Dicas, Truques & Macetes

Autor Mensagem
albertoellobo
Veterano
# ago/05


Post para troca de Dicas, Truques e Macetes que melhoram a performance de vcs na hora de tocar. Bem como Tops referentes a violão.

albertoellobo
Veterano
# ago/05
· votar


Eu primeiro.
Uma dica legal pra aprender fazer os acordes sem precisar olhar pro braço: Pratique-os de frente à um espelho, ou no escuro.

Rodrigo rvssvr
Veterano
# ago/05
· votar


puta cara chato...

albertoellobo
Veterano
# ago/05
· votar


Rodrigo rvssvr
Hehehehehehehehehheheheheheh! :D

Si gordão
Veterano
# ago/05
· votar


Lavar as mãos com sabonete antes de tocar.

karnack_jm
Veterano
# ago/05
· votar


Eu primeiro.
Uma dica legal pra aprender fazer os acordes sem precisar olhar pro braço: Pratique-os de frente à um espelho, ou no escuro.


oras... eh soh ñ olhar pro braço... normal...

albertoellobo
Veterano
# ago/05
· votar


Nunca deixe seu violão perto de líquido, tipo. um copo dágua. Ele fatalmente poderá cair e encahrcar seu violão

Si gordão
Concordo. Nada como uma mão limpinha. As cordas agradecem. principalmente as de aço.
karnack_jm
BLZ!

Gbm7
Veterano
# ago/05
· votar


escute muito a música antes de tentar tocar, pegue todas os detalhes ai sim vai tentar tocar igual senaum nem tenta.

albertoellobo
Veterano
# ago/05
· votar


CORDAS DE NYLON
Prefira as cordas de nylon sem bolinhas. Além de darem maior sustenação no cavalete, desafinam menos, pois fica mais presa, desde que amarradas corretamente.

CORDAS DE AÇO
Evite deixar pedaços desenrolados nas Tarrachas. Além de ficar com aquele aspecto despenteado, pode furar a capa na hora de tirar o violão. Dá mais trabalho, mas é melhor enrolá-las toda na tarracha.

CaimDark
Veterano
# ago/05
· votar


CORDAS DE NYLON
Prefira as cordas de nylon sem bolinhas. Além de darem maior sustenação no cavalete, desafinam menos, pois fica mais presa, desde que amarradas corretamente.


Isso eu não sabia. Por que as cordas sem bolinha dão maior sustentação e ficam mais presas?

CORDAS DE AÇO
Evite deixar pedaços desenrolados nas Tarrachas. Além de ficar com aquele aspecto despenteado, pode furar a capa na hora de tirar o violão. Dá mais trabalho, mas é melhor enrolá-las toda na tarracha.


Putz, enrolar a corda toda na tarracha deve dar um trabalhão mesmo. Não seria bem mais prático meter a tesoura no excesso?

albertoellobo
Veterano
# ago/05
· votar


Por que as cordas sem bolinha dão maior sustentação e ficam mais presas?
Quando a gente amarra elas no cavalete e depois afina, ela vai esticando até o enrolamento firmar. Dai, ela não cede mais, mesmo se vc afrouxar na tarraxa. Com as bolinhas, ela vai cedendo conforme a corda vai sendo afinada, e muitas vezes, a bolinha não aguenta e solta. Já aconteceu comigo umas duas vezes...
Não seria bem mais prático meter a tesoura no excesso?
Pode ser. So evite cortar com poucas voltas, que ai, se vc pecisar afouxar as cordas pra mexer no tom, ela vai soltar. Eu prefiro enrolar pelo menos 2/3 do que sobra....

joao bjr
Veterano
# ago/05
· votar


Posso ajudar??

Eu costumo cortar +/- 3 dedos das cordas de aço e enrolo o resto.

Nylon Thomastik Flat Wound, é cara mas dura muito se limpar uma a uma
depois da apresentação.

joao bjr
Veterano
# ago/05
· votar


Desculpem!!

Não cortem seus dedos. +/- 3 dedos é a medida.

albertoellobo
Veterano
# ago/05
· votar


Que tal trocar aquele rastilho de plástico que vem com no violão por um de osso? O Som vai ficar bem mais firme e vc ainda pode deixá-lo da altura que vc quiser. Mas não faça isso sozinho, a nãos er que vc manje bem da estrutura do violão. Leve-o à um Luhier. Vc vai ver como vai melhorar a pegada do seu violão.

Sargentelli
Veterano
# ago/05
· votar


Algumas coisinhas que aplico para alguma apresentação de acordo com a ocasião: Sentir-se a vontade, se for tocar sentado dê preferência a uma cadeira sem braço para não ficar preocupado com eventuais batidas do instrumento, a cadeira de preferência com encosto se for tocar mais de uma hora, roupas que te façam sentir a vontade sem apertos ou cuidados excessivos de alinho, não usar cinto ou antes de tocar mude a posição da fivela para não arranhar o instrumento ou ficar preocupado com isto, ter sempre um instrumento de reserva para eventuais panes ou na impossibilidade disto ter sempre cordas reserva, cabos, etc..., se for tocar por muito tempo acostumar-se a apoar o instrumento tanto numa perna como na outra ou nas duas deixando o violão entre elas, não ter vergonha de se apresentar com partituras ou pastas com letras e/ou cifras mesmo que saiba de cor tocar as músicas pois primeiro te dá uma segurança e segundo vejo como respeito aos ouvintes esta preocupação.Espero ter colaborado um pouco para otópico, conforme for lembrando de mais alguns detalhes irei passando-os.

ilzo fuzaro
Veterano
# ago/05
· votar


Sempre aqueço as articulações dos dedos antes de tocar. Tomo cuidado com as unhas, nao uso cinto, relógio, pulseiras,anel. Sempre uso a postura clássica, mesmo quando toco choro ou bossa nova. Troco as cordas a cada 3 semanas. Só uso nylon hard tension.E, se for tocar nunca me alimento em demasia.

albertoellobo
Veterano
# ago/05
· votar


Tà nervoso antes de tocar? Começe a fazer escalas no braço do violão que descarrega toda a tensão e o nervosismo.

Gabeezinha
Veterano
# mar/12
· votar


tem alguma forma de treinar dedilhado sem olhar para as cordas?

water_flowing
Veterano
# mar/12
· votar


cara,
nao sei se eh melhor praticar assim... tipo sem olhar...
imagino eu, que olhando melhora muito mais...

eh uma questao de pratica, até vc se acostumar
tipo, tocar pestana, ou fazer uma escala no teclado/baixo/violao...

no começo agente para para ver, mas depois quando percebemos, estamos fazendo sem olhar, com agilidade e precisão...

toque observando mesmo... assim vc pode capturar os erros e ir corrindo-os... até vc se acustumar de vez \o

Gabeezinha
Veterano
# mar/12
· votar


mas tipo meu professor falou que não pode olhar.. a minha maior dificuldade no violão é o dedilhado, pode ser pq eu sou esquerda e aprendia tocar normal sem violão especial ... mas pestana eu ja sei so o dedilhado q incomoda

dom de Deus
Veterano
# mar/12
· votar


Gabeezinha
tem alguma forma de treinar dedilhado sem olhar para as cordas?

com o tempo isso fica tão facil igual mamão com açucar.

tudo é poslvel fazer sem olhar para o braço basta tão somente praticar muito e não ter pressa.

Gabeezinha
Veterano
# mar/12
· votar


Obrigada.. pela dica eu sou muito apressada e me irrito quando não consigo mas Deus vai me ajudar pq eu quero fazer tudo para honra e glória dEle

Guilherme Nau
Veterano
# mar/12 · Editado por: Guilherme Nau
· votar


Gabeezinha
mas Deus vai me ajudar pq eu quero fazer tudo para honra e glória dEle

Olha, desculpa a sinceridade e tom cético, mas Deus não vai te ajudar a tocar violão não.

Não espere que tudo vai cair do céu porque você mereceu e Deus te escolheu para te mandar um presente de não sei mais o que. Nada disso.

Quer aprender a tocar violão? Treine, treine treine treine treine e treine.

Ficar irritada por não conseguir é normal, todo mundo ja passou por isso, inclusive eu.

Outra coisa, aprenda para sí, e não para outras pessoas ou Deus, ai você vai ver realmente como a coisa vai andar e você ser considerada pelas outras pessoas.

Deus não te dará presente algum, você já nasceu com ele: a capacidade de aprender. :)

Abraço

murilo97
Veterano
# mar/12
· votar


Guilherme Nau
+1

PigO
Veterano
# mar/12 · Editado por: PigO
· votar


[edit]

PigO
Veterano
# mar/12
· votar


Gabeezinha

o dom de Deus respondeu....com o tempo voce se acostuma e faz tranquilo, vai fazer ate de uma forma natural..

quanto ao Guilherme Nau, concordo em parte, voce tera que treinar e se dedicar para aprender, Deus nos da a capacidade, mas nao iremos aprender sem ao menos pegar o inmstrumento para praticar, desanimar por nao conseguir fazer alguma coisa é normal, principalmente no começo...mais continua treinando que voce consegue!

e, "pq eu quero fazer tudo para honra e glória dEle", faça mesmo!

"Bendito seja o SENHOR, minha rocha, que ensina as minhas mãos para a peleja e os meus dedos para a guerra;
Salmos 144:1 "

Guilherme Nau
Veterano
# mar/12
· votar


PigO
"Bendito seja o SENHOR, minha rocha, que ensina as minhas mãos para a peleja e os meus dedos para a guerra;
Salmos 144:1 "


Dando um offzinho, nunca estudei afundo a Bíblia por não me interessar, mas naquela época, as pessoas não tinham muita instrução sobre como fazer e o que fazer.

Acho que ai entrava a parte de alguém que se disponibilizava para ajudar essas pessoas de graça.

Bem diferente de hoje em dia, que basta ter uma lataria, internet que você aprende a tocar legal em 1 ano.

Abraço

dom de Deus
Veterano
# mar/12
· votar


Guilherme Nau

aprenda para sí, e não para outras pessoas ou Deus

tú foi muito imfeliz ao dizer isso, tudo o q fazemos deveria ser pensando Nele, mesmo se a pessoa não saber cantar e tocar bem, mas se for de coração, Deus recebe, Ele ñ pensa como homem.






Gabeezinha



Deus ajuda sim só vc confiar , não deixe niguem te fazer pensar ao contrario. Ele merece teu esforço e quem ganha é tú.

WebTiago
Veterano
# mar/12
· votar


Já começou a entrar a parte religiosa, acho que devemos parar agora. Senão vai causar muita briga, pois cada um tem a sua religião.

Abraços

Guilherme Nau
Veterano
# mar/12 · Editado por: Guilherme Nau
· votar


dom de Deus
ú foi muito imfeliz ao dizer isso, tudo o q fazemos deveria ser pensando Nele, mesmo se a pessoa não saber cantar e tocar bem, mas se for de coração, Deus recebe, Ele ñ pensa como homem.

Então ta né...

Se você pensa assim então continue achando isso. Eu não vou tentar mudar a opinião de ninguém. O que eu não acho certo é a pessoa achar que "Deus" faz tudo pra você de mão beijada. Ainda mais achar que ele vai ajudar a tocar violão ¬¬

Off: Deus é um nome inventado pela igreja católica. Eu falo Deus para intenderem, mas eu não chamo o mesmo de Deus em hipótese alguma quando é algo de mim. Não sou ateu.

WebTiago
Já começou a entrar a parte religiosa, acho que devemos parar agora. Senão vai causar muita briga, pois cada um tem a sua religião.

Também acho. Mas pra mim tudo isso é besteira quando se trata de aprender a tocar violão. Se eles acreditam nisso, então deixem achar que é isso :)

Sinceramente, eu não vejo problema em achar isso. Só não venha postar algo relacionado num fórum pra pregar a sua religião.

Enfim, para por aqui,

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Dicas, Truques & Macetes