Al Di Meola.........

    Autor Mensagem
    grafitte
    Veterano
    # fev/06


    http://video.google.com/videoplay?docid=7090390871482877555&q=al+di+me ola
    se eu fosse violonista, ia ser minha referencia ;P

    maggie
    Veterana
    # fev/06
    · votar


    grafitte
    Ele realmente é O CARA.
    Tem mais vídeos postados por aí.

    YES
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    grafitte

    Ótimo, mas a formação do Al Di Meola é como guitarrista, não violonista.
    Mas como esses rótulos não estão com nada, só sei que ele é a melhor palhetada do universo, não tem outra igual.

    jaime_plucky
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    Kcilda, paguei mó pau pra esse cara ai.
    naum conhecia ele, mas era o que eu tava precisando, um inspiraçao dessas pra treinar.

    O invocado eh que eu ja vi muito cara aqui criticar cara que toca violao com palheta, quero ver alguem criticr esse ai.
    =P

    YES
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    O invocado eh que eu ja vi muito cara aqui criticar cara que toca violao com palheta

    Cara não esquenta com isso. Li uma entrevista do John Williams (um dos maiores violonistas clássicos) na Guitar Player, e ele disse que o violonista DEVERIA aprender a tocar também com palheta! Depois dessa...

    albertoellobo
    Veterano
    # fev/06 · Editado por: albertoellobo
    · votar


    YES
    Epa!
    O Yes de volta... acho que vou cantar "Heart of Sunrise"... hahahahaha!
    Abraços, camarara!

    Rachmaninoff
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    grafitte
    se eu fosse violonista, ia ser minha referencia

    Nem tanto. Eu sou violonista (antes mesmo de ser guitarrista), e referência mesmo pra violão clássico são caras como o Andres Segovia. Como dito, o Di Meola é mais guitarrista.

    YES
    Li uma entrevista do John Williams (um dos maiores violonistas clássicos) na Guitar Player, e ele disse que o violonista DEVERIA aprender a tocar também com palheta!

    Também acho, quanto mais técnicas você souber, melhor. Entretanto, a palheta JAMAIS substitui o dedilhado no violão clássico. No dedilhado erudito, é como se você tivesse um monte de palhetas ao mesmo tempo, e é incomparavelmente mais complexo que a palheta.

    YES
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    Rachmaninoff

    Concordo contigo. Só não acredito que aja uma ´superioridade´ de uma técnica para outra. Da mesma forma que muita coisa que o dedilhado produz é difícil reproduzir na palheta, o inverso também é verdadeiro. Basta ouvir Al Di Meola.

    Rato
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    Al di meola ...excelente

    jaime_plucky
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    Al di meola ...excelente (2)

    YES
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    Se alguém estive interessado em ouvir Al Di Meola, escutem o álbum Cielo e Terra, obra prima!

    skolnick
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    Olá pessoal!

    Eu gostaria de ouvir algumas composições dele!
    Em que rótulo c encaixa o estilo dele?
    Jazz, Fusion, erudito...
    Ps: Eu não o conheço ainda!

    SK8Boy
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    skolnick
    Acredito q jazz-rock, fusion seria o rótulo, mas isso pouco importa, o q realmente vale é a música do kra, q é de 1º, vale mto a pena ouvir.

    GAMA
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    OLá ´posso sugerir uns videos e cds?
    video - back forest - com John Mclaughing / Fantasia - com Paco de Lucia e por favor ouçam coisas do Return to Forever e ouçam o cara novinho, novinho cheio de gás e a fim de mostrar serviço.
    Abs.

    Blue Jazz
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    Al Di meola estudou muita música erudita com PALHETA pra tocar daquele jeito. Ele cita o Estudo nº 01 do Villa-Lobos como fundamental - e é mesmo: vejam os saltos de cordas que o Meola toca. Ele só toca em violões com corda de aço, o que nãose configura "crime" aos puristas ao se tocar de palheta. Já o McLaughlin palheta em violão de nylon mesmo, e é tão limpo quanto o Paco. Outro monstro da palheta em violão é o Birelli Lagrene, talvez o mais rápido e musical deles, discíplulo de Django Reinhardt, que aliás tocava horrores usando somente os dedos indicador e médio da mão esquerda no braço de seu violão Selmer.

    spy2k
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    Blue Jazz

    Vamos iniciar um debate saudável? O que você pensa sobre o Di Meola? Eu estava assistindo uns videos dele e não gostei do som dele, do fraseado (prefiro o McLaughlin).

    E em relação a tocar violão com palheta? Acho o violão deles um tanto quanto limitado devido a palheta.

    Blue Jazz
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    spy2k,

    Beleza?

    Eu acho o Al di Meola um monstro em matéria de técnica de palheta. Alguns amigos meus o chamam de "Mal Di Miolo" por causa dela - no Return to Forever então, existem coisas impressionantes que ele faz, inclusive com o violão. Mas, pessoalmente, eu não gosto muito do som dele, principalmente do trabalho próprio e não gosto muito dele tocando guitarra também - exceção à sintetizada; prefiro ele no violão mesmo. O que vi de melhor dele até hoje está num vídeo em que ele abre o show com seu ovation, acompanhado só de um percussionista: achei música bem legal e tecnicamente ele executa uns saltos de corda arrasadores que até hoje não descobri como se faz com aquele tipo de técnica (pulso colado no cavalete).

    Compara-lo ao McLaughlin... acho o McLaughlin TÃO superior a ele, conceitualmente e tudo mais... cara, um deles participou da evolução da guitarra jazz, espantou o mundo com Miles Davis, fez discos de todas as maneiras com todas as formações possíveis, inclusive toca - e bem - guitarra jazz "à moda antiga", quer dizer, sabe de onde veio, pra onde vai e o que quer levar adiante e como... pôxa. O Al Di Meola pra mim é um monstro de técnica espantosa que tocou com Chick Corea e... só. Mais um entre muitos que tocam MUITO mas que não estão na galeria dos realmente GRANDES, entende? Sua rapidez inclusive se parece vazia de sentido perto da do prório McLaughlin ou de um Birelli Lagrene da vida, o Birelli tocando violão de aço com palheta é coisa de outro planeta, ele traz todo aquele sentimento do Django, aquela coisa cigana, consegue fazer isso à velocidade da luz, é muito feeling. Não estou me desfazendo do Al Di Meola, quem me dera tocar assim, mas acho que ele e o McLaughlin, embora tocando no mesmo trio, estão em patamares bem diferentes. Mas isso pra MIM, ok? Quem sou eu pra julgar caras como esses? Ninguém! Só estou tentando te responder de uma forma subjetiva e histórica, que são as únicas que todos temos como base.

    Já toquei violão de nylon com palheta, usei a técnica palheta e dedos, do tipo da do Steve Howe, estudei algumas coisas do repertório erudito pra desenvolver isso, quase não uso mais mas não acho crime, tem gente que faz bem, que usa isso bem, e liberdade é tudo, cada um toca e desenvolve sua técnica do jeito que quiser, o lance é ter estilo e passar a idéia exata que vc quer. O McLaughlin sequer encosta os dedos da mão direita no violão, é só palheta, ele é bom demais nisso, tem um disco incrível dele em que só toca violão acompanhado de baixo, batera e teclados chamado "Music Spoken Here", em que inclusive toca uma música do Egberto Gismonti; considero este disco bem melhor do que os com o "super-trio", que acho serem "muita nota gratuita" demais. Finalizando, tocar violão com palheta limita dependendo da proposta, e igualmente dependendo da proposta não atrapalha em nada, até ajuda - depende de quem tá tocando.

    É o que eu penso, posso estar completamente equivocado em tudo.

    spy2k
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    Blue Jazz

    Grande cara!

    Sabe, é uma pena faltar a sensibilidade pro Al Di Meola. Tocar com o Paco, com o McLaughlin e... e?

    Falta algo eu acho. Tu não acha? Foi um dos motivos que me fez sair um pouco da guitarra e buscar algo novo. Essa enchurrada de palhetada e tapping que para mim não leva a lugar nenhum.

    Não quero uma palhetada perfeita, eu quero música! É diferente por exemplo, você analisar um fraseado do McLaughlin... É algo tão expressivo e bem pensado! É o Coltrane do violão na minha opinião.

    Não sou o dono da verdade, mas tenho a minha opinião formada. Al Di Meola é um frustrado. Quantos músicos iguais a ele que não existem por aí não? Tocam muito e ao mesmo tempo não tocam.

    Você falou sobre o Bireli, um cara que eu acho impressionante, assim como o Sylvain Luc (Tenho um show de um duo dos dois... tu conhece?)

    O Sylvain Luc chega a ser mais fantástico que o Bireli (conheci graças ao André Martins da CoverGuitarra)

    É isto aí cara! Vamos dialogar mais!

    Blue Jazz
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    É isso aí mesmo.
    Da enchurrada de palhetada inútil à possível frustação do meola.
    O Sylvain é impressionante! Sei qual é o show, muito bom!
    Todos esses caras decendentes de Django... tem mais gente, o Birelli tem outros duos, e... bom, tem um grupo no yahoo só de jazz manouche (cigano), depois te passo, mas se procurar tá lá. Esse pessoal não toca rápido de graça não, faz parte da cultura deles, do arroubo, do jeito de ser... e eles tem emoção tocando rápido ou devagar. Não tem nota gratuita, essa vaidade inútil que na maioria das vezes serve pra tranformar artistas em atletas - o que me leva a sair um pouco do assunto, mas aproveitando sua "deixa"...: nada contra os atletas, mas acho que alguns guitarristas deviam virar corredores de 100 metros rasos, combinaria mais com eles... este forum de guitarra daqui está mais prum forum de fanáticos por velocidade. Não tem muita abertura, é equipamento e velocidade, "fulano tem a palhetasda mais rápida do oeste, 38 por segundo"... e daí? Possivelmente sobre um progressão de 3 acordes, ou sobre progressão nenhuma... é de um NADA absurdo... mesmo que se quizesse lidar só com a mecânica (vamos chamar assim, técnica pra mim tá LONGE disso) e escalas tocadas a deus'dará, põe esse pessoal pra tocar em cima de Giant Steps e eu quero ver a velocidade deles. Passar vários tipos de sensação, de emoção... ISSO sim, pra mim, é arte. Pra mim, que não sou ninguém e ainda por cima prefiro Jim Hall à Joe Satriani (que já disse que trocaria todas as suas notas por apenas UMA do Jeff Beck - vai ver ele também pensa como a gente). Um crime, não? Ainda mais nestes foruns daqui.

    gabert
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    Blue Jazz, também não sou ninguém e concordo em gênero, número e grau!!!

    spy2k
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    Blue Jazz

    Falou tudo. A única coisa que eu sinto pelos atletas da música é pena.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Al Di Meola.........