【FIXO】 Violões: tipos, modelos, características, etc! >>>>>

Autor Mensagem
karnack_jm
Veterano
# ago/06
· votar


hmmmm... to precisando de uma ajuda pra comprar meu violão novo...

Eu toco violão a dois anos... aprendi num tonante (blah!!! ¬¬) de aço...
felizmente, eu viajei, minha mãe foi arrastar meu armário com o violão em cima e adeus tonante...

Aí agora eu já to tocando um pouco melhor e quero continuar estudando violão, mas não vou me tornar um músico, nem tocar em uma banda... apenas pq eu gosto de tocar violão...


Então... eu queria um violão mediano, entre 400 e 500 reais, (ou mais barato né... heheheh) eletro-acústico de aço... que que vcs me recomendam?


Obrigado!

Fredsalviato
Veterano
# ago/06
· votar


Na faixa de preço de até 400/500 reais eu compraria um Violão Yamaha F310, que é acústico e está +/- R$ 480,00.
Tem tb o TAKAMINE - G-240RS R$ 670,00.
Por um pouco mais vc pode comprar o Violão Yamaha FX 310A, que é elétrico e está custando R$ 770,00.
Mas se vc tiver bala na agulha, faça como disse o nosso colega acima e encomende um de Luthier, que dura a vida toda...

Abraços.

tiago camilo
Veterano
# ago/06
· votar


Galera,
Gostaria da opiniao de vc's sobre este modelo, as Caracteristicas são boas.

Violão RMV Arena PAR 1012

Características:

-Descrição: Folk
-Tampo: Mahogany
-Fundo e Lateral: Mahogany
-Escala: Rosewood
-Braço: Mahogany
-Traste: Alpaca
-Tarrachas: douradas blindadas
-Captador: Belcat ativo
-Equalizador: 5-band com afinador eletrônico
-Cor: natural mahogany

Obrigado....

joaoaroma
Veterano
# set/06
· votar


Experimentem o Silent da Yamaha, ou o AEX-500 também da yamaha, são ótimos violões á nível de acabamento e timbre vale à pena....

nascimento
Veterano
# set/06
· votar


E ai Gentarada, eu tinha uma guita squier strat by fender e um violão dallas tagima, anunciei os dois no ML e acabei trocando- os por um violão takamine EG 541 c Coreano,de mano.
Queria saber dos mais experientes se fis bom negócio blz !!VALEU!!

Max Monteiro
Veterano
# set/06 · Editado por: Max Monteiro
· votar


Olá pessoal!! Gostaria de tirar uma duvida com vcs. Lá vai: Tenho um violão eletrico ibanez talmam TCY10 e gostaria de trocar por algum outro um pouco melhor pois estou tocando em uma banda e esse violão não está me satisfazendo. Preciso de algo um pouco melhor em torno de 800 ou 900. Alguem me sugere algum?!?!?!?!?!

albertoellobo
Veterano
# set/06
· votar


Greenwood

Cara, faz sentido sua observação. os jumbos legitimos são muito maiores, mas esses jumbos mais "populares" tb são excelentes violões para quem gosta de sonzeira. São bem grandes tb (maiores que os folks).

Max Monteiro
Crafter GA6. Um ótimo violão para tocar com banda!


nascimento
E ai Gentarada, eu tinha uma guita squier strat by fender e um violão dallas tagima, anunciei os dois no ML e acabei trocando- os por um violão takamine EG 541 c Coreano,de mano. Queria saber dos mais experientes se fis bom negócio blz !!VALEU!!

Está contente com a troca? Se sim, fez um excelente negócio. Se não, vc poderia ter trocado ele por um Savogia ou Matin que não teria sido bom negócio.
Instrumento musical é algo muito pessoal. Eu tenho um Lauren LA125 qu comprei por 200 e poucos reais mas não vendo nem troco por nenhum outro violão.

albertoellobo
Veterano
# set/06
· votar


karnack_jm
Então... eu queria um violão mediano, entre 400 e 500 reais, (ou mais barato né... heheheh) eletro-acústico de aço... que que vcs me recomendam?

Hofma Ye203, 206, ou 207. Eagle Ch887 ou Ch888., Cruiser By Crafter... esses modelos.

tiago camilo

Cara, eu stu curiosssimo com esses violões da MRV. Testei 1 de nylon e gostei muito.
Esse folk ainda não vi, mas é interessante. Custa quanto?

Abraços!

magogam
Veterano
# out/06
· votar


gostei muito das informações desse tópico.

Alguém poderia explicar as difenrenças entre os modelos de violão (folk, clássico, flat, jumbo, cutaway, etc) nylon e aço, colocando os fortes, fracos e os usos de cada um.
Já toco há um bom tempo mas nunca tive a oportunidade de testar os diversos modelos. Estou vendo a possibilidade deu comprar um folk, acredito que esse se encaixa melhor no que procuro. Por isso gostaria de saber os conceitos de vocês.

valeu!!

maggie
Veterana
# out/06
· votar


magogam
folk, clássico, flat, jumbo, cutaway
cada um tem um timbre diferenciado, dependendo do tipo de som que tu procura um modelo é mais apropriado que outro
=)

Bog
Veterano
# out/06
· votar


magogam

Algumas dessas coisas foram discutidas aqui:

http://forum.cifraclub.com.br/forum/4/146757/

"Clássico" é normalmente o formato usado para os violões com cordas de nylon. Tem várias diferenças para o violão com cordas de aço, incluindo a construção (formato, tipo da ponte, madeiras, etc), timbre (completamente diferente) e mesmo a "pegada" (cordas de nylon são mais macias, o espaçamento entre as cordas é maior, etc).

O resto acho que a gente discutiu no tópico que eu citei.

magogam
Veterano
# out/06
· votar


valeu pelas dicas, me ajudaram bastante.
Vo continuar procurando um pouco mais sobre o assunto para ver se consigo "escutar" o som de cada um mesmo sem ouvi-los. Parece difícil mas dá para ter uma noção.

arraroefeito
Veterano
# nov/06
· votar


E ae Galera! eu comprei um WASHBOURN Lyon. Pelo preço e acabamento achei muito bom. Minha dúvida é com relação ao captador (ativo). O ganho dos efeitos é mto parecido com o da EAGLE. Alguém ae sabe se é realmente a mesma captação????

Léo Mineirinho
Veterano
# nov/06
· votar


Caro Albertoellobo:
Certa vez fui a um barzinho em Juiz de Fora MG e assisti a uma apresentação de músicos que esculaxaram. O cara do violão tocava em um Eagle GL 36 e eu me apaixonei. Fui atras pesquisei e o comprei em uma loja em Porto Alegre por R$ 559,00. O som dele plugado é fantástico tem um baixo que encanta os ouvidos de quem curti Pop Rock e MPB e seu agudo é bem balanceado. O que temos que observar quando vamos comprar um violão é o jogo de cordas. Geralmente quando testamos violões em lojas as cordas não estão nas melhores condições e atrapalha no teste. Ontem mesmo eu troquei o jogo do meu GL e nota-se, na hora, a diferença. Aconselha-se a trocar de 3 em 3 meses, principalmente o aço que sofre com a tranpiração da mão esquerda. Cordas velhas dão um som gritadamente diferente do que o violão oferece em som. Considere isso meu chapa e Boa escolha. Viva a música, viva ao violão!!!

GCC
Veterano
# dez/06 · Editado por: GCC
· votar


karnack_jm
Então... eu queria um violão mediano, entre 400 e 500 reais, (ou mais barato né... heheheh) eletro-acústico de aço... que que vcs me recomendam?

Hofma Ye203, 206, ou 207. Eagle Ch887 ou Ch888., Cruiser By Crafter... esses modelos.


Esse tópico é excelente, me tirou muitas dúvidas e dá pra dizer que afunilei bastante minhas opções. O meu caso é bem semelhante ao do amigo acima, só que não será meu primeiro violão, já tenho um Giannini aço folk, só que não é elétrico, por isso tô querendo trocar.

Desses listados aí dá pra ver que são basicamente a mesma “composição” (tampo maple ou spruce, escala jacaranda e braço nato), até porque Hofma e Eagle são da mesma “família”. Só o Cruiser by Crafter tem uma madeira diferente (fundo e lado agathis – é pior?). Descarto o Hofma 207 e o Eagle 887 porque são pretos (questão de gosto mesmo) e o Eagle 888 porque não tem cutway.

Então me sobram Os Hofma 203 (jumbo) e 206 (folk), o Eagle 889 (folk) e o Crafter JE-4E (folk) (o único que tem no site deles). Os preços são meio parecidos também. Desses, algum se destaca ou é só gosto?
Eu não toco em palco, só toco de brincadeira em casa com outro guitarra ou em churrasco, hehehe (nesse caso tocaria plugado também). Qual vocês recomendariam?
Ah, tenho duas guitarras SX e gosto muito. Por isso também gostaria de uma opinião sobre os violões Shelter e SX.

REGIS10
Veterano
# dez/06
· votar


AMIGO, ESTOU A PROCURA DE UM VIOLAO DESSES DA CRAFTER QUE VOCE PASSOU O MODELO E SO TENHO ENCONTRADO AQUI EM SP POR NO MÍNIMO 1400!!! ONDE VOCE ACHOU POR 1100? DIVIDE A RAPADURA COM A GENTE!!!!!!!

blinnk
Veterano
# dez/06
· votar


GCC
Então me sobram Os Hofma 203 (jumbo) e 206 (folk), o Eagle 889 (folk) e o Crafter JE-4E (folk)

ta entre o 203 e o 206.... qual sera q eh melhor? alguem aajuda
vlw

ras-roberto
Veterano
# jan/07
· votar


então galera comprei um violão giannini cpx-5 estava na duvida muitaduvida mas mesmo assim levei agora que estou com ele em casa nao gosto e quero devolver mas a loja não aceita nen um tipo de negociaçaõ que faço paguei 1500 reais

Tamuriano
Veterano
# jan/07
· votar


Pessoal eu tenho um Hofma YE 202 queria opiniões de vcs sobre ele... Por favor só quem já tocou em um desses pode me ajudar...

iMPeLLiTTeRi
Veterano
# jan/07
· votar


Texto do tópico que eu criei e não me ajudaram muito:

Bom pessoal, tenho interesse em comprar um violão Aço, com Cutway, Preto. Encontrei esse modelo da Takamine (EG321C) e achei bem legal o som, mas na aparencia ainda não é o que eu procuro. Eu queria um violão no estilo do Ibanez AEG10. Uma outra opção seria o ED75 da Crafter que vi bons comentários aqui no forum. Vocês teriam alguma outra sugestão de violões nesse estilo e faixa de preço (R$1.000)? Obrigado.

(Obs.: Sei que o que vale é o som, mas seria legal conciliar as duas coisas)

Fredsalviato
Veterano
# jan/07 · Editado por: Fredsalviato
· votar


albertoellobo É muito legal este forum que você criou, na terça feira dia 16/01, estarei testando dois violões da Hofner, o modelo 203 e o 206, pois preciso de um violão de aço para tocar pop/rock, e estes são dois modelos que me interessam, e que pelos comentários do site tem bom custo/beneficio.

Gostaria de pedir aos colegas do forum que possuam "algum desse dois modelos" que fizesse um comentário a respeito de durabilidade, como estão envelhecendo eles, uma vez que o som dele plugado é muito bom, superando inclusive alguns modelos mais caros que tem captação e equalização mais simples.

Abraço a todos

Fredsalviato
Veterano
# jan/07
· votar


Uma curiosidade... um amigo que trabalha com instrumentos musicais (há 20 anos na Teodoro Sampaio) disse que não existe tanta diferença entre os instrumentos fabricados (made in china) pois a fabricação de todos é identica e feitos na mesma fabrica, muda-se hardware e madeiras, mas que a fabrica que monta é a mesma, isto é...

Ele diz que gosta da Eagle, porque é honesta no quesito preço, uma vez que muitos violões equivalentes feitos na mesma fabrica custam bem mais.

Por outro lado, as fabricas que realmente são as melhores possuem preços que se iniciam bem mais caro, e isto se reflete na qualidade do instrumento que é visivelmente superior, mas entre os de preço ainda acessiveis, citou o Canadá como bom fabricante de violões.

Portanto, cuidado com a marca, teste os instrumentos com os ouvidos porque a fabrica que os monta é a mesma, estou comprando um jumbo da Hofner para ser meu 2º pelo ótimo preço/beneficio.

É claro que estas observações valem para instrumentos novos de baixo custo, (até 900 reais), uma vez que acima deste preço as madeiras sólidas começam a fazer diferença no timbre,

(Meu sonho de consumo é um violão clássico nylon do Luthier JB, e um Martin aço modelo DM. ainda chego lá...)

Lucas15
Veterano
# jan/07
· votar


Eu estou indo começar os estudos de violão erudito egostaria de saber ql modelo e marca devo comprar

Fredsalviato
Veterano
# jan/07 · Editado por: Fredsalviato
· votar


LucasLucas15
Eu estou indo começar os estudos de violão erudito egostaria de saber ql modelo e marca devo comprar


Eu considero o Gianinni C3 como um ótimo violão para quem vai começar a estudar violão classico, uma vez que com ele você só trocará de violão se for por um de luthier.
possui ótimo custo/beneficio, nenhum importado te dará a qualidade dele pela mesma faixa de preço:

Tampo: Maciço de Pino Engelmann Importado
Faixa e fundo: Pau-ferro
Braço: Cedro com tensor regulável e reforço
Escala: Ébano
Trastes: 19 em Alpaca

Mesmo o Gianinni C1 é otimo, porém se você tiver condições financeiras, compre um de luthier, que você terá violão para a vida toda, o JB é um que eu gosto.

O pessoal do forum também gosta de Yamaha, mas como eu não conheço, prefiro não indicar.
Não se esqueça que o encordoamento é muito importante, eu uso Augustine blue, que é muito bom.

Abraços.

Helder Bello
Veterano
# jan/07 · Editado por: Helder Bello
· votar


"Eu considero o Gianinni C3 como um ótimo violão"

Depende. Se for de antes de 2003, endosso e sou sectário de sua opinião. Agora, se for desse ano para cá, aí já é preciso testar muitos violões.

Há algum tempo fui, com um aluno, em diversas lojas de instrumentos a fim de que ele adquirisse um novo violão. Indiquei-lhe o C3 e fui com ele para testarmos os instrumentos. Para nossa surpresa, das 8 lojas em que fomos seis apresentaram violões extremamente ruins. E nas outras duas o violão era, na falta de outro epíteto, simplório se comparado com outros C3 que já haviamos visto, de alguns amigos (e inclusive o meu).

Pois bem. Ele acabou por adquirir um Marcos Jackel (luthier curitibano). E eu acabei por ver que apenas um nome não é sinônimo de qualidade. Os C3 foram indiscutivelmente bons. Foram!

Instrumento para estudo? Tente adquirir um usado, bem antigo. Um Giannini antigo, um Di Giorgio. Os novos estão, ao meu ver, muito ruins. Será que os luthiers dessas grandes marcas esqueceram como fabricar violões? Ou adentraram no mercado luthiers novos, com pouca experiência?

Enfim...

Não deixem de visitar: http://violaoerudito.blogspot.com/


Abraços.

Fredsalviato
Veterano
# jan/07 · Editado por: Fredsalviato
· votar


Fico muito triste em saber que a qualidade deste bom violão tenha caido, gosto da linha clássica da gianinni, principalmente de 1982 a 1988, talvez a excessiva terceirização tenha feito a qualidade diminuir...

O pior é que muitas empresas "famosas", encomendam seus violões em fabricas que não tem compromisso com qualidade, e sim com a quantidade. o que faz com que as pessoas paguem caro pela grife, e levem violões que não tem a qualidade que se espera.

Por favor, manda o contato do luthier para mim, pois irei encomendar um violão nylon este ano, e irei fazer uns orçamentos.

Abraços

Helder Bello
Veterano
# jan/07
· votar


Fredsalviato

Bem. O contato para o grande e primoroso Luthier Marcos Jackel é o seguinte: O e-mail do Marcos do violão
marcospjackel@ig.com.br
Fone : 3274-1796

Neste link também podes encontrar diversos luthiers brasileiros, dos mais variados estados. Eis o link: http://spreadsheets.google.com/pub?key=puW-M1glN4tG5e_etvRyEOw

Tal link provém do sítio do eminente violonista e professor Bruno Madeira. Deixo aqui o link para o excelente blog dele: http://violao.brunomadeira.com/?p=8


Abraços.

Fredsalviato
Veterano
# jan/07 · Editado por: Fredsalviato
· votar


Helder Bello,
Obrigado pelos contatos, dentro do tópico que estamos eu quero ficar com três violões:

1) um de nylon maciço feito por um bom luthier (para tocar bossa nova, que eu gosto muito). O valor do violão de um luthier compensa a encomenda, os materiais são todos maciços e aplainados à mão, o violão é feito para você, a qualidade é maxima, não precisa de mais comentários...

2) um de aço da Martin, que é um violão que não deixa duvidas a respeito de sua qualidade, a Martin tem sua linha de saida com bom preço e é montada nos EUA, vale a pena procurar um usado desta marca...

3) o jumbo que eu comprei nesta semana, o Hofma YE203 BK.
Comparei com violões de várias marcas na loja (inclusive superiores), e só posso endossar o que disse nosso colega albertoellobo, o som dele supreende, o timbre é ótimo, o sistema de captação/equalização é muito eficiente (testei em uma caixa "nervosa" da Meteoro), este violão vale muito mais do que custa, recomendo para quem quer o seu primeiro ou um bom back-up para sua raridade.

Abraços.

Fred.

blinnk
Veterano
# jan/07
· votar


Fredsalviato

ese jumbo da hofma eh verastil? tipo, como eu ja flei ao em cima, sempre q vejo uma banda de rock, ou punk, fazendo um som acustico eles soh usam folk, entao para isso o jumbo tmb eh bom? e pra tocar muscias em powerchord o jumbo eh bom tmb?

vlw!

Fredsalviato
Veterano
# jan/07
· votar


Este modelo é muito versatil, porque é um jumbo tamanho médio, portanto o som dele soa equilibrado embora com mais clareza no timbre, o ideal é vc comparar o som dos dois lado à lado tocando o estilo mais radical que vc puder, eu fiz assim, e no estilo que eu gosto achei o som dele equilibrado...

O som dele é perfeito para se tocar musicas do estilo do Jack Johnson, embora o que eu mais toco é Catedral, Oficina G3, Guardian, Whitecross...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Violões: tipos, modelos, características, etc! >>>>>