Violão cordas de aço, mas menos "metálico"?

    Autor Mensagem
    jvic
    Veterano
    # jan/06 · Editado por: jvic


    Não sei se alguem vai entender bem oq eu quero dizer, mas vamos lá, vale a pena tentar...

    Alguns (na verdade, a maioria...) violões com cordas de aço que vejo tem um som que acho exageradamente "metálico". Isto é, o violão tem um som mais de guitarra que de violão, se é que vc me entende. Fico sentindo falta de um pouco de "suavidade" no som; o som dele é extremamente seco.

    Aí a pergunta: como encontro um violão com cordas de aço com um som menos seco? Por exemplo: o Noel Gallagher costuma usar um violão, que na minha opinião, tem o som que eu gosto. Acho q ele usa esse. Mas não preciso dizer q deve ser caro pra burro. Alguma sugestão de um que tenha som legal e mais acessível ($$)?

    Ou essa viagem de som mais suave é viagem da minha cabeça?

    Minow
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    jvic
    se quer som mais suave usa cordas de nylon ora bolas....

    mas da pra atenuar um pouco o som metalico... equalizaçao mesmo creio eu

    jvic
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    É, nylon já é o extremo oposto... eu gosto de cordas de nylon tb, mas tenho de confessar q gosto muito de um som folk, com cordas de aço mesmo.

    Minow
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    jvic
    entao basta equalizar direitinho msm

    jvic
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    Mas e quanto a tocar sem caixa de som? Ou seja, sem captação/equalização...

    A palavra q define oq eu tô falando (tinha esquecido) é: "som estalado". Eu queria um violão de aço com som menos estalado.

    ROTTA
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    jvic
    Ou essa viagem de som mais suave é viagem da minha cabeça?

    A grande característica do violão com cordas de aço (eu tenho um folk, embora não tenha grandes aspirações no mundo do violão) é exatamente ser metálico. Até soou meio ridícula esta frase. hehehe

    Talvez se você trocar as cordas por umas mais finas (0.010 ou 0.009), consiga um mais suave, mas não estou certo de que será menos "metálico".

    Abraços.

    albertoellobo
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    jvic
    Prefira os modelos Jumbo ou Folk (violões grandes) sem verniz, ou seja, os de acabamento foscos. Eles podem não ter a beleza espetacular que os envernizados têm, mas o som é muito mais fiel e bem menos metalizado. Quanto mais camadas de verniz o violão tiver, mas "enlatado" será o seu timbre.

    Denfelix
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    É, jvic...

    A sonoridade de cada violão depende de uma série de fatores, na verdade. Desde a numeração da corda até a madeira com que cada violão é fabricado.

    Se o som sai mais metálico, significa que ele tem madeira mais fina, a extensão do braço pode ser maior, o cavalete pode ser que esteja mais alto...quanto mais a corda é tensionada, mais metálico o som fica e quanto mais fina a madeira mais fino o som.

    Portanto, se você quer um som mais robusto, mais suave, prefira os violões de madeira sólida. A grande maioria deles vem com o tampo formado por filetes de madeira grudados um no outro até formar aquela caixa dura, o que dá a impressão de que a madeira é sólida, mas na verdade não é. Isso perde muito a qualidade do som. Um dos violões que possuem madeira sólida e que têm o som bem equalizado acusticamente falando (sem estar ligado em um amplificador) são o Crafter DE-7 e o Takamine...vc deve observar a série e sempre pedir orientação ao vendedor da loja sobre o tipo de madeira...

    Prefira, também, as escalas menores e cavalete menos alto...quanto mais alto é o cavalete, mais tensão a corda tem, portanto, mais metálica ela ficará.

    Agora...a sonoridade tb depende mto da forma como o violão é tocado. Quanto mais perto do cavalete vc toca, mais metálico e parecido com guitarra o som fica. Quanto mais perto da boca, mais robusto ele vai ficar.

    Essas são as minhas dicas p/ vc! Espero q tenha ajudado! Qlqr dúvida me procure por MSN: denise_felix@hotmail.com

    Denise Félix

    albertoellobo
    Veterano
    # jan/06 · Editado por: albertoellobo
    · votar


    Denfelix
    Uma pergunta? A altura dos trastes interferem também na sonoridade do violão, ou somente na tocabilidade dos mesmos?

    Denfelix
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    Interferem, sim, na sonoridade....Qd o traste está mto alto as cordas costumam xiar...

    albertoellobo
    Veterano
    # jan/06 · Editado por: albertoellobo
    · votar


    Denfelix
    Qd o traste está mto alto as cordas costumam xiar...

    Aháá!!! Então é isso! Tenho um violão que tá dando uma "chiadinha" nas notas a partir da 9ª casa... e os trastes estão meio altos nessas posições. Vou levar ele num luthier pra corrigir.
    Será é que só abaixar que resolve, ou terei que trocar os trastes por outro menos alto?
    Obrigado, Denise!

    CaimDark
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    Talvez se você trocar as cordas por umas mais finas (0.010 ou 0.009), consiga um mais suave, mas não estou certo de que será menos "metálico". (2)

    albertoellobo
    Veterano
    # jan/06 · Editado por: albertoellobo
    · votar


    jvic
    Violão cordas de aço, mas menos "metálico"?
    Só não tocar mais "Nothing Else Matters" e "The Unforgiven" que o seu violão ficará menos "Metállica", digo, metálico.....
    HAHAHAHAHAHAHA!!!!

    Brincadeiras, cara, mas não resisti em fazer um trocadilho infame...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Violão cordas de aço, mas menos "metálico"?