Vale a pena trocar o rastilho e a pestana por peças de osso?

Autor Mensagem
CaimDark
Veterano
# set/05
· votar


É, acho que vou mesmo experimentar colocar as pecinhas de osso. E provavelmente vou fazer no luthier mesmo, até porque pretendo colocar uma roldana no violão, aí aproveito e faço tudo de uma vez só.

albertoellobo
Veterano
# set/05
· votar


CaimDark
pretendo colocar uma roldana no violão,

Não esquece de pedir pra ele botar roldanas do tipo "cabeças chatas", ao invés daquelas "compridonas", pois, como os violões folk geralmente são um pouco pesados, elas agarram melhor no orifício da correia.

CaimDark
Veterano
# set/05
· votar


albertoellobo
ok, vou lembrar dessa dica!

CaimDark
Veterano
# set/05
· votar


Acho que vou fazer já na semana que vem. Um luthier me disse que colocaria a roldana e as peças por 30 reais, fora a roldana. Acho que vale a pena, o que vcs acham?

albertoellobo
Veterano
# set/05
· votar


Tá dentro do preço, mas pede um descontozinho de praxe. Quem sabe?

CaimDark
Veterano
# out/05
· votar


Ainda nao botei as peças de osso, mas acabei de colocar a roldana. Acho que ficou bom, e só me custou 9 reais, 4 a roldana com parafuso e 5 pro cara botar.

albertoellobo
Veterano
# out/05
· votar


CaimDark
Ainda nao botei as peças de osso, mas acabei de colocar a roldana. Acho que ficou bom, e só me custou 9 reais, 4 a roldana com parafuso e 5 pro cara botar.
BLZ. Isso aí. Mandou bem. Nada como uma roldana.

CaimDark
Veterano
# out/05
· votar


Coloquei as peças de osso, e percebi que a acústica ficou melhor mesmo, valeu a pena. Obrigado pelas dicas que deram!

Abraços!

albertoellobo
Veterano
# out/05
· votar


CaimDark
Coloquei as peças de osso, e percebi que a acústica ficou melhor mesmo, valeu a pena.
Realmente, faz uma diferença considerável.

CaimDark
Veterano
# out/05
· votar


Em breve vou fazer o mesmo no meu violão de Nylon.

albertoellobo
Veterano
# out/05
· votar


CaimDark
Em breve vou fazer o mesmo no meu violão de Nylon.
A diferença vai ser ainda mais perceptível.

brgodie
Veterano
# abr/06
· votar


Opa.. fala galera...
Mals ae reviver esse tópico.

é q penso em colocar peças de osso no meu violão... e to com umas dúvidas...
é melhor tanto pra asso do q pra de nylon???....
vou colocar um captador de rastilho.. compensa colocar o osso??? << pior das dúvidas....
alguém tem algum esqma ae de como fazer a troca... ou serrar o osso... etc???... pq se tiver eu treino primeiro no tonante aqui.. e dpois faço no giannini.....


valeu!!!

LeandroP
Moderador
# abr/06 · Editado por: LeandroP
· votar


brgodie

O captador fica embaixo do rastilho. Vale a pena sim.

Tire o rastilho original e faça uma cópia. Você vai precisar de um arco-de-serra (com serra, obviamente), uma lima mursa, um paquímetro e uma folha de lixa 300.

brgodie
Veterano
# abr/06
· votar


aee valeu....
é eu descobri depois q ficava embaixo..... li em outros tópicos.. mas valeu mesmo assim...


é muito difícil fazer esse rastilho ae??? (adoro desafios, mas odeio me frustrar com eles. haha)... paquímetro pra q???

e q ferramentas eu uso pra tirar o q tá colado no violão...??? e pra colar dpois uso oq???... quais os cuidados q tenho q tomar???

ei será qeu consigo instalar o rastilho??? sozinho?.. hehe..... não compensa tentar fazer o furo pro jack né? como faço.. deixo externo msmo??

nossa eu pergunto d+ as vezes..rs

brgodie
Veterano
# abr/06
· votar


ei se osso é tão bom.. pq não tem guitarras com capotraste de osso???... ou tem??...

hehe só mais essa tá!

LeandroP
Moderador
# abr/06
· votar


brgodie

Tem, muitas.

brgodie
Veterano
# abr/06
· votar


LeandroPanucci
Hehe valeu!.. é q eu nunca vi nenhuma mesmo...

as outras perguntas dpois eu vi q tinha a resposta nesse tópico memso! <<LERDOOO...

valeu kra!

Phantom Of Death
Veterano
# abr/06
· votar


paquímetro pra q???

hahaha, vo fingi q não li isso

brgodie
Veterano
# abr/06
· votar


Phantom Of Death


hahaha, vo fingi q não li isso


haha desculpa se não sou tão inteligente quanto você!!!
ahhh, vc sabe oq é o "efeito dissonante presente no objeto referente de um processo de comunicação"???
então.. não sabe né!.. se sabe diz ae...

vc tem seus saberes e eu o meu..blz?...
se não pode me acrescentar nada, fica quieto palhaço!

tenho um paquimetro em casa!... ele serve pra medir VENTO... é usado em Física!... conhece? ... então eu conheço e sei mecher... e desconheço oq ele citou...
então BABACA... fica na sua!!!

lembra da regra do forum...
não diga nada q não possa ser útil.....

e VAI SE FUDER se death viado de bosta!

Phantom Of Death
Veterano
# abr/06
· votar


brgodie

e VAI SE FUDER se death viado de bosta!

não me trate mal man, soh imaginei q ao ler Paquimetro, qualquer um pudesse perceber q se trata de uns instrumento de medição, algora se vc dissesse "paquimetro pra medir o q?", seria outra história.

Phantom Of Death
Veterano
# abr/06
· votar


brgodie

Paquimetro eh um instrumento de medição poderoso, pra medição quase exata (digo quase, pois pode-se usar um micrometro, q sera mais exato), em mm ou polegadas.

brgodie
Veterano
# abr/06
· votar


Phantom Of Death
Ok... te explicando...
a minha dúvida nasceu, primeiro pq eu nunca vi um paquimetro de lutheria ou sei lá q coisa parecida...
segundo pq mesmo imaginando isso, percebendo q é pra medição... (o Leandro Panucci já tinha dito no começo desse tópico)... Ficou a dúvida de porq eu não poderia simplesmente copiar o molde do rastilho do violão...

mas tdo certo então...

Leo-RJ
Veterano
# mai/06
· votar


Olá,

Troquei o Rastilho e o capotraste do meu violão, um simples Di Giorgio N18, pelos de osso (fiz o serviço com alguma indicação do Grande AlbertoElLobo, falando das melhoras).

Fiz isso no ateliê do luthier Rogério Santos e saiu por R$40 o serviço todo. Deixei o violão por volta das 10h e peguei, no mesmo dia, por volta das 19h. Mas parece que dá para fazer isso mais rápido , pois eles estavam sem eletricidade na hora, por isso não o fizeram na mesma hora (acho portanto que não demora).

A diferença, pelo menos em um violão simples como o meu, foi muito grande. Grande mesmo. Mas devo ressaltar que fiz ao mesmo tempo a troca das cordas originais pela D'addário Pro Arte, o que, por si só, já melhora muito também a sonoridade.

Bem, pelo menos as minhas peças de osso não estão fedendo :)

No caso do Rogério do Santos, pelo que vi, ele compra um pequeno bloco de osso e faz as peças usando o esmeril e pequenas lixas. Também vai marcando as medidas com lápis e usa, sempre, uma peça para medir (acho que o paquimetro mesmo).

O serviço todo e mais das as pecinhas ficou em $40,00

O telefone do Rogério Santos é: 2508-9833.

Uma loja aqui da Tijuca, que tem um luthier (Musical Point) me cobrou R$70,00 pelo mesmo serviço.

E o luthier João Gravina, cobrou-me, também, R$70,00 pela mesma coisa.

O telefone do Gravina é: 2264-4556

Todos no Rio (21).


A melhora é grande. Vale o investimento!

albertoellobo
Veterano
# mai/06
· votar


A melhora é tão significante que esses Nut e Rasrilhos deveriam vir de fábrica já confeccionados em osso.

Greenwood
Veterano
# jul/06
· votar


Galera ,

Coloquei ontem um rastilho de osso no meu Eagle CH-888. Ficou bom. Estou usando um encordoamento Earnie Ball 0,10. O som já estava muito bom e agora ficou um pouco melhor. Não notei essa diferença toda. Na verdade, eu já gostava muito da acústica do meu Eagle. Um grave potente. E estou tendo sorte nas cordas. Sorte ou bom gosto... não sei.

De qualquer modo sugiro o osso.

Ahhh... ganhei de vcs... o meu serviço (rastilho e ajuste de tensão) saiu a apenas R$ 20,00.

Um abraço!

juninho2204
Veterano
# ago/07
· votar


eh verdade que o rastilho de osso naun tah fabriknu mais tah proibido??
eu fui compra um hoje e eles falaro issoo?

eae
tem agum ligar na net que ainda tem ele?
me passem o site eu tenho interesse

vlws

al_morgado
Veterano
# ago/07
· votar


juninho2204
tem agum ligar na net que ainda tem ele?
me passem o site eu tenho interesse


Se você for do Rio, passa na Sete de Setembro, 92 Sala 406 Centro.
La tem e é o lugar mais barato.

juninho2204
Veterano
# ago/07
· votar


nem... sou do interior do paraná... hehehehe
na minha cidade nem loja de musica tem...
eu tive que i na cidade vizinha e non tinha
tem site??
ou alguem que possa fazeh negocioo...
vlws

Jokerman
Veterano
# ago/07
· votar


juninho2204
Você tem certeza que é do Brasil?

juninho2204
Veterano
# ago/07
· votar


aham
city de 5 mil habitante
veiu
axo que vou pega um osso de custela e tenta lixa ateh sai um
q q uceis axa???
ou eh melhor pela net??
algum site??

vlws

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Vale a pena trocar o rastilho e a pestana por peças de osso?