Violão versátil - Dicas - Alberto?

Autor Mensagem
magf
Veterano
# jan/06


Violão versátil - Dicas - Alberto?

Eu estou bem interessado em comprar um violão novo para mim. Pensei em algum que seja bem versátil, que dê pra tocar um monte de estilos, que dê pra solar, pra gravar plugado (de brincadeira, nada profissional), que tenha um som macio e especialmente que tenha um bom timbre (plugado e desplugado).

Eu tenho um Dreadnought (o "folk"). Ele é ótimo, mas o timbre e o estilo são muito fixos, tem um ótimo som, mas não é muito versátil. Quem pode me dar umas dicas?

Então, coisas que eu quero:

- Violão versátil (que dê pra tocar bastantes coisas, sou um tocador um pouqinho mais experiente, mas não sou um violonista, não quero um violão clássico ;)
- Violão de corpo pequeno e confortável (o Dreadnought é beeem grande, tou querendo um menor, mais fácil de levar pros lugares, mais confortável no colo pra tocar sentado)
- Instrumento bonito, claro!
- Cutway

Minhas idéias até agora foram:

- Eagle de fibra CH-306
- Eagle GL-36
- Crafter Junior JTE-98-CEQ
- Crafter Cruiser JF-7E
- Condor CS-85
- Condor CS-6X
- Groovin GOV-600

Esses são violões de aço, mas eu aceito sugestões de violões de nylon, apesar de achar que dentro das minhas necessidades violões de aço são mais dados para solar e tem um timbre mais marcante, especialmente desplugado. Mas o fato é que eu não queria um Eagle. O meu folk já é um eagle e eu queria dar uma variada de marca. Eu pensei também em um Yamaha APX/CPX mas o preço é um pouco mais alto.

Eu pensei também em algum violão com fundo de fibra pelo conforto, mas me disseram que o timbre e o som desplugado é ruim e que plugado é som é muito metálico e estridente (pouco versátil).

Quem pode me dar uma boa dica?
Outra: Dá pra arriscar comprar pela internet, sem tocar no violão?!

asda
Veterano
# jan/06
· votar


magf
O Alberto saiu... foi passear... :p

Cara, sobre versatilidade, eu nao manjo, quer dizer, eu não me preocupo com isso.

Eu pensei também em um Yamaha APX/CPX
Esse !!! O preço é alto, mas é um puta violão.
Faz o seguinte, vá numa loja e testa vários... O que te agradar mais, vc leva, levando em com a qualidade e tudo mais.

Até.

albertoellobo
Veterano
# jan/06 · Editado por: albertoellobo
· votar


magf

Oi, magf!
Bom... tentarei te ajudar.
Vc precisa de um violão leve, versátil, menor que um folk, de boa sonoridade tanto plugado quanto acústico, e que tenha "boa aparência, certo?

Vejamos...
Desses modelos que vc citou acima, eu te desaconselharia apenas os Eagle GL36 e o Groovin GOV 600. O primeiro por ser frágil demais pra um violão versátil e o segundo por ser confeccionado em fiberglass (uma simulação do ovation), portanto, nada versátil, já que os violões fiberbox são mais apropriados pra estilos tipo Reggae, Country, Soul, Funkeado, etc.
O Crafter Junior me parece um bom violão verstátil, mas acho o grave dele meio "deficiente" quando tocado unplugged (e isso é "grave", hehehe). Já o Cruiser by Crafter não tem esse problema, só que a captação dele é mais simples (tem menos bandas de equalização), portanto, tocando ligado não deve ser tão bom quanto unplugged.
Restaram os dois Condor's, e esses da série CS são excelentes instrumentos - um ótimo custo/benefício. Valem a pena mesmo. Além desse, te indicaria testar tb os modelos semiflat da Falcon e da Strinberg, principalmente os da série Aw5x. Outro bem legal e que atende todos os requisitos que vc citou são os modelos semiflat da Moulder (que vem, inclusive com captadores Shadow), mas são meio chatos de encontrar à venda.
Acima desses aí, só mesmo Yamaha, Martin, Takamines, Cort, etc, ou seja, marcas de ponta.

Já violões pra cordas de nylon que sejam versáteis são mais complicados de encontrar um que atenda todas essas expectativas citadas por vc com preços "leves". O mais em conta de todos é o Talent 1 da Di Giorgio, mas mesmo assim, o captador dele é bem simples: 2 bandas apenas, apesar de dar conta do recado e não comprometer o resultado final do produto. Outro legalzinho tb, embora não seja semiflat (tem um bojo bem mais avantajado), são os da Washburn eletroacústico (evite os pretos, pois descascam fácil). Mas, em se falando de nylon SemiFlat Cutway Eletroacústico bons, pense logo em violões de Crafter ou Yamaha pra cima.

Enfim, teste todos os modelos que te falei e os que vc têm em mente, pois apesar de serem violões de preços intermediários (entre 700 e 1000 reais), é frustrante adquirir um bem e não ficar satisfeito com o que comprou... teste, pergunte e pergunte, toque, peça a descrição técnica do mesmo, veja outros violões iguais em lojas diferentes... só assim vc vai decidir com mais firmeza qual deles atendem melhor suas necessidades.

Quanto a comprar violões pela internet, nunca comprei e nem sei se arriscaria tb, mas o que posso te aconselhar é: pegue a maior quantidade de informações possíveis sobre o instrumento - por escrito se possível, cruze dados e opiniões, dê peferência à lojas que tb são estabelecimentos, ou seja, nada de lojas apenas virtuais. Desconfie de preços muito abaixo do mercado e pergunte sempre se há mais violões no estoque do que o anunciado. Muitas lojas físicas costumam pegar os instrumentos que são peças de mostruário (aqueles que ficam expostos na vitrine e todo mundo pega, cai no chão, etc) e põem à venda nos seus sites na Internet. Aí quando vc compara o preço da internet com o da loja física, há uma diferença significativa. Desconfie sempre que isso acontecer. E conte com a sorte, pois nem sempre todos cuidados tomados são garantias de bom negócio no mundo virtual.


Espero ter-lhe ajudado.
Estou sempre a disposição.
Abraços!

albertoellobo
Veterano
# jan/06
· votar


asda
O Alberto saiu... foi passear... :p
Putz!
Quem me dera passear... tá um solzão dokct aqui n RJ e eu doido pra ir à praia....

CaimDark
Veterano
# jan/06
· votar


albertoellobo
Albertão ficando famoso rapaz!!! Já fazem até tópico específico pra ele!!! Posso te pedir um autógrafo?!!?!??

asda
Veterano
# jan/06
· votar


Eu até fiquei com vergonha =(

CaimDark
Veterano
# jan/06
· votar


eu até ia opinar, mas como o tópico é só pro alberto vou ficar quieto....uhauhauhauauhauha!!

albertoellobo
Veterano
# jan/06 · Editado por: albertoellobo
· votar


CaimDark
Albertão ficando famoso rapaz!!! Já fazem até tópico específico pra ele!!! Posso te pedir um autógrafo?!!?!??

Olha só! O artista aqui é vc... em breve estará até lançando CD, hehehe... Vc é que me deve um autógrafo, huahuahuahuahau... não eu! Agora, quando eu tiver a honra de tocar junto de vc e o Fio no projeto Ratos Ferozes aí, sim, ficarei famoso, pois vou pegar carona na fama de vcs, hehehehe....

magf
Veterano
# jan/06
· votar


Pô brigadão albertoellobo! :D

CaimDark,

Dá ai tua opnião!

albertoellobo
Veterano
# jan/06
· votar


magf
Pô brigadão
Não há de quê.
Abraços!

CaimDark
Veterano
# jan/06
· votar


magf
Tô só brincando cara, não tenho experiência suficiente pra opinar. Fez bem em chamar logo o alberto, ele tem 8349478 violões em casa, conhece direitinho todos eles, hehehee!!!!!

albertoellobo
Veterano
# jan/06
· votar


CaimDark
Fez bem em chamar logo o alberto, ele tem 8349478 violões em casa,
Putz!
Eu preciso controlar esses bichos... eles estão procriando mais do que rato.

fi_dum_ratu
Veterano
# jan/06
· votar


albertoellobo
Agora, quando eu tiver a honra de tocar junto de vc e o Fio no projeto Ratos Ferozes aí, sim, ficarei famoso, pois vou pegar carona na fama de vcs, hehehehe....

E o Ilzo tb né... Vc vai ser o letrista oficial, o Ilzo vai ser o comandante na parte instrumental... Ou seja, eu e o Caim que estamos pegando carona.

albertoellobo
Veterano
# jan/06
· votar


fi_dum_ratu
Huahauhaua... o Old Samuray será nosso maestro, arranjador, produtor, instrumentista principal, enfim, nosso Guru. (Ave, Ilzo!!!)
Eu letrista? Putz, a já banda começou mal... vamos morrer de fome! Acho melhor eu ser o organizador do Fã-Clube Oficial, não tenho talento pra letras, hehehehehe

fi_dum_ratu
Veterano
# jan/06
· votar


albertoellobo
eles estão procriando mais do que rato.
Num precisa ficar espalhando que eu tenho uns filhos por ai.. Vai que alguma mãe resolve me procurar... hehehehe

Huahauhaua... o Old Samuray será nosso maestro, arranjador, produtor, instrumentista principal, enfim, nosso Guru. (Ave, Ilzo!!!)
Eu letrista? Putz, a já banda começou mal... vamos morrer de fome! Acho melhor eu ser o organizador do Fã-Clube Oficial, não tenho talento pra letras, hehehehehe

Po, e aquela letra que vc mando há algum tempo pra mim?

albertoellobo
Veterano
# jan/06
· votar


fi_dum_ratu
Po, e aquela letra que vc mando há algum tempo pra mim?
Sei lá, meu! Acho que baixou um santo... algum caboclo escrivinhador, hehehehehe

fi_dum_ratu
Veterano
# jan/06
· votar


albertoellobo
Sei lá, meu! Acho que baixou um santo... algum caboclo escrivinhador, hehehehehe
huahuahuahuahua.. Renato Russo?

albertoellobo
Veterano
# jan/06
· votar


fi_dum_ratu
huahuahuahuahua.. Renato Russo?
Se fosse...

fi_dum_ratu
Veterano
# jan/06
· votar


albertoellobo
Se fosse...

É, inigualável....

albertoellobo
Veterano
# jan/06
· votar


fi_dum_ratu
Não tem como existir outro RR

fi_dum_ratu
Veterano
# jan/06
· votar


albertoellobo

Urbana Legio Omnia Vincit

albertoellobo
Veterano
# jan/06
· votar


fi_dum_ratu
Forzza Sempre!

jaime_plucky
Veterano
# jan/06
· votar


ki massa,
a galera daki ja ta montando uma banda.
legiaum cover?
=)

albertoellobo
Veterano
# jan/06
· votar


jaime_plucky
legiaum cover?
De repente pode ser...

fi_dum_ratu
Veterano
# jan/06
· votar


legiaum cover?
=)


Pq naum né?

albertoellobo
Veterano
# jan/06
· votar


fi_dum_ratu
Pois é... porque não?
seria a 104553409 banda cover da Legião.

jaime_plucky
Veterano
# jan/06
· votar


eu ja pensei em montar uma banda de legiaum.
mas atualmente aki na minha cidade eu e uns amigos meus, ageten faz uma coisa, semlhante. agente, faz varios, shows cover.
Tipow semans atras, fizemos um show cover do Leoni, ou seja tocamos,todas as musicas do DVD leoni ao vivo, na mesma ordem.

ja fizenmos tbm do engenheiros do hawaii, acustico.
nirvana acustico tbm.
e claro legiao.
a galera gostava muito.
tipow esse do leoni foi o bixu, a galera gostou muito, tanto fizemos 2 dele.
um em cada final de semana.

fi_dum_ratu
Veterano
# jan/06
· votar


jaime_plucky
eu ja pensei em montar uma banda de legiaum.
mas atualmente aki na minha cidade eu e uns amigos meus, ageten faz uma coisa, semlhante. agente, faz varios, shows cover.
Tipow semans atras, fizemos um show cover do Leoni, ou seja tocamos,todas as musicas do DVD leoni ao vivo, na mesma ordem.

ja fizenmos tbm do engenheiros do hawaii, acustico.
nirvana acustico tbm.
e claro legiao.
a galera gostava muito.
tipow esse do leoni foi o bixu, a galera gostou muito, tanto fizemos 2 dele.
um em cada final de semana.


Po cara, que legal, parabéns.

albertoellobo
Veterano
# jan/06
· votar


jaime_plucky
Putz!
Pow, cara, vc tinha que morar no Maranhão? Como vou poder assistir sua banda tocar, me explica?

fi_dum_ratu
Veterano
# jan/06
· votar


albertoellobo
seria a 104553409 banda cover da Legião.
huahuahuahua...
Ai quando ficarmos famosos podemos fazer tipo o Catedral: GRavar músicas nossas.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Violão versátil - Dicas - Alberto?