F7 e Fm7....7ª de Fm...dissonante é menor...

    Autor Mensagem
    xlakiaz
    Veterano
    # dez/05


    Ola pessoal , eis minha dúvida

    Escala da F maior

    F G A A#(Bb) C D E F

    Escala de F menor
    F G G#(Ab) A#(Cb) C C#(Db) D#(Fb) F

    Caso não tenha errado nada esta aih as duas escalas maiores e menores de F, estava estudando formação de acordes e me deparei com essa citação...

    ¨ Para formar os acordes de F7 e Fm7, basta procurar a sétima nota na escala de Fm, pois a dissonante é menor.¨

    Não entendi (alias entendi a citação mais não consegui raciocinar..), por exemplo acorde aumentado seria baseado na escala maior, acorde diminuto na escala menor e acorde com 7ª na escala menor???

    mais vem outra questão, eu tenho um acorde em uma escala , maior por exemplo, eu posso usar uma nota de outra escala na formação dos acordes ??ou ate mesmo na formação de escalas ?? boiei nessa parte...^^

    Aguardo um maior esclarecimente de voces...Valewzzz...

    luis7777
    Veterano
    # dez/05 · Editado por: luis7777
    · votar


    eh o seguinte

    formaçao do acorde F7>>>>>>>> Tonica (F)- Terça Maior (A) Quinta justa (C) e 7ª Menos (F)

    formaçao do acorde Fm7>>>>>>> tonica(F)- terça Menor (Ab) Quinta Justa (C) e 7ª menor (Eb)

    com isso vc forma os esses acordes ae

    acorde aumentado seria baseado na escala maior, acorde diminuto na escala menor e acorde com 7ª

    nao...acorde aumentado eh vc pegar o 5º da escala e aumentar nele meio tom

    exemplo: C

    C maior(formação)= C E G
    C maior aumentado= C E G#

    mas vc tb pode fazer isso em C menor

    C menor= C Eb G
    C menor aum= C Eb G#

    sobre os diminutos

    a formaçao deles eh Tonica Terça Menor Quinta Diminuta e 7 Diminuta

    exemplo

    Cm7(5b)= C Eb Gb 7bb

    sobre acorde com 7

    depende do acorde que vc qr, exemplo, vc qr um C7, ele vai ter terça maior porem 7 menor, c vc qr um Cm7 vc vai ter terça menor e 7 menor

    mais vem outra questão, eu tenho um acorde em uma escala , maior por exemplo, eu posso usar uma nota de outra escala na formação dos acordes ??ou ate mesmo na formação de escalas ?

    cara, vamos supor...escala de C maior

    C D E F G A B

    vc qr montar um acorde de C usando essa escala, porem, vc qr por um nesse acorde um A#, ou seja, nao existe A# na escala de C, mas existe na escala de F menor

    POREM

    c vc for cifrar esse acorde estara incorreto vc por como C maior com 4º de fa menor, erradicimooooo

    vc somente coloca C maior com sexta aumenta...ou seja, vc pegou o sexto grau de C (no caso A) e aumento meio tom, o que gereou um A#

    bom, eh isso..respondi o que eu entendi de suas perguntas, espero ter sido claro

    abraços

    albertoellobo
    Veterano
    # dez/05 · Editado por: albertoellobo
    · votar


    xlakiaz
    Não entendi (alias entendi a citação mais não consegui raciocinar..), por exemplo acorde aumentado seria baseado na escala maior, acorde diminuto na escala menor e acorde com 7ª na escala menor???

    Cara, se vc está se referindo à sétima aumentada, vc só tem que jogar ela meio tom acima. Por exemplo o acorde A (lá) natural é formado pela Tõnica Lá, o 3º Grau Dó Sustenido e o 5° Grau Mi. Esse mesmo acorde acrescido de uma 7ª menor (A7) ficaria assum: Lá, Dó, Mi, Fá#. Porque Sol e não Sol Sustenido? Porque A7 é uma acorde com sétima menorm, ou seja, vc ai diminuir meio tom no sétimo grau (Sol). Esse mesmo acorde (lá natural) acrescido de uma 7ª maior, aí sim, iria ficar Lá, Dó, Mi e Sol. Essa é a lógica da escala natural maior n caso das sétimas, mas acho que dá pra aplicar essa formula em todos os demais acordes. Vc precisa apenas saber que a escala natural é T, T, ST, T, T, T, ST (t=tom, ST= semitom). Com essa fórmula na cabeça, ve monta os acordes e as escalas em qualquer tom natural, e acrescenta as dissonâncias que quiser.
    Já os diminutos sei muito pouco ainda sobre eles. A única coisa (acho) que sei é que nesses acordes e escalas, diminuem-se meio tom nos Terceiro e Quinto Grau. Posso ter falado alguma besteira, aqui, pois ainda estou apenas engatinhando nesse lance de harmonia, mas aqui no Fórum tem muitos carinhas que sacam à bessa de Hamornia e que vão te ajudar muito melhor do que eu. Aí, eu aproveito e aprendo também alguns macetes, hehehehehe. Abraços, cara!

    albertoellobo
    Veterano
    # dez/05 · Editado por: albertoellobo
    · votar


    Opa! Por falar nisso, enquanto eu tava digitando esse post acima, o luis7777 já mandou um baita informativo sobre o assunto. Já vi que vou aprender batsnate nesse tópico também.

    LeandroP
    Moderador
    # dez/05
    · votar


    xlakiaz

    Vamos antes ver as duas escalas:

    F maior: F - G - A - Bb - C - D - E - F (T, 2, 3, 4, 5, 6, 7M, 8)

    F menor: F - G - Ab - Bb - C - Db - Eb - F (T, 2, b3, 4, 5, b6, 7, 8)


    O acorde F7 tem sua origem sobre a escala do modo mixolídio. Mas onde encontrar a escala de F_mixolídio????

    Sabemos que o modo mixolídio é uma inversão da escala maior, começando da 5a nota (Vº grau) de uma escala maior.

    Se F_mixolídio é o Vº grau, então o primeiro é a escala de Bb maior.

    Bb maior --> Bb - C - D - Eb - F - G - A - Bb (T, 2, 3, 4, 5, 6, 7M, 8)

    Se você pegar esta escala começando pela 5a nota, ou seja, pela nota F, você terá a escala de F_mixolídio que dá origem a escala do acorde F7.

    F_mixolídio: F - G - A - Bb - C - D - Eb - F (T, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8).

    Compare!!!

    luis7777
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    mas vc tb pode fazer isso em C menor

    C menor= C Eb G
    C menor aum= C Eb G#


    bom, fui almoçar e começei a pensar nisso ae q eu falei ae em cima, e eh o seguinte, me peguei numa duvida, bom,raciocinei que a formaçao do Cm(5#) era desse jeito ae, mas, nunca vi nenhum acorde desse tipo, todos com 5# que eu vi eram com 7 maior

    algum sabe me responder se esse tipo de acorde existe? eh q nunca vi msm

    luis7777
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    xlakiaz
    outra coisa importante eh modos gregos, isso ae que o panucci falou eh muito importante

    estude um pouco de modos que eh bom...realmente eh chato no começo, mas vc pega o jeito, ateh de vez em qdo eu me confundo um poco

    :)

    luis7777
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    albertoellobo


    ;)

    LeandroP
    Moderador
    # dez/05
    · votar


    luis7777

    Eu nunca vi um acorde com 3a menor e 5a aumentada... pode ser uma inversão esse acorde.... uma inversão de G# maior, onde a 3a do G# é a nota mais grave.


    xlakiaz

    Já o acorde Fm7 pode ser o relativo da escala de Ab_maior, ou IIº grau da escala de Eb_maior.

    albertoellobo
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    LeandroPanucci
    Eu nunca vi um acorde com 3a menor e 5a aumentada...

    Geralmente são inversões de baixo. O baixo faz o papel da 3ª menor.... Aí o cara que escreve a cifra, ao invés de mandar Xx/X, manda X3-/5+.

    LeandroP
    Moderador
    # dez/05
    · votar


    albertoellobo

    É isso mesmo.

    xlakiaz
    Veterano
    # dez/05 · Editado por: xlakiaz
    · votar


    Ola pessoal , desculpa a demora, fim de ano é moh enrolado naum da tempo de nada , Valew a todos que responderam consegui ver de outra maneira a formação dos acordes..., o ruim é que minha cabeça não consegue formular de cabeça ainda a formação dos acordes principalmente nas escalas relacionadas com a menor eu tenho que recorrer a um papel sempre pra formular os graus etc...etc..., sera que com o tempo a associação e clareza para formulação rapidamente de acordes e escalas melhora??? alguem tem dica pra se ter uma rapidez , sim sim , treinnando escrevendo ...tocando, mais se tiverem alguma dica sera valiosa ... valewzz aew pessoal...

    luis7777
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    xlakiaz


    cara, no começo eh assim msm, vc fica pensando mil anos ateh encontra o q vc qr na escala, mas com o tempo, vc faz rapidao
    a cara, nem tenho dica, eh ler msms ateh fica tudo na cabeça, o que eu faço eh pega tipo, uma escala a cada 4, 5 dias e fica soh nela, acho q nao vale a pena pega tudo de uma vez pra estuda, va com calma, vc nao tem nenhuma porva no dia seguinte pra faze, nao eh?!

    LeandroP
    Moderador
    # dez/05
    · votar


    xlakiaz

    Exitem duas escalas que servem de referência pra outras.

    Uma é a maior natural, modo jônio. A outra é a menor natural, modo eólio.

    Os intervalos das escalas são:

    Maior: T, 2, 3, 4, 5, 6, 7M, 8

    Menor: T, 2, b3, 4, 5, b6, 7, 8


    Pegue por exemplo uma escala menor do modo dórico e você vai perceber um único intervalo diferente da menor natural, que é a 6. Enquanto a menor natural (eólio) tem 6a menor (intervalo de 3,5 tons da tônica), a escala menor dórico tem 6a maior (4 tons da tônica).

    Pegue um outro exemplo usando a escala maior como referência. Compare a maior natural (jônio) com o maior lídio e a diferença está na 4a. Enquanto a escala maior natural tem 4a justa (2,5 tons da tônica), o modo maior lídio tem 4a aumentada (3 tons da tônica).

    Compare sempre as outras escalas com essas duas que podem ser consideradas padrões para as outras.

    É nessas diferenças que entram diferentes dissonâncias no acorde.

    LeandroP
    Moderador
    # dez/05
    · votar



    e-------------|-------------|-
    B------5------|------5------|-
    G------5------|------5------|-
    D------4------|------3------|-
    A-------------|-------------|-
    E------5------|------5------|-
    Am (dórico) | Am (eólio) |



    xlakiaz
    Veterano
    # dez/05 · Editado por: xlakiaz
    · votar


    luis7777

    Não tenho prova não...rs, é que eu me deparei com o tal do guitar pro que me deixou vagabundo...rs , não preciso analisar intervalos , nem nada, soh ir no Mysongbook.com e POF...eis a musica transcrita certinha ...a gente vicia a pegar tudo prontinho e soh sentar e tocar ... ruim isso...

    LeandroPanucci

    to dando umas estudada melhor agora nas escalas, analisando relativas, similaridades..etc..etc..axar um caminho facil pra entende-las...


    Vou perguntar mais uma coisinha, essa questão me persegue a algum tempo...alguem que improvisa sabe o que esta fazendo??vou citar meu caso ....ex.: estudei uma escala Penta de A por ex.: analisei intervalos notas ate montar a escala e me acostumar com ela, porem na hora do improviso nem sei quais NOTAS estou tocando, soh sei que esta dentro da escala, é normal voce não ter ¨controle¨ sobre o improviso??? no meu caso eu sigo padrões(se puder denominar assim), escutando algumas musicas analiso alguns padrões nas tocadas e improviso tentando usar algum padrão dessas musicas, digo isso porque muitos guitarristas improvisam numa velocidade grande, como ter um controle sobre isso?? Novamente valewzz aew pela ajuda...

    LeandroP
    Moderador
    # dez/05
    · votar


    xlakiaz

    Você pode muito bem saber o que está tocando mesmo improvisando. Até mesmo em alta velocidade.

    Se você começar a tocar as notas das pentas, mas interpretando cada intervalo e analisando o efeito que ele causa no acorde, já é um bom começo.

    Depois existem alguns padrões de digitação, chamado de pattern. Esses padrões utilizam as mais variadas formas de se tocar intervalos. Por exemplo, dentro de uma escala maior, você deseja seguir em 3as diatônicas (que pertencem a escala).

    Ao invés de tocar a 1a, depois a 2a, 3a, etc. notas da escala, você pode criar um padrão em terças: T, 3, 2, 4, 3, 5, 4, 6, 5, 7, sacou?!

    Outros padrões também são interessantes, como saltar 4as, 5as... indo e voltando.

    O padrão de salto de 3as voltando, remete a um som do Luís Gonzaga, Asa Branca.

    LeandroP
    Moderador
    # dez/05
    · votar



    salto de 3as diatônicas (voltando)

    e------------------------------------------------------
    B------------------------------------------------------
    G-12-9-10-7-9-5-7---5----------------------------------
    D-----------------9---7-9-etc--------------------------
    A------------------------------------------------------
    E------------------------------------------------------


    luis7777
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    xlakiaz

    qdo eu to improvisando eu pego o tom e saiu tocando as notas...soh penso em que notas eu estou tocando na hora de "respirar" a nota, por exemplo, se o tom eh C, eu procuro a nota C na escala e paro dela, nao que isso seja obrigatorio, mas, nao maioria das vezes sai bem o som
    tb penso na as vezes em notas que nao sao boas para parar (avoide note), tipo, sem o tom eh C, eu evito parar na 4(F), mas, nem sempre, depende da base fica bonito vc parar em uma nota mas feio se repolsar em outra

    LeandroP
    Moderador
    # dez/05
    · votar



    Escala de Dó c/ saltos de 3as diatônicas

    e------------------------------------------------------
    B------------------------------------------------------
    G--------------------------------7---------------------
    D------------------7----9-7-10-9---10--etc-------------
    A----7----8-7-10-8---10--------------------------------
    E--8---10----------------------------------------------


    luis7777
    Veterano
    # dez/05 · Editado por: luis7777
    · votar


    xlakiaz
    outra coisa importante na hora de pensar nas notas eh na hora q vc vai de um tom para outro, vamos supor, de C para F
    entao vc tem q "enganar" o ouvinte, qndo for fazer isso eh bom vc usar notas que pertencem as duas escalas como passagem, exemplo: C, F, G...

    LeandroP
    Moderador
    # dez/05
    · votar


    luis7777

    Notas "comuns" entre os acordes.

    xlakiaz
    Veterano
    # dez/05 · Editado por: xlakiaz
    · votar


    Ahhhh .... sabe que nunca parei pra analisar os intervalos quando estou improvisandow... axo que o interessante é analisar os intervalos quando se esta improvisando ... começarei a prestar mais atenção quando estiver improvisandow...

    me veio uma dúvida...nossa, espero que naum fiquem loucos,
    a harmonia pode definir um Pattern(padrão) de digitação...uma música no tom de Dó, pode definir e restringir algum padrão/ação e o que não se deve fazer ou cada caso é um caso??

    LeandroP
    Moderador
    # dez/05
    · votar


    xlakiaz

    O legal é estudar intervalos mesmo.

    Dó é uma nota e Mi é uma outra nota. Agora terça maior será sempre terça maior... não sei se entendeu o que eu quis dizer....



    ... quero dizer que é mais fácil pensar assim.

    xlakiaz
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    LeandroPanucci

    analisar os intervalos é uma boa sacada, quando estou tirando algum solinho penso nos intervalos...tentarei dar uma maior visão aos intervalos

    dado como concluído meu tópico, valew pela ajuda de todos...

    The End...Nossa que bom...meu topico foi tranquilo e esclerecedor, que sorte, cada tópico novo da ate um medo...rs , com a anda de engracadinhos espalhados pelo forum ...rs

    GIANCARLO TARDELLI
    Veterano
    # dez/05 · Editado por: GIANCARLO TARDELLI
    · votar


    xlakiaz


    Parabéns!É a 1ª vez que eu vejo o próprio criador do tópico,dar por satisfeito,o que poderia se dizer""Missão Comprida"".

    luis7777
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    hahahahh, minha tb

    xlakiaz
    Veterano
    # dez/05 · Editado por: xlakiaz
    · votar


    Posso ate dizer de boca cheia que a maioria dos meus tópicos foram respondidos satisfatoriamente ou senão da melhor maneira possível, soh não capto o máximo de informações possíveis quando não tenho nenhum conhecimento, mais sempre é muito proveitoso...espero que o conhecimento impere no forum SEMPRE, e espero que 2006, venha com tópicos interessantes, brigas deixadas de lado e o conhecimento como cunho principal no forum ....


    e algo que aprendi aqui em todo meu tempo de acesso....e apesar de obvio mtas pessoas não observam o obvio, um tópico bem respondido não ajuda a uma pessoa mais milhares delas, a dúvida do outro pode ser a sua ...por isso deve levar em questão a resposta em sí e o esclarecimento, qualquer outra maneira de opinião deve ser feita de forma a não prejudicar o foco do tópico é o que eu acho que seria uma boa mudança pra 2006...Abracos...

    luis7777
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    xlakiaz
    O.O

    palavras sabias

    ;)

    LeandroP
    Moderador
    # dez/05
    · votar


    yeah!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a F7 e Fm7....7ª de Fm...dissonante é menor...