Exercícios para vibrato (recuerdos)

    Autor Mensagem
    Prático
    Veterano
    # jul/05


    Srs,

    Há algum exercício específico, para a mão direita, para execução do vibrato como o utilizado em Recuerdos de La Allhambra? Ou existem peças preparatórias que devemos aprender antes para facilitar a execução do vibrato?

    Johnny
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Prático

    Eu conheço esse "vibrato" como apenas dar uma movimentada do dedo da mão esquerda enquando pressiona-se a corda ou obter o mesmo resultado de outra forma.

    Acho que isso que vc se refere no Recuerdos de Alhambra seria o trêmulo, pra falara verdade até fiquei em duvida agora se não é a mesma coisa, mas não vem ao caso.

    Acho que em primeiro lugar vc deve ter bom domínio da mão direita exercitando arpeijos de varios tipos e treinando na escala de dó maior mesmo, preocupando-se com a mão direita em adquirir velocidade, agilidade e precisão. Seria tocar a escala com varias combinações na mão direita. Como: i,m i,a m,a ... com apoio e sem apoio, tocando 2, 3 vezes acda nota... Exercícios bem tranquilos!

    Na realidade eu considero Recuerdos de Alhambra um ótimo exercício pra inicar no trêmulo. Basicamente P, a, m, i ! Mas preste atenção na postura que facilita o movimento relaxado da mão na realização do trêmulo. Outro aspecto importante... é que raras vezes encontra-se violonista a la Tárrega que toca sem unhas, mas pra executar um trêmulo vc deve deixar as unhas sempre do tamanho e formato certos, bem justos para que a execução seja precisa. Isso já seria uma questão de gosto, mas em geral é quando vc percebe que a extremidade da unha coincide com a extremidade do dedo.

    Abraço

    Prático
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Realmente Johnny, me refiro ao trêmolo, também fiquei em dúvida entre os dois na hora de postar. Eu já saquei o movimento do trêmolo, embora não tenha ainda chegado neste ponto em minhas aulas, mas tenho um pouco de dificuldade em executá-lo de forma limpa. Acho que sua dica sobre o tamanho das unhas foi na mosca. Qual seria o formato mais correto para as unhas?
    Obrigado.

    Johnny
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Prático

    Na mesma curvatura dos dedos. Só se realmente vc tiver os dedos com as pontas muito assimétricas para ter que ajustar as unhas de outra forma... hehehe... mas unhas redondas e bem polidas. E se no formato do dedo não te agradar tente deixar ela no formato de como ela estivesse se fosse cortada bem curtinha.

    E outra coisa... pro trêmulo ficar bem preciso e bem parelho é preciso paciência! Tem que começar a estudar bem devagar!

    Abraço...

    Helder Bello
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Bem ... o artifício que a música Recuerdos de La Alhambra, de Fransisco Tárrega usa, é o trêmolo. Vibrato é outra coisa. E para o trêmolo ficar legal, e bem executado, só têm um jeito: exercitá-lo. Unhas claro, influenciam, mas não muito grandes, pois se assim forem, produzem um ruído estranho quando batem nas cordas.
    Particularmente prefiro o trêmolo da música Sueno, também de Tárrega.
    Procure a partitura Sueno Estudio, de José Viñas. É uma boa preparação para quem está aprendendo a executar o trêmolo.

    Abraços Fraternais.

    Prático
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Ótima dica Helder, obrigado.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Exercícios para vibrato (recuerdos)