Grave Voce Mesmo Tocando e Mande Pra Cá...

Autor Mensagem
anonimo_83
Veterano
# ago/05
· votar


Zedin
Valeu cara! :D

CaimDark
Veterano
# ago/05
· votar


Acabei de ver!! Muito legal balbino!!! Agora e aquela cara de mau??? Você queria se apresentar pra gente ou meter medo na gente???
ahuauahah. Mas brincadeirinhas a parte, dá pra ver que você vai longe. Parabéns.

anonimo_83
Veterano
# ago/05
· votar


CaimDark
Você queria se apresentar pra gente ou meter medo na gente???


é que eu sou feio mesmo cara! É problema de nascença! hehehehhehe!

Mas no fundo eu sou bonzinho! hehehhehe!"

Abraços e obrigado pelos elogios!

albertoellobo
Veterano
# ago/05
· votar


Pô, consegui fazer uma gravação caseira na minha placa de áudio (que é uma porcaria, de 16 bits ainda...).
A Música é unaway Train (Soukl Asylum, 1992)
Foi usado um violão aço, da Groovin, Modelo GOV700E (desse aqui: http://www.equipo.com.br/images/7745.jpg), com captação Piezzo 4BEQ com cordas D'addario 0.10, ligado em um aparelho de som comum JVC, que serviu de pré-amp.
A equalização estava assim:
BASS: -------|---
MID : -----|-----
HIGH: -----------|
PRESENCE: ---------|--
Foi usado ainda uma Zoom 505II, em databank B5, dez dedos, duas mãos, e mesmo assim, com todo esse aparato técnico de fazer inveja ao Pink Floyd a gravação ficou um Ko-Ko. Mas creiam: a culpa não foi do violão, e sim de quem tava tocando, hehehehehehe :D:D:D

POdem rir, a mp3 tá aqui:
http://rapidshare.de/files/4505644/albertoellobo_runawaytrain_soulasyl um_.mp3.html

Fritz_mkvl
Veterano
# ago/05
· votar


Balbino Junior
Responda minha pergunta por favor.

anonimo_83
Veterano
# ago/05
· votar


Fritz_mkvl
que pergunta!?

Fritz_mkvl
Veterano
# ago/05
· votar


Balbino Junior
onde é possível achar material de música erudita na net?

Vi um tópico seu com um disco inteiro para baixar, mais tarde vou fazer isso.

albertoellobo
Veterano
# ago/05
· votar


Po, tavas ouvindo CaimDark tocar sereníssima... ficou legal. Fez até a evolução do baixo...

albertoellobo
Veterano
# ago/05
· votar


ilzo fuzaro
Amigo, para facilitar sua gravação, disponibilizei um programa muito bom. Ele é leve prático, apesar de estar em ingles. Baixe ele no link abaixo e me diga o que acha.
1 Clique no arquivo "encounter_setup.msi"
2 - Prossiga e conlua a instalação;
3 - depois de coluida, ele vai pedir para abrir o programa, Confirmwe e clique em Novo arquivo
4 - Ligue o microfone na entrada Mic da placa de som de seu computador. Dê uns toques nele e veja se vc vê um Vu se mexer na tela. Se mim, é só regula o volume e começar a tocar. Depois de gravado, salve o arquivo e mande para o rapidshare.
Qualquer dúvida, entre em contato....

albertoellobo
Veterano
# ago/05
· votar


albertoellobo
Ilzo
O Encouter está nese link:
http://rapidshare.de/files/4535390/encounter_setup.msi.html

anonimo_83
Veterano
# ago/05
· votar


Fritz_mkvl
onde é possível achar material de música erudita na net?

Cara acho que o jeito mais pratico é o EMULE ou o SOUL SEEK mesmo, ai eu posso ate sugerir o que baixar, quais peças, quais interpretes e etc!

Mas assim de sites para download eu nao lembro nenhum agora, mas baixe sim aquele cd do duo abreu, é fantastico com certeza vc vai curtir!

abraços

CaimDark
Veterano
# ago/05
· votar


albertoellobo

Fez até a evolução do baixo

Putz!! Fiz foi??? hhuauhauhauha. Valeu!! Não sabia que tinha nenhuma "evolução do baixo" no meio, mas agora eu sei! Vivendo e aprendendo :)

Pow, fala sério, será que sou o único que não sabe tocar nesse fórum?? A gravação do Alberto ficou show! Mas paciência, sou cara de pau e vou continuar enchendo a paciência de vocês hehe! Essa semana, quando eu parar em casa durante o dia, eu posto mais alguma coisa pra atacar os ouvidos de vocês!

albertoellobo
Veterano
# ago/05
· votar


Tou preparando umas outras gravações, dessa vez com melhor audio, pois vou tomar vergonhab na cara e comprar uma placa de som pelo menos razoável pro meu micro. Esperem.

CaimDark
Cara, tu tá tocando legal prakct. Essas inversões de baixo que vc fez em sereníssima ficou show!

Balbino Junior
Baita técnica tem esse cara! Mesmo com o vídeo pobre dá pra ver. Muito maneiro. Manda mais umas coisas...

Zedin
Bacana, bem garagem, sem nenhum compromisso. Puta som! Usou algum pedal ou foi "na unha" mesmo? Ficou bacana.

CaimDark
Veterano
# set/05
· votar


Ae Galera!! Só dando uma passada rápida pra postar outra gravação, ainda mais simples que a outra, de Eu Sei, da Legião. Não estranhem eu não aparecer nos outros tópicos, mais tarde quando eu puder fazer a "limpa" com calma eu apareço!

eis o Link: http://rapidshare.de/files/4618462/eusei__viol_o_folk_e_voz_.mp3.html

Foi usado quase as mesmas coisas da gravação passada. Violão folk Takamine G-240, gravação no audacity e microfone Leson SM 58. Seguindo o exemplo do ALberto, segue mais detalhes: cordas daddario 0.9, e "equalizado" com todos os botões no meio e o presence na máximo, o que quer que isso faça...

Pra tentar deixar as coisas mais interessantes, e pra dar a vocês mais motivos para rir, tentei dar um jeito de sair a voz no mínimo audível, e acabei conseguindo. Fiz o seguinte: diminui um pouco o volume do intrumento e aumentei na mesma proporção o da voz, mas não muito pra não ficar chiando demais. Aí botei o som do violão pra sair na caixa de som esquerda, e o da voz na direita. Não ficou grandes coisas, mas pelo menos dá pra ouvir, o que já é mais do que eu esperava!!

Ps: Galera, postem suas coisas aí!! Se até eu tou postando, não tenham vergonhar de aparecer também!! Esse tópico é super interessante, vamos fazê-lo crescer!

CaimDark
Veterano
# set/05
· votar


Ilzo Fuzaro

Cadê você cara???? Esse tópico só foi criado por idéia sua,e eu só tô postando graças ao seu encorajamento, e você não posta nada??????? Sacanagem!!!! Quero ouví-lo tocar, e acho que todo mundo aqui também. Você disse lá no outro tópico que não era um virtuose, mas virtuose ou não um cara com 26 anos de experiência de violão só pode tocar muito. Então cria vergonha na cara, mete um microfone na boca do violão e manda ver!!!

albertoellobo
Cara, você parece entender de PC e equalização, então vê se pode me ajudar aí:

Não entendo bulhufas de equalização, e não faço a menor idéia de como deixar um violão bem equalizado, só deixo tudo no meio. Me dá uns toques aí! Meu violão tem também um controle de presence que nem sei o que faz. Pra que serve isso?? Eu mexo nele mas não noto muita diferença no som.

Outra, meu microfone até que é bonzinho, e numa caixa de som de verdade fica massa, mas no PC fica uma merda, a voz sai muito baixo. Porque isso?

Mais uma: Não sei nem qual é minha placa de áudio. Como faço pra saber o modelo, os bits que ela tem e etc??

Abraços!

albertoellobo
Veterano
# set/05
· votar


CaimDark
Vamos lá...

Não entendo bulhufas de equalização, e não faço a menor idéia de como deixar um violão bem equalizado, só deixo tudo no meio. Me dá uns toques aí! Meu violão tem também um controle de presence que nem sei o que faz. Pra que serve isso?? Eu mexo nele mas não noto muita diferença no som.
Geralmente, o captador de áudio dos violões elétricos (salvo aqueles bem ruizinho) tem três bandas de equalização e uma de presence.
A Bass (grave), é o grave, e ela representa a nitidez dos bordões do violão. Se vc abrir demais, vai dar uma ressonância (feedback) retumbante e vai esconder a nitidez do som de seu violão. O ideial é usá-lo no meio ou no maximo em 3/4. Para regulá-la, faça o seguinte: bata o mizão com o polegar e vá niveleando ele até vc perceber que, se passar de um determinado ponto, vai abafar (distorcer) o timbre da corda (Mi), ou ficar com um som "estalado", tipo "slap". O Treble, ou Mid (Tons médios), é a mais chata de regular, pois se vc passar um tiquinho só, qualquer desnível nela, as cordas Sol e Ré irão sobressair demais da conta, isso vai dar um som estranho, metálico, como de vc tivesse tocando dentro de uma lata de biscoito. Eu a uso toda fechada, a não ser que eu vá fazer dedilhados desses que não usam a corda mizinha (tipos muito comum no metal melódico: Angra, Queensrÿche, Etc); aí, nesse caso, use-a em no máximo 1/4 da régua. A High (agudo) e cuida da clareza da cordas Si e Mizinha. E a da nitidez, do timbre perfeito tanto nas batidas pra baixo quanto pra cima, ou arpejos/dedilhados. E não tem mistério: Abra-a toda e, no caso de ainda ficar pouco agudo (como disse, depende do captador do violão, e tb das cordas que está usando), abaixe as demais outras réguas proporcionalmente, até vc ouvir com clareza todas as cordas soando tanto na pegada (batida) quando no dedilhado. A Presence (Presença) é o brilho do som. Ele que irá realçar todas as outras cordas. Mas cuidado, o presence tem uma resposta quando você tá ouvindo numa caixa e outra quando vc tá gravando: às vezes, não sentimos o resultado dele na hora que tocamos, mas quando gravamos o som do violão com ele acionado, aí é que vemos a diferença, portanto, pra regular o presence com precisão, use um fone de ouvido ligado no aparelho de som ao invés das caixas. Experimente fazer essas regulagens no seu captador:

PARA TOCAR NAS CAIXAS (qualquer ambiente)

_______ BASS: -------|--- (3/4)
________ MID: --|--------- (1/4)
_______ HIGH: -----------| (TOTAL)
__ PRESENCE: --------|--- (3/4)

PARA GRAVAÇÃO (no PC ou no som, sem passar por mesa ou pré-amp)

_______ BASS: -------|--- (3/4)
________ MID: |----------- (0)
_______ HIGH: -----------| (TOTAL)
__ PRESENCE: ----|------- (2/5)

Outra, meu microfone até que é bonzinho, e numa caixa de som de verdade fica massa, mas no PC fica uma merda, a voz sai muito baixo. Porque isso?
Isso deve ser por causa da impedância dele. Ele dever ser de baixa impedância, aí acontece o seguinte: No som (que é, na verdade um pre-amp) ele ganha corpo porque é amplificado analogicamente (sinal in+sinal gain=sinal out), não passa por um codificador/decodificador digital (placa de som), como acontece nas no PC. Alí, esse mesmo sinal fica assim: "sinal in+encoder+sinaldigital+decoder+sinal out" (caixinhas de som). Nesse processo de encoder e decoder, o som captado perde potência e, se o mic for de baixa impedância, o volume final vai ficar comprometido. Mas no seu caso, tem um jeito de resolver isso: ligue o violão e o microfone num aparelho de som e ligue som direto no computador (pois o som serve de pre-amp). Ai vc pergunta: Por que com o violão não acontece isso? Porque a captação do violão tem uma bateria que amplifica o sinal na saída (captação ativa). Nos violões com captação passiva (geralmnete de rastilho, sem bateria) acontece a mesma coisa que acontece com seu microfone.
Mas teste o seguinte: do lado do relógio do Windows, geralmente tem um ícone semelhante à um megafone. Dê dois cliques nele (vai abrir um programa igual à uma mesa de som), vá em "propriedades" e clique em "gravação". A mesa vai se inverter. Veja a que nível a régua "mic" está. Se essa régua estiver muito baixa, aumente ela um pouco. Isso deve melhorar a captação de audio pelo microfone (não muito, se ele for de baixa impedância).

Mais uma: Não sei nem qual é minha placa de áudio. Como faço pra saber o modelo, os bits que ela tem e etc??
Va em painel de controle, depois clique no ícone "multimidia", e peça "propriedades". Vai abrir um relatorio de drivers, configurações, resolução de áudio (Bits), etc, inclusive o modelo, a potência, etc.

Espero ter lhe ajudado, véio!

CaimDark
Veterano
# set/05
· votar


Valeu cara! Ajudou pacas! Próxima gravação vou experimentar suas dicas de equalização!

ilzo fuzaro
Veterano
# set/05
· votar


albertoellobo
CaimDark
Meu computador não tem microfone, mas vou arrumar um. tenho um cd gravado, mas acho que não é a mesma coisa que tocar na hora, e além do mais não sei como passa-lo para o pc.Mas aguardem. Assim que tiver tempo vou dar um jeito nem que tenha que desmontar essa maldita máquina, que teima em não me obedecer. Sobre as gravações, ouvi todas e curti na boa! Acho ótimo quando rola um clima assim, sem nenhuma pretensão ou vaidade. Descontrai a beça!

albertoellobo
Veterano
# set/05
· votar


CaimDark
Valeu cara! Ajudou pacas! Próxima gravação vou experimentar suas dicas de equalização!
Tamozaí pra isso!


Meu computador não tem microfone, mas vou arrumar um. tenho um cd gravado, mas acho que não é a mesma coisa que tocar na hora, e além do mais não sei como passa-lo para o pc.Mas aguardem. Assim que tiver tempo vou dar um jeito nem que tenha que desmontar essa maldita máquina, que teima em não me obedecer. Sobre as gravações, ouvi todas e curti na boa! Acho ótimo quando rola um clima assim, sem nenhuma pretensão ou vaidade. Descontrai a beça!
Tou procurando um tutorial em Word sobre gravação de áudio no PC, pra mandar pra vc. Eu sei que tenho esse arquivo em algum lugar, só preciso achar. Ele já tá em em portugúês e tudo. Vai te ajudar Prakct.

Zedin
Veterano
# set/05
· votar


albertoellobo
Zedin
Bacana, bem garagem, sem nenhum compromisso. Puta som! Usou algum pedal ou foi "na unha" mesmo? Ficou bacana.


Vlw mesmo kra, como tu disse: sem compromisso. Sou músico amador, mas ralo bastante e é ótimo quando valorizaram esse trabalho.

Mas como assim "na unha"?
Não sei se você ouviu tudas as músicas do meu site ( www.miquelino.cjb.net ), mas sobre qual vc está falando?

albertoellobo
Veterano
# set/05
· votar


Zedin
Mas como assim "na unha"?
é que tem umas passagens de acorde que dá a impressão de ter efeito-sobre-efeito, como se vc tivesse aplicado dois pedais diferentes ao mesmo tempo. Vc usou pedal ou tocou com som limpo (na unha)? Se usou, qual foi o pedal? Ficou Maneiro!

albertoellobo
Veterano
# set/05
· votar


CaimDark
Fiz umas "gracinhas" aproveitando sua idéia de baixo para sereníssima. Gravei-a em MD. Depois que eu passar por PC eu vou postar ela aqui.

CaimDark
Veterano
# set/05
· votar


albertoellobo
Opa, tamo esperando! Perdoe a ignorância, mas que formato é esse, MD?

albertoellobo
Veterano
# set/05
· votar


CaimDark
mas que formato é esse, MD?
É um disquinho portátil muito usado por DJs, que cabe mais ou menos o mesmo tempo de gravação de um CD comum, só que ele é superprático, pois vc grava, e depois, quando não precisar mais, vc apaga (tipo um CD-RW, mas muito mais prático), e é basicamente para gravação/execução de áudio (existem modelos de drivers para PC, fabricados pela Sony e da Creative, mas são caríssimos, algo tipo, 600, 700 dólares. OS da LG não prestam: engasga muito).
Pois bem, eu tava no estúdio de um amigo meu baixando umas mp3, e, como eu tava com o violão à mão, liguei-o e gravei umas coisinhas no MD, só pra testar como era (sei lá... posso pretender comprar um algum dia. Preciso saber como é...).
Ele vai passar pra CD as gravações que fiz, já que eu não tenho leitor de MD, e uma vez no CD, jogo no Computador e posto o arquivo aqui...
Vlw!

CaimDark
Veterano
# set/05
· votar


Ae Galera, acabei de gravar mais uma tosqueira pra mandar pra vocês: Mais do mesmo, da Legião, versão acústica.

Usei as mesmas coisas da gravação passada, exceto: Ao invés do meu microfone "normal", que fica muito baixo no PC, usei um fone de ouvido daqueles com microfone junto, próprio pra PC. É bem ruinzinho, mas acho que por ser próprio pra PC a voz sai mais alta, embora a qualidade seja ruim ruim. E a equalização experimentei a dica do Alberto: o grave no meio, o médio zerado e o agudo no máximo.

albertoellobo
Cara, aproveita e vê se você achou a equalização boa, ou se dá pra melhorar.

Eis o link:
http://rapidshare.de/files/4737068/mais_do_mesmo_viol_o_folk_e_voz_.mp 3.html

albertoellobo
Veterano
# set/05
· votar


CaimDark
Cara, aproveita e vê se você achou a equalização boa, ou se dá pra melhorar.
Show de bola! A equalização melhou muito a qualidade do audio!
Observe que agora a gravação ganhou aquele sotaque característico de um Violão Folk, como é quando se toca ele "desplugado".
Só uma observação: Quando for gravar músicas usando dedilhados, diminua um pouquino de nada o Presence nesta equalização que tu vais "esculachar". Esse tal de Takamine é muito show (quem foi mesmo que falow quew takamine não presta?)!

albertoellobo
Veterano
# set/05
· votar


Ao invés do meu microfone "normal", que fica muito baixo no PC, usei um fone de ouvido daqueles com microfone junto, próprio pra PC. É bem ruinzinho,
Não é tão ruim assim naum. Faz o seguinte: quando usar ele, tenter afastá-lo um pouco da boca, pra evitar que ele de aqueles "puffs", quando falamos sílabas com "P", "B", "T", "D", ou assovie nos "S" e "Z". Valew!

Zedin
Veterano
# set/05 · Editado por: Zedin
· votar


albertoellobo
é que tem umas passagens de acorde que dá a impressão de ter efeito-sobre-efeito, como se vc tivesse aplicado dois pedais diferentes ao mesmo tempo. Vc usou pedal ou tocou com som limpo (na unha)? Se usou, qual foi o pedal? Ficou Maneiro!

Mas qual é essa música d q vc está falando?

CaimDark
Veterano
# set/05
· votar


albertoellobo
Blz cara, vou fazer isso!


todos
pow galera, kd as gravações de vocês???? Será que eu sou o único que posta aqui!??!!?!!?!? Kd o Alberto, o Prático, o Sputnicker, o Zedin, o Balbino, o Ilzo (bom, o ilzo eu nem digo que ele não se entende com o PC hehehe)??!!?!? Vamos lá galera, postem suas gravações!!!! Vamos fazer o tópico crescer!!!

albertoellobo
Veterano
# set/05
· votar


CaimDark
Blz cara, vou fazer isso!
Tamo aí na atividade. espero ter ajudado. Vlw!

pow galera, kd as gravações de vocês????
Já tow perovidenciandiu. Vow aproveitar esse feriado de 7/9 para fazer alguma coisa. Já mando pra ca... Vlw

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Grave Voce Mesmo Tocando e Mande Pra Cá...