VIOLA: Clássica, Caipira, Cinturada... suas Características, Aplicações, Etc.

Autor Mensagem
albertoellobo
Veterano
# mai/06
· votar


ateobaldo
meu sonho é ver um show do chico lobo

Um mestre da musica!
Pena que é pouco conhecido!

Pardal
Veterano
# set/06
· votar


Compre o livro "A Arte de Pontear Viola Caipira", do Roberto Corrêa. Tem muitas imagens e mais de 34 afinações diferentes, só em partitura. Quem quer aprender a tocar Viola sem nunca ter morado na roça tem que comprar este livro. Tem também muitos exercícios e é acompanhado de CD.

_BLACKMORE_
Veterano
# set/06
· votar


Pardal

Compre o livro "A Arte de Pontear Viola Caipira", do Roberto Corrêa.
meus parabens ... ! vc fez uma excelente aquisição!!

Quem quer aprender a tocar Viola sem nunca ter morado na roça tem que comprar este livro. Tem também muitos exercícios e é acompanhado de CD
de todos q eu tenho esse eh o mais completo .. vale cada centavo ... eu o acho um estudo dirigido fantástico .. pois até historia sobre a marvada ele tem !! (primeira parte) ... recomendo tb os CD´s do Roberto .. eu tenho 3 se não me engano ( eh q tenho muitos CD´s ..e nunca sei qtos tenho de cada artista) ... um q achei muito bom por não ter enfeites de estudio eh um gravado em 2003 no SESI .. qdo o achar compre-o ...

Bog
Veterano
# set/06
· votar


E aí, albertoellobo, comprou a viola?

Eu até que queria saber tocar viola, mas não creio que vou conseguir uma agui no Japão tão cedo. O problema é que eu queria tanta coisa... hahah... viola, cavaquinho, bandolim, violão de 12 cordas, craviola Gianinni, guitarra semi-acústica...

Tem uma banda curitibana (eeeeeeee) chamada Charme Chulo que às vezes mistura uma viola caipira no meio de rock. É divertido, embora a mistura nem sempre fique sinérgica.

Aqui tem um pedaço de uma música deles:
http://www.youtube.com/watch?v=k8jPFcrWrFc

Pardal
Veterano
# set/06
· votar


Já tenho também uns dois CD´s de viola, mas não são do Robert...

Ele é professor da UNB do único curso superior que conheço específico para viola caipira.

Ele estudou muito pra escrever o livro, e gosto muito de viola... Toco uns Bach...

_BLACKMORE_:

Se você falou o que falou, então deve tocar viola também. Vamos abrir um tópico amantes da viola!!! Já que não tem no fórum o instrumento. Tem até gaita, mas viola não tem, né sô! Numpódinâum! Sô mineiro e o instrumento é a coisa mais linda que existe! Amantis da viola, uni-vos!

_BLACKMORE_
Veterano
# set/06
· votar


Pardal

Se você falou o que falou, então deve tocar viola também
arranho ... mas gosto bastante!!

Vamos abrir um tópico amantes da viola!!! Já que não tem no fórum o instrumento. Tem até gaita, mas viola não tem, né sô!
má ô cumpadi ... pega meu eméssiene e vamu prosiá pra fazê um tópico bacana!!

eméssiene stomp_handmade@hotmail.com

Sô mineiro e ...
e eu percebi no sotaque!!

fico no aguardo !!

albertoellobo
Veterano
# set/06
· votar


Bog
E aí, albertoellobo, comprou a viola?

Cara, ainda não comprei simplesmente porque ainda não consegui decidir entre esses três modelos que citei (Cinturada,caipira ou clássica) e agora a tal da Modern Viola (aquela flat com cutway e o escambáu). Como eu não tenho $$$ pra comprar uma de cada tipo, tnho que escolher bem, hehehe.

Eu tb pretendo aprender todos esses instrumentos que vc citou e vou aprender, vc vai ver, rsrs

Pardal
Veterano
# set/06
· votar


pega a viola caipira e vai visitar meu tópico sobre o assunto! Na verdade, seria ideal se você pudesse tentar experimentar as três (ou quatro) pra descobrir qual mais te agrada. Mas a viola caipira tem uma cultura por trás que é fantástica, assuto só de saber o pouco que sei. E recomendo: pega a caipira.

albertoellobo
Veterano
# out/06
· votar


Pardal

Cara, tá que a caipira tem uma cultura massa. Mas... e o som? Em que difere da Clássica e da Cinturada, ou mesmo da Modern Viola? E sua aplicação não estará limitada apenas à música caipira (senão, não haveria necessidade da existência desses outros três modelos de viola)?
Essas duvidas e experencias que eu ainda não fiz e ninguém conseguiu m informar de forma satisfatória. Por isso ainda não escolhi qual viola vou querer.

Pardal
Veterano
# out/06
· votar


A diferença de viola clássica e cinturada é que a clássica tem uma distância maior entre os pares de cordas, e tem um formato de violão de adolescente. A cinturada é a tradicional, bem pequena, com o corpo um pouco maior apenas que o cavaquinho (um pouco mais alongado). Em geral, a clássica valoriza os sons médios, enquanto a cinturada dá mais volume aos agudos, mas o timbre é praticamente o mesmo, pois depende muito mais das cordas que do formato do tampo, ou sua madeira.

E não, dá pra tocar de tudo na viola. Ela nasceu, inclusive, no sécul IIIX, pra substituir o som de cravo, sendo ela mais fácil de fazer e carregar que este último. Eu por exemplo tô pegando uns Bach na viola caipira e tá dando certo, fica muito bonito. Mas a questão é que, tradicionalmente, a música sertaneja de raiz é tocada com viola, ponteio em viola e etc... Então neste tipo de música a viola é bem necessária, mas ela pode invadir outros estilos. É como se você tocasse Beethoven em cravo: ele escreveu pra piano, que tem um som diferente, mas dá. Dá na mesma quando você toca música sertaneja em outro instrumento que não viola ou acordeon: fica meio esquisito, pois o timbre é característico da música.

A existência dos três modelos de viola que você citou são mais urbanos; afinal, você não citou viola de roca, de arame, etc... Existem muitas mais. Isso se deve ao seguinte fato: A viola veio para o Brasil durante o início da colonização, que era muito rural. Com um pouco de urbanização e chegando o começo do século XVIII, o violão veio pra o Brasil (aliás, o próprio nome violão deriva da idéia de uma viola grande=violão) e invadiu os centros urbanos, se popularizando exatamente porque vinha da Europa, mas ainda com preconceitos pois violonista e vagabundo era considerado a mesma coisa, o que se acentuou na proclamação da república. E a viola? Bem, continuou a se desenvolver no interior, e como não havia troca de informações entre violeiros de regiões distintas, cada uma formou uma "escola" de viola caipira diferente. Assim também o formato das violas. Por exemplo: Em Minas, algumas violas possuíam cinco pares de cordas e mais um par que começava na 12º casa. A maioria era de roca (quer dizer, que não possui teclado no tampo). Já no interior de São Paulo, Algumas violas produzidas tinham apenas dois pares de cordas, sendo as ordens mais graves formadas com cordas simples, tendo assim uma viola com 7 cordas. Ademais, existem muitas afinações diferentes de viola caipira, outra conseqüência dessa desarticulação entre os músicos do interior, muito mais por falta de recurso que por de fato falta de vontade. E é por isso que vários tipos de viola são necessários: existem muitas, mas muitas "escolas" de viola caipira, é bem provável que exista uma em cada município do interior.

Espero ter sido satisfatoriamente esclarecedor...(: )

_BLACKMORE_
Veterano
# out/06
· votar


no sécul IIIX

Q século eh esse?

albertoellobo
Veterano
# out/06
· votar


Pardal

Cara, seu texto stá perfeito e muito didático. Não sabia dessa bonita história da viola. Porém, agora mesmo que eu não sei qual viola comprar, hahahaha

Pardal
Veterano
# out/06
· votar


Blackmore:

Foi mal: XIII...

albertoellobo:

Compra a cinturada, que é muito boa, tem o som mais característico. MAS NOVAMENTEDEPENDE DAS CORDAS, que originalmente são de tripa... Mas de aço dápro gasto.

albertoellobo
Veterano
# out/06
· votar


Pardal

Aff... e onde eu acho cordas de "tripas"?

_BLACKMORE_
Veterano
# out/06
· votar


albertoellobo

Aff... e onde eu acho cordas de "tripas"?
tu vias tocar viola de coxo??

albertoellobo
Veterano
# out/06
· votar


Preciso de um preofssor de viola para o RJ

Pardal
Veterano
# out/06
· votar


albertoellobo:

Quanto às cordas de tripa, existem duas opções: ou você vai no interiozão comprar, ou você faz. Fazer não é tão difícil quanto parece,mas você vai ter de esperar um animal morrer pra pegar as tripas dele. Depois, você raspa a carne, tanto do lado de dentro da tripa quanto de fora. esticando bem a tripa, você vai girar suas pontas, uma de um lado, outra de outro, de tal forma que ela fique enrolada que nem parafuso. Aí, você vai amarrar uma ponta em uma árvore e a outra em outra árvore (pode ser um poste, também),deixando a tripa esticar com um peso, da seguinte forma: se você quiser uma corda com som agudo, deve deixar um peso grande, se é uma corda grave, o peso pode ser menor. Aí você espera a tripa secar. No interior, antigamente quando não era proibido, os violeiros caçavam animais exclusivamente para este fim. Eu lhe recomendo esperar morte natural, para o Ibama não cair matando... Mas eu mesmo nunca fiz isso não.

Quanto a professor no RJ, creio que vai ser difícil você achar. Uma boa dica é procurar professores em lojas que vendam o instrumento, que àqs vezes essas lojas podem te indicar alguns professores. Você pode também percorrer as escolas de música que dão vários instrumentos e perguntar por um professor. Eu pessoalmente não conheço ninguém lá... Mas espero que as dicas sejam úteis.

_BLACKMORE_
Veterano
# out/06 · Editado por: _BLACKMORE_
· votar


albertoellobo
mas você vai ter de esperar um animal morrer pra pegar as tripas dele

pow ... um parceiro meu pegava Pardal e fazia corda com as tripas deles !!!
:P

_BLACKMORE_
Veterano
# out/06
· votar


Pardal
albertoellobo


http://forum.cifraclub.com.br/index.php?action=vthread&forum=4&t opic=145797

_BLACKMORE_
Veterano
# jan/07
· votar


com a movimentação do topicos sobre viola, me animei a divulgar um pouco mais esse estilo/instrumento ... vamos manter a procura para podermos ter argumento e fato para criar o forum apenas de viola ...

http://forum.cifraclub.com.br/forum/4/135055/

http://forum.cifraclub.com.br/index.php?action=vthread&forum=4&t opic=145797&page=-1#21

jabea
Veterano
# abr/07
· votar


oia to atrasado ou adiantado ou defasado mas aluem cuversa cumigo ou não? agora neste momento nesse domingão que graças a Deus não e do faustinho jabea

jabea
Veterano
# abr/07
· votar


como que que agente conversa agora neste momento com alguem? socorro novato angustiado tentando aprender jabea

_BLACKMORE_
Veterano
# abr/07
· votar


hehe ... eh postar a mensagem e esperar resposta .. tem q ter paciencia ...
mas respeite as regras .. não desvirtue o topico .. ok?

abrax

jabea
Veterano
# abr/07
· votar


ok black ja entendi obrigado . gosto e conheço de viola não por convencimento mas por amor.um abraço .conheço metodos afinações luthiers e etç quero conhecer mais e tambem aprender.enfim trocar nfomações.

jabea
Veterano
# abr/07
· votar


e ai black ce acha que tem necessidade de um fcc so para viola ? porque?
se tem topico especifico prela não tem por que ou tem?

jabea
Veterano
# abr/07
· votar


black postei alguma coisa no topico amantes da viola olha la.um abrç.to aprendendo a conversar. ate que enfim!!!

andrevioleiro
Veterano
# mai/07
· votar


A melhor forma de escolher uma viola é vc gostar dela, vá em uma loja aonde existam algumas, olhe, aprecie, leve alguém que saiba tocar para experimentá-las para você, se apaixone por alguma e leve embora...Viola é igual mulher madura, vc tem que se apaixonar por ela e ela tem que se apaixonar por vc, senão jamais ela se entregará a vc...procure uma, se apaixone e seja feliz com ela...caso vc queira uma de luthier, é a mesma coisa, pesquise um pouco sobre elas, veja qual luthier se encaixa a seu gosto e manda a ver...Eu não te recomendo uma marca ou um modelo, porque eu tenho desde Tonante até de luthier e amo todas elas, e lembre-se: Por melhor que seja seu instrumento, ela será no máximo 49% do conjunto, o outro 49% estará em vc...um abraço

_BLACKMORE_
Veterano
# mai/07
· votar


jabea

sumido hein ...

jabea
Veterano
# mai/07
· votar


rapa tomei um gancho de um moderador acho que do rio grande tche muito macho..mas to na area desde o dia 24 proximo passado vossa senhoria é que sumiu...

jabea
Veterano
# mai/07
· votar


quede o pardal?????

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a VIOLA: Clássica, Caipira, Cinturada... suas Características, Aplicações, Etc.