ANOS 80 SIM, E DAÍ?

Autor Mensagem
CaimDark
Veterano
# ago/05
· votar


Nota-[i]Mas, desde que essa liberdade seja para gostar do mesmo que vocês, senão lá vem pedrada. Igualzinho ao Tio San. É elitista gostar de Gil, Caetano, etc...

Quem está dando pedrada por você gostar de Gil e Caetano? Quem está tentando lhe convencer a gostar do mesmo que nós? Quem disse que é elitista gostar de Caetano e Gil?? Ué, você não se lembra nem mesmo do que escreveu?? Você que chegou declarando que que Legião é Lixo e que tudo que foi dito contra o Rock estava correto, que quem acha que Legião é música não conhece música e quem acha que Renato e Cazuza são poetas não entende de poesia. E você acha que ISSO não é pedrada?? que ISSO não é elitismo? Dizer na maior que gostamos do que gostamos porque não sabemos de nada?? Já esqueceu o que escreveu? Pois lhe refresco a memória:

Mas, não dá para negar que Legião é musicalmente pobre, que a geração 80 é claramente influenciada pela cultura gringa, que o jaba já existia mesmo antes dos 80. É, queiram ou não o Prático esta correto em todas as suas afirmações. E o pior é pensar que Cazuza e Renato Russo são considerados poetas. Num país que conta com Chico Buarque, Edu Lobo, e tantos outros verdadeiros poetas, esses dois ignorantes do lingua portuguesa deveriam ter nascidos mudos.

Eu não estou falando, mas, sim escrevendo. E não é Legião que divide opiniões, é a qualidade de seu "trabalho".O próprio líder do grupo reconheceu que suas "músicas"usam um mínimo de acordes. E, se você consegue dizer que eles não usavam jabá, só pode ser um fanático. Se considera músico algum integrante daquele troço, lhe falta conhecimento da matéria. E, se acha que aquelas letras são poesias, procure ler um pouco mais. Opiniões diferentes NÃO demostram importância, Pócoto Eguinha também divide opiniões.

Talvez você não tenha notado, mas você não está afirmando que Gosta de Gil ou Caetano. Está afirmando que quem gosta de Rock não sabe de nada. É muito diferente. E eu me defendi disso. E me dei ao trabalho de argumentar o melhor que pude, ao contrário de você, que apenas decretou que sabia mais e ponto final. Mesmo o prático tem bem mais boa vontade. Agora procure um post meu onde eu afirmo que quem gosta de MPB é elitista que eu me retiro da conversa. E por favor, sem distorções grotescas...

O rock é a grande atitude, o protesto contra o sistema. Quanta ingenuidade! O rock é o próprio sistema. É o gênero mais comercial que já existiu, imposto pela gringolândia ao resto do mundo, pois, o domínio comercial só é possível após o domínio cultural

Não sou tão ingênuo de achar que Rock é o grande protesto contra o sistema! Digo novamente, me aponte onde escreví que Rock é a grande atitude, o grande protesto contra o sistema que peço desculpas a você e saio da conversa.

Nunca pretendi ensinar lingua portuguesa á ninguem, sou apenas professor de música. Mas, um poeta tem por obrigação conhecer a sua ferramenta de trabalho, a linguagem.

Mais do que isso, um poeta deve saber se expressar. E mesmo Caetano e Gil, que você respeita, falam muito bem da poesia e da música do Cazuza. Já que você acha que não temos qualificação para saber do que gostar, Caetano também não sabe o que é poesia? Gil não sabe o o que é música?

Decide nada, antes mesmo do seu nascimento já estava decidido qual seria a preferencia da grande maioria da qual ele faz parte, e nem se deu conta.

Isso é uma posição que me intriga muito: já que é assim, e nossas preferências são todas definidas por antecedência pelo "sistema", o que torna você diferente? Diga-me, o que você tem de especial que nós não temos que o torna imune as garras do sistema?? Se puder, compartilhe sua sabedoria comigo, pois eu realmente gostaria de ter a habilidade de não ser maculado pelo tal do "sistema".

O Cain Dark diz que os músicos que foram exilados não peitaram a ditadura. E foram exilados por que? Deixa que eu respondo: Para dar espaço

Quando eu falo em peitar a ditadura, falo em ficar e brigar. Publicar letras do jeito que quer ignorando a censura, pegar em armas e partir pra luta, como os meninos e meninas do Araguaia. Isso esses músicos não fizeram. E nem estou dizendo que deveriam, pois senão todos teriam morrido. Também não os desmereço por isso. Fizeram o que estava ao alcance deles, tal qual os músicos do início de oitenta. Por isso é esquisito desqualificar quem protesta porque o sistema tá mais "ameno" e ao mesmo tempo glorificar quem protesta da segurança de Londres. Um não fez mais que outro.

De fato, Chico veio de família burguesa. E Cazuza, não? Assisti Cazuza o filme,
e a única impressão que ficou dele é a de um desocupado que só se preocupava em se drogar e dar o fiofó. Que grande exemplo de revolucionário e contestador!!!!


Não vou comentar sua homofobia, ainda mais que alguns dos nomes da música que você ouve também dão o "fiofó" e se drogaram. Mas isso não muda sua opinião deles, claro!
Onde eu critiquei o Chico por ser de família burguesa? Por favor, me mostre que sinceramente não lembro. Renato Russo era de classe média alta, Cazuza era classe média BEm alta, a maior parte daquela "geração de Brasília" também, porque eu iria desqualificar Chico e outros nomes da MPB por virem da "burguesia"? Se pararmos pra pensar, muitos (embora não todos) dos grande nomes da música, no Brasil e no exterior, vem de família com uma situação financeira no mínimo tranquila. O que é bastante natural, e não é nenhum motivo para criticas. Sabe aquele garoto que pede esmola quando você para o carro no sinal porque o pai tá esperando em casa bêbado e vai descer o cacete se ele não trouxer grana suficiente, e frequentemente desce o cacete de qualquer jeito? Pois é, não acham que é mais difícil para esse garoto conseguir um violão e passar o dia estudando música do que para um filho da classe média? E porque os músicos oriundos da riqueza devem ser crucificados meramente por terem vindo da riqueza?????

Mas, oque mais me impressiona mesmo é o fervor com alguns alienados defendem um gênero que nem mesmo é brasileiro. Parece tratar-se de religião. Nunca ví ninguem defender assim o Noel Rosa, Pixinguinha ou qualquer outro músico que não seja rockeiro. E falam de rock brasileiro, sem dar-se conta que seria o mesmo que falar de samba chinês.

O engraçado é que você está atacando esse tal gênero que nem é Brasileiro com muito mais fanatismo do que eu estou defendendo! Você simplesmente ignora todos os argumentos colocados e "decreta a verdade", não se dá ao trabalho de argumentar nada. Usa frases como "se gosta disso é porque precisa estudar mais!"E o alienado sou eu?? Que piada...

CaimDark
Veterano
# ago/05
· votar


[Prático

Minha resposta ao Ilzo Fuzaro também serve para você, já que foi um post grande e não vou fazer outro apenas para "personalizá-lo"...

Só alguns complementos específicos para você: não quis dizer que o que definiu seu gosto musical foi seu pai sair ou ficar na sala... foi uma ironia, para mostrar que você pode ser "livre", mas não é mais "livre" que nós, e sofre influências da mesma maneira que qualquer 1.

Já entendi que você está se referindo ao lado técnico da música, e ao a emoção da expressão. Uma não necessariamente anda junto da outra. Você prefere ouvir uma música requintada, a arte pra você está na técnica, no método, na harmonização, etc, já arte pra mim é expressão, e prefiro ouvir o vozeirão do Renato cantando aquelas letras maravilhosas, e não disse EM NENHUM MOMENTO que as músicas da Legião são mais requintadas que seus cantores eruditos, apenas que eu prefiro ouvi-las, e estamos entendidos nesse assunto. E nada impede que chegando na sua idade minhas preferências mudem. Tenho amigos que ouviram tanto, mas tanto Legião que cansaram. Eu ainda não, mas comecei a ouvir Legião bem mais tarde que eles. E hoje tenho 21 anos e não tenho os mesmos interesses que tinha aos 10, não vou ser pretensioso de achar que daqui a 10 anos não terei mudado nada. Acho que essas alturas o foco da história é a suposta alienação dos roqueiros e da nossa geração, e a consequênte implicação que roqueiro é alienado. Veja os posts do ilzo, e creio que concordará que ele não está muito interessado em dialogar. Você aparentente está, e eu também, o alberto também. Se ainda tiver gente interessada em prosseguir a conversa, o tópico tá interessante e eu estarei aqui para participar.

ilzo fuzaro
Veterano
# ago/05
· votar


CaimDark
Sinto muito, mas, você não tem o direito de decretar quem pode dialogar ou não. O fórum é livre e eu posto quantas vezes quiser.Se você vai responder ou calar por falta de argumentos, aí é com você.Nunca disse que Legião é lixo, disse que é musicalmente pobre. E é. Disse tambem que tudo que foi dito contra o rock é correto. E é. Que Legião não sabe oque é música e poesia e seus admiradores ídem, é minha opinião. Até que me provem o contrário, técnicamente falando, o Legião é 0. Recorra ás partituras e você verá o quanto são repetitivos e tediosos. Leia as letras e tente encontrar alguma poesia, ou mesmo uma frase bem feita. Não são pedradas, são fatos que você mesmo pode constatar. Se Gil ou Caetano encheram a bola do Cazuza, isso é lá com eles. Oque me torna imune ás garras do sistema? Justamente isso! Avalio técnicamente, baseado em 26 anos de violão clássico (ou erudito, como preferem alguns) e penso por mim mesmo. Se no Brasil ensinassem música nas escolas primárias, como fazem em outros países, o panorama musical seria outro. Se zelássemos mais pela nossa cultura, ao invés de apenas absorver oque vem de fora teríamos muito mais a oferecer como contribuição ao mundo.Agora, se você acha o contrário, é um direito seu. Defendi a cultura brasileira enquanto estava no Brasil e continuo defendendo agora que estou fora, e não sou o único.

Prático
Veterano
# ago/05
· votar


CaimDark

Todos os argumentos seus e do Albertoellobo são baseado no 'relativismo'. "Todos somos livres para gostar do que quiser". Aí fica difícil chegar a qualquer consenso. Quando a gente diz que só o estudo da música, ou uma audição plural, sem preconceitos, seriam suficientes para entender o que estamos dizendo, vocês ficam chateados e dizem que estamos menosprezando vocês, e que tudo não passa de uma mera questão de gosto. Essa idéia MATA o senso crítico, é o mal do mundo moderno, e vocês não percebem isso!

O comportamento de vocês é assim porque a música foi de tal forma banalizada, industrializada e comercializada nas últimas décadas, que o sentido original da arte, da técnica e da poesia, em sua essencia foi se perdendo. Foi dando espaço para 'reboladores' e 'cabeludos', pessoas que deveriam extravazar seu talento como atores de teatro ou como dançarinos, não como músicos, haaaa, mas a música dá mais din-din$, né?. A década de 80, que critíco, aprofundou ainda mais esse abismo, pois o punk rock se baseava nessa idéia anarquista da NÃO NECESSIDADE de músicos para se fazer música. Idéia que os punks trouxeram do que chamavam a "essência do rock". Se essa é a essência do rock, onde qualquer mané pode se dizer músico, eu definitivamente não sou roqueiro, apesar de gostar de King Crimson, Pink Floyd, Yes, Led Zeppelin e tantas outras bandas compostas por verdadeiros músicos.

Você sabia que o movimento punk quebrava o disco destas bandas que citei publicamente? Eles PROTESTAVAM CONTRA O ROCK TRABALHADO, ELABORADO, e o nosso infeliz rock dos anos 80 se inspirou neste ideal ridículo!

Eu concordo com o Ilzo no que ele diz. Poxa! 26 anos dedicados ao violão erudito, vocês devem pedir desculpas das merdas que falaram para ele, porque entrar em fórum e dizer que gosta de música é fácil, agora, viver de música instrumental neste país é difícil pra cacete!!!! Eu desisti da música devido à essas dificuldades e o cara não!!! Parabéns Ilzo, e não ligue para as provocações.

Pessoal, se gostam de poesia escrita, comprem um livro do Fernando Pessoa ou imprimam as letras do Renato Russo em papel! A definição correta de música é 'ritmo', 'harmonia' e 'melodia'! Sem esses três componentes, não é verdadeira música.

AgemiroValadão
Veterano
# ago/05
· votar


Seja mais Prático e reconheça que você está errado.

Prático
Veterano
# ago/05
· votar


Ihhh, mais um sem argumentos sólidos para discutir!

LeandroP
Moderador
# ago/05
· votar


Prático

Não liga pra esse mané aí não!

Prático
Veterano
# ago/05
· votar


Mpb - Merda Popular Brasileira

Eh rock and roll na veia e foda-se o resto.

se musica brasileira se resumir a monotonia da mpb eu quero ser o primeiro a jogar uma pa de cal nela


Esta é a prova de que esse pessoal só tem testosterona na caixa craniana!

Prático
Veterano
# ago/05
· votar


Explicando: Tirei os posts acima de um fórum do pessoal que "gosta do quer quer", verdadeiros jurisconsultos da música!

Claudio Natureza
Veterano
# ago/05
· votar


essa discussão não vai terminar nunca, pois os dois lados têm suas razões, mas que a década de 80 foi uma boa época em termos de rock no Brasil foi, apesar de ser um rock mais primário, sem tantos virtuoses, foi uma época de bastante contestação, que inclusive influenciou a geração cara pintada no início da década de 90.

agora a década de 90 realmente foi um desastre, com muita música comercial e xula, o que influenciou uma geração alienada e prostituida.

e pelo andar da carruagem, a década de 2000 a 2010 vai ser a década da formação de gangs musicais...

LeandroP
Moderador
# ago/05
· votar


Prático

Esta é a prova de que esse pessoal só tem testosterona na caixa craniana!


Eu nem acredito que tenha caixa craniana.

Na minha opinião deve um "bichinho virtual" que acabou crescendo no pc do cara e se cadastrou no cifra... mas tudo bem!

Prático
Veterano
# ago/05
· votar


que inclusive influenciou a geração cara pintada no início da década de 90.

Cláudio, em 90 eu tinha 17 anos, a galera matava aula cara! pouquíssimos sabiam de alguma coisa! E se a época foi tão boa assim, onde está o reflexo dela agora? no meio desse mar de lama?

Claudio Natureza
Veterano
# ago/05 · Editado por: Claudio Natureza
· votar


Prático

vc não é o centro do mundo, existiam outras pessoas um pouco mais velhas que vc que foram influenciada pelas letras do rock Brasil e por outros fatores, e essas pessoas foram às ruas pedir a cabeça do Collor.

a lama ainda existe, mas cadê a conscientização? cadê a galera rebelde contra a corrupção? está no baile funk e ouvindo bandas de metal alienadas cantando em inglês...

nesse ponto o rock Brasil teve seus méritos.

e não acho que a geração de 80 foi tão vendida quanto as que vieram depois.

o únicio defeito pra mim foi terem se inspirado no punk rock, mas mesmo assim rolaram boas músicas.

Aliás, algumas bandas como Legião vinham buscando um som mais trabalhado no final, e isso pode ser constatado em músicas como Metal contra as Nuvens, e outras bandas já faziam em 80 um som bem influenciado pela mpb, como o Barão Vermelho por exemplo.

preferia uma geração como aquela que a que rola hoje com bandas de emocore, etc...

ilzo fuzaro
Veterano
# ago/05
· votar


Prático
Fico agradecido pelo seu reconhecimento. Quanto ás provocações, estou acostumado, não ligo. É sempre assim. E acho que você não desistiu da música, pois a defende brilhantemente. Além disso, conheço músicos notáveis que nunca se profissionalizaram, e, no entanto, amam a música como poucos profissionais.

Prático
Veterano
# ago/05
· votar


agora a década de 90 realmente foi um desastre, com muita música comercial e xula, o que influenciou uma geração alienada e prostituida.

Cláudio

Eu não acredito que as coisas mudam de uma hora para a outra, num estalo. Sou obrigado a reconhecer que se a década de 80, no meu modo de ver, foi ruim, foi devido a problemas nascidos na década de 70 e assim por diante. O Punk que nós dois criticamos nasceu no final dos anos 70, a indústria musical se profissionalizou nos anos 60-70 e adquiriu poder mostruoso em 80. A ponto de LITERALMENTE COMPRAR horários na TV brasileira e nas rádios, a vontade, para divulgar suas porcarias!

Portanto, se nos sentimos no fundo do poço hoje, isso se deve muito à desvinculação que a música comercial teve com a arte. Você viu o post que extraí de outro fórum, viu o jargão do pessoalzinho do METAL? Em que década surgiu o METAL? Não estou falando do rock pauleira, mas esse METAL de guitarras no joelho e cabelos capitão caverna, bem cuidados por sinal? (O que esse pessoal deve gastar de shampoo é brincadeira) E as caras e bocas de Bon-Jovi? Aquela mistura bossal com a coutry-music?.
Essa mentalidade banal com a qual continuam se identificando, ganhou força, quer queira ou não nos anos 80.

ilzo fuzaro
Veterano
# ago/05
· votar


Claudio Natureza
De 70 para 80, piorou. De 80 para 90, piorou. De 90 para 2000, piorou ainda mais. E, acredite: Vai piorar muito mais. Estou vendo chegar a hora em que furadeira, britadeira e liquidificador serão considerados instrumentos musicais.

Claudio Natureza
Veterano
# ago/05 · Editado por: Claudio Natureza
· votar


ilzo fuzaro

segundo o Hermeto Paschoal podem ser usadas em orquestra....hehehe!

aliás, o bruxo manda muito, sou fâ do cara, e sou muito fâ do Egberto.

ilzo fuzaro
Veterano
# ago/05
· votar


Claudio Natureza
O Egberto é um gênio, infelizmente pouco reconhecido. Adoro ele. O Hermeto na minha opinião é muito criativo e faz um trabalho sui generis, apesar de não ser muito a minha praia, tenho por ele muito respeito.

Prático
Veterano
# ago/05
· votar


O Egberto é um gênio, infelizmente pouco reconhecido. Adoro ele. O Hermeto na minha opinião é muito criativo e faz um trabalho sui generis, apesar de não ser muito a minha praia, tenho por ele muito respeito.

A TODOS,

A frase a cima é uma real demonstração de GOSTO musical, o Ilzo não curte o Hermeto, mas todos reconhecemos o Hermeto como grande artista, é essa a diferença.

Muitos aqui confundem GOSTO musical com aceitar qualquer tranqueira, e é isso que não devemos fazer! Isso é o que chamo de alienação, perda de valores etc.

Claudio Natureza
Veterano
# ago/05
· votar


eu abri um tópico aqui sobre o Egberto e não deu duas páginas...já o tópico sobre Emocore bateu em 8.

Neo Anderson
Veterano
# ago/05
· votar


Prático

"A TODOS,

A frase a cima é uma real demonstração de GOSTO musical, o Ilzo não curte o Hermeto, mas todos reconhecemos o Hermeto como grande artista, é essa a diferença.

Muitos aqui confundem GOSTO musical com aceitar qualquer tranqueira, e é isso que não devemos fazer! Isso é o que chamo de alienação, perda de valores etc."


Em poucas palavras, você descreveu como devemos conduzir uma discussão. PARABÉNS!!!!!!!! :)

CaimDark
Veterano
# ago/05
· votar


ilzo fuzaro

Eu disse: "veja os posts do ilzo, e creio que concordará que ele não está muito interessado em dialogar

Você responde:
Sinto muito, mas, você não tem o direito de decretar quem pode dialogar ou não

Tudo a ver né? Parece que você está tão certo de todas as respostas que nem ao trabalho de ler o que os outros escrevem se dá.

Que Legião não sabe oque é música e poesia e seus admiradores ídem, é minha opinião. Até que me provem o contrário, técnicamente falando, o Legião é 0. Recorra ás partituras e você verá o quanto são repetitivos e tediosos. Leia as letras e tente encontrar alguma poesia, ou mesmo uma frase bem feita. Não são pedradas, são fatos que você mesmo pode constatar.

Me esclareça, que essa afirmação me deixou um pouco confuso: essa é sua opinião, ou esses são os "fatos"? Ou a sua opinião é sinônimo de "fato"?

Se Gil ou Caetano encheram a bola do Cazuza, isso é lá com eles.

Lá com eles e aqui com a gente. Continuo confuso: se os admiradores de Cazuza não sabem o que é música, como pode Caetano e Gil encherem a bola do Cazuza E saberem o que é música ao mesmo tempo??? Paradoxal.

Oque me torna imune ás garras do sistema? Justamente isso! Avalio técnicamente, baseado em 26 anos de violão clássico (ou erudito, como preferem alguns) e penso por mim mesmo

Suas frases se tornam cada vez mais confusas!! Deixe ver se entendi: é graças aos seus 26 anos de violão clássico que você é imune as garras do sistema e pensa por si mesmo? E antes de você ter esses 26 anos de violão clássico? Era um robô do sistema? Só agora que você começou a fazê-lo? Sinto muito, mas comecei a pensar por conta própria desde que aprendi a pensar, não vou esperar ter 26 anos de violão clássico para começar a fazê-lo. E quanto aos políticos em quem você vota? Os filmes que gosta? Somente você é qualificado para saber quais os políticos e quais os filmes "certos" graças ao seu profundo estudo da música clássica? Ou já tá decidido o que você vai assistir de antemão, já que você não tem 26 anos de estudo de cinema para "imunizá-lo"?

Sinceramente, para uma pessoa de 41 anos e 26 de música, com tanta experiência acumulada, sua falta de articulação é decepcionante. Eu, pelo menos, do alto de todas as minhas limitações, que são muitas, me esforço ao máximo para argumentar com coerência. Já você, com toda essa vivência, até agora o único argumento que deu foi: "conheço mais e sei o que é melhor. Esses são os fatos". Muito pouco para 26 anos de estudo e 41 de vida, não?

ilzo fuzaro
Veterano
# ago/05
· votar


Prático
Claudio Natureza
Há tempos tenho vontade de abrir um tópico sobre Dilermando Reis, pois, acho que ele foi um grande divulgador do violão, o meu amado instrumento. Mas, acho melhor ficar só na vontade...

Claudio Natureza
Veterano
# ago/05 · Editado por: Claudio Natureza
· votar


boa idéia, aqui tem muita fgente que curte, e podíamos postar umas músicas do Egberto, Hermeto, Badem, Guinga, etc...pra gente ouvir.

Prático
Veterano
# ago/05
· votar


Ilzo

Show de bola cara! eu participaria na boa. A propósito o Dilermando tem uma gravação de Sonata ao Luar do Beethoven que estou a 10 anos para tentar tirá-la de ouvido e ainda não tive tempo nem para começar!


Claudio

A música clássica necessita de disposição para ouvir algo que não têm "batida" e "letra". Essa é a dificuldade de quem não tolera música clássica, pois fomos (eu me incluo, pois no começo foi difícil) literalmente acostumados a ter de ouvir uma marcação de bateria, um cara cantando alguma coisa, e depois de 02 ou 03 minutos, outra música começa. Isso nada mais é do que condicionamento. A música clássica não possui essas convenções, e ta aí a dificuldade.
Não pense que eu gosto de TODAS as músicas eruditas ou clássicas, em tudo deve existir a arte da crítica e da seleção.



postado em outro fórum

a questão é que naquela época foi bem legal curtir um rock cantado em português falando de coisas aqui da gente, e o instrumental trivial servia pra essa trilha sonora. (Cláudio Natureza)

Claudio, concordo, arte não significa necessariamente 'complexo', concordo plenamente. E acho que sua justificativa não merece critica, pois você atingiu a essência do que quero separar em todas essas discussões.

Você reconhece que o instrumental era trivial e que servia como uma trilha, blz, esse é o meu objetivo!

Veja, se partirmos desse seu parágrafo acima, podemos começar a discutir a sociedade, discutir a época, os sonhos daquela juventude, as mudanças etc, etc, mas nunca podemos entrar em discussões sobre MÚSICA, pois não há subsídio para isso, ela era apenas uma trilha que servia a outros tipos de manifestações.

Agora se formos discutir Mozar, podemos chegar ao ponto de dizer que 'aquele Si bemol' tem uma razão de ser em determinado ponto da obra. Que houve uma modulação em outra parte por que o compositor nos quis remeter a outro cenáriom, a outro ambiente etc, etc, isso é discussão MUSICAL verdadeira.

Se quisermos discutir a letra de Há Tempos, blz, vamos abrir um tópico aqui e discutir LETRA, não MUSICA.

CaimDark
Veterano
# ago/05 · Editado por: CaimDark
· votar


Prático:

Todos os argumentos seus e do Albertoellobo são baseado no 'relativismo'. "Todos somos livres para gostar do que quiser". Aí fica difícil chegar a qualquer consenso

Mas eu não quero chegar num consenso, até porque não acredito nisso. Não estou tentando provar pra vocês que minha música é melhor. Estou defendendo meu direito de gostar do que gosto sem ser taxado de idiota ou alienado por isso. E respeitar o que as pessoas gostam não é matar o senso crítico. Matar o senso crítico é gostar de tudo que nos empurram sem questionar. Respeitar o que os outros gostam mesmo que meu senso crítico diga que aquilo é podre não é perder o senso crítico, é manter o respeito.


O comportamento de vocês é assim porque a música foi de tal forma banalizada, industrializada e comercializada nas últimas décadas, que o sentido original da arte, da técnica e da poesia, em sua essencia foi se perdendo.

Parte dessa discurssão é o velho conflito de gerações de sempre. Nós defendemos nossos direito de ser como somos, e vocês ficam naquela história de "no meu tempo era muito melhor!" Mas se esse comportamento a que você se refere é o respeito pelas diferenças (que você insiste em confundir com assimilá-las cegamente), eu já pensava dessa forma muito antes de conhecer qualquer tipo de música, então uma coisa não tem a ver com a outra.

Você sabia que o movimento punk quebrava o disco destas bandas que citei publicamente? Eles PROTESTAVAM CONTRA O ROCK TRABALHADO, ELABORADO, e o nosso infeliz rock dos anos 80 se inspirou neste ideal ridículo!

Problema deles. Eles lá e eu cá.

Eu concordo com o Ilzo no que ele diz. Poxa! 26 anos dedicados ao violão erudito, vocês devem pedir desculpas das merdas que falaram para ele, porque entrar em fórum e dizer que gosta de música é fácil, agora, viver de música instrumental neste país é difícil pra cacete!!!! Eu desisti da música devido à essas dificuldades e o cara não!!! Parabéns Ilzo, e não ligue para as provocações.

Qual foi a merda que eu disse pra ele? Discordar dele se torna merda simplesmente porque ele tem 26 anos de violão erudito? Por isso tenho que seguí-lo feito um cachorrinho? Lambe os pés dele então cara. Maravilha de senso crítico esse né? "O cara tem 26 anos de experiência, por isso tudo que ele diz se torna fato e tudo que dizem contra é merda!"
A própósito, ele não vive da música instrumental nesse país. A gente não sabe sequer se ele vive mesmo da música, mas segundo o próprio ele mora fora do Brasil.


Pessoal, se gostam de poesia escrita, comprem um livro do Fernando Pessoa ou imprimam as letras do Renato Russo em papel! A definição correta de música é 'ritmo', 'harmonia' e 'melodia'! Sem esses três componentes, não é verdadeira música.

As Letras da Legião sem a música e, acima de tudo, a voz do Renato Russo não tem 1/3 da força, imprimí-las simplesmente não daria conta do recado.

"Não sou nada, nunca serei nada, não posso querer ser nada. A parte isso, tenho em mim todos os sonhos do mundo. Janelas do meu quarto. Do meu quarto. De um dos milhões do mundo que ninguém sabe quem. E se soubessem quem é, o que saberiam?"

"Tenho feito filosofias em segredo que nenhum Kant escreveu. Tenho apertado ao meu peito hipotético mais humanidades do que Cristo. Tenho sonhado mais do que Napoleão fez. Mas sou, e talvez serei sempre, o da mansarda. Ainda que não more nela. Serei sempre, só que tinha qualidades. Serei sempre, o que esperou que lhe abrissem a porta, ao pé de uma parede sem porta."

Prático, esses dois parágrafos são trechos de uma mesma poesia. Você sabe o título e o autor dela? Hoje não lembro tanto como antes, mas ouve um tempo em que eu recitaria sem titubear a poesia de cabeça, e várias outras do mesmo autor. E nem por isso deixei de adorar Legião Urbana.

CaimDark
Veterano
# ago/05
· votar


LeandroPanucci

Pow, o fórum do Cifras é moh legal!

ilzo fuzaro
Veterano
# ago/05
· votar


CaimDark
Você não esta argumentando com coerencia, por mais que acredite nisso! Esta apenas preocupado em atacar os que discordam de você, oque não é muito comum aos 21 anos, mas sim aos 14. Pesquisou as partituras? Aposto que não, você não esta interessado...
Mas, para avaliar técnicamente uma peça musical este é o primeiro passo, sabia? Gil e Caetano sabem avaliar, e sabem fazer politica, e sabem como funciona o sistema, portanto... Alguns outros artistas não sabiam e se deram mal por falarem oque de fato pensavam.Em quem eu voto, quais filmes eu assisto ou qual o meu time, não vem ao caso. O assunto é outro, caso você não tenha notado. Eu não disse conheço mais e sei oque é melhor. Sugeri que você fizesse uma AVALIAÇÃO TÉCNICA daquilo que defende. Pelo jeito você não é capaz disso. Eu sou, pois vivo disso, e se você acha isso muito pouco, eu lamento por você, pois ,confuso como és , dificilmente chegara ao pouco que sei.

Prático
Veterano
# ago/05
· votar


Caim Dark

Vocês só chamaram o cara de arrogante, preconceituoso etc, etc. Ele bateu no Rock&Roll não em vocês. Eu posso ter pontos de discordância com o Ilzo, já que ouço muito rock também, mas acho que tenho mais a aprender com ele do que a ensiná-lo, pois a praia que ele está a 26 anos, eu estou tatiando agora.

PS: Acredito no que os internautas postam nos posts. Se o Ilzo disse que tem 26 anos de violão, não tem porque desconfiar.

Eu estou vendo que a grande sensibilidade de vocês está nas letras, ao que a música diz através de palavras cantadas e interpretadas pelo "líder" da banda. Eu sou diferente, eu procuro entender o que a música diz puramente através de sua melodia, modulações, arranjos etc. Acho que desse contra-senso a gente não escapa, por mais argumentações que possamos querer fazer.

CaimDark
Veterano
# ago/05
· votar


Se o Ilzo disse que tem 26 anos de violão, não tem porque desconfiar.

Você me entendeu mal. Não estou insinuando que ele está mentindo. Quis dizer que ele não falou que vive de violão, por isso não temos como saber disso (ainda), ele pode perfeitamente ter 26 anos de violão clássico e dar aulas, mas não viver disso. Foi nesse sentido.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a ANOS 80 SIM, E DAÍ?