Vale a pena trocar o rastilho e a pestana por peças de osso?

Autor Mensagem
dom de Deus
Veterano
# jun/09
· votar


bom chegou minha hora de começa a se equipar , comprei o ratilho de osso hoje pra vir de outra cidade

hoje depois que comprei eu comentei com um amigo meu sitiante daqui de perto da cidade comentei com ele sobre o rastilho que eu tinha comprado de osso!

ele disse bom se você fizesse de Chifre ñ precisa nem pagar!!

pensei que ideia boa essa , mas agora já era já comprei.

aqui perto ñ precissa anda muito pra achar um pedaço de chifre e chifre ñ é tão duro assim só cortar o pedaço na medida raspar pra ele fica fino e shou de bola, faria a mesma função do de osso!

vivendo e aprendendo!!

MMJr
Veterano
# jun/09
· votar


dom de Deus

O bom e chifre de bode....

Leo-RJ
Veterano
# jun/09
· votar


al_morgado

Que loja é essa na Sete de Setembro 92/406?

Abç

dom de Deus
Veterano
# jun/09
· votar


MMJr

O bom e chifre de bode....

serio mesmo? ou acha que ñ fuciona?

té+

JH Mayer
Veterano
# jun/09
· votar


Pow... é simples o pq não vem com isso de fábrica. o trabalho que dá pra confeccionar, é muito maior do que produzir um monte de pedaço de plástico em série! Faz uma diferença enorme sim no timbre (mesmo na pestana), experiência própria.

mateusguitar
Veterano
# jun/09
· votar


Claro que vale, além de ser muito mais resistente, aumenta a sonoridade e a sustentação das notas, mas cuidado com os harmônicos. Só faça em um luthier de confiança.

dom de Deus
Veterano
# jun/09
· votar


acabei de fazer um transpante no violão quasse agora.!!

coloquei as peças de osso , de um som mais brilhante mais nitidido, ficou bom!!

procurador
Veterano
# out/09
· votar


"acabei de fazer um transpante no violão quasse agora.!!

coloquei as peças de osso , de um som mais brilhante mais nitidido, ficou bom!!"

IDEM!!!

Eu já conhecia o efeito "osso" sobre o violão. aliás tenho dois violões com osso... mas ontem lendo esse tópico, resolvi botar o rastilho de osso no meu novo yamaha apx 700 12 e o resultado foi muito bom!!! mais definição, blilho e sustain!!! o som ficou mais madeira (menos plástico)!!!

felipe de oliveira
Veterano
# out/09
· votar


Eu fiz isso no primeiro dia que passei com meu CPX900. Os plásticos que vem de fábrica são vagabundos mesmo. Inclusive vou trocar os pinos originais por pinos de ébano, já estão comprados to só esperando o próximo pitstop para troca de cordas rsrs

Abç.

cdzitu
Veterano
# out/09
· votar


Felipe, além da aparência, usar pinos de ébano muda alguma coisa?

Tks :D

felipe de oliveira
Veterano
# out/09
· votar


Pois é cara...

Eu li em vários fóruns que muda sim, não drasticamente mas muda.

Pela captação do meu violão ser por microfones de contato em baixo de todo o tampo (4 mics), acredito que fará mais diferença no som plugado, por aumentar a vibração e a ressonancia no tampo.

Para um violão que utiliza captação piezzo acredito que não fará tanta diferença no som plugado.

Abç.

RDSAS
Veterano
# dez/09
· votar


Esse marfim a que se referem
é pau-marfim ( madeira )
ou é o de elefante mesmo?

Greenwood
Veterano
# jan/14
· votar


Desenterrêition...

Alguém mais fez esta experiência com pinos de ébano? Fiquei curioso...

Jéfi
Veterano
# jan/14
· votar


LeandroP
Eu fiz um há uns 7 anos atrás com um teco de costela de vaca. Fui no esmeril pra dar uma desbastada legal e ficou a maior nhaca de osso queimado... nem com insenso tirava a tabela de osso queimado. Quando eu vi na loja um pedaço já quase na medida, esquadrejado por R$ 1,50 eu quase tive um treco..... cheiro ruim da muléstcha... pior que cu de gambá.
Chorei rios aki kkkkkkkkkk

ricardw
Veterano
# jan/14
· votar


Jéfi

R$ 1,50 ???

ainda n encontrei essas peças por menos de 10,00

Jéfi
Veterano
# jan/14
· votar


ricardw
Eu copiei a postagem do LeandroP de Set/2005 pq ri muito dessa postagem. Aqui onde moro em São Paulo (bairro de Guaianases-ZL) eu encontrei esses rastrilhos de osso por R$ 4,00.

edujoab
Veterano
# mar/14
· votar


Pra quem vai colocar rastilho de osso em violão com captador de rastilho uma dica é retirar a capinha de borracha do captador ,para que não amorteça,e vc consiga um ótimo desempenho acústico.

LeandroP
Moderador
# mar/14
· votar


Jéfi

Eu também tive essa frustração. Na época não achei e tive que fazer. Porém, mesmo comprando a peça esquadrejada, não tem jeito! Precisa ajustar e sentir o aroma rsrsrsrsrs

fconde77
Veterano
# mar/14
· votar


Nut e rastilho de osso são bons, mas nos meus violões elétricos eu uso apenas o Nut de osso e o rastilho prefiro o material sintético que também é muito bom e tem uma densidade homogênea... o osso, que é um material orgânico tem variações na densidade que podem gerar diferenças na captação do rastilho.
Já sabendo que o cheiro e um inferno esse é sempre um trabalho que sempre prefiro deixar nas mão do luthier. kkk

LeandroP
Moderador
# mar/14
· votar


fconde77

Dentre os materias sintéticos, acho bom o poliacetal pro rastilho e pra pestana.

Conforme a Wikipédia, as propriedades do poliacetal são:

Excelente estabilidade dimensional;
Elevada rigidez;
Boa resistência ao impacto e tração;
Antiaderente;
Boa resistência a deformação com o calor;
Alta resistência a flexões alternadas;
Baixo coeficiente de atrito;
Absorve vibrações;
Baixíssima absorção de umidade;
Facilmente usinado;
Boa resistência mecânica;
Boa resistência dielétrica;
Boa resistência a substâncias orgânicas;
Tenacidade, mesmo em baixa temperatura;
Alto módulo de elasticidade;
Elevada resistência a agentes químicos.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Poliacetal

fconde77
Veterano
# mar/14
· votar


LeandroP

Putz, fiquei até tonto com tanta informação, sem falar que nunca vou me lembrar do nome correto depois kkk... Coloquei material sintético mais pra não parecer propaganda, mas estava me referindo aos da TUSQ mesmo.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Vale a pena trocar o rastilho e a pestana por peças de osso?