Intervalos...3ª´s , 5ª´s...relaçoes...

Autor Mensagem
JWellington
Veterano
# jun/07
· votar


Olá pessoal sei que neste tópico tem muita gente boa que saca tudo de música por isso mesmo aí vai uma perguntar boba mas que não tenho resposta.

A segunda da nota é a mesma coisa das escalas ou é uma coisa prática por exemplo: conheço pessoas que tocam e cantam na noite aí falam que a segunda de Dó é Mi eu sei que segunda de Dó é Ré quem tá certo e porque

Outro exemplo: quando o músico toca e o cantor fica só conversando se diz que o cara fica só tocando primeira e segunda que segunda é essa

E quem canta segunda voz canta num tom abaixo ou não ou é uma técnica de canto?

Desculpem as perguntas bobas. Mas me respondam por favor.

Rodrigo_Iron
Veterano
# jun/07
· votar


JWellington

Cara, da uma procurada na busca por "intervalos",talvez esclareça algumas de suas duvidas.
Intervalo é a distância entre duas notas.

Um Ré é uma segunda maior de Dó, pq?
Pq a nota ré esta na escala de Dó maior.
Agora se você diminui o Ré em meio tom, ou seja, Ré Bemol, ele se torna uma segunda MENOR de Dó.

Assim podemos fazer com varias notas
Ex:
-De dó= para Mi-Terça maior
-Dó-Si=Sétima maior
-Si-Dó=Segunda menor
Etc...


Agora quanto à segunda voz, ela pode estar em qualquer intervalo.

Um voz canta Dó(por exemplo) a outra pode cantar Mi, La, e varios outros intervalos, não há uma regra.Porém tem alguns estilos que tem alguns intervalos mais característicos, no Sertanejo por exemplo se nao me engano usa-se a sexta.

kiki
Moderador
# jun/07 · Editado por: kiki
· votar


JWellington
a questão do intervalo acho que nosso amigo rodrigo_iron já respondeu bem, e voce acha isso por ai nos foruns.

o fato de se chamar "segunda" a voz do canto, é um nome popular que se dá. acho importante dizer isso aqui, por que isso não se ensina nas apostilas.
chama-se geralmente de "segunda" a voz que faz a terça, muito comum em cantos caipiras e sertanejos. a voz principal é a "primeira", e a terça é a "segunda". o que dá margem pra milhares de confusões.

a sexta, que mencionou o rodrigo_iron, é a terça para trás. ou seja, a segunda voz faz a sexta, e a principal, a tonica, é a terça da sexta.
por exeplo:
em terça: a primeira voz canta Dó, a segunda canta Mi (mais agudo)
em sexta: a primeira voz canta Dó, a segunda canta Lá (mais grave)

Slave of hell
Veterano
# jun/07 · Editado por: Slave of hell
· votar


Partindo da escala modelo de Dó maior....se vc tocar o Dó + sua quarta, quinta ou oitava justa(tudo justo).vc perceberá que esse INTERVALO soará CONSONANTE,agradável pro seu ouvido,terá um som fechado,quase uníssono....mas se vc tocar nesse mesmo princípio uma segunda,terça,sexta ou sétima....vais perceber que causará uma certa vibração,um incômodo...uma DISSONÂNCIA..

Consonâcia-sensação de repouso,estabilidade
Dissonância-sensação de movimento,tensão,instabilidade

Consonantes Perfeitos - primeira,quarta,quinta e oitava(todos justos)

Consonantes imperfeitos - terça maior e menor,sexta maior e menor

Dissonantes neutros - quarta aumentada e quinta diminuta(enarmonicamente na prática soam iguais)

Dissonantes Suaves - sétima menor e segunda maior(causa uma certa tensão e vibração)

Dissonantes Fortes - segunda menor e sétima maior(esses são os mais pesados, e ''inaudívéis''

é isso aí!!!experimenta isso na prática,escuta eles...vc perceberá logo de cara que no caso aí,pra um solo por exemplo,vc tem algumas notas que servirão mais de passagem,e outras serão melhor pra repousar!!!

LeandroP
Moderador
# jun/07
· votar


Só complementando a idéia do kiki, ao inverter uma tríade você obtem intervalos de 6as. Isso porque as tríades são empilhamentos de terças. Numa tríade de Dó maior, tocando a 5a (G) e a 3a (E) juntas, você tem um intervalo de 6a maior. Tocando a 3a (E) e a tônica (C) você tem um intervalo de 6a menor. No country é bastante comum o uso desses intervalos.


C/E C/G C/Bb C/E
e----------------------------8-----
B-----1~~-3--4/5~~-6--7/8~~--8-----
G----------------------------------
D---/2----3--4/5~~-6--7/8~~--------
A----------------------------7-----
E----------------------------------


JWellington
Veterano
# jun/07
· votar


Êitcha povo sabido

Valeu aí pelas digas de segunda agora entendí que a segunda é uma terça

Eduardo.Santos
Veterano
# jun/07
· votar


C G = 5º G C = 4º

C E = 3º E C = 6º

A soma do intervalo com sua inversão = 9

C E 3º maior

D F 3ª menor

Recomendo o livro Teoria musical Samuel Arcanjo

Matt Demon
Veterano
# abr/10 · Editado por: Matt Demon
· votar


Galera to com uma dúvida, eu vo fazendo as escalas blz mas tipo quando que da um acidente bemol?Pq eu vo fazendo, fazendo, fazendo e fazendo e só vai dando sustenido.Ai tipo em que casos que da acidente de um bemol?

E também te escalas que tem nosta com 7 e por ae vai.

kiki
Moderador
# abr/10
· votar


Matt Demon
hm... não entendi sua duvida.

voce ta estudando ciclo das quintas?
se for, sempre vai dar sustenido.
se fizer "pra tras", o ciclo das quartas, vai ser sempre bemol.

se nao foi essa sua duvida, nao sei... explique melhor!

Matt Demon
Veterano
# abr/10
· votar


Opa sim mais ou menos isso, é que tipo to tirando a escala da nota ai dizia para sempre pega o sexto grau para fazer a escala menor semelhante e para pegar o quinto grau para fazer a proxima escala maior.Ai tipo eu vi em um video o cara falando os acordes da escala harmonica(não lembro qual éra), e tinha uma nota com 7 lá, ai queria saber pq aqui sempre da no maximo sustenido e la tinha com 7 e com bemol?

Outra duvida, não existe Fb?Se não existe oque eu uso no lugar dele?Exemplo quero fazer um Bº mas o quinto grau é o F#, oque eu coloco para fazer o acorde?

Uma outra dúvida tipo la dizia:
I + IIIM + VJ
C + E + G
C

Ai blz o C maior não tem nem um acorde sustenido ou bemol na escala mais se tivece, como eu teria que colocar?Tipo

O A que a terca é sustenida eu teria que colocar A + C#? + E para fazer o acorde?Ou eu descarto o # e fica A+ C + E?Mesma coisa com os que tem bemol?

Desculpe se as dúvidas são meio fora do comum, é que eu to começando.Vlws.

kiki
Moderador
# abr/10
· votar


Matt Demon
ó, vou tentar responder, mas não sou muito entendido disso.

leia esses tópicos:
http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/64422/
http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/44660/

Ai tipo eu vi em um video o cara falando os acordes da escala harmonica(não lembro qual éra), e tinha uma nota com 7 lá, ai queria saber pq aqui sempre da no maximo sustenido e la tinha com 7 e com bemol?
A escala com sétima (sétima menor) é a do V.
A escala da tônica (I) é com sétima maior (7M, ou erroneamente sétima aumentada, 7+)


O A que a terca é sustenida eu teria que colocar A + C#? + E para fazer o acorde?Ou eu descarto o # e fica A+ C + E?Mesma coisa com os que tem bemol?

sim, voce tem que seguir os acidentes da escala que ta usando, pra manter os acordes na tonalidade.
se mudar eles, vai mudar a tonalidade.
é isso que define o tal "campo harmonico":
IM IIm IIIm IVM VM VII°

Desculpe se as dúvidas são meio fora do comum, é que eu to começando.Vlws.
normal.
estude mais, leia bastante. tem muito material por ai espalhado, no forum e na net.

Matt Demon
Veterano
# abr/10 · Editado por: Matt Demon
· votar


ow uma ultima dúvida se tipo eu vo fazer um B maior, ali diz que tenque ser I + IIIM + VJ blz ai fica B + D + F#?Ou B + D# + F#?Ai se eu for fazer menor fica: B + Db + F#?Sò queria tirar essa dúvida aew vlws.

LeandroP
Moderador
# abr/10
· votar


Matt Demon

Pra você montar uma tríade você faz uma "sobreposição de terças". Temos apenas dois tipos de terças: maior e menor. Falando em número de tons pra você poder contar, temos 2 tons pra 3a maior (3M) e 1,5 tom e 1/2 pra terça menor (3m). Veja em tons (T):

A tríade maior é 2T + 1,5T (3M + 3m)

A menor é o contrário: 1,5T + 2T (3m + 3M)

Então em B temos:

B + 2T = D# ---> D# + 1,5T = F# --> tríade de B maior: B, D# e F#

B + 1,5 = D ---> D + 2T = F# --> tríade de B menor: B, D e F#

Ai se eu for fazer menor fica: B + Db + F#?

Não tem Db ;)

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Intervalos...3ª´s , 5ª´s...relaçoes...