Deixar o violão no ar condicionado prejudica o instrumento ou as cordas?

    Autor Mensagem
    CaimDark
    Veterano
    # out/05 · Editado por: CaimDark


    As vezes durmo com o ar condicionado ligado, e normalmente o violão está no meu quarto e também "dorme" no ar condicionado. Mas fiquei pensando se isso não poderia diminuir a vida útil das cordas ou ir causando danos no violão a longo prazo, em função da umidade, diferença de temperatura, essas coisas. O que vocês me dizem?

    affcl
    Veterano
    # out/05
    · votar


    kra o unico problema q eu já tive com tempertaura foi o instrumento desafinar, mas sei la se empena o braço

    Sam
    Moderador
    # out/05
    · votar


    Acredito que não, o que prejudicaria seria umidade e temperatura elevadas, o que o ar condicionado ajuda a combater. Talvez seja até benéfico. =)

    Computador, por exemplo, adora ar condicionado.

    Gtosco
    Veterano
    # out/05
    · votar


    Empena, mas é guitarra!

    Helder Bello
    Veterano
    # out/05 · Editado por: Helder Bello
    · votar


    Sim ... e muito.

    CaimDark
    Veterano
    # out/05
    · votar


    Sam
    Talvez seja até benéfico. =)
    Tomara, heheh!!

    Helder Bello
    Sim ... e muito.
    Você poderia explicar melhor? Prejudica o que?

    ggv
    Veterano
    # out/05
    · votar


    Helder Bello
    Sim ... e muito.

    Especialmente para um violão feito de madeiras maciças, ambientes muito secos podem ser fatais. Rachaduras por exemplo.

    Se você está num clima úmido como verão no Rio, o ar condicionado vai deixar o quarto em condições mais perto do ideal a 40-50%. Mas em Brasília precisaria de um umidificador.

    Para fazer esta pergunta ficar mais complicada, a umidade ideal depende do ambiente em que o violão foi construido.

    albertoellobo
    Veterano
    # out/05
    · votar


    CaimDark

    Cara, pior do que deixar o violão no ar condicionado é a variação de temperatura que ele pode enfrentar quando vc tira ele do quarto ou desliga o aparelho. Isso fode o violão mais do que o ar ligado em cima dele 24 horas por dia. Quer ver? Os estoques das lojas de violão tem ar condicionado, mas antes de o violão subir pro mostruário, ele passa por uma "aclimantação" - uma especie de sala de espera - antes de ir pra área de venda da loja.

    CaimDark
    Veterano
    # out/05
    · votar


    Ah blz. Tem isso também. Bom, então agora vou botar o violão na sala quando for dormir com ar condicionado ligado!

    Valeu!

    Digao
    Veterano
    # out/05
    · votar


    choque termico nunca é bom... pra nada...

    aqui em ctba qd varia a temperatura muito.. tipo duns 30º pra 18 em 2 dias... a guita sofre... violao é mais sensivel ainda...

    albertoellobo
    Veterano
    # out/05
    · votar


    CaimDark
    Bom, então agora vou botar o violão na sala quando for dormir com ar condicionado ligado!
    Procure deixá-lo sempre em um lugar onde a temperatura seja constante, com poucas variações durante o dia, não importa muito se é no frio ou no calor (claro, evitando sempre os extremos de temperatura).

    rblopes
    Veterano
    # out/05
    · votar


    é, como disseram ae, variação de temperatira nunca é bom, mas tb ñ é assim pra empena, dex guardado na capa que ñ tem problema, agora dexa ele nú(hauhauaha) dae acho que com o tempo vai preujudicar a viola

    Rafael neto
    Veterano
    # out/05
    · votar


    Cara nessa nao vo poder responder,pq minha situaçao $$ nao permite eu desfrutar de um ar condicionado no meu quarto


    Qluxo hein!!! lol...........abraços a tods..

    albertoellobo
    Veterano
    # out/05
    · votar


    Rafael neto
    Cara nessa nao vo poder responder,pq minha situaçao $$ nao permite eu desfrutar de um ar condicionado no meu quarto
    Hehehehehe... esse é o Netão!
    Mas veja só Neto.... essas recomendações se aplicam a TODA E QUALQUER MUDANÇA BRUSCA DE TEMPERATURA do ambiente onde esteja seu violão, não só necessariamente só para quem tem ar condicionado no quarto. Se vc deixa ele no seu quarto perto da janela, por exemplo, e bate sol alí de dia..., a noite, quando não tiver mais sol, a temperatura sobre o violão vai variar bastante, e isso pode danificar ele.

    Rafael neto
    Veterano
    # out/05
    · votar


    claro to brincando alberto....pq tipo eu deixo meu violao em cima do armario e tal meio que nao sofre mudanças drasticas de temperatura nao!
    o certo é arrumar um jeito mesmo se nao..x/! abraços a todos

    albertoellobo
    Veterano
    # out/05
    · votar


    Rafael neto
    BLZ, cara. Abraços

    Neo Anderson
    Veterano
    # out/05
    · votar


    O que ouço muitos músicos dizerem que em qualquer apresentação, apenas o ar condicionado do local já desafina o instrumento, por causa das cordas, tendo que ser afinado novamente um pouco antes da apresentação, ali no palco mesmo.

    Não tenho qualquer informação adicional para dizer se prejudica a longo prazo seu instrumento ficar no ambiente com ar condicionado.

    Na dúvida, eu deixaria em outro lugar.

    CaimDark
    Veterano
    # out/05
    · votar


    Na dúvida, eu deixaria em outro lugar.

    E é exatamente o que estou fazendo agora :)

    albertoellobo
    Veterano
    # out/05
    · votar


    Neo Anderson
    CaimDark
    Na dúvida, eu deixaria em outro lugar.
    É exatamente o que eu faço.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Deixar o violão no ar condicionado prejudica o instrumento ou as cordas?