Tamanho das unhas

Autor Mensagem
Adriano Carvalho
Veterano
# nov/05


Olá pessoal, tudo bem?
Eu tenho uma dúvida a respeito do tamanho das unhas. Estou começando a prender violão agora ( bem tardiamente, é verdade) e me surpreendi quando me disseram que para poder tocar razzoavelmente bem os estilos erudito e flamenco (minhas paixões) eu deveria deixar crescer as unhas da mão direita até que elas ultrapassem 1 ou 2 mm da ponta das falanges, e manter as unhas da mão esquerda o mais curtas possível. Achei que estéticamente seria horrível e pergunto a vocês: é assim mesmo ou quem disse isso não sabia do que falava? Não é possivel manter o controle sobre o violão com ambas as mãos com mesmo comprimento de unhas?

Obrigado pela atenção.

Adriano.

Helder Bello
Veterano
# nov/05
· votar


Adriano Carvalho

Para algumas peças, o comprimento um tanto quanto maior das unhas (da mão direita, claro), torna a execução mais elaborada. Além disso, a velocidade que conseguirás será bem maior com as unhas maiores. Claro que não precisa ser tão grande. Um pouco acima da falange (questão mesmo de 1mm) já está de bom tamanho. E mantê-las sempre nesse comprimento é o ideal. Algumas pessoas gostam (e mantém) as unhas bem maiores. Outras tocam quase sem (ou mesmo sem) unhas. Isso varia de instrumentista para instrumentista. Conservar, na mão direita, as unhas um pouco maiores, creio que seja o ideal.

Enfim...

Abraços.

YES
Veterano
# nov/05
· votar


Cara, teu padrão estético agora vai deixar de ser as unhas e passar a ser o som!!! boa mudança...

Adriano Carvalho
Veterano
# nov/05
· votar


Valeu pelo conselho pessoal, se é pra ser assim será.
Mas na mão esquer tem que ser bem curtinha então?

Adriano

CaimDark
Veterano
# nov/05
· votar


Cara, teu padrão estético agora vai deixar de ser as unhas e passar a ser o som!!! boa mudança...
É verdade!

Adriano Carvalho
Mas na mão esquer tem que ser bem curtinha então?
É melhor que seja. Enquanto unhas grandes na mão direita ajudam na execução e no volume, unhas grandes na mão esquerda atrapalham. Mas isso você vai perceber naturalmente. Assim que as unhas da mão esquerda começarem a ficar maior e você começar a não conseguir apertar as cordas direito, você vai cortar rapidinho!
Abraços.

Adriano Carvalho
Veterano
# nov/05
· votar


CaimDark

Valeu amigo.

naumfreud
Veterano
# nov/05
· votar


pergunta pro zé do caixao...ele sabe

Autumn Wishes
Veterano
# nov/05
· votar


Para algumas peças, o comprimento um tanto quanto maior das unhas (da mão direita, claro), torna a execução mais elaborada. Além disso, a velocidade que conseguirás será bem maior com as unhas maiores

achei que fosse o contrario, unhas menores, mais velocidade.

afinal, qual a relação tamanho da unha/velocidade ?

YES
Veterano
# nov/05
· votar


afinal, qual a relação tamanho da unha/velocidade ?

Acredito que sem unhas, a força necessária para uma boa altura da nota seja maior, por isso acaba prejudicando a velocidade. A unha permite um maior volume sem necessitar de tanta força.

Zedin
Veterano
# nov/05
· votar


A questão do uso ou não e tamanho das unhas é gosto pessoal. Eu por exemplo sou um cavalo, mas não me incomodo de ser taxado de zé do caixão, tigrão, etc... Uso as unha da mão direita de 8 a 12mm (parte branca).

asda
Veterano
# nov/05
· votar


Usa postica...
Depois q tocar, vc guarda elas....

albertoellobo
Veterano
# nov/05 · Editado por: albertoellobo
· votar


Eu uso minhas unhas no "cotó", e toco em violão nylons e aço, inclusive em violão 12, com os dedos mesmo. Não gosto de palheta (e nem sei usar direito esse treco) e acho que a alma do violão é vc sentir nas pontas das falanges os acordes e dedilhados naturalmente, usar a sensibilidade de toque. Mas quem gosta de tocar com unhas grandes (se conseguir, eu não consigo), ou plaheta também deve ter seus motivos para tal. Enfim, cada um se adapta do jeito mais prático pra si próprio.

YES
Veterano
# nov/05
· votar


Zedin

Putz! 1 cm de unha na parte branca? Isso não acaba atrapalhando?
No meu caso unhas muito longas atrapalham na execução de algumas músicas. Principalmente aquelas que exploram vibratos ou arpegios mais rápidos.

asda

Unhas postiças podem danificar as unhas seriamente. Tem que tormar muito cuidado com o material utilizado.

Alberto

Tocar com as unhas pode melhorar muito a sonoridade. Quando você toca um instrumento com captação elétrica, ouve-se muito mais as notas agudas. Uma unha maior no polegar, ou mesmo uma dedeira, vai melhorar a forma como os baixos de seus acordes aparecem. Ouvi umas gravações suas e notei isso, os baixos estavam muito baixos.

John Frusciante
Veterano
# nov/05
· votar


pra mim só existem 2 opções pra violão :

Primeira - Palheta
Segunda - Unha

o som que vc tira só com os dedos é muito apagado e fraco, acho perfeito em um violão clássico usar palhetas de nylon ou unhas grandes com um formato regular.

karnack_jm
Veterano
# nov/05
· votar


A questão do uso ou não e tamanho das unhas é gosto pessoal. Eu por exemplo sou um cavalo, mas não me incomodo de ser taxado de zé do caixão, tigrão, etc... Uso as unha da mão direita de 8 a 12mm (parte branca).

ô bruto!! ahhahahhaha

eu deixo as minhas unhas com 1 ou 2 mm... pra mim tah bom.. mas jah me dei muitas unhadas...

albertoellobo
Veterano
# nov/05
· votar


YES


Ouvi umas gravações suas e notei isso, os baixos estavam muito baixos.
Huahuahauahuahaua.... o "baixo" muito "baixo"! Esse é o Prático que conheço!
Espera até eu estrear gravações com meu Rozini 12 cordas, que vc vai ver o que é "baixo grave", hehehehe... ainda não postei nenhuma gravação com ele porque ainda não consegui sonorizá-lo razoavelmente no meu aparelho de MD.

Tocar com as unhas pode melhorar muito a sonoridade. Quando você toca um instrumento com captação elétrica, ouve-se muito mais as notas agudas. Uma unha maior no polegar, ou mesmo uma dedeira, vai melhorar a forma como os baixos de seus acordes aparecem.
Isso é... mas o problema é que quando pego algum instrumento tipo palheita ou dedeira eu fico meio "preso" à ela, não desenvolvo como na mão mesmo. Já minha predileção pela unha pequena vem justamente daí... eu gosto de sentir o agudo tininho limpinho, e o grave só "penteando" os acordes. Aind anão consigo fazer isso legal, mas exploro minha pegada nessa direção. Mas, valeu, pela observação, Yes! Abraços, cara!

John Frusciante
Veterano
# nov/05
· votar


mas o problema é que quando pego algum instrumento tipo palheita ou dedeira eu fico meio "preso" à ela, não desenvolvo como na mão mesmo

isso realmente vai de cada um

Helder Bello
Veterano
# nov/05
· votar


John Frusciante

"acho perfeito em um violão clássico usar palhetas de nylon" .... hmmm ... acho que não hein ?? A escola erudita do violão preza pela correta utilização da mão direita. Para isso existem até mesmo métodos voltados para somente essa mão, como o do Henrique Pinto, ou do Abel Carlevaro. Eles não desenvolveriam tais métodos; não falaria-se tanto em a correta postura da mão; se o uso da palheta fosse indicado. Para qualquer outro tipo de escola no violão, usa-se a palheta. Na erudita não.

Enfim ...

Zedin
Veterano
# nov/05
· votar


Zedin

Putz! 1 cm de unha na parte branca? Isso não acaba atrapalhando?
No meu caso unhas muito longas atrapalham na execução de algumas músicas. Principalmente aquelas que exploram vibratos ou arpegios mais rápidos.


Realmente se elas ultrapassarem mt os 1cm dificulta certas coisas até pq esbarram na corda dedilhada. Mas eh questão de gosto mesmo, me acostumei com elas em torno de 1cm, acho ideal pra mim.

ilzo fuzaro
Veterano
# nov/05
· votar


Tocar com as unhas é a forma correta. Melhora a performance e o som sai mais bonito, com mais brilho.

André GuitarMan
Veterano
# nov/05
· votar


Peça p/ o Zé do Caixão tocar alguma coisa p/ ver se ele consegue....

albertoellobo
Veterano
# nov/05 · Editado por: albertoellobo
· votar


André GuitarMan
Peça p/ o Zé do Caixão tocar alguma coisa p/ ver se ele consegue....
Huahuahauahuahauahauahauu! Essa foi do caralho!!!!!!!!!
KKKKKKKKKKKKKK!!!

asda
Veterano
# nov/05
· votar


Peça p/ o Zé do Caixão tocar alguma coisa p/ ver se ele consegue....
ele toca zabumba

Kursk
Veterano
# nov/05
· votar


Adriano Carvalho
Estou começando a prender violão agora

O que eles fizeram de mal?

Acho unha grande nojenta. Tem violonista que deixa a unha do mindinho grande, e uma são sujas, eca!!!!

Rafael neto
Veterano
# nov/05
· votar


Amigo é necessidade,se nao respeita a necessidade de usar,entao nem queira ser musico!!!

CaimDark
Veterano
# nov/05
· votar


Amigo é necessidade,se nao respeita a necessidade de usar,entao nem queira ser musico!!!

Isso não é verdade. Nem todo músico toca com as unhas, e não deixam de ser músicos por isso.

Autumn Wishes
Veterano
# nov/05
· votar


Acho unha grande nojenta. Tem violonista que deixa a unha do mindinho grande, e uma são sujas, eca!!!!

vá fazer pós graduaçã em ciência da manicure então

Rafael neto
Veterano
# nov/05
· votar


Autumn Wishes
boa!!

Kursk
Veterano
# nov/05
· votar


Rafael neto
Amigo é necessidade,se nao respeita a necessidade de usar,entao nem queira ser musico!!!
Autumn Wishes
Acho unha grande nojenta. Tem violonista que deixa a unha do mindinho grande, e uma são sujas, eca!!!!
vá fazer pós graduaçã em ciência da manicure então


Não tem nada a ver. Só acho nojento e a maior parte dos violonistas e guitarristas não tem esse unhão.

Kursk
Veterano
# nov/05
· votar


Rafael neto
Autumn Wishes
boa!!


Boa nada! Eu corto unha com cortador comum e só, quem tem que cuidar de manicure são os que têm unhas grandes, ora!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Tamanho das unhas