【FIXO】 Violões: tipos, modelos, características, etc! >>>>>

Autor Mensagem
albertoellobo
Veterano
# nov/05 · Editado por: Moderador


Insisti nesse título porque ele é o único que traduz o que eu quero dizer (espero que não me venham dar aulas de Português nesse topico também, como foi feito no outro). Só não postei esse assunto no tópico anterior porque já "detonaram" ele com assuntos que não tinham nada a ver com o tema do mesmo.
O Seguinte: eu pretendo adquirir dois violões cutway... um de aço e um de nylon, com valores razoáveis (até 600 reais mais ou menos), tipo, que sejam elétricos, e tenham uma boa resposta acustica tanto ligados quanto "unplugged". Saí em peregrinação, experimentei algumas marcas e modelos, e vou fazer um relato breve dos que mais me chamaram a atenção.

MODELOS PARA NYLON
1) STRINBERG AN96C - Gostei muito desse violão. Tem bom timbre, braço confortável e acabamento muito bom tb e tem uma resposta áudio muito foda, ligado e desligado, mesmo sendo de acabamemto envernizado. Dois detalhes, porem não me agradaram: o peso dele (pesado demais pro seu tamanho e modelo) e o preço: 850 reais em média. Mas valeria a pena se eu dispusesse desa grana.
2) CRUISER BY CRAFTER JC45E - Outro violão que eu gostei muito, é leve, tem um desenho de bojo que favorece a a projeção da ressonância acústica, o acabamento e a captação não comprometem e o braço também é bem ergonômico. Porém não gostei da altura dos trastes a partir da 13ª, 14ª casa. Achei-os muito alto em relação aos das casas anteriores, o que dificulta ações rápidas de efeitos, tipo bends e slides. O preço, porém, é convidativo: varia entre entre 580 e 700 reais.
3) EAGLE CH800 - Não sei o que tanta gente vê de agradável nesse violão. Não gostei mesmo dele. Som baixo e agudo demais, braço desproporcional na relação Largura X Espaço entre as casas, trastes muito altos. Porém, quando ligado, ele parece outro violão. Em materia de som, a captação é humilhante! Mas, como o simples fato de ter um puta som ligado não elimina meus outros descontentamentos citados, não vale os 500, 600 reais que cobram por ele em média.
4) HOFMA YE202 - Os mesmos problemas do seu primo rico, o Eagle CH800, porém, dessa vez, até o acabamento deixou a desejar. Nesse, porém, o preço é mais justo: 300, 350 variáveis.
5) WASHBURN C250 - Taí um bom violão! Timbre perfeito, grave bem definido, agudo tinindo, captação de razoavel pra boa, acustica muito boa quando unplugged também. Porém, seu acabamento não é dos melhores. Em termos de pintura notei algumas "falhas" nas laterais, no braço e no headstock. Também, achei o cavalete dele um pouco frágil em comparação com os demais violões nylons que testei. Mas o preço compensa: 400 reais em média.
6) GROOVIN GAN320E e GAN350E - Se esse fosse meu primeiro violão, seria perfeito. Bonito, eletrico e barato, acustica razoável e braço idem. Porém, como já estou um pouco mais "exigente", ele não serve. Um dia, de repente eu pego um desses pra sair por aí, tocando, com os amigos nas pracinhas, acampamentos, etc, pois são melhores que os demais nessa faixa de preço, entre 250 e 300 reais.
7) DI GIORGIO SÉRIE TALENT - Interessante esses violões. Apesar de serem flat, tem uma projeção de acustica muito boa quando unplugged e uma boa resposta de som qando ligado.
O acabmento é padrão da Di Giorgio, porém, com a vnatagem do tampo maciço. O preço tb é competititivo: entre 45o e 500 reais. Só não me interessa pegar um desses porque eu já tenho um nylon flat cutway. Preciso de um violão maior. Mas os modelos dessa linha da Di Giorgia me impressionaram.

MODELOS PARA AÇO
1) EAGLE CH889 - Apesar de já ter um Eagle, um CH888 (sem cutway), eu testei esse CH889 (com cutway). Bom, é um violão legal, acabamento muito dez, som alto mesmo unplugged, captação perfeita. O Braço é um pouco duro, mas um pequeno ajuste deve resolver. O preço é que está um pouco fora da realidade: 800 reais em média. Não vale a pena isso tudo.
2) HOFMA YE203 - Putz! Esse violão me impressionou a bessa! Tem um som superalto, grave perfeito, timbres bem definidos, uma acústica perfeita. A captação tb é show, chega até a assustar. o braço é um pouco mais largo que os modelos de violão folk, o que dá mais versatilidade nas pegadas. O único contra é que ele só tem modelos na cor preta (eu já tenho um violão preto e sofro bastante pra limpar o bicho, e não quero aumentar meus problemas, pois eles sujam muito fácilmente). O preço também está redondo: entre 450 e 500 reais. Vale a pena.
3) GROOVIN GAS950 - Outro violão que eu gostei muito, tem um som claro, bem definido, ótimo grave, principalmente os modelos de acabamento fosco. Sua caixa gigante aliada à ausência de verniz talvez sejam os fatores responsáveis pelo sonzão que ele produz. Porém, achei o headstock dele muito fragil, e o acabamento do braço não é dos melhores, mas é outro violão que vale os 400 reais em media que cobram por ele.
4) STRINBERG AF75C - Um puta instrumento, perfeito! Som altão, limpo, timbre das cordas altamente bem definidos, acabamento que dá show, captação muito dez também. O preço é que é foda: 1000 reais em média. Mas valeria a pena se meu $$$ não estivesse meio "limitado".


Bom, são esses os principais modelos que eu testei. Alguém tem, teve ou conhece algum desses modelos? Alguém já tocou em um deles? Alguém teria outros modelos ou marcas com as caracteristicas que descrevi pra sugerir? Opinem, por favor.
Enquanto isso, continuarei VENDO VIOLÕES, até decidir qual deles vou adquirir. Agradeço a colaboração de todos. Abraços.

Claudio Natureza
Veterano
# nov/05
· votar


E ai cumpade, beleza?

eu tenho um eagle 889 e acho ele bem legal, mas já sinto uma leve elevação no tampo na região da ponte, quase imperceptível.

no geral eu acho ele bom, e uso ele plugado direto na mesa.

estou pensando em comprar um mais profissional para fazer shows, sendo que faço apenas base em algumas músicas, nada demais.

vc já testou modelos e marcas mais caras? (Taka, Martin, etc...)?

albertoellobo
Veterano
# nov/05 · Editado por: albertoellobo
· votar


Claudio Natureza
E ai cumpade, beleza?
Opa! Fala, Natureba! BLZ, cara!
É um bom violão esse Eagle, realmente. Eu até já tenho um (sem cutway) e o guardo afinado, mas acho que o tampo ainda não tá levantando não.

vc já testou modelos e marcas mais caras?
Só testei um Takamine jumbo, mas tá fora da minha realidade no momento: 2500 reais!

Helder Bello
Veterano
# nov/05 · Editado por: Helder Bello
· votar


albertoellobo

Grande Alberto ... tudo tranquilo ??

Bem. Dos violões de nylon que citou, somente toquei no Groovin e no Di Giorgio. Esse último eu achei ... meia boca, sabes ? Nem bom nem ruim. Somente achei meio caro para a qualidade que oferecia. Quanto ao da groovin, não recordo-me se foi exatamente esse modelo que vi, mas os violões nylon dessa marca são muito bons.

Quanto aos de aço: já tive um eagle Ch 889. É um ótimo violão folk. Mas plugado, no estúdio, perde um pouco a qualidade. Por isso passei para frente. Também não tenho certeza se é exatamente esse o modelo, mas o guitarrista da minha banda tem um Groovin aço, que tive a oportunidade de tocar, realmente muito bom.

Há algum tempo quis adquirir um violão folk de qualidade extremamente alta. Fiz o mesmo que vc: garimpei lojas e lojas atrás do instrumento que estava procurando. Enfim, encontrei um amigo, em São Paulo, que queria vender o violão dele. Era um Martin Hd 28. Não pensei duas vezes, e adquiri o instrumento. Não tenho do que reclamar. Sem dúvida, é o melhor violão aço que já tive oportunidade de tocar. Muito bom.

Enfim ...

Abraços.

albertoellobo
Veterano
# nov/05
· votar


Helder Bello
Quanto ao da groovin, não recordo-me se foi exatamente esse modelo que vi, mas os violões nylon dessa marca são muito bons.
Pois é... foi o que eu achei tb. Pra alguém que esteja só "começando" até que é um violão razoável - e barato; são melhores que os Tonantes e Kashimas da vida, mas é um instrumento limitado aos "apenas começando".

encontrei um amigo (...) que queria vender o violão dele. Era um Martin Hd 28. (...) adquiri o instrumento. (...) Sem dúvida, é o melhor violão aço que já tive oportunidade de tocar.
Martin é foda mesmo, nunca peguei num, mas já vi um cara tocando um deles. Ei... vc sabe qual o site da Martin?

No mais... vlw, cara, pelas dicas. Abraços.

Helder Bello
Veterano
# nov/05
· votar


albertoellobo

"Taí" irmão, o site da Martin: http://www.roxymusic.com.br/martin/

Abraços.

maggie
Veterana
# nov/05
· votar


albertoellobo e demais
Muito legal a idéia do tópico, vou colocar no topo e mudar o título pra ficar mais clara a concepção.
:)

albertoellobo
Veterano
# nov/05
· votar


Helder Bello
Vlw, cara!

maggie
Muito legal a idéia do tópico, vou colocar no topo e mudar o título pra ficar mais clara a concepção.
Opa! Vlw, tb... eu ando testando diversso modelos e marcas e já tenho um segundo "relatório" quase pronto... assim que digitar, vou pestar aqui de novo.

joaomuller
Veterano
# nov/05 · Editado por: joaomuller
· votar


O único contra é que ele só tem modelos na cor preta (eu já tenho um violão preto e sofro bastante pra limpar o bicho, e não quero aumentar meus problemas, pois eles sujam muito fácilmente).


Só uma coisa amigo,este Hofma ai o YE 203,tem na cor natural tbm não,pelo menos no o eagle Hofma Ye 203 tem..

http://www.eagleinstrumentos.com.br/produtos.asp?id=19&modelo=49

Outra coisa,entre este Hofma YE 203 E O ch 889...qual o melhor na sua opinião?

O que achei é que o Hofma YE 203 esta cerca de R$ 200 mais barato,por isso minha dúvida,talvez nem valha a pena R$ 200 a mais,se o Hofma é tão bom quanto..

E outra hehe,só mais essa,porque será que é tão barato este Hofma?

Vlw

albertoellobo
Veterano
# nov/05
· votar


joaomuller

O Eagle Ch889 é um pouco melhor, isso isso é certo, mas diferença é tão pouca, que fica limitada à detalhes, como por exemplo, tarraxas douradas, cinta plastica em volta do cutway, ou seja mero refino de acabamento, mas em termos de som, o HOFMA YE203 se sai até melhor, pois tem tem um "bundão" muito maior que o CH889, o som pe mais alto e presente, o grave mais forte e preciso. E a captação tb é superior à EQ7575R pardrão da Eagle. Sô não sei proque está tão barato... ou será que o Eagle CH889 é que esta caro demais. Bom, eu optaria pelo YE203, ainda mais se esse naturalzão for mesmo igual ao modelo black. Um violão desses por até 500 reais é o preço mais redondo e justo dos que já achei. Abraços, cara.

joaomuller
Veterano
# nov/05 · Editado por: joaomuller
· votar


É cara...aquela conversa que tivemos no MSN e esta mensagen ai ja me coloca mais para um YE 203 mesmo,claro que vai muito do gosto de cada um,quando eu pegar e tocar ambos vou ver,mais com certeza ja estou com uma mão no Hofma YE 203..

Obrigado

albertoellobo
Veterano
# nov/05 · Editado por: albertoellobo
· votar


joaomuller
com certeza ja estou com uma mão no Hofma YE 203..
Eu tb... é só eu gostar da performance daquele naturalzão tb, que o de cor preta que testei, eu amei.

fi_dum_ratu
Veterano
# nov/05 · Editado por: fi_dum_ratu
· votar


albertoellobo
EAGLE CH889
E aê carinha!!!
Desses que vc citou, só toquei neste aê n casa de um colega meu.... Eu gostei cara, faz um bom barulho sim, achei bonitão... Só que não sabia que custava 800 conto....
Olha o tópico do mano onde foi parar!!!! Uia............... hehehehehe

albertoellobo
Veterano
# nov/05 · Editado por: albertoellobo
· votar


fi_dum_ratu
Pois é, cara... que bicho mordeu a menina? ... abraços.

fi_dum_ratu
Veterano
# nov/05
· votar


albertoellobo
Pois é, cara... que bicho mordeu a menina? ... abraços.
kkkkkkkkkkkkkkkkkk

p4ulin90
Veterano
# nov/05
· votar


com essa grana soh compra porcaria

junta mais $ 1 poko 1 compra 1 melhorzinhu

vai d violaum martin tah bem barato

albertoellobo
Veterano
# nov/05
· votar


p4ulin90
vai d violaum martin tah bem barato
Pois é, cara, testei umm Martin DH28 dias desses. Simplesmente o melhor violão que já bateu na minha mão! Mas o preço... putz! 1.700 reais! Agora não dá.

fi_dum_ratu
Veterano
# nov/05
· votar


Pessoal.... Um colega meu está vendendo o violão dele.... Toquei no bicho e achei muito legal, som limpo, captação ativa, macio.....
É um VIOLAO DYNAMIC CELEBRITY FK E FOLK CUTAWAY 41´ ATIVO NATURAL.... Ele quer 900 conto, tem um mês de uso....
O que acham??? :)

CaimDark
Veterano
# nov/05
· votar


Nunca ouvi falar nesa marca.

albertoellobo
Veterano
# dez/05
· votar


fi_dum_ratu
Cara, só vi um desses violões uma vez. Um azulzão bonito prakct... mas não sei nada sobre ele. Se encontrra algum desses numa loja, eu vou até testar, pra ver se me agrada.

fi_dum_ratu
Veterano
# dez/05
· votar


albertoellobo
Cara, o que ele quer vender é bonitão também....
Mas num conheço muito bem essa marca, não sei se ele está cobrando muito caro....
Eu toquei e gostei sim....

Guguminator
Veterano
# dez/05
· votar


e aew?Beleza????/
To começando agora a tocar guitarra/violão e tava pensando em pegar num violão de aço e gostaria d saber se você ja tocou num Tagima Dallas de Aço porquê ouvi dizer que ta na faixa de uns 400 reais, que é a minha realidade também.........mesmo assim valeu!

albertoellobo
Veterano
# dez/05
· votar


Guguminator
Cara, já experimentei esse violão uma vez... é um bom instrumento, principalmente por 400 reais, e ele é bonitão tb. Acho que vale esse preço, sim. Estou digitando um pequeno relatório sobre esses violões Tagima e vou postar aqui em breve.

Guguminator
Veterano
# dez/05
· votar


albertoellobo
se você souber de mais violões bons na faixa de uns R$400 posta aqui por favor
OBS>: apesar de eu preferir um Taylor, um Dobro ou um Ovation, não dá hehehehe

albertoellobo
Veterano
# dez/05 · Editado por: albertoellobo
· votar


Guguminator
apesar de eu preferir um Taylor, um Dobro ou um Ovation,
Porra, cara! Eun tb preferiria esses, principalmente um Dobro, hehehe

se você souber de mais violões bons na faixa de uns R$400 posta aqui por favor
Estou aprontando um segundo relatório de modelos de violão que testei nas lojas... em breve eu posto aqui.

marcelaumm
Veterano
# dez/05
· votar


Galera meu vizinho tem um violao da marca CHANNEL toquei nele e e muito bom . no estudio ele apavora. so q nao acho nada sobre ele nem valor nem nada....alguem saberia me informar onde encontro informaçoes sobre essa marca?..valews

fi_dum_ratu
Veterano
# dez/05
· votar


marcelaumm
Cara, nunca ouvi falar...

albertoellobo
Veterano
# dez/05
· votar


marcelaumm
Cara, nunca ouvi falar... (2)
Se vc achar alguma coisa sobre ele, me informe tb, ok?

Hammer
Veterano
# dez/05
· votar


Yamaha C45
O violão possui exelente custo/benefício, construido com madeiras de qualidade ainda que não possua tampo maciço, acho que é uma boa opção para quem esta começando... Por ter fundo e braço em mogno proporciona uma sustentaçao interessante. possui graves acentuados fazendo com que ainda que com a caixa pequena ressalte o volume do instrumento. Os trastes são de qualidade razoavel, o que testei não estava trastejando. O braço tava ok com altura média/baixa. As tarrachas são de qualidade satisfatória (ainda que neste ponto prefiros as utilizadas nos violoes da giannini, digo o material destes parece ser mais resistente). O braço possui dimensão média.
Na minha opinião em comparação com os violões da série estudo da Giannini e Di Giorgio o C45 se apresenta como melhor opção.
obs: estas conclusões são meramente informais feitas puramente da minha observação, lembrando que instrumento musical vai muito de gosto de cada pessoa. Espero ter ajudado.

franciscocantao
Veterano
# jan/06
· votar


albertoellobo

Achei este tópico bem útil para quem está com dúvidas.

Bom, sou iniciante e tenho violão PÉSSIMO de aço, um cutway preto da marca Nicol (?), não sei onde estava com a cabeça quando comprei.

Bom, agora quero um BOM violão com cordas de Nylon. Estive pesquisando e estes me agradaram e se adequaram ao meu perfil, alguém aí tem uma opinião mais "avançada" sobre estes instrumentos:

Di Giorgio Talent 1

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-37714576-violo-eletrico-di-gior gio-talent-1-afinador-capa-loja-_JM

Gianinni GWNFLST

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-37724540-violo-giannini-eletric o-flat-cutway-4-bandas-afinador-loja-_JM

Yamaha C-80

http://www.yamahamusical.com.br/index.php?pagina=produto&id=327

Qual é o melhor dos 3? O Yamaha eu achei muito bom, mas ele não é elétrico :(
Mesmo assim me agradou.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Violões: tipos, modelos, características, etc! >>>>>