ANOS 80 SIM, E DAÍ?

Autor Mensagem
albertoellobo
Veterano
# ago/05
· votar


Prático
Desse jeito eu vou passar "ferias na índia", antes que eu "tenha um fricote e faça xixi".... Hehehehehe :D

Prático
Veterano
# ago/05
· votar


Alberto, não tem jeito cara! Essa discussão é eterna, talvez com o tempo tanto eu como você nos tornemos mais flexíveis e reconheçamos melhor os pontos de vista de ambos. Hoje, acho melhor não insistirmos mais.

albertoellobo
Veterano
# ago/05
· votar


Prático

Alberto, não tem jeito cara! Essa discussão é eterna, talvez com o tempo tanto eu como você nos tornemos mais flexíveis e reconheçamos melhor os pontos de vista de ambos. Hoje, acho melhor não insistirmos mais.
Cara, eu não tou tentado provar qual geração era melhor ou não. Respeito seu foco opinativo e, ao contrário do que vc acha, eu flexivel. Assim como já concordei com voce em posts anteriores, agora estou discordando. E não pretendo chegar em concenso, porque isso é Fórum. Isso é democracia, isso é liberdade de expressão. Como já disse antes, continuo te admirando, e quase todos os sons que tu curtes eu curto também. Mas percebi que muita coisa que pra mim tem significado, pra ti não. Isso é plural. Não estou querendo lhe impor meu gosto e opinião. Criei este post apenas para colher outras opiniões além das suas. Mas nem por isso, estou querendo teimar ou implicar contigo. Mas como te disse: os anos 80 são minhas raizes mais profundas e isso não vai mudar, assim como eu creio que tu nunca esquecerás os anos 70 (ou seja lá que é poca for). E sã essas raízes que, se não são as tuas, pelo menos não as menospreze, pois os anos 70, assim como toda e qualquer geração, não etsá isenta de "micos culturais". Por hoje é só!

CaimDark
Veterano
# ago/05
· votar


1 - Legião é pobre "artisticamente" !
2 - Nos anos 80 se aprofundou a alienação do jovem em relação a sua própria cultura! Pois as bandeiras deixaram de ser Chico Buarque, Milton e Caetano e passaram a ser Legião, Paralamas etc. Que para mim estão associados puramente com música de fora do país.


1- Sua opinião é essa, e deve ser respeitada, e ninguém pode criticá-lo por isso. O problema é quando você, como no outro tópico, insiste que quem gosta de Legião é alienado e não tem discernimento.

2-Acho que isso não tem nada a ver. Só porque eles tocam rock o jovem se alienou em relação a sua própria cultura??? Não entendo. Alguém aqui pensa em outra coisa que não seja o próprio Brasil quando ouve "Mais do Mesmo", "Química", "Geração Coca Cola", pra citar só exemplos da Legião? Ou "Brasil", ou "Burguesia" do Cazuza, ou "ouro de tolo", do Raul? Dizer que tudo isso é sem identidade porque é associado aos Estados Unidos é, no mínimo, incoerente.

CaimDark
Veterano
# ago/05
· votar


Cláudio, fazer música de protesto depois do término da ditadura, ou na época "enfraquecida" da mesma é fácil. Difícil era fazer o que fez Chico Buarque, Caetano e outros, que desafiaram os piores anos do regime. Pelo que me consta, o único roqueiro realmente perseguido pela ditadura foi o Raul! o bom e velho Raul!

Ué, até disso você reclama? Por aproveitarem o espaço que estava surgindo? Mesmo naquela época a coisa aida tava meio feia, e as letras ainda tinham que passar pela censura. Mesmo Caetano, Chico, e outros, que pegaram o pior momento da ditadura, fizeram o que tinham que fazer para sobreviver. Eles tinham que ter suas música aprovadas pela censura, e as letras precisavam ser "aliviadas", e vários saíram do País, nenhum peitou abertamente os militares, senão teriam morrido. Se você quer falar em mérito por perseguição, falemos então da guerrilha do araguaia, em que os caras morreram lutando por aquilo. Vendo por esse lado, protestar do exílio na Inglaterra também é muito fácil.

ilzo fuzaro
Veterano
# ago/05
· votar


Mas, não dá para negar que Legião é musicalmente pobre, que a geração 80 é claramente influenciada pela cultura gringa, que o jaba já existia mesmo antes dos 80. É, queiram ou não o Prático esta correto em todas as suas afirmações. E o pior é pensar que Cazuza e Renato Russo são considerados poetas. Num país que conta com Chico Buarque, Edu Lobo, e tantos outros verdadeiros poetas, esses dois ignorantes do lingua portuguesa deveriam ter nascidos mudos.

albertoellobo
Veterano
# ago/05
· votar


Po, não tem jeito. Saimos de um tópico e entramos em outro e lá está a Legião Urbana dividindo opiniões. Isso, no mínimo, mostra a importância que a banda teve desde sua criação até hoje.

ilzo fuzaro
Mudo seria melhor ter vc ficado! Mas, graças à Deus, isso é somente a sua opinião pessoal. Não irá mudar o "stab" dos anos 80, como tenta o prático...

CaimDark
Veterano
# ago/05
· votar


É, queiram ou não o Prático esta correto em todas as suas afirmações.

O Prático tem o mérito de procurar argumentar e discutir, o que é sempre bom. E ainda que eu não concordasse com uma só palavra do que ele diz, o que não é o caso, defenderei fervorosamente o direto dele de dizer cada uma delas. Mas, aparentemente você nem argumentos tem e quer logo colocar um "ponto final" na história, decretando a verdade, como se você fosse alguma espécie de autoridade. Quer você queira, quer não queira, não sou obrigado a aceitar todas as afirmações dele. Nem as suas.

Num país que conta com Chico Buarque, Edu Lobo, e tantos outros verdadeiros poetas, esses dois ignorantes DO LINgua portuguesa deveriam ter nascidoS mudos.

Não precisava tanto. Bastava você, que é tão bom em português, ter ensinado a eles...

ilzo fuzaro
Veterano
# ago/05
· votar


albertoellobo
Eu não estou falando, mas, sim escrevendo. E não é Legião que divide opiniões, é a qualidade de seu "trabalho".O próprio líder do grupo reconheceu que suas "músicas"usam um mínimo de acordes. E, se você consegue dizer que eles não usavam jabá, só pode ser um fanático. Se considera músico algum integrante daquele troço, lhe falta conhecimento da matéria. E, se acha que aquelas letras são poesias, procure ler um pouco mais. Opiniões diferentes NÃO demostram importância, Pócoto Eguinha também divide opiniões.

Prático
Veterano
# ago/05
· votar


Olha, uma coisa é certa, o CaimDark e o AlbertoLobo sabem defender seus pontos de vista, quem dera se todos os brasileiros fossem assim na hora de exigir que seus políticos tomem vergonha na cara de uma vez por todas.

Eu e o Ilzo estamos avaliando puramente a arte musical, o trabalho, o cuidado que o artista deve ter na hora de expressar seus sentimentos, estamos falando do "artesão"! Uma banda de rock, não necessariamente, precisa tratar a arte dessa maneira, e isso tem muito haver com o punk rock, que nos anos 70 criou um verdadeiro palco de guerra contra os músicos que faziam o rock progressivo, mais trabalhado, mais elaborado.

Infelizmente, as bandas de rock dos anos 80 no Brasil seguiram essa filosofia PSEUDO-LIBERTÁRIA do punk rock, e devido a isso, a qualidade, e o cuidado artístico foi abolido em detrimento da ATITUDE, da REBELDIA.

Esquecendo o lado puramente musical e se pensarmos em mobilização da juventude, afinidade com a juventude e com sua época, o Legião foi uma grande banda. Esse ponto, eu e o Ilzo não podemos refutar com análises de acordes, modulações e escalas. O que eu apenas peço a vocês é que NÃO DEIXEM DE OUVIR o Legião Urbana, mas comecem a ouvir a obra do Chico Buarque, por exemplo. Ouçam mais Raul Seixas e veja o quanto o Legião foi influenciado por ele, e o quanto o oceano do Raul é mais profundo.

Pelas argumentações que vocês deram a gente vè que o terreno é fértil.

albertoellobo
Veterano
# ago/05
· votar


, se acha que aquelas letras são poesias, procure ler um pouco mais.
Bicho, Foda-se ler um pouco mais! Eu decido ler o que eu quero e na quantidade que desejo! Você tem todo o direito de não gostar da Legião, achar Cazuza e sua obra fraca, e expressar seu ponto de vista. Blz!
Só que quem sabe o que eu vou ler, escutar, e GOSTAR, sou eu e unicamente EU!
O que voce chama de ler um pouco mais?

CaimDark
Veterano
# ago/05
· votar


Quantidade de acordes nunca irá determinar se alguém gosta ou não de uma música. Mas eu não tô dizendo que a música da Legião é mais elaborada que a música do CHico, por exemplo. Eu gosto da música da Legião, que me perdoem os eruditos, mas o que dá "cor" a Legião realmente são as letras E a voz do Renato. Putz, que voz!! Não dá pra imaginar um sem outro. Agora eu vejo música como expressão, a forma do Renato se expressar me sensibiliza, me emociona, e vou deixar de gostar de Legião porque tem poucos acordes? Não mesmo!!
Mas a propósito, também gosto muito de Raul!

Eu não estou falando, mas, sim escrevendo. E não é Legião que divide opiniões, é a qualidade de seu "trabalho".O próprio líder do grupo reconheceu que suas "músicas"usam um mínimo de acordes. E, se você consegue dizer que eles não usavam jabá, só pode ser um fanático. Se considera músico algum integrante daquele troço, lhe falta conhecimento da matéria. E, se acha que aquelas letras são poesias, procure ler um pouco mais. Opiniões diferentes NÃO demostram importância, Pócoto Eguinha também divide opiniões

Me desculpe Prático! Algumas coisas que você escreveu me pareceram arrogância, mas apesar disso você se dispõe a argumentar e conversar. E, perto dessa figura aí, você é o avatar da humildade... agora conversar com um cara desse realmente não dá... quanto fanatismo, quanta presunção, quanta arrogância!! E nem disfarçada é.
Pelo visto, tentar dialogar com uma figura dessas equivale a tentar convencer um soldado da inquisição que Deus não existe...

albertoellobo
Veterano
# ago/05
· votar


Eu e o Ilzo estamos avaliando puramente a arte musical, o trabalho, o cuidado que o artista deve ter na hora de expressar seus sentimentos,
Sentimentos.... existe uma fórmula correta de expressá-los? Cada um expressa do jeito que quer. E se alguém gostou do que viu/ouviu, e outro não gostou, isso é pessoal. Eu acho que ninguém, e exatamente ninguém, seja no rock brasil ou no rock internacional, foi mais transparente em seus sentimentos doque Rensato Russo...

Prático
Veterano
# ago/05
· votar


Sentimentos.... existe uma fórmula correta de expressá-los?

A torcida do São Paulo expressou seus sentimentos na Av. Paulista, foi correto? Tudo bem! chutei o balde, mas sua frase dá margem para isso, entendeu? Um garoto meio tam-tam que lê sua frase acha que qualquer forma de manifestação é aceitável, ou seja, alienação!

E se alguém gostou do que viu/ouviu, e outro não gostou, isso é pessoal

Cuidado para não exagerar esse relativismo aí. Eu, particularmente, não gosto muito de Mozart, eu prefiro Bach e Beethoven - isso é pessoal, mas considero Mozart um gênio absoluto. Eu não gosto muito do Djavan, mas sou obrigado a reconhecer que ele é muito cuidadoso no que faz, ele busca o melhor de sua arte - isso também é pessoal. Agora, se ser "pessoal" é gostar do funk carioca, de Camila do capital inicial, aí devemos aceitar que defecar no meio da rua é pessoal também!

albertoellobo
Veterano
# ago/05
· votar


Prático
Cara, tú é foda! Confunde criminalidade e vandalismo com expressão de sentimentos... E depois, somos nós, da Geração 80, que não temos discernimento das coisas...
Renato Russo disse, certa vez, nos estúdios da Rádio Cidade, "Com sua performance, os Doutores da Alegria contribuem para a humanização de ambientes hospitalares..."

Prático
Veterano
# ago/05
· votar


Eu não confundo, os vândalos é que confundem, não eu!

Eu sou da geração 80, minha infância foi ótima - graças a Deus, mas tive que recorrer a outras épocas no quesito 'arte'.

"Com sua performance, os Doutores da Alegria contribuem para a humanização de ambientes hospitalares..."

Onde está a sabedoria por tráz desta frase? Eu ouvi o Bóris Casoy dizer isso recentemente.

Claudio Natureza
Veterano
# ago/05 · Editado por: Claudio Natureza
· votar


então analisem o que rolava em cada década e me digam se a década de setenta, dominada pela música romântica de Roberto e Erasmo, e a década de noventa, dominada pelo axé, pagode e funk foram, melhores.

e não me venham com essa conversa de Chico Buarque, Caetano, e bossa nova, pois o povo nunca ouviu esses artistas, que sempre foram de elite, sendo que o Caetano só atingiu o povão quando gravou músicas comerciais já na década de 90.

se o rock brasileiro trouxe influências estrangeiras que atrapalharam a divulgação da nossa cultura? talvez, mas o rock hoje está presente em todos os países, não há como tapar o sol com a peneira, e a geração 80 com certeza trouxe grandes artistas para a massa conhecer, ao contrário de outras décadas, quando só a elite ouvia um João Gilberto, etc...

não foi o supra sumo da arte, mas foi uma época de boas músicas e grandes shows.

e quanto à contestação, sem essa de que é fácil falar de rebeldia quando há liberdade, pois na época da ditadura ninguém falava abertamente sobre nada, senão era preso e torturado.

Prático
Veterano
# ago/05
· votar


Natureza

Basta você analisar o que sua mãe, ou seu pai gostam que já tá explicado. Meu pai nunca teve vocação para a música e nem muito estudo formal, tem 70 anos, e curte a beça um Dilermando Reis, uma bela Valsa, Pixinguinha etc. Por aí já dá para perceber a diferença entre as gerações. Se eu colocava Pink Floyd no som ele ficava na dele, se colocava Rolling Stones ele saía da sala - mesmo sem gostar de Rock dava pra perceber o que é bom ou ruim dentro do mesmo estilo. Essa geração tinha aula de música, poesia e francês em colégio público, e detalhe, meu Pai também nunca votou no PT! Já a minha geração, putz....

Violão_naVêia
Veterano
# ago/05
· votar


Anos 80 , bem ee gosto dos anos 80 , quem vai poder julgar a musica ?
vamos falar sério , os anos 80 e os 90 são os melhores , o q o povo escuta hoje ??????? Link Park ??????? cara ..............
anos 80 KiD abelha, LEgiÃO, para-Lamas, Leoni, Guns n Roses, Pear jan!!!

cara ...............foi bom pra casset teve arte , e dai que era imfluenciada pelos americanos ?? não era arte do mesmo jeio ??????????

as pessoas que acham que não teve muita cultura naquela época , com certesa não são humildes .............


VIVA AOS ANOS 80 , não pelo rock ou isso , mas viva porque eles construiam a nossa geração , e viva hoje porque o Brasil exporta musica para o mundo !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! !!!!!!!!!

Prático
Veterano
# ago/05
· votar


VIVA AOS ANOS 80 , não pelo rock ou isso , mas viva porque eles construiam a nossa geração

CQD.

albertoellobo
Veterano
# ago/05
· votar


dai que era imfluenciada pelos americanos ?? não era arte do mesmo jeio ??????????
Isso! a arte ela é universal! Nenhuma cultura é menor ou melhor que a outra por ser de outra época ou país. Pô, falow pouco mais falow bonito!

Prático
Somente Chico, Gil, Caetano e Milton são representantes genuínos da música brasileira, certo? Prá Você!
Chico buarque tem uma forte ascendência européia. Sua origem está na burguesia (aquela mesa que Cazuza disse que fede!), hoje grava em Francês e mora em Paris. Caetano foi morar em Londres, gravou um disco todo em inglês (e que é um dos seus melhores discos), adotou tanto a guitarra como violão aço, flertou com o rock e hoje grava Peninha e Fernando Mendes. Gilberto Gil foi beber na fonte regueira da Jamaica, foi o primeiro cara a falar em Reggae no Brasil, e depois trouxe a influência da Disco Músic para a MPB (Realce). Milton Nascimento tinha os pés em Abbey Road, pertencia a uma geração onde o que vinha de londres era absoluto aqui, depois, ele mesmo se questionou ("porque vcs não sabem do lixo ocidental..."). Deu uma guinada na vida e agora é cantor de Jazz.
Porque só o rock brasil que não poderia trazer influências de outras culturas para o cenário nacional?
Eu acho que foi a partir dos anos 80 que a música brasileira ficou mais definida. Hoje nós temos praticamente todos os gêneros músicais disponível em nosso idioma.

albertoellobo
Veterano
# ago/05
· votar


dai que era imfluenciada pelos americanos ?? não era arte do mesmo jeio ??????????
Isso! a arte ela é universal! Nenhuma cultura é menor ou melhor que a outra por ser de outra época ou país. Pô, falow pouco mais falow bonito!

Prático
Somente Chico, Gil, Caetano e Milton são representantes genuínos da música brasileira, certo? Prá Você!
Chico buarque tem uma forte ascendência européia. Sua origem está na burguesia (aquela mesa que Cazuza disse que fede!), hoje grava em Francês e mora em Paris. Caetano foi morar em Londres, gravou um disco todo em inglês (e que é um dos seus melhores discos), adotou tanto a guitarra como violão aço, flertou com o rock e hoje grava Peninha e Fernando Mendes. Gilberto Gil foi beber na fonte regueira da Jamaica, foi o primeiro cara a falar em Reggae no Brasil, e depois trouxe a influência da Disco Músic para a MPB (Realce). Milton Nascimento tinha os pés em Abbey Road, pertencia a uma geração onde o que vinha de londres era absoluto aqui, depois, ele mesmo se questionou ("porque vcs não sabem do lixo ocidental..."). Deu uma guinada na vida e agora é cantor de Jazz.
Porque só o rock brasil que não poderia trazer influências de outras culturas para o cenário nacional?
Eu acho que foi a partir dos anos 80 que a música brasileira ficou mais definida. Hoje nós temos praticamente todos os gêneros músicais disponível em nosso idioma.

Prático
Veterano
# ago/05
· votar


Alllberto,

VocÊ quer ter uma amostra do "legado" deixado pelos maravilhosos anos 80??? dá um pulo no fórum " Musica em Geral ", espia só e estremeça!

Sobre o seu último post, eu lamento, você foi infeliz demais! Escuta a obra de todos esses músicos que você utilizou como exemplo e vê se o que prevalece . Influèncias não são de forma alguma mal vindas, acho que falei isso umas 100 vezes mas vocês não lêem, o que não pode haver é a perda de identidade que ocorreu nos anos 80. O rock nacional não "trouxe influências" ele sim se vendeu ao mercado fonográfico americano de vez. O Capital Inicial, repito, fez umas duzentas versões de rocks bobos internacionais e dizer que a partir dos anos 80 que a música brasileira ficou mais definida, me desculpe, mas é trágico ouvir isso e de um cara que vejo que têm cultura e escola.

Prático
Veterano
# ago/05
· votar


PS: Não venham dizer que nos anos 70 tinha a jovem guarda, pois não dá para defender um erro com outra bobagem!

albertoellobo
Veterano
# ago/05
· votar


Escuta a obra de todos esses músicos que você utilizou como exemplo e vê se o que prevalece
Ao contrário do que vc pode pensar, eu ouço todos esses nomes que citei, e mas outros. E repito essa constatação.
Se não fosse os anos 80, vc continuaria procurando por discos como vc mesmo disse em outro post. O Brasil não entraria de vez na lista de países digamos, visitáveis por grandes nomes da música internacional (vide os Rock n' Rio). E, a partir dos anos 80 a música brasileira ficou (repito, a música que é feita aqui, não interessa o estilo ou influência) está muito mais definida. De importador passamos a exportador... Graças aos anos 80.

Prático
Veterano
# ago/05
· votar


não entraria de vez na lista de países digamos, visitáveis por grandes nomes da música internacional

Que vantagens levamos nessa? Ser visitado por determinados artistas não me apetece em nada! Rock n´ Rio?? O que ganhamos com ele? A não ser que você seja um grande produtor musical ou trabalhe para uma gravadora internacional, aí você pode ter ganho algo, mas o que o Pena Branca e Xavantinho ou o Renato Teixeira ganharam com o Rock´n Rio?

De importador passamos a exportador... Graças aos anos 80.

Exportamos oquê? Seputura ?

Não fale de Milton ou Tom Jobim, pois esse material de exportação é de outra época!!! você sabe disso.

Prático
Veterano
# ago/05
· votar


Lenine, Chico Science e Badi Assad e outros, não têm nada haver com os anos 80...

CaimDark
Veterano
# ago/05
· votar


Prático, lá no outro tópico você tá mais centrado, aqui parece que tu tá ficando sem argumento e "chutando o balde", como você mesmo disse, e ainda apelando pra postura elitista anterior.

Sentimentos.... existe uma fórmula correta de expressá-los?

A torcida do São Paulo expressou seus sentimentos na Av. Paulista, foi correto?


Putz... não vou nem dignificar essa afirmação com um comentário.

Um garoto meio tam-tam que lê sua frase acha que qualquer forma de manifestação é aceitável, ou seja, alienação!

Um garoto que lê que qualquer forma de expressão é válida e entende isso como uma licença para brigar, roubar, matar, estuprar e tudo mais não é apenas um garoto alienado, é um bandido, ou um doente mental, ou as duas coisas, faça-me o favor! A conversa tá até interessante cara, vê se não avacalha o tema com esse tipo de apelação...

Cuidado para não exagerar esse relativismo aí. Eu, particularmente, não gosto muito de Mozart, eu prefiro Bach e Beethoven - isso é pessoal, mas considero Mozart um gênio absoluto. Eu não gosto muito do Djavan, mas sou obrigado a reconhecer que ele é muito cuidadoso no que faz, ele busca o melhor de sua arte - isso também é pessoal. Agora, se ser "pessoal" é gostar do funk carioca, de Camila do capital inicial, aí devemos aceitar que defecar no meio da rua é pessoal também!

Você nos pede para não exagerar no relativismo, mas você está exagerando, e muito, nesse seu "absolutismo". Eu acho o funk carioca horroroso, e não conheço direito Capital Inicial, mas achei legal o pouco que ouví. E tenho vários amigos bem educados, conscientes e críticos que gostam de Legião E Capital Inicial. E mesmo com o funk, que pra mim é uma coisa pavorosa, eu não me sinto com autoridade pra perseguir ninguém por gostar de Funk. Quem sou eu???? Quem é você??? De repente tem um cara, depois de trabalhar a semana inteira, vai pro baile funk sexta a noite pra relaxar pegando alguma "potranca funkeira". E tem gente que vai pro bar com os amigos. Eu não acho que estou em posição pra dizer que quem vai ao bar com os amigos tem melhor gosto que quem vai ao baile funk, embora eu não passe nem perto do baile em questão. E dou graças a deus que quando estourou essa mania de funk, que foi o maior ano, eu não morava no Brasil. Quando voltei meus amigos me falaram quase em coro: "cara, tu se deu bem, escapou do ano do funk..."

Basta você analisar o que sua mãe, ou seu pai gostam que já tá explicado. Meu pai nunca teve vocação para a música e nem muito estudo formal, tem 70 anos, e curte a beça um Dilermando Reis, uma bela Valsa, Pixinguinha etc. Por aí já dá para perceber a diferença entre as gerações. Se eu colocava Pink Floyd no som ele ficava na dele, se colocava Rolling Stones ele saía da sala - mesmo sem gostar de Rock dava pra perceber o que é bom ou ruim dentro do mesmo estilo.

E tu fala que não tem referência nenhuma e que é "livre" né, mas na sua infância você colocava Pink Floyd e teu pai ficava na dele, mas se fosse Rolling Stones ele saia da sala. Aí você deve ter concluido: papai na sala=bom! papai fora da sala=ruim! E assimilou isso tão bem que ainda hoje acha que o mundo se resume a isso, só pode cara, fala serio...
É, acabei de sofre uma grande decepção com meu pai, pois ele falava bem dos Rolling Stones. Pow, o prático me fez ver que meu Pai era um alienado que não sabia o que era bom!!!!! Que triste...

Essa geração tinha aula de música, poesia e francês em colégio público, e detalhe, meu Pai também nunca votou no PT! Já a minha geração, putz....

Que a educação pública era muito melhor na época do seu pai, ninguém duvida. E é por isso que ele nunca votou no PT?? Porque ele foi bem educado?????? huauhauhauhahuauhauhauha. Essas palavras bem que podiam ter saído da boca do cínico do Fernando Henrique, o queridinho do establishmente e maior filantropo do País... o cara praticamente doou o País inteiro aos gringos...

Sobre o seu último post, eu lamento, você foi infeliz demais!

PRa você ver como gosto é relativo. Você gosta tanto de Caetano, Chico e CIA que não interessa que um grave em Francês, outro em inglês, e outro grave musiquinhas comerciais para aparecer. Você gosta deles e não liga pra nada disso. Já Legião e a turma que veio junto, você despreza tanto que o mero fato deles cantarem um Ritmo que veio dos EUA, não importa do que eles falem ou a língua em que eles cantam, já os desqualifica. Tenho uma prima que era louca, apaixonada por Caetano, mas hoje o destesta, diz que ele se vendeu e não é mais o mesmo. Não estou desmerecendo Caetano Veloso, que é um patrimônio nacional. Pobre da minha prima. Tão alienada... Mas pra você que detesta tanto o relativismo do gosto, até que você relativiza bastante os seus! Aliás, o próprio Caetano disse que Cazuza foi o maior poeta da geração dele (geração de cazuza, não de caetano), e outros nomes como Gil também falam muito bem de Cazuza. Mas o figurinha do Ílzaro que exalta a mesma turma de Caetano aí se sente gabaritado pra dizer que ele não sabia português? Você as vezes parece que argumenta partindo do pressuposto que você sabe mais de música, portanto é mais "qualificado" pra saber o que é bom e o que não é. Será que pra você nem Caetano se salva? Caetano estava alienado quando falou bem do Cazuza?????

URBANA LEGIO OMNIA VENCIT!!!!

Prático
Veterano
# ago/05
· votar


Caim, você distorceu a meleca toda de novo, até chegar ao ponto de dizer que o fato do meu pai sair ou não da sala foi o motivo do meu gosto musical.

O exemplo que dei sobre o "voto no PT" é só para dizer que a GERAÇÃO POLITICAMENTE CONSCIENTE da década de 80 não era tão conscientes assim, pois não viram de perto o que era o PT e já saíram por aí levantando bandeira. Quem trabalhava nas indústrias metalúrgicas de São Bernardo, presenciava melhor o "Modus Operandi" dos caras. Mas você levou a argumentação para outro lado de novo.

É, acabei de sofre uma grande decepção com meu pai, pois ele falava bem dos Rolling Stones. Pow, o prático me fez ver que meu Pai era um alienado que não sabia o que era bom!!!!! Que triste...

Você ainda não entendeu, e pelo jeito nunca vai entender, que a distinção que faço aqui é da arte musical vs. música meramente de atitude, de entretenimento juvenil. O sentimento do seu pai pelos Stones deve ser o mesmo que você tem pelo Legião, igual. Os Beatles no início era fraco, pobre nas letras e na constituição das músicas, depois eles mesmos se rebelaram contra o mercado, que afinal estava ganho, e revolucionaram a música da época com SGT. PEPPERS. É isso que admiro, MÚSICOS! e ARTISTAS! não PERFORMERS como Mick Jagger e Renato Russo.
PS: Meu Pai saia da sala quando ouvia Beatles também.... (isso é uma metáfora grande psicólogo, não leve tudo o que lê ao pé da letra)

Caetano é político pra cacete, tem muita coisa boa e muita coisa ruim também! Nunca levei muito a sério as polêmicas levantadas pelo Caetano Veloso, ele joga muito pra platéia. Quanto ao Cazuza, melhor nem comentar, quando leio as letras de Cazuza me arrependo de não ter sido compositor, bom, meu pai não era executivo de gravadora, acho que seria mais difícil!!!

ilzo fuzaro
Veterano
# ago/05
· votar


CaimDark
albertoellobo
Nota-se que de fato vocês rockeiros prezam muito a liberdade!!! Mas, desde que essa liberdade seja para gostar do mesmo que vocês, senão lá vem pedrada. Igualzinho ao Tio San. É elitista gostar de Gil, Caetano, etc..., O rock é a grande atitude, o protesto contra o sistema. Quanta ingenuidade! O rock é o próprio sistema. É o gênero mais comercial que já existiu, imposto pela gringolândia ao resto do mundo, pois, o domínio comercial só é possível após o domínio cultural. Nunca pretendi ensinar lingua portuguesa á ninguem, sou apenas professor de música. Mas, um poeta tem por obrigação conhecer a sua ferramenta de trabalho, a linguagem. O Alberto afirma que decide o que vai ler, ouvir, gostar. Decide nada, antes mesmo do seu nascimento já estava decidido qual seria a preferencia da grande maioria da qual ele faz parte, e nem se deu conta. O Cain Dark diz que os músicos que foram exilados não peitaram a ditadura. E foram exilados por que? Deixa que eu respondo: Para dar espaço. De fato, Chico veio de família burguesa. E Cazuza, não? Assisti Cazuza o filme,
e a única impressão que ficou dele é a de um desocupado que só se preocupava em se drogar e dar o fiofó. Que grande exemplo de revolucionário e contestador!!!!
Mas, oque mais me impressiona mesmo é o fervor com alguns alienados defendem um gênero que nem mesmo é brasileiro. Parece tratar-se de religião. Nunca ví ninguem defender assim o Noel Rosa, Pixinguinha ou qualquer outro músico que não seja rockeiro. E falam de rock brasileiro, sem dar-se conta que seria o mesmo que falar de samba chinês.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a ANOS 80 SIM, E DAÍ?