Por que a LEGIÃO URBANA foi importante...

Autor Mensagem
ilzo fuzaro
Veterano
# ago/05
· votar


albertoellobo
Não tome isso como uma crítica á sua pessoa, não é por aí! Oque o Balbino fez foi uma avaliação técnica, baseada em estudo de teoria musical. É mais ou menos como um médico quando le um exame laboratorial, para dar um diagnóstico do paciente. O gosto pessoal não tem lugar nesse tipo de análise. Oque vale é a estrutura geral, os detalhes que compoem essa estrutura e sobretudo o modo de execução. Por essa mesma análise passam os músicos eruditos, em busca do virtuosismo. São analisados a cada nota, cada pausa, etc...,e os caras que fazem a análise não são muito gentis.

Neo Anderson
Veterano
# ago/05 · Editado por: Neo Anderson
· votar


Não querendo menosprezar nada, mas no CD acústico da MTV, no final de "Hoje a noite não tem luar"(se não me engano é a faixa número 05) Renato Russo pergunta ao público "Ela não é bonitinha?" e logo após ouve-se ao fundo Dado dizendo à Renato "Tem que afinar o violão"

ilzo fuzaro
Veterano
# ago/05
· votar


Neo Anderson
E o Renato deveria ter respondido: Afinar pra que? HAHAHAHAHAHA!!!!!!!!!!!

Rafael neto
Veterano
# ago/05
· votar


afff...seis sao maldosos mesmo!!!

anonimo_83
Veterano
# ago/05
· votar


ilzo fuzaro
E o Renato deveria ter respondido: Afinar pra que? HAHAHAHAHAHA!!!!!!!!!!!



boa! rs

CaimDark
Veterano
# ago/05
· votar


detonou direitinho

Mas é claro que detonou. Detonar é o que ele faz de melhor...
E se vocês estivessem interessados em alguma outra coisa que não seja "detonar", saberiam que esse Cd acústico não foi sequer feito para virar CD ou DVD e sim para divulgar o novo CD na época, que eles fizeram totalmente descompromissados, sequer ensaiar direito ensaiaram, até porque apenas alguns trechos seriam exibidos na MTV. E saberiam também que quando o Renato Russo tocou a música que o NEO Anderson citou estava no intervalo da gravação e quem filmou ele tocando, por sorte, foi um engenheiro de som que gostava da Legião e não quis deixar aquela "canja" passar em branco. MAs como vocês só se interessam em "detonar", paciência :)

CaimDark
Veterano
# ago/05
· votar


ilzo fuzaro

Sim, análise não é feita na base de gosto, claro, mas é praticamente impossível desassociar um do outro completamente. O "gosto" a que me refiro nem sempre é tão óbvio quanto o mero "gosto não gosto". E também é complicado comparar a leitura de um exame laboratorial (que ainda por cima frequentemente é feito por máquinas) com algo tão abstrato quanto crítica musical.

ilzo fuzaro
Veterano
# ago/05
· votar


CaimDark
A avaliação do Balbino não foi abstrata, foi exata. Nào foi maldosa nem tendenciosa, mas sim realista. Qualquer pessoa que conheça teoria musical dira o mesmo que ele. Entretanto, isso não é um impedimento para quem gosta do legião, claro. Há alguns anos Pavarotti foi massacrado pela crítica especializada. Em nenhum momento ele disse que a crítica estava errada.

albertoellobo
Veterano
# ago/05
· votar


ilzo fuzaro
Sobre a análise da Legião.
Mas esse é o espirito que faz da Legião a banda mais popular do Brasil. Eles eram humanos como nós, não aqueles virtuoses que tocam tão bem, mas tão bem, que nós até ficamos sem graça de tentar tirar as musicas dele. A Legião Urbana todo mundo cionsegue tocar tocar, em qualquer lugar, para aprender, para zoar, para servir de companhia, etc. São músicas estritamente urbanas e sentimentais. Assim como a maioria de nós. O Diferencial é a autenticidade das palavras de Renato Russo no vocal. O Resto é acompanhamento.
URBANA LEGIO OMNIA VENCITI!

anonimo_83
Veterano
# ago/05
· votar


albertoellobo
Mas esse é o espirito que faz da Legião a banda mais popular do Brasil. Eles eram humanos como nós, não aqueles virtuoses que tocam tão bem, mas tão bem, que nós até ficamos sem graça de tentar tirar as musicas dele. A Legião Urbana todo mundo cionsegue tocar tocar, em qualquer lugar, para aprender, para zoar, para servir de companhia, etc

Nisso eu concordo plenamente! E isso pode fazer a pessoa amar a banda ou simplesmente detestar! Nao concorda!? Ai é que entra o gosto pessoal!!

CaimDark
Veterano
# ago/05
· votar


ilzo fuzaro

Eu não disse que a avaliação do Balbino está errada (embora tenha sido tendenciosa. Com sarcasmo e tudo) , nem estou insinuando que Legião Urbana é o ápice do virtuosismo musical, até porque acho exatamente o que disse o Alberto. O que torna a Legião Urbana mágica é a beleza da voz de Renato Russo e a força das letras. O resto é acompanhamento. Estou dizendo outra coisa. Que é impossível ser completamente imparcial nesse tipo de avaliação, assim como é impossível se completamente imparcial na maioria, se não em todas, as ciências, e acho que vocês se enganam se acham que são capazes de expurgar toda e qualquer tipo de influência pessoal em suas avaliações. É diferente de dizer que a avaliação está errada.

ilzo fuzaro
Veterano
# ago/05
· votar


albertoellobo
Chegamos a um ponto de acordo. Nada tenho contra o Legião enquanto não são citados como músicos. É pra curtir? É pra tirar onda? Ótimo! Como é ótimo também Blitz, Paralamas,Engenheiros etc...
Sobre a aspiração ao virtuosismo, minha opinião não é lá muito positiva. Mas vou deixar este assunto para outro tópico, senão vai confundir tudo.

ilzo fuzaro
Veterano
# ago/05
· votar


CaimDark
Claro que a gente não perde a oportunidade de detonar um pouquinho.
Uma boiada dentro de um fusca... Essa foi impagável, até agora estou dando risada.
Detonar é natural. Eu fui detonado muitas vezes, e meus maiores detonadores eram meus professores. Com certeza o Balbino deve ter tido algum professor que o detonou em alguma ocasião.Você acha agora que a gente vai perder a oportunidade de detonar uns caras que ganham mais que nós ,tocam menos e nunca tiveram professores chatos? De jeito nenhum!!!

albertoellobo
Veterano
# ago/05
· votar


ilzo fuzaro
Chegamos a um ponto de acordo. Nada tenho contra o Legião.
Por isso que, conforme vc deve ter reparado, em nenhum momento eu fiz questão de citar tecnicamente a Legião. Não tenho preparo para isso. Minha referência sobre a Legião é estritamente pessoal. Foram eles, com suas músicas, que me incentivaram a ingressar neste universo. As palavras de Renato Russo que me despertaram para o ato de raciocinar o mundo ao meu redor (sim, eu podia pensar o que quisesse, não o que eu deveria pensar - ou o que queriam que eu pensasse!).
Então, sendo assim, "URBANA LEGIO OMNIA VENCITI"!

anonimo_83
Veterano
# ago/05
· votar


ilzo fuzaro
Com certeza o Balbino deve ter tido algum professor que o detonou em alguma ocasião

Alguma ocasião!? HAhah direto! Toda minha vida! Ate hj se eu nao estudo direito na semana o bixo pega nas aulas da facul! Nao tem jeito, professor bonzinho nao sabe ensinar, o cara tem que ser rigido e mostrar a real, goste o aluno ou nao!

Abraços

CaimDark
Veterano
# ago/05
· votar


ilzo fuzaro

Você acha agora que a gente vai perder a oportunidade de detonar uns caras que ganham mais que nós ,tocam menos e nunca tiveram professores chatos? De jeito nenhum!!!

Tá certo, sendo assim pode extravazar uhauhauahuha!!!!!

Balbino Junior

o cara tem que ser rigido e mostrar a real,

Claro, professor que só diz o que o aluno quer ouvir não é professor, é marketeiro. Mas ele pode "mostrar a real" sem precisar ser estúpido.

ilzo fuzaro
Veterano
# ago/05
· votar


Balbino Junior
E o pior é que quando acabar essa fase, você sentirá saudades. Até hoje sinto falta do Alonso com seu olhar rigoroso e gritando: Devagar! Não estou ouvindo as primas! Use esse polegar com mais cuidado! Pois é. Ele foi o mais rigoroso, oque mais gritava e oque mais acreditava em mim. E, até hoje eu sinto falta dele.
Abraços.

ilzo fuzaro
Veterano
# ago/05
· votar


CaimDark
O pau aqui acabou. Mas , em compensação vai começar lá no Tópico do Futuro da Geração 80. É que apareceu um argentino nos chamando de baratas e dizendo que não temos cultura. Respondi a contento, e se ele quizer mais é só tirar mais onda que eu ainda estou aqui.

albertoellobo
Veterano
# ago/05
· votar


ilzo fuzaro
o pau acabaou
Isso é que é chato.... Quando um assunto legal como esse se esgota. Por isso que eu não gosto de chagar a concenso no fórum. Mas logo, logo alguém levanta uma nova polêmica e acirra os ânimos da galera.

ilzo fuzaro
Veterano
# ago/05
· votar


Pois é, amiguinho. Vou criar um tópico que vai deixar estudantes e professores de faca na mão. E o tópico será baseado em uma observação que você fez aqui mesmo. Aguarde e confie.

albertoellobo
Veterano
# ago/05
· votar


Para Todos
Vai aqui, para os detratores do rock n' roll, uma sugestão de leitura: "Rock: uma história social", de Paul Friedlander. Leiam este livro.

albertoellobo
Veterano
# ago/05
· votar


Balbino Junior
Sobre a sua análise da Legião...

Um análise carregada de gosto pessoal e tendenciosismo fica estranha. Que tal fazer uma ANÁLISE CRÍTICA E IMPARCIAL? Baseada em critérios puramente técnicos? Apenas analisar, sem emitir opinião própria? É isso que eu cobro dos detratores da Legião. E Ninguém ainda fez isso aqui neste Top e em nenhum outro (duvido que tenha). Contiuna o desafio. Quem se habilita a fazer uma análise imparcial da Legião?

albertoellobo
Veterano
# ago/05
· votar


ilzo fuzaro
Não tome isso como uma crítica á sua pessoa, não é por aí! Oque o Balbino fez foi uma avaliação técnica, baseada em estudo de teoria musical. É mais ou menos como um médico quando le um exame laboratorial, para dar um diagnóstico do paciente. O gosto pessoal não tem lugar nesse tipo de análise. Oque vale é a estrutura geral, os detalhes que compoem essa estrutura e sobretudo o modo de execução. Por essa mesma análise passam os músicos eruditos, em busca do virtuosismo. São analisados a cada nota, cada pausa, etc...,e os caras que fazem a análise não são muito gentis.
Sim, mas ele partiu de um ponto/conceito pré-estabelecido por si próprio (não gostar da legião). Só isso já cria espaços suficientes para a parcialidade. Quero ver ele fazer esta mesma análise deixando de lado o conceito previamente estabelecido (não gostar da legião).

albertoellobo
Veterano
# ago/05
· votar


Urbana legio Omnia Vencitti"

anonimo_83
Veterano
# ago/05
· votar


albertoellobo
Em que situação meu gosto prevaleceu sobre a analise!?
acho que nao cara mesmo pq eu posso ate admitir que gosto de legiao e que ouvia muito legiao urbana com 15 anos, e minha analise nao mudaria nada!

Acho que vc ta procurando chifre na cabeça de cavalo isso sim!

abraços

albertoellobo
Veterano
# ago/05 · Editado por: albertoellobo
· votar


Balbino Junior
Em que situação meu gosto prevaleceu sobre a analise!?
Desde o momento em que vc emitiu sua própria opinião sobre a banda, já deixou de analisar...

polly182
Veterano
# ago/05
· votar


tipo eu n sou da epoca q o renato cantava n mas eu gosto muito vei essa musica tipo de um tempaço ate hj faz tipo pessoas da nova geraçao e da velha ao mesmo tempo , faz sucesso mesmo sem existir mais, as musicas tipo q marcaram p mim foram:
faroeste caboclo, pais e fihos, geraçao coca-cola... tipo as q mais fazem minha kbeça.... mas e muito bom tipo vale a pena a gente tipo num pode fikr se tapando com tabus de credo isso e de velho o kra manda muito bem e isso tipo talento n se discute...

albertoellobo
Veterano
# ago/05
· votar


polly182
tipo eu n sou da epoca q o renato cantava n mas eu gosto muito vei essa musica tipo de um tempaço ate hj faz tipo pessoas da nova geraçao e da velha ao mesmo tempo , faz sucesso mesmo sem existir mais, as musicas tipo q marcaram p mim foram:
faroeste caboclo, pais e fihos, geraçao coca-cola... tipo as q mais fazem minha kbeça.... mas e muito bom tipo vale a pena a gente tipo num pode fikr se tapando com tabus de credo isso e de velho o kra manda muito bem e isso tipo talento n se discute...


Pow, tipo assim todos nos gostamos da Legião, tipo URBANA LEGIO OMNIA VENCITI...

fi_dum_ratu
Veterano
# ago/05
· votar


albertoellobo
cê tá escrevendo errado... é "urban legio omnia vincit"

albertoellobo
Veterano
# ago/05
· votar


fi_dum_ratu
"urban legio omnia vincit"
É que eu sou péssimo em latin, so lato (auauauauau!) :D

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Por que a LEGIÃO URBANA foi importante...