【FIXO】 Violões: tipos, modelos, características, etc! >>>>>

Autor Mensagem
albertoellobo
Veterano
# jan/06 · Editado por: albertoellobo
· votar


Cara, veja bem... o Yamaha não tem como ser comparado com os outros dois modelos Di Giorgio e Gianinni. Eles são diferentes. O Yamaha é um violão clássico, acústico e sem cutway, portanto, tem bojo maior, uma excelente sonoridade, e só. Isso não quer dizer que seja inferior ou superior aos outros dois, mas sua aplicação, caracteristica e timbre são completamente diferentes. A única coisa em comum à ambos é o fato de serem instrumentos pra encordamento de Nylon.
Agora, excluindo o Yamaha e comparando o Talent 1 com o GWNFLST, o da Di Giorgio ganha disparado. Tem o braço mais confortável, tampo maciço, sistema de captação de som e conjunto elétrico infinitamente superior ao da Gianinni, e, apesar de ambos os modelos serem do tipo "flat", o Talent 1 tem mais intensidade de som quando desligado que o GWNFLST. A única vantagem desse modelo sobre o Talent 1 é o tensor no braço. Entre um e outro (já tive oportunidade de tocar com os dois) eu ficaria com o Talent 1 sem pensar muito.

franciscocantao
Veterano
# jan/06
· votar


Estranho é que o vendedor me falou uqe o Gianinni tem um som melhor unplugged pq a caixa de ressonância é maior que a do Di Giorgio Talent 1, na verdade eu até que senti uma diferença mesmo, mas será que ele está tetnando me enrolar? rsrs

Você falou corretamente sobre o Yamaha, mas ele é realmente o com melhor sonoridade, mas não tem cutway nem é elétrico, mas que é bonito e bom, ah isso é.

Eu que estou começando, qual você aconselha? O Talent mesmo?

albertoellobo
Veterano
# jan/06
· votar


franciscocantao
Bom, desligado, o Gianinni tem uma projeção de som MAIS ALTA, mas isso não quer dizer COM MAIS QUALIDADE. O Talent 1, apesar de ter a acústica um pouquinho mais baixa, tem muito mais definição de notas, principalmente nos bordões, onde o GWNFLST[/b] peca mais, pois os fraseados de bordões desse modelo saem meio "embolados".

Como vc está começando, o modelo mais indicando vai depender do que vc quer aprender. Se pretender estudar violão clássico, bossa-nova, MPB, samba, por exemplo, eu te indicaria o YAMAHA mesmo, pois, ele é um excelente instrumento pra esse segmento - quase profissional. Mas se seu negócio for mais direcionado para um Pop/Rock, Blues, etc, seria mais aconselhável vc adquirir um violão de aço, que são mais próprios para esses estilos.
Não adianta muita coisa vc adquirir agora um [i]Talent 1, GWNFLST
ou outro violão mais caro somente pra "aprender", mas também é contraproducente vc começar a estudar com um violão que deixe a desejar em seus recursos básicos como boa acústica, bom timbre, resistência e tocabilidade. Mas, em todos os casos, dentre esses três violões que vc citou no tópico, te indicaria o YAHAMA pra vc começar seus estudos.
Espero ter lhe ajudado.
Abraços!

franciscocantao
Veterano
# jan/06
· votar


Valeu mesmo!

Vou de Yamaha, pois é o violão que me agradou mais e o preço está dentro do esperado. Eu curto estes ritmos mesmo, mpb , samba e um pouquinho de pop rock e me apaixonei pelo som dele, o bicho tem a minha cara!!

Bom, a parte negativa é que ele não é elétrico, pois às vezes gosto de tocar plugado!! Apesar de não ser uma constante!

Vou comprar e depois posto minhas impressões como leigo rs

No mais, acho que um bom violão faz toda diferença até para quem está começando. Tinha um Gianinni que o cavalete quebrou e agora comprei um lixo de violão e mesmo sendo leigo, a qualidade dele é desmotivante e as notas não saem "limpas" como no meu antigo Gianinni ou no violão dos meus amigos.

Um abraço e obrigado pela ajuda!

albertoellobo
Veterano
# jan/06 · Editado por: albertoellobo
· votar


franciscocantao
a parte negativa é que ele não é elétrico, pois às vezes gosto de tocar plugado!! Apesar de não ser uma constante!
Como vc memso disse... tocar plugado não é uma constante. Então, compre esse Yamaha e depois, quando puder, compre um violão elétrico também.

Radamanthys
Veterano
# jan/06
· votar


Tava afim de comprar um violao eletroacustico, tava querendo gasta menos de 800 reais nele, mas tenho 1100 reais e queria usar o resto pra turbina minha guita. Queria um violao que tenha um som bom estando ou nao plugada. Dei uma pesquisada e achei uns modelos que me pareceram bons

Condor CS70 Lancamento! (nao sei qual a diferenca com o modelo CS73)
http://www.condormusic.com.br/instrumento.asp?id_instrumento=99&id_cat egoria=3&cor=N&id_familia=17

Condor CS90
http://www.condormusic.com.br/instrumento.asp?id_instrumento=99&id_cat egoria=3&cor=N&id_familia=17

Tipo os captadores Shadow sao bons? Melhores que os Condor?

Eagle GL36
http://www.eagleinstrumentos.com.br/produtos.asp?id=1&modelo=8

Eagle CH306
http://www.eagleinstrumentos.com.br/produtos.asp?id=1&modelo=14

Michael VM555EQ (ñ sei se eh esse mesmo que vi na loja mas eh um lancamento e tem captacao Shadow)
http://www.michael.com.br/produtos/modelo.asp?Modelo=134&Categoria=2


Strinberg aw-53c
http://www.strinberg.com/aw53cbk.asp

Crafter TGAE036 ou GAE648SP
http://www.crafterguitars.com.br/acusticospro/tgae036.html

Yamaha CPX8
http://www.yamahamusical.com.br/index.php?pagina=produto&id=103

Yamaha APX-9NA
http://www.yamahamusical.com.br/index.php?pagina=produto&id=120

Que madeira eh boa para cada parte do violao?

Pelo visto deu pra perceber que estou meio perdido. Eu fui na teodoro testei varios violoes eletro/acustico e comecei ate a ficar confuso de tanto violao que testei. A proxima vez que eu for la quero ter um modelo em mente! Alguem pode me ajudar? Citar um outro modelo talvez...

valew....

albertoellobo
Veterano
# jan/06 · Editado por: albertoellobo
· votar


Cara, com 110 reais pra gastar, dá pra pegar o Crafter TGAE036 ou GAE648SP eos YAMAHA CPX8 ou APX-9NA , tranquilo, que dentre os violoes que vc descreveu, seriam os três pelo qual optaria.
Com menos um pouco de money (800 reais) eu iria de
Strinberg aw-53c, pois esse violão tb é muito legal. O Condor CS70/90, seria minha segunda opção nessa faixa de valores.
Só não compraria mesmo esse Eagle CH306 e Michael VM555EQ , o primeiro porque é um violão "fraquinho" - não tem grasve nenhum desplugado, e o segundo porque eu não gosto dessa marca (Michael).
Espero ter lhe ajudado.
Abraços

CaimDark
Veterano
# jan/06
· votar


Radamanthys
Pensa bem antes de comprar pra não se arrepender depois cara. Se você tem os 1100 na mão, talvez valha mais a pena gastá-los num puta violão, do que economizar 300 reais agora e depois se arrepender porque tava com a grana na mão e não comprou um melhor. Não tô falando que você deve fazer isso, só te dando o toque pra você ponderar e fazer o que achar melhor. A propósito, ao contrário dos outros modelos que vc mostrou, o yamaha APX 9NA é pra cordas de nylon. É esse mesmo que vc quer?
Abraços!

jaime_plucky
Veterano
# jan/06
· votar


Radamanthys
Eh amigo, se voce encontrou esses modelos violoes yamaha e esse modelo da crafter por R$1100 reais, cara naum pense duas veses, compre.
Ha uma mes eu comprei meu violao da marca CORT e modelo SFX 6B, com captaçaum fishman e equalizador com afinador embutido, eh um puta violao, muito loku o som tanto plugado como desplugado.
E em relaçaum a captaçaum shadow, eh boa sim e eh melhor do que as da Condor
E em relaçao as madeiras para as partes do corpo, as mais usadas e melhores saum:
CORPO: Spruce (Pinho), Cedro, Maple,

FUNDOS E LADOS: Rosewood (Jacarandá), Mahoagany (Mogno),

BRAÇO: Mogno.

ESCALAS: Jacaranda, Maple, Alder.

Radamanthys
Veterano
# jan/06
· votar


CaimDark
Valew cara, acho q vc tem razao...

jaime_plucky
valew. vi usado, vale a pena? Vc sabe qto ta um novo?

albertoellobo
Veterano
# jan/06
· votar


jaime_plucky
Ha uma mes eu comprei meu violao da marca CORT e modelo SFX 6B, com captaçaum fishman e equalizador com afinador embutido, eh um puta violao
Conheço esse violão. É excelente instrumento, a nivel de Crafter e Takamine. Pena a "Cort" ainda ser muito mal distribuida, pois algumas lojas nem sequer conhecem direito esses violões.

jaime_plucky
Veterano
# jan/06 · Editado por: jaime_plucky
· votar


Radamanthys

o Crafter TGAE036 ta custando novo R$: 1.899 Reais o GAE648SP ta R$ : 1.599 Reais o Yamaha Apx 9 ki eu conheço eh o "Apx 9.A" ele eh de aço ta custando R$ 3.100 reais. O.o.

albertoellobo

Eh cara realmente a cort eh uma marca de qualidade, nao deja a desejar, mas Realmente eh pouco conhecidade qui no brasil, mas entrando a pouco tempo no mercado brasileiro, Ha uns dois anos a Crafter tbm nao era muito conhecidada, mas pela qualidade conseguiu consquistar, com a cort vai ser a mesma coisa.

mas se voce quiser saber quais lojas possuem instrumentos CORT original pergunte ao distribuidor aqui do brasil:

http://www.equipo.com.br

CaimDark
Veterano
# jan/06
· votar


jaime_plucky
Uma vez toquei num violão Cort de aço modelo flat com cutway, cor verde. Custava 2100 reais, mas era muito bom. Me impressionou em todos os sentidos. Pelo preço, acho que eu não compraria, pois ví uns Takamines até um pouco mais baratos que tb achei muito bons. mas mesmo assim deu pra ver que a marca é de respeito.

albertoellobo
Veterano
# jan/06 · Editado por: albertoellobo
· votar


Violões Folk LAUREN LA125 e HOFMA FAW0106C: Comparações

Bom, conforme prometido, farei um relato aqui sobre o que achei ao comparar os violões LAUREN LA125 Folk Natural Acústico e o HOFMA FAW0160C Folk Cutway Natural Acustico . Nessa última semana eu praticamente só toquei nesses dois violões.

ACABAMENTO: O acabamento do HOFMA 160 é pouco superior ao Lauren 125. A diferença mais significativa estão nos detalhes, como nas cintas de acrílico no revestimento do bojo e do braço, nas taraxas e no cavalete. Em se falando de pintura, apesar de as cores de ambos serem exatamente iguais (tampo na cor natural, laterais, braço e fundos na cor vinho) não tem muito o que comparar, pois o LA125 é fosco enquanto o FAW160 é envernizado.
Nos trastes, pouquissima diferença tb, apesar de ter gostado mais dos trastes do Hofma (polido) do que o do Lauren (fosco).
As tarraxas do HOFMA (tipo de guitarra) são mais apresentáveis que às do Lauren (tarraxas simples), mas, apesar da diferença entre elas, a funcionalidade foram iguais em ambas (no quesito estética do conjunto, até achei que as do Lauren combinaram melhor com o resto do violão que as do Hofma).
Ambos os modelos vêm com apenas uma roldana, a do fundo do violão, e são exatamente iguais.
A Logomarca HOFMA, pintada de forma prateada e sintilante, "aparece" mais que a LAUREN, pintada em tinta dourada comum.
Achei Rótulo do Lauren LA125 (redondo, acompanhando o desenho da roldana e a cor da mandeira) menos "poluente" visual do que o da Hofma FAW160 (quadrado e impresso em papel azul), mais extravagante.
As escalas do braço do Lauren 125 (pretas) me pareceu esteticamente mais bonitas que a do Hofma 160 (rosada).
O rastilho original e o da pestana de ambos são exatamente iguais (de resina acrílica)

TOCABILIDADE: Como já tenho o Lauren 125 há mais tempo, claro que estou muito mais habituado e adaptado a ele que ao Hofma 160, mas esse violão me surpreendeu pela sua tocabilidade. O braço é ligeiramente mais largo que o do Lauren e os trastes são do tipo "trapézio", enquanto os do Lauren é do tipo "jumbo". Isso possilibitou uma facilidade imensa de adaptação ao seu encordamento original (D'addáriuo 0.10). Nas ações de efeitos tipo Bends e Slides, ambos se comportaram exatamente iguais, ou seja, é facílimo fazer esses efeitos tanto no LA125 quanto no FAW160.

SONORIDADE: Aqui reside a maior entre ambos. Pela primeira vez eu tive uma prova prática de que o Cutway interfere na sonoridade do violão. Apesar de serem de marca e acabamento diferentes, a diferença foi gritante. Enquanto o Lauren LA125 tem um timbre rechonchudo, bem definido e com um sustain de grave encorpado e maravilhosamente alto, o HOFMA FAW160 tem um agudo muito foda, um médio assustador e um Grave estalado e metálico. Ou seja, o LA125 oferece um timbre mais coeso e aveludado enquanto o FAW160 tem um som mais dividido e pesado, com perdas significativas de grave quando tocado dedilhando em relação ao LA125. Já os efeitos do tipo Bends e Slides ficaram muito mais nítidos no Hofma que no Lauren. Essas diferenças sonoras me parecem ser ocasionadas por esses dois fatores conjugados: 1) o cutway diminui o bojo; 2) o acabamento envernizado metaliza e divide os timbres do som.
Testei instalar cordas 0.9 da NIG - a mesma que uso no Lauren 125 - no Hofma FAW160. Não ficou legal, houve perda de volume, de timbre, de nitidez e de definição de grave. Testei o inverso: D'addário 0.10 - a mesma que veio no FAW160 - no Lauren 125. Ficou razoável, o som ganhou mais peso, mas ganhou tb muito mais médios e mais ruídos e a tocabilidade ficou comprometida (difuculdade em fazer pestanas).
Enfim, o Lauren até passa com cordas 0.10, apesar de render melhor com 0.9, mas o FAW160 com cordas 0.9 fica um violão irreconhecível.

CONCLUSÕES: Após essas comparações chego a conclusão que ambos são dois excelentes violões, tanto para quem deseja iniciar a tocar violão aço quanto para quem já tem certo domínio na arte de tocar num folk. O HOFMA FAW160 me pareceu mais "resistente" que o LAUREN LA125, sendo portanto, uma ótima opção de violão para levar à acampamentos e passeios, enquanto o Lauren, de madeira mais fina, é um excelente violão doméstico. Ambos são bem leves, "Made In China", e são dois dos melhores custo/beneficio que se pode encontrar no mercado, com preços variando entre R$129 (Lauren LA125) e R$200 (Hofma FAW0160C).
Eu recomendo esses dois instrumentos.
Abraços a todos.

albertoellobo
Veterano
# jan/06
· votar


Violões Folk LAUREN LA125 e HOFMA FAW0106C: Comparações


Ah... um detalhe que esqueci de mencionar: o Dreadnought do Lauren LA125 é menos ovalado na parte de trás do que o do Hofma Faw0160C, que é bem mais côncanvo. Não sei se isso interfere no som ou em alguma outra coisa, mas é bom registrar isso tb.

ironlionzion
Veterano
# jan/06
· votar


1) STRINBERG AN96C - Gostei muito desse violão. Tem bom timbre, braço confortável e acabamento muito bom tb e tem uma resposta áudio muito foda, ligado e desligado, mesmo sendo de acabamemto envernizado. Dois detalhes, porem não me agradaram: o peso dele (pesado demais pro seu tamanho e modelo) e o preço: 850 reais em média. Mas valeria a pena se eu dispusesse desa grana
Fala cara baum demais?Já tem 2 meses que você postou isso,mas achei interessante ver o meu violão mencionado ae.Nunca vi ninguém aki no fórum ninguem que eu conheca falando sobre a marca Strinberg.Eu tenho jsutamente esse da Strinberg AN96c com pre-amp shadow LC-4 ....ele é um ótimo violão,antes dele eu tinha um di giorgio 18,empenado 90º(lol ele era muito empenado MESMO) mto ruim,mas foi o meu primeiro violão e talz,e tokei nele por uns 4-5 anos...dai há uns 6 meses atras comprei esse strinberg,apaxonei com ele,mto bom,bonito e tal.O bom foi que paguei 650 junto com capa,encordeamento d'ddario e suporte...ele mesmo custava 680 mas o kra fez uns desconto la pra mim....
O único problema eh q parece q agora ele enpenou,talvez em uma viagem q eu levei ele,pq eu cuido dele como se fosse meu filho.MAs eh isso ae abraço.
A propósito,peguei seu msn num desses tópicos por ae,depois me autoriza la pragente trokar umas ideias sobre violão e música em geral.

albertoellobo
Veterano
# jan/06
· votar


ironlionzion
Opa! Já está add... te espero online pra gente tc.

Realmente, esse Strinberg AN96C me impressionou muito quando o testei. Só que ele tem quase o dobro do peso de um violão de outras marcas mas do mesmo estilo. A madeira usada nele deve ser "pau de dar em doido", hehehehe.
Quanto ao seu violão ter empenado, vc trocou o encordamento dele por outro de maior tensão sem levar pra num luthier regular o braço? Guarda ele protegido do sol e da umidade excessiva? Guarda com as cordas pra pra baixo (na horizontal) ou pra trás (na vertical)? Fica muito tempo sem tocar nele e não afrouxa as cordas? Tudo isso pode empenar o braço de um violão, seja ele bom ou ruim.
Abraços!

Rodrigo da Silva
Veterano
# jan/06
· votar


cara, eu nunca vi, mais to sabendo de um novo modelo da Eagle, parece que é um Jumbão, dizem ques os graves, os agudos, tudo tininho

albertoellobo
Veterano
# jan/06
· votar


Rodrigo da Silva

Cara, esse violão é massa! Ele me pareceu melhor que os da série CH888/889, tem mais acústica, a captação é superior, o acamento é top da Eagle e o preço é menor. Enfim, eu já encomendei o meu. Assim que ele chegar, vou postar aqui minhas inpressões sobre ele.

Abraços

brunildo
Veterano
# fev/06
· votar


Rodrigo da Silva
albertoellobo

Qual é esse novo modelo da Eagle, vi um desses aqui em Curitiba/PR, mas não dei muita importancia (pena).

Como ele é? som, caracteristicas, preço...

Abraços

albertoellobo
Veterano
# fev/06 · Editado por: albertoellobo
· votar


brunildo

Opa!
Vc fala do CH70F da Eagle... é um jumbão muito lindo, com uma captação legalzinha a bessa tb, acabamento de primeira e um bom som tb quando desligado. Faixas de preço: entre 600 e 700 reais. Gostei mais desses CH70F do que dos CH889, principalmente por o braço ser um pouco mais largo e a captação melhor que a EQ7545R que vem nos CH889.
Testa ele numa loja e posta aqui depois o que vc achou dele: http://forum.cifraclub.com.br/forum/4/122247/

Abraços!

brunildo
Veterano
# fev/06
· votar


albertoellobo

Pode deixar! talvez amanha eu faça esse teste! estou curioso pra ver o "bichão" em ação!

Pelo que reparei nele, se trata de um verdadeiro "jumbo!" certo?

Li tb no outro tópico que vc encomendou um, certo? quando chega?

Qro testar ele e o Condor CS70!!

Abraços

albertoellobo
Veterano
# fev/06
· votar


brunildo
Pelo que reparei nele, se trata de um verdadeiro "jumbo!" certo?
Exatamente...


Li tb no outro tópico que vc encomendou um, certo? quando chega?
A bem da verdade já chegou, mas eu devolvi... veio com defeito na captação... agora estou esperando chegar outro, dessa vez na cor que desejo (preto rajado de cinza e branco)... assim que chegar, crio um Tópico sobre ele e posto tb aqui.

Abraços!

albertoellobo
Veterano
# mai/06
· votar


Novos Lançamentos: HOFMA 206 e Eagle CH70F


Galera testei dois lancamentos da Eagle Instrumentos que já estão disponíveis no mercado brasileiro: o HOFMA YE206 e o EAGLE CH70F
Dois excelentes instrumentos que entram de sola no segmento de violões intermediários.

O HOFMA YE206 é uma evolução do FAW150/0160C - obedece o mesmo designer e acabamento, porém dessa vez ganhou uma captação semelhante a do Ye203 Jumbo - XPH5, que tem com 4 bandas + presence e, pasmem, até um inversor phaser. Até então o modelo eletroacústico mais proximo dessa marca - o YE207 - vem com um mísero captador EQ7545R, que é bem fraquinho.... esse YE206, mediante essa captação, passa a ser mais interessante até que os Eagle CH889 - que ainda vem com a famigerada EQ7545R. O preço desse HOFMA não chega nem a 400 reais à vista aqui no RJ. Um lançamento que vai brigar por espaços com os Groovin, Lyon, Michael, e até marcas mais pesadas como Strinberg e Condor (claro, falando dos modelos intermediários dessas marcas).

O EAGLE CH70F não chega nem a ser novidade aqui - já o abordei em outros tópicos (fui o primeiro a fazê-lo, rsrsrs), mas vale destacar que agora é oficial - ele já está incorporado ao site da empresa e isso é sinal que esse violão já saiu da fase "beta" na experimentação de mercado. Ele possui uma acústica muito boa mesmo, a captação é perfeita e o braço é bem egonômico também. O acabamento é 10 e agora existem mais 3 opções de cores além do tigrado e do preto-e-cinza: preto vermelho e azul. Pelo que se pode perceber, esse modelo de violão vingou! O preço tb é razoável: entre 600 e 700 reais - mais barato que o CH889, por exemplo. Enfim, mais um ótimo violão que entra pra disputa espaços com Condor, Strinberg, Ibañez, alguns Crafter e até mesno com o GL240 da Takamine.


FOTOS DOS VIOLÕES:

HOFMA YE206:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-41892208-violo-hofma-by-eagle-y e-206-ativo-folk-novo-loja-curitiba-_JM

EAGLE CH70F
http://www.hofma.com.br/images/produtos/56/ch70f_rb_zoom.jpg


MAIS DETALHES:
www.eagleinstrumentos.com.br



Texto e pesquisa by albertoellobo; 2006, 04-09.

Dalson
Veterano
# mai/06
· votar


Ví um teste desse Eagle CH-70F na revista ViolãoPro e o cara disse
que a acustica dele deixa a desejar nos graves, é verdade mesmo?

albertoellobo
Veterano
# mai/06
· votar


Dalson

O que eu testei era perfeito, tanto nos graves quanto nos médios e agudos!

oompaloompa
Veterano
# mai/06 · Editado por: oompaloompa
· votar


o q vcs acham de comprar pela net? sera q tem perigo deles enviarem merda pra vc? achei um takamine legal por 900 conto, sera q eh seguro comprar pela net?


ha mta diferença entre captaçao ativa e passiva?
presta o violao sem preamp?

albertoellobo
Veterano
# mai/06
· votar


oompaloompa
Tem todosos perigos possíveis. É um grande risco essa operação!

oompaloompa
Veterano
# mai/06 · Editado por: oompaloompa
· votar


esse forum ta mto fraco, vamos frequentar mais galera!!! vlw albertoellobo pela resposta, e diz aew...qual a diferença entre captaçao ativa e passiva?

sera q vale o preçe esse violao?
http://www.madeinbrazil.com.br/detalhe.asp?area=1&cd_categoria=8&cd_su bcategoria=8&cd_produto=10524

albertoellobo
Veterano
# mai/06
· votar


oompaloompa
qual a diferença entre captaçao ativa e passiva?

A captação passiva não tem alimentação propria, ou seja, não usa aquela bateria de 9V pra amplificar e dar mais timbre ao som captado pelo rastilho. A captação ativa tem esse recurso.


sera q vale o preçe esse violao?
Tá um preço legal, sim, levando em consideração o fato de ser um Takamine (mesmo não sendo O TAKAMINE). Mas, por preço similar,(aprox. 1000 reais) vc encontra o ED70 da Crafter (jumbão) muito superior ao Taka 240.


Abraços!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Violões: tipos, modelos, características, etc! >>>>>