Violão harmonia: como conciliar dois violões?

    Autor Mensagem
    Raphael cox
    Veterano
    # mar/06


    Pessoal,

    estou com dificuldade de tocar violão harmonia, pois já temos um base e eu como harmonia..

    como fazer para conciliar os dois?quais notas usar?quando usar?

    obrigado

    albertoellobo
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    Raphael cox

    Use e abuse dos contratempos. Eles te darão uma excelente opção de arranjo e harmonização entre dois violões.
    Experimente tb o casamento entre batida/dedilhado com notas oitavadas.
    Ah... e ouça muita música contemporânea, principalmente a Americana, as do Clube da Esquina e British Invasion.

    Abraços!

    Blue Jazz
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    Toque os acordes com diferentes distribuições de notas e regiões ao longo do braço.

    Raphael cox
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    albertoellobo

    Estou fazendo isso,como o outro violonista está na base ritmo, normalmente eu estou em dedilhado, so que eu nao queria ficar colocando as mesmas notas que ele. Isso de notas oitavadas, eu também eu faço mas preciso melhorar,pegar mais posições de acordes.

    Blue Jazz

    Minha principal duvida é: se o base coloca um G, eu poderia colocar um G6(9)? eu sinto que essa nota nao fica legal...parece que ela pega em outro acorde ou alguma coisa do tipo.
    Agora se eu colocar um G6 ou G7 ai nao vai dar errado, queria saber a hora ou qual o artificio que poderia usar para colocar notas mais complexas e dá um toque mais harmonioso no som.

    Obrigado pelas dicas

    Blue Jazz
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    Depende...

    O "G" que ele tá tocando... é tônica, dominante... qual a função dele?

    Se é tônica, vc pode acrescentar sem medo as extensões 7+, 9, 6...
    Se dominante, com sétima, vc pode acrescentar 9, 13 (tom maior) ou 9b, 13b (tom menor), só pra citar uns exemplos bobos.

    É bom lembrar que, se vc ficar duplicando a terça demais, vai efraquecer o acorde, se duplicar a quinta vai torná-lo mais robusto, se quer acabar de maneira "forte" (se o tom for maior) é melhor tocar só tônica+terça+quinta, se quiser suavisar pode colocar a 7+ neste mesmo acorde, se quiser terminar meio "torto" pode jogar uma décima primeira, e por aí vai. Quer dizer, cada extensão dá um colorido, fica a seu gosto que cor usar.

    De maneira geral se ele tocar um simples "G" na terceira casa e vc tocar este mesmo acorde com tônica na 5º casa (G, D, G, B - a partir da corda ré) vai soar bem... dividir as regiões do braço por si só já fica legal, você "amplia" o acorde de seu companheiro e evita "embolar" o som.

    Esse assunto tem pano pra manga, e o melhor mesmo é vc procurar um professor de harmonia, de preferência alguém que ensine sobre condução de vozes também, não ficando só na funcionalidade dos acordes empregados.

    Raphael cox
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    Blue Jazz

    Cara, voce me ajudou bastante agora assim...voce tem alguma apostila falando sobre essas extenxões que dão colorido na música?
    ou se voce pode falar mais alguma coisa?

    Entendi muito bem...agora,essas 6,9,7...nao tem nada haver com notas dissonantes, nao é?
    fico em duvida sobre essas notas as vezes...pra dizer a verdade..
    nao sei o que é dissonante!!!

    obrigado

    Minow
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    Raphael cox
    ouça o disco do coryell com yamashita tocando vivaldi - as quatro estaçoes.
    maravilhoso.

    Raphael cox
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    Raphael cox
    Esqueci de falar...

    A função do "G" é dominante, por exemplo, uma simples sequencia de G Em Am D...
    Como posso fazer harmonia, além de ficar arranjar as vezes?

    por exemplo: poderia colocar um G6 e depois utilizar uma variação de Em7 mais aguda, um Am9 e um D oitavado...???

    Raphael cox
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    Blue Jazz

    Digao
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    Raphael cox

    só uma dica...

    use menos notas no acorde...

    pq se um violao com 3 mais o teu ja ta embolando coloque poucas notas nos tempos (ou contratempos, vc decide) q fique um efeito legal...

    o principal ai é a interacao com a melodia...

    Digao
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    um exemplo simples...

    se o violao um ta num A7

    vc faz esse "acorde" (na verdade é so um intervalo q vai colorir o acorde) aqui...


    e------------------------------------------------------
    B---8---------------------------------------------------
    G---6---------------------------------------------------
    D------------------------------------------------------
    A------------------------------------------------------
    E------------------------------------------------------


    isso funciona bem em vlues...

    Digao
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    http://forum.cifraclub.com.br/index.php?action=vthread&forum=3&t opic=128188&page=1#6

    dá uma olhada nesse topico...

    Blue Jazz
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    Cox,

    Na sequencia de G Em Am D... o "G" não é dominante.
    Aconselho vc a comprar o dicionário de acordes cifrados e os livros "Harmonia e Improvisação" I e II, todos do Almir Chediak.
    Comece pelo "Harmonia e Improvisação I" - o custo benefício vale a pena.
    Procure um professor de harmonia também, de preferência alguém que possa te ensinar sobre funcionalidade, aberturas, condução de vozes...
    Se estiver sem grana pelo menos tente adquirir este livro - vai resolver boa parte dos seus problemas...

    Raphael cox
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    Blue Jazz

    Cara, nao me leve a mal....mas gostei de voce...até tá me chamando pelo apelido...todo mundo me chama de Cox...olha....ve te tu pode deixar teu email, de preferência msn pra gente conversar um pouco...voce é professor de música?ou alguma coisa do tipo?...estou procurando me informar sobre aulas de harmonia e improvisação...

    obrigado pela ajuda

    abraços

    Denfelix
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    Oi!
    Já a algum tempo toco em conjunto. Já toquei com outro violão, com guitarra, e em uma banda com vários outros instrumentos melódicos e harmônicos...e hj participo de um trio de violões clássicos na UFG, onde faço o curso de música. E esse trio nasceu de uma disciplina q se chama Música de câmera, que é justamente o estudo de música em conjunto.

    Bom, em primeiro lugar, p/ se tocar com dois violões ou em grupo, vc precisa ter uma noção muito boa de inversão de acordes, no caso de violões q fazem harmonia o tempo todo. Não existe sentido nenhum tocar com 2 violões, se os 2 forem fazer os mesmos acordes, com as mesmas posições, na mesma localização das casas do violão. A arte de 2 violões juntos é justamente a variação de um para o outro. Então:

    - Use inversão de acordes (de preferência em locais diferentes no braço do violão. Enquanto um faz harmonia básica nas primeiras casas, o outro faz inversões nas casas mais agudas)

    - Trabalhe bastante a fraseologia musical. Comece a desenvolver o esquema de "pergunta-resposta".

    - Diversifique, também, a variação ritmica entre 1 violão e outro.

    - Em muitas partes da música, uma boa opção, que é básica, é usar um violão p/ fazer solo enquanto o outro segura na base harmônica. Mas não faça isso o tempo inteiro.

    - Procurem estudar harmonização e dentro disso vcs vão aprender sobre "nota comum". Essa nota comum pode ser usada como arranjo por 1 violão enquanto o outro faz a base.

    Essas são algumas dicas. Se vc puder combinar tudo isso, vai obter um ótimo resultado. Mas, é preciso estudar e praticar! E vou falar uma coisa mto importante: a gente sempre acha q tocar com 2 violões, os 2 tem q ficar tocando o tempo inteiro. Mas, na verdade, isso não é necessário! O esquema de 2 violões é BASE e ARRANJO. Vc pode definir um p/ ficar encarregado de fazer só base e o outro encarregado de fazer só arranjo. Ou, então, podem trabalhar variando (um faz base e num determinado momento da música trocam as funções).

    Um detalhe muitíssimo importante é: O violão q faz arranjo não precisa ficar tocando o tempo inteiro. Vai ter música q ele entra p/ fazer só 1 notinha por exemplo no côro da música e o restante fica lá parado sem fazer nada. O q está em jogo não é violonista, e, sim, a musicalidade. O q as pessoas vão ouvir.

    Qualquer dúvida me procurem no msn: denise_felix@hotmail.com

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Violão harmonia: como conciliar dois violões?