Encordamento Folk

    Autor Mensagem
    ROTTA
    Veterano
    # jan/06 · Editado por: ROTTA


    Amigos.

    Cheguei a comentar em outro tópico que possuo um Eagle Folk CH887 desde 2002. Sempre utilizei nele encordamento padrão 0.010. Recentemente, resolvi dar mais "peso" ao som e troquei para encordamento 0.011 (Ernie Ball). O som realmente ficou mais encorpado, e não senti grandes dificuldades em tocar.

    Gostaria de solicitar suas opiniões sobre possíveis danos ao braço? Devo regulá-lo? Informação importante: eu utilizo a afinação meio tom para baixo (Eb).

    Abraços.

    albertoellobo
    Veterano
    # jan/06 · Editado por: albertoellobo
    · votar


    Marco Alan Rotta
    Cara, mesmo vc usando a afinação meio tom abaixo, o que diminui a tensão das cordas sobre o braço, é importante vc levar o violão num luthier pra "re-tensionar" o braço pra esse novo padrão de cordas. Porque pode até ser que o braço resista bem (os braços dos Eagles Folk são bem robustos) a essa alteração na bitola do encordamento, mas não sei se o cavalete e o tampo segurará por muito tempo sem sofrer danos (vale lembrar que o tampo dos Eagles não são macicos, pode ovalar mais facilmente).
    Mas, enfim... um bom luthier te dirá com mais precisão o que deves fazer.
    Abraços!

    asda
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    Marco Alan Rotta
    Mesmo com a afinação de meio tom pra baixo, as cordas ainda fariam uma tensão maior do que 010 na afinação padrão.

    Leve a um luthier, não vale a pena arriscar, esse violão é bom.

    LeandroP
    Moderador
    # mar/06
    · votar


    Marco Alan Rotta

    Você aumentou a tensão das cordas sobre o braço. Uma mudança, que não seja muito brusca na bitola das cordas, pode não trazer nenhum problema. Mas como você não sabe como o violão veio regulado, é provável que esteja ajustado pra 0,09", a loja colocado 0,10", e depois você troca pra 0,11"... ou seja, neste caso a mudança foi brusca (na minha opinião), por isso recomendo que você procure um luthier o mais rápido possível, pois acredito que você não tem esta informação da regulagem "original" do violão. Regulagem de tensor não custa caro e acho que vale mais a pena prevenir.

    ROTTA
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    LeandroPanucci
    a loja colocado 0,10", e depois você troca pra 0,11

    Veio com 0.010 (eu acho) e coloquei 0.011, afinando em Eb (antes estava em E). Vou ver se encontro um luthier por aqui, embora o braço esteja bem legal por enquanto, após 3 meses.
    Abraços.

    LeandroP
    Moderador
    # mar/06
    · votar


    Marco Alan Rotta

    A diferença da bitola das cordas são acumulativas, ou seja, não foi apenas uma corda que você trocou, foram seis.

    Ainda bem que o braço está legal após 3 meses. Só não espere mudar a estação do ano.

    :)

    ROTTA
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    LeandroPanucci
    Só não espere mudar a estação do ano.

    Eita! Vai que meu violão fica resfriado! =)
    Abraços.

    LeandroP
    Moderador
    # mar/06
    · votar


    Marco Alan Rotta
    Eita! Vai que meu violão fica resfriado! =)

    hehehehe

    André GuitarMan
    Veterano
    # mar/06 · Editado por: André GuitarMan
    · votar


    Marco Alan Rotta

    Cara, eu ao contráeio de vc, diminui a tensão das cordas para 0.10, e o violão veio com 0.11. Tenho um Stagg aço Fiber. Senti que ele ficou com peso legal ainda, mesmo diminuindo a tensão das cordas. Mas por via das dúvidas, verifique a questão que o LeandroPanucci levantou quanto ao braço. No meu caso, eu mesmo mexi no braço e no rastilho dele, pois o encordoamento estava absurdamente alyo.

    jaime_plucky
    Veterano
    # mar/06 · Editado por: jaime_plucky
    · votar


    Marco Alan Rotta

    Em Relaçao a levar ao Luthier, eh como o panucci falou, pq nao foi uma mudança brusca, mas nao da pra saber em qual regulagem o violao saiu da fabrica. por isso eh bom levar ao luthier pra nao arriscar , e assim voce fica conhecendo mais o seu violao.

    troquei para encordamento 0.011 (Ernie Ball). O som realmente ficou mais encorpado, e não senti grandes dificuldades em tocar.

    Acho que voce colocou a Ernie Ball, 80/20 bronze Light, por isso voce nao ter sentido muita dificuldade pra tocar, ela o encoardamento 0.11 mais leve do mercado. olha a comparaçao da tensao das cordas:

    Ernie Ball Light (0.11) Que eh 0.11 custom:
    E -0.11
    B -0.15
    G -0.22
    D -0.30
    A -0.42
    E -0.52

    Daddario EZ910 Light (0.11) que eh 0.11 tradicional.:

    E -0.11
    B -0.15
    G -0.24
    D -0.32
    A -0.42
    E -0.52

    Note que a difernça esta entre as cordas "G" e "D", exatamente as cordas que exercem maior tensao no braço do violao.
    Po isso a Ernie Ball eh mais leve. e a diferença eh grande.

    albertoellobo
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    Marco Alan Rotta
    Cara, em breve estarei experimentando uma 0.11 e vou botar logo a D'addário Phospher Bronze (a mais dura de todas as 0.11). Se meu violão (Hofma YE203) aguentar, deixarei ele definivamente para esse encordamento. Usei durante uns 3 anos cordas 0.09 e recentemente me adaptei à encordamento 0.10 muito bem. Agora quero experimentar 0.11.


    Abraços!

    ROTTA
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    jaime_plucky
    Acho que voce colocou a Ernie Ball, 80/20 bronze Light

    Não estou lembrado exatamente, qual tipo, mas foi a 80/20 bronze com certeza.

    albertoellobo
    Usei durante uns 3 anos cordas 0.09 e recentemente me adaptei à encordamento 0.10 muito bem. Agora quero experimentar 0.11.

    Nunca toquei com nada "menor" que 0.010. De repente eu até goste. 0.011 dá um "peso" legal no som.
    Abraços.

    albertoellobo
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    Nunca toquei com nada "menor" que 0.010. De repente eu até goste. 0.011 dá um "peso" legal no som.
    Abraços.


    Som, sem duvidas, melhora. O principal receio é: Até onde meu violão aguentará ela e por quanto tempo sem sofrer danos.

    Ale Simoni
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    albertoellobo
    Som, sem duvidas, melhora. O principal receio é: Até onde meu violão aguentará ela e por quanto tempo sem sofrer danos.

    Cara, tenho um Groovin GAS 450 E desde 2005 e sempre usei 0.11 nele e nunca me deu problema. E isso que eu moro em Caxias do Sul - RS, que no inverno faz -5° e no verão faz uns 30°.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Encordamento Folk