abraços,

Hamster.com

rbpaiva
Veterano
# abr/06
· votar


Hamster.com

Eu fiz uma encomenda com o Jorge Raphael(raphael.jorge@ibestvip.com.br), por achar que é um excelente violão, com um preço extremamente convidativo! Porém, a escolha de um violão é algo muito particular. Eu recomendo que vc teste, se possível até mais de um violão do mesmo autor, para que tenha certeza do que vai fazer. Entre em contato com luthiers, pergunte sobre pessoas que possuem violões de sua autoria, e vá testá-los...

Um violão que me satisfaz, que representa o meu ideal sonoro, de repente, não seria o ideal na sua concepção sonora, entende?

Converse com o(s) luthier(s) cujo som do violão te agrada, acerca das madeiras, sobretudo a do tampo(abeto, cedro canadense,etc...), tarrachas, verniz e demais itens relevantes para a construção, que com certeza vcs encontrarão o melhor instrumento PRA VOCÊ, ok?

É uma tarefa difícil, mas com certeza, o resultado é muito compensador!

rbpaiva
Veterano
# abr/06 · Editado por: rbpaiva
· votar


A todos que possam interessar:

Há no site www.eugenio.com.br/musica/ , uma relação de muitos luthiers brasileiros, relacionados por estado.

Leo-RJ
Veterano
# abr/06
· votar


Hamster.com


Olá. Olha, não sou tão bom nisso, não. Mas quanto levei meu violão à um Luthier aqui do Rio, dei uma olhada no serviço do cara e, posso te falar que sempre vale mais mandar fazer um.

Se o cara for bom, você é que vai dizer o que quer e ele faz. Tudo pode ser personalizado como tamanhos, larguras etc.

Dê uma olhadinha em alguns antes de se decidir. Mesmo que seja apenas para tirar a dúvida.

Abraços!

Hamster.com
Veterano
# abr/06 · Editado por: Hamster.com
· votar


Valeu "rbpaiva" e "Leo-RJ",

Agradeço enormemente pelas dicas que vocês deram! Realmente adquirir um violão não é uma tarefa fácil tendo em vista a quantidade de opções disponíveis no mercado (marcas, modelos e luthieres).

Estou me baseando nos modelos "YAMAHA APX-9NA" e "TAKAMINE EAN-60C", com preamp DSP Digital. Cliquem sobre os nomes para ver as imagens.
Claro que, se eu não encontrar um luthier que faça a um preço mais em conta do que o valor atual dos violões citados acima, estarei comprando um desses violões mesmo. Acredito, "paulinhoux", no seu comentário de que esses instrumentos são produzidos em escala industrial e, nem sempre um é igual ao outro, mas, para esses modelos mais caros com certeza os fabricantes tomam mais cuidado antes de colocá-los no mercado.

Aguardo comentários! Obrigado, Hamster.

jaime_plucky
Veterano
# abr/06
· votar


Hamster.com

Se esse Takamine que voce se referiu for Made in Japan. Cara, pode ter certeza que eh violao.

Os Takamines Japoneses diferem bastante dos Koreanos.

rbpaiva
Veterano
# abr/06
· votar


Hamster.com

O mais correto mesmo é vc testar cada instrumento; o que mais lhe agradar vc leva ! ;)

De antemão lhe aviso que as madeiras descritas no modelo da Yamaha são mais nobres(jacarandá é "tudo" para a caixa de ressonancia, e ébano é disparada a melhor p/ escala).

Abraços,

Hamster.com
Veterano
# abr/06 · Editado por: Hamster.com
· votar


Valeu "jaime_plucky"! Realmente existe o Takamine made in Korea, Japan e China (este último é vendido "a quilo"!). Você lembrou bem para comprar um made in Japan, que são os mais bem elaborados. Estou quase optando pelo Yamaha porque esse Takamine é do tipo Jumbo (Bem grandão) e não existe case pronto para ele ainda. Deve ser um excelente violão, com uma acústica incrível, mas ele é dos grandes! Vou pensar ainda...

Um abraço,

Hamster

Hamster.com
Veterano
# abr/06
· votar


Valeu "rbpaiva",
Não tinha reparado na descrição que a caixa de ressonância desse modelo é de Jacarandá (Rosewood???), mas o vendedor me informou isso e disse que a diferença de preço para o APX5NA são as madeiras mais nobres... É quase provável que vou comprá-lo. Só tenho dúvidas com relação ao sistema de captação deste violão: ele não tem captador de rastilho, acho. Ele vem com dois microfones embutidos (piezo + condenser microphone). Você ou alguém pode dar uma ajuda a respeito?

Obrigado,

Hamster.com

mariecelo
Veterano
# abr/06
· votar


Cara com 3 mil eu nem pensaria em takamine ou yamaha... ou eu dava um jeito de importar um Taylor ( nem que fosse usado) ou mandava fazer num Luthier mesmo q acho que no caso e a melhor opcao pq vc pode especificar EXATAMENTE o que vc espera do seu novo violao e o cara se for bom mesmo vai fazer

Hamster.com
Veterano
# abr/06
· votar


Olá mariecelo,

Eu conversei com três luthieres do meu Estado e todos eles disseram que sairia muito mais caro mandar fazer um violão com essas características do que comprá-lo pronto (em torno de R$: 5.000), fabricado em escala industrial, o que reduz o preço, não necessariamente a qualidade. Também me indicaram as marcas Takamine e Yamaha como as mais adequadas para o que quero, deram preferência maior pela marca Yamaha. Estou praticamente decidido, só me resta sanar a dúvida relacionada ao captador desse modelo da Yamaha (APX9NA).

Você me citou uma outra marca, a Taylor, que pode me interessar. Parece que ninguém a importa para o Brasil, ou importa? Você teria alguma imagem desse violão?

Obrigado,

Hamster.com

jaime_plucky
Veterano
# abr/06 · Editado por: jaime_plucky
· votar


eu dava um jeito de importar um Taylor ( nem que fosse usado)

Taylor eh uma boa Tbm, mas vai da muito trabalho, importar 1.

mariecelo
Veterano
# abr/06
· votar


tipo assim pode ate dar muito trabalho pra importar... mas eu tenho um taylor ( pra mim foi facil p moro nos eua) ja tive um takamine eg 334 q e maravilhoso, minha ireja tem um yamaha apx5 (acho q e isso) q tambem e muito bom.. mas nenhum dos 2 se comparam com o Taylor... como vc esta buscando um violao de Nylon entao de repente nao vale a pena mesmo impotar... mas se sua preferencia fosse aco pra mim o unico que se compara a taylor q tambem e feito industrializado e o Martin... Ja vi Taylors aqui com sistema ES de captacao usado por $999... e so saber procurar... da pra ver mais da marca em www.taylorguitars.com ou www.musiciansfriend.com

jaime_plucky
Veterano
# abr/06
· votar


mariecelo

Qual o modelo Do Taylor que vc tem.


mas se sua preferencia fosse aco pra mim o unico que se compara a taylor q tambem e feito industrializado e o Martin...

Na verdade era so inverter as marcas ai nessa frase. Pq os Tops da Martin sao superiores ao Tops Da Taylor. Outra marca que se aproxima aoo Martin eh a "Guild"

mariecelo
Veterano
# abr/06
· votar


jaime_plucky
Na verdade eles sao ate pra estilos diferentes mas essa briga entre Martin e Taylor e infinita... uns juram que taylor e melhor ( e ca pra nos os Presentation Series da Taylor se comparam a qualquer um dos Martins)... e outros acham que o unico violao que preste o Martin :) ... depende da caracteristica de som que vc gosta tbm... martin tem um grave mais encorpado enquanto o tayor tem uns agudos preciosos... sei la o melhor violao mesmo pra mim seria um Omega ( feitos a mao aqui) mas sao um absurdo hehe... a marca do meu e 314ce ( nao tinha grana pra um melhor) mas posso dizer que e um SUPER violao... tem muitas marcas legais tambem como larrivee, collings, santa cruz e muitas outras... acho que no fundo o som do violao e algo bem pessoal... jamais compre baseado no gosto de outra pessoa pois no final seu gosto pode ser completamente diferente do dela....

mariecelo
Veterano
# abr/06
· votar


se quiser checkar o som do Taylor eu fiz uma gravacaozinha amadora aqui em casa (plugado direto na mesa e da mesa pro pc) ta la na secao de mostrar as musicas " Hillsong - voz e violao"

jaime_plucky
Veterano
# abr/06
· votar


mariecelo

Putz eu escutei a gravaçao, reamente tem um timbre muito loku.

Eu ja toquei em um Taylor 814. Eh violao demais.

Hamster.com
Veterano
# abr/06
· votar


Nossa mariecelo, para quem não é muito expert em violão, dá para mudar completamente o conceito sobre o instrumento se ouvir o Taylor, basta a gravação que você fez! Yamaha e Taka são coisas do passado... Ainda não tive a oportunidade de ouvir um Martin. Afinal, são tantas marcas que fica difícil escolher...
Aparentemente o forte da Taylor são os violões aço, mas tem a série Nylon (NS séries), que vi no site do fabricante. O preço sugerido, esquece! Acho que nunca terei condições de comprar um novo daqueles...
Mas a esperança está nos usados, como voce disse, e nas séries mais ultrapassadas, creio.
Como sou péssimo no inglês, você poderia me ajudar a localizar/indicar alguns modelos mais em conta? As especificações estão mais ou menos aí em cima, no topo da página. Só que, agora, posso investir R$: 4.000,00. Se der negócio, financio esse valor no meu banco e pedirei sua ajuda para a tramitação. Fechado? Ficarei eternamente grato!

Abraços,

Hamster.com

mariecelo
Veterano
# abr/06
· votar


Hamster.com Tipo eu posso ate te dar uma ajuda cara... mas antes de voce fazer um compromisso desses com o banco e tudo eu queria te fazer uma pergunta muito seria... voce toca violao a muito tempo? ou esta so comecando? por que por exemplo... eu tive 3 violoes "baratos" antes de ver que eu estava pronto pro mais caro... e bastante dinheiro entao voce tem que ter certeza que vai querer levar a parada adiante mesmo e nao daqui alguns meses olhar pra traz e ver que gastou 4 mil pila num negocio que nao deu muito certo entende? so estou perguntando pro seu bem brother... se por acaso vc ja for fera na viola entao eu retiro tudo o que eu disse e posso te auxiliar no que estiver a meu alcance ;)

jaime_plucky
Veterano
# abr/06 · Editado por: jaime_plucky
· votar


Hamster.com

Cara da uma olhada no "ebay" pra ter logo uma ideia dos preços usados.

Tipow tem esse modelo entre outros la, esse eh o mais em conta.
Taylor NS52-CE

Putz tem esse Tbm. putz esse deve ser muito show.

Taylor Muito loku

Esse Tbm
NS74_CE

Hamster.com
Veterano
# mai/06 · Editado por: Hamster.com
· votar


Maneiro jaime_plucky! Desses aí, caberia ao meu bolso somente o modelo NS52-CE, que deve ser um excelente violão...

Só uma dúvida: O e-bay é uma espécie de Mercado Livre?

mariecelo: obrigado por fazer essa pergunta. É sinal que posso realmente contar com você. Eu toco violão há 11 anos... Há um inconveniente: não evolui muito. Aprendi o básico e fiquei por isso mesmo, aperfeiçoando muito lentamente. Mas, conheço muito esse instrumento e, agora, com a oportunidade de poder comprar um instrumento de maior qualidade [só agora tenho a oportunidade (lê-se: R$:) de investir], pretendo continuar aprendendo, correndo atrás do tempo perdido. Quanto ao instrumento, o meu instrumento é o violão, sem sombra de dúvidas. Só não entendi muito bem o que você quis dizer com "eu tive 3 violoes "baratos" antes de ver que eu estava pronto pro mais caro... "

Certo de que posso contar com você (e com outros internautas que possam ajudar de alguma forma, inclusive você jaime_plucky) aguardo resposta.

Abraços,


Hamster.com

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a YAMAHA, TAKAMINE OU OUTRO?