Por que a LEGIÃO URBANA foi importante...

Autor Mensagem
The Blue Special Guitar
Veterano
# ago/05
· votar


Bom, minha opinião:

Comparando Legião Urbana com as demais bandas de rock nacional, eu diria que os caras foram muito bons, por dois pontos: as letras do Renato e as melodias agradáveis (não somente acordes de quinta).

Agora, é óbvio que vc comparar LU com outras bandas estrangeiras, verá que existem outras melhores, como, por exemplo, Led, Pink Floyd, Europe, etc...

Outra coisa: Acho meio errado comparar Legião com Chico Boarque. Conheço um pouco do trabalho dele e sei o quanto são complexas as músicas dele. No entanto, ele não toca rock... é um outro estilo...
Quanto às letras, também são direcionadas a públicos diferentes.
Mas vejo a ambos como bons escritores de letras.

Dogs2
Veterano
# ago/05
· votar


Se fosse pra falar da importância da Legião Urbana na música nacional, eu falaria, citaria vários aspectos, tal.

Mas como é a importância na nossa vida eu digo que não teve absolutamente nenhuma importância, tanto que eu nem curto Legião.

Dogs2
Veterano
# ago/05
· votar


The Blue Special Guitar
Outra coisa: Acho meio errado comparar Legião com Chico Boarque. Conheço um pouco do trabalho dele e sei o quanto são complexas as músicas dele. No entanto, ele não toca rock... é um outro estilo...
Quanto às letras, também são direcionadas a públicos diferentes.
Mas vejo a ambos como bons escritores de letras.


Chico Boarque hauheuaeh
é Buarque.
Chico Buarque de Hollanda.

Realmente as músicas dele são complexas.
Mas talvez nem complexa seja a palavra certa, mas sim capricho, pois elas são muito bem feitas em todos os quesitos, feitas com amor, capricho mesmo.
E as letras do Chico não são direcionadas a público nenhum, gosta quem quer. No Legião é algo mais programado. Eu vejo isso assim, mas claro que é minha opinião.

Tanto que eu curto Chico Buaque e nem gosto muito de MPB. As letras dele me fascinaram e as melodias são muito bem arranjadas, independente do estilo dele.

jose mauricio
Veterano
# ago/05
· votar


revolucionou o rock com os dedilhados que naquela epoca raramente aconteciam e eles tinham o dedilhado que hoje muitas bandas usam

Roger lopes
Melhor arranjo
Prêmio FCC violão 2008
# ago/05
· votar


Balbino Junior
nao sou fan de musica popular

PREPARAR CANHÕES

Renanto Russo estaria longe de ser um musico ou poeta

CONTAGEM REGRESSIVA

a diferença composicional entre o Chico e esse tal Renato Russo é absurda!

4

entende muito mais de musica do que o Renato Jamais sonhou em entender

3

composição das letras é mil anos luz a frente do que o Renato fazia

2

No caso do Renato ele escrevia as letras mas os temas compostos por ele como melodia para cantar suas letras eram grotescos, era como se ele fizesse a poesia e saisse tocando os acordes de qualquer jeito tentando encaixar uma coisa na outra!

1

vc quem nao conhece de musica e nao tem o minimo grau de entendimento composicional para comparar um genio como Chico Buarque de Holanda com um cara que na minha opiniao morreu tarde!
[b] morreu tarde!
morreu tarde!
------------------FOGO-------------------------------------

NOSSA COMO ELE É INTELIJEGUE . QUEM COMPAROU CHICO E RENATO FOI ELE MESMO.

não digo que Chico é Ruim pois não sou como você,alias você está longe de entender alguma coisa, pois nem gosta de música popular , suas palavras são grotescas e não a música do Renato.
Renato foi Brasileiro.e você deve ser algum sobrinho do Sadam ou do Bin Laden pra dizer que Renato " morreu tarde".

e se acha que quem gosta de Legião é músico pé rapado , tá enganado meu irmão,Te coloco no bolso em qualquer música ou estilo e pra compor também.

ah! Vou falar na sua linguagem"Gosto é que nem"Cú" cada um tem o seu.

anonimo_83
Veterano
# ago/05
· votar


Roger lopes
e se acha que quem gosta de Legião é músico pé rapado , tá enganado meu irmão,Te coloco no bolso em qualquer música ou estilo e pra compor também.

Falo Bonzao! hehehhahhahah

Dogs2
Veterano
# ago/05
· votar


Renato foi um bom letrista sim (mesmo fazendo metáforas sem sentido pra se fazer de misterioso, fazer quase uma cópia do estilo lírico do Ian Curtis do Joy Division, cantar que nem o Morrissey e pegar poesias ou letras de bandas e adaptar, como em Monte Castelo com o poema de Camões e a história de Eduardo & Mônica semelhante a Ob-La-Di Ob-La-Da), ma comparar com o Chico é injustiça.

YES
Veterano
# ago/05
· votar


Papa Urubento XVI

Valeu pelo link postado, gostei muito do trabalho. Se assemelha a MICHAEL HEDGES, conhece? Se não conhece procure que o cara é demais. No www.guitar9.com você consegue ouvir alguma coisa dele.

Não ligue para o Balbino, ele nasceu ouvindo a música dos anjos, mas ainda não entendeu a do diabo (no bom sentido é claro)

Neo Anderson
Veterano
# ago/05 · Editado por: Neo Anderson
· votar


Roger lopes
Fui eu quem fez essa "comparação", e não o Balbino, o problema é que infelizmente você não compreendeu o porquê disso. Nem foi uma comparação pra começar. Citei o nome de Chico pra quebrar o tom grandiloquente com que foi começado o tópico.

E outra, antes de julgar a inteligência de alguém, procure ver a sua própria. Fui eu quem fez essa primeira "comparação". Então quando for ofender alguém, procure primeiro saber do que está falando. Estou sendo repetitivo, porquê você pode não entender, então é sempre bom dar uma ênfase (Preparar.....FOGO!!!). Ou não entendeu a piadinha?


Balbino
Acho que algumas pessoas aqui não sabem nem ler direito. Por que estão falando que foi você que citou o nome do Chico Buarque, sendo que fui eu? E depois o cara ainda te atira pedras hahaha

YES
Veterano
# ago/05
· votar


Seria eu um caso a parte? Tinha 14 anos em 87 e o Legião Urbana não tem a menor relevância na minha vida. Serei eu um ET?

CaimDark
Veterano
# ago/05
· votar


YES

Ora, sendo assim o "ET" sou eu, que nem de música gostava até uns 16 anos, em 2000, quando conheci a Legião Urbana, e até hoje ela tem uma relevância enorme na minha.

anonimo_83
Veterano
# ago/05
· votar


Neo Anderson
Nem esquenta essas coisas acontecem! hehehe!
Se tem uma coisa que ainda é pior do que a ignorancia musical e a soberba é o analfabetismo! hahhahahahha

Abraços

ilzo fuzaro
Veterano
# ago/05
· votar


Eu tô me segurando para não falar oque penso do tal legião, afinal sou um dos caras mais moderados e tolerantes deste raio de fórum. No entanto, se os absurdos comentários não cessarem, estejam preparados para enfrentar a minha ira.

CaimDark
Veterano
# ago/05
· votar


Eu tô me segurando para não falar oque penso do tal legião, afinal sou um dos caras mais moderados e tolerantes deste raio de fórum.

E um dos mais irônicos também, huauhauhauhauhauhauhauhauhauha :)

izzystradlin
Veterano
# ago/05
· votar


Por que a LEGIÃO URBANA foi importante...

pq o Renato Gayrusso morreu...só..senão...

CaimDark
Veterano
# ago/05
· votar


Já que nosso colega Ilzo mencionou a tolerância e a moderação, e já que o fórum deu uma bela queda depois do "apagão", aproveitei e selecionei algumas demonstrações de moderação e tolerância do nosso colega em questão:

"Rockeiros e metaleiros são agressívos e violentos. Além de fanáticos, quando ficam bravos dão até sair sangue. Lembra o Cazuza e o Renato Russo? Pois é."

"E o pior é pensar que Cazuza e Renato Russo são considerados poetas. Num país que conta com Chico Buarque, Edu Lobo, e tantos outros verdadeiros poetas, esses dois ignorantes do lingua portuguesa deveriam ter nascidos mudos."

"Se considera músico algum integrante daquele troço, lhe falta conhecimento da matéria. E, se acha que aquelas letras são poesias, procure ler um pouco mais."

"Legião não sabe oque é música e poesia e seus admiradores ídem"

Estão vendo crianças? Aprendam a ter moderação e tolerância com esse maravilhoso exemplo!!!!!! :DDDDDD

ilzo fuzaro
Veterano
# ago/05
· votar


[b]CaimDark[/b
Agora terão todos que enfrentar a minha ira!
Meu coração tem um sereno jeito
E as minhas mãos o golpe duro e presto
De tal maneira que, depois de feito,
Desencontrado, eu mesmo me contesto

Quando me encontro no calor da luta
Ostento a aguda empunhadura á proa
Mas o meu peito se desabotoa
E se a sentença se anuncia bruta
Mais que depressa a mão cega executa
Pois que senão o coração perdoa

Eu só lamento que o universo "musical"de alguns seja tão limitado. Afirmar que começou a gostar de música ouvindo legião é no mínimo uma contradição: legião nunca fez música. Assim como barão vermelho, engenheiros e vários outros, legião é só um engodo das FMs e da MTV. Não são músicos na verdadeira acepção da palavra, pois a maioria deles não sabe sequer ler uma partitura. Qualquer criança, logo no primeiro ano de conservatório, sabe mais sobre MÚSICA do que todos esses caras juntos. O fato de ter vários admiradores não significa absolutamente nada, pois, não agrega conhecimento, apenas dinheiro. Ouçam música de verdade, existem muitos músicos jovens que são referencia de qualidade, verdadeiros mestre em seus instrumentos. Pesquisem e comparem.

ilzo fuzaro
Veterano
# ago/05
· votar


Esqueci de mencionar:
Os versos que postei são de autoria do Chico. Da pra comparar com qualquer coisa escrita por aquele pseudo-intelectual de sauna gay?

Neo Anderson
Veterano
# ago/05
· votar


ilzo fuzaro
Esqueci de mencionar:
Os versos que postei são de autoria do Chico. Da pra comparar com qualquer coisa escrita por aquele pseudo-intelectual de sauna gay?


Hahahahahahahahhahahahaha :D

albertoellobo
Veterano
# ago/05
· votar


ilzo fuzaro

Ouçam música de verdade
Música, não se ouve, se sente!
Outro dia, achei um pensamento interessante na internet, em referência a professores de música, que dizia assim. "Quem sabe faz, quem não sabe ensina, pois a teoria, na prática, é bem diferente."

Meu coração tem um sereno jeito
E as minhas mãos o golpe duro e presto
De tal maneira que, depois de feito,
Desencontrado, eu mesmo me contesto

Quando me encontro no calor da luta
Ostento a aguda empunhadura á proa
Mas o meu peito se desabotoa
E se a sentença se anuncia bruta
Mais que depressa a mão cega executa
Pois que senão o coração perdoa

Voce só se esqueceu de dizer que estes lindos versos estão na música "Fado Tropica", de 1973, e foi composta para a peça "Calabar". Apenas uma correção: estes versos NÃO SÃO DE CHICO BUARQUE (o resto da música é, mas estas falas não), mas sim de Ruy Guerra, que assinou parceria nesta música em em todas as outras do disco, como Cala a boca, Bárbara, Tatuagem, Ana de Amsterdam, Bárbara, Não existe pecado ao sul do Equador, Boi voador não pode, Tira as mãos de mim, Cobra de vidro, Vence na vida quem diz sim, e Fortaleza. Este é um dos melhores álbuns de Chico Buarque na minha opinião (compare o playlist acima... Parece até coletânea, de tão bom).
Como voce pode ver, curtir Legião não aliena, pelo contrário, abre o "apetite" de cada vez mais se "sentir" música!

Neo Anderson
Veterano
# ago/05 · Editado por: Neo Anderson
· votar


Acho que o Legiao foi importante sim. Devem ter o respeito pelo que fizeram. Mas não são EXCEPCIONAIS na música. Foram muito bons. Mas não estariam numa lista dos 10 melhores (em qualquer categoria por exemplo)

Tembém concordo que curtir legião não é alienação. A música deles tinha sentimento, tinha emoção, quis passar mensagem aos adolescentes.

albertoellobo
Veterano
# ago/05
· votar


Balbino Junior
quem nao conhece de musica e nao tem o minimo grau de entendimento composicional para comparar um genio como Chico Buarque de Holanda com um cara que na minha opiniao morreu tarde!
Sinceramente, não acho legal ficar comparando artistas. Foi uma ideía muito infeliz para quem as teve, comparar Renato Russo com Chico Buarque. É tudo muito diferente; a voz, a origem, o estilo, a formação, a família, a época, as influências, tudo. É mais ou menos tentar comparar uma Lampada com um Estilete. Não tem como se comparado. Se fosse o caso, seria mais lógico tentar compara Chico com Caetano e Renato Russo com o H. Gessinger, mas como disse, não gosto de ficar compaando músicos.
Eu gosto de Legião e ouço muito Chico Buarque também, mas, na cabeça de umas figuras aqui do Fórum, é impossível que se conceba as duas coisas em um mesmo gosto músical. Mas acho que não sou eu quem estou perdendo nada, nem o Chico Buarque nem a Legião Urbana.

Neo Anderson
Veterano
# ago/05 · Editado por: Neo Anderson
· votar


Que mais uma vez fique bem claro, fui EU quem "comparou".

E não acho que foi uma idéia infeliz.......do contrário esse tópico já teria sido esquecido.....

ilzo fuzaro
Veterano
# ago/05
· votar


albertoellobo
Quem sabe faz, quem não sabe ensina? Realmente é um pensamento interessante. Estão os professores ensinando oque não sabem. São portanto, impostores...
Quanto á música Fado Tropical, você afirma que o resto é do Chico, pois então ouça o resto. E a pergunta ainda permanece. Da pra comparar?
Até agora concordo com o seguinte: Ouvir legião abre o apetite para correr rapidinho e trocar o cd por um do Chico, do João Bosco, do Toquinho...
Ah, e quanto aos professores que você diz ensinar oque não sabem, só posso te dizer o seguinte: Dispense o seu.
Eu estou á apenas tres anos da aposentadoria, e não aceito novos alunos porque a minha agenda esta lotada, só tenho tempo de almoçar aos domingos. E, se durante tanto tempo preparei pessoas para competir vagas em Universidades, e muitos após terem conseguido ainda me procuram, apesar dos meus preços abusivos, deve ser porque engano bem. Por simpatia garanto que não é, pois, Segóvia comparado a mim é um sujeito bem humorado.

albertoellobo
Veterano
# ago/05
· votar


Neo Anderson
E não acho que foi uma idéia infeliz.......do contrário esse tópico já teria sido esquecido.....
Cara, quando sugeri este tópico, não estava preocupado se ele iria ficar, digamos, "famoso" ou não. simplesmente não penso nisso. Até porque conheço vários tópicos ótimos que estão lá no final do Fórum e eu vou lá e os visito sempre. Apenas pensei em compartilhar com outros internautas comentários sobre a importância da Legião. Não pensei em compará-lo com Chico Buarque ou com quem quer que seja. Não tenho métiro para julgar esse ou aquele artista se era melhor ou não. O único parâmentro aplico para selecionar o que vou ouvir/sentir é o meu gosto pessoal. O termo infeliz que apliquei aqui, tem o sentido de, digamos, deslocado para o Tópico. Essa é a minha opinião. E eu respeito sua. Abraços.

ilzo fuzaro
Veterano
# ago/05
· votar


Neo Anderson
Comparar não foi uma idéia infeliz. Só podemos saber oque é bom ou ruim se tivermos um parâmetro.

albertoellobo
Veterano
# ago/05
· votar


ilzo fuzaro
Quem sabe faz, quem não sabe ensina? Realmente é um pensamento interessante. Estão os professores ensinando oque não sabem. São portanto, impostores...

Poxa, Ilzo, não leve pro lado pessoal! Não me referi a vc quando postei este comentário. Eu apenas achei um comentário sobre professores de música na internet e, como até agora, o único que se identificou como professor foi você, foi pra ti submeti o mesmo, mas não quis ofendê-lo, e, sinceramente, mão acho que você não entenda do que ensina.

albertoellobo
Veterano
# ago/05
· votar


Só podemos saber oque é bom ou ruim se tivermos um parâmetro
Aí é que está... O que é Bom e o que é Ruim? Quem se habilita a dizer?

ilzo fuzaro
Veterano
# ago/05
· votar


albertoellobo
Não estou levando para o lado pessoal, nem esquenta. Pra mim oque vale é a discussão, não sei como vocês não sacaram isso ainda ! Agora sobre oque é bom ou ruim, vou tentar te dar um exemplo:
Eu gosto do The Corrs, sei lá porque. Provavelmente é por causa das beldades que integram o grupo. Mas, quando eu faço uma avaliação devo faze-la tendo em vista a qualidade. Devo avaliar então o grau de dificuldade das peças que eles tocam, a habilidade dos músicos, a variedade de técnicas empregadas e mais uma infinidade de fatores. E é aí que eu separo o meu "gosto" do meu conceito de qualidade. Aquele cara que "toca"violão é péssimo, isso para dizer o mínimo. As letras são horriveis e a gostosa que "toca violino", é apenas isso: gostosa!
Então goste eu ou não, eles são ruins. Entendeu a minha posição?

Neo Anderson
Veterano
# ago/05
· votar


ilzo fuzaro
Eu estou meio bravo mas não foi com você. É que teve muita gente que respondeu aqui e em outros tópicos também usando como argumento de resposta que essa comparação foi um absurdo. Porque foi um absurdo? Vocês mesmos dizem que não dá nem pra comparar.....

E estamos falando da Legiao Urbana, que fez MUITO sucesso com os adolescentes, os mesmos que deixaram o gosto, por EXEMPLO Chico Buarque e etc e foram mudando de gosto musical.

Realmente, também acho um absurdo comparar....tanto que desde o começo eu disse "nem se compara"

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Por que a LEGIÃO URBANA foi importante...