Opiniões sinceras X comércio enrustido

    Autor Mensagem
    paulao_jazz
    Veterano
    # jul/05


    Caros,

    sou um antigo usuario deste fórum. Aqui já me diverti com algumas coisas, já me indignei com certos comportamentos e o principal, aprendi muito, caçando no meio dos posts muita informação legal. Aqui, por exemplo, descobri o Cacildo Poncio, que fez o meu amp, puta investimento bem feito que fiz. Dei uma grande sorte.

    Mas venho aqui deixar uma dúvida que me atormentou esses dias, e gostaria que vcs dessem suas opiniões:

    É público e notório que o FCC é acessado por milhares de pessoas em todo o Brasil. Diante disso, a oportunidade da propaganda é uma grande tentação aos comerciantes/fabricantes de instrumentos.

    Porém, a propaganda explícita é proibida aqui, devido a um contrato do site com o Mercado Livre (eu acho).

    Ok, ótimo, afinal o fórum é para livre expressão de opiniões, e não comércio.

    MAS, fui alertado esses dias de uma prática que pode ocorrer aqui, uma forma de propaganda ilícita, como:

    1 - um sujeito comerciante/fabricante se cadastra como um usuário normal (paulao_jazz);
    2 - faz com que seus funcionários também o façam (oreia_seca, dry_ear, funcionário2005, etc), como se fossem guitarristas comuns;
    3 - postam tópicos ressaltando o produto que querem promover:

    TOPICO: Alguém aqui conhece as guitas do paulão?

    4 - os funcionarios cadastrados (oreia_seca, dry_ear, etc), então, respondem dizendo "já ouvi falar bem delas", o outro "testei uma de um amigo, é show", enfim...

    5 - nisso, as guitas do paulão, que ninguém conhece, ganham fama rapidamente, pois as opiniões aqui neste fórum são levadas bem a sério (por mim mesmo, até). E o povo acaba comprando, pq são mais baratas e boas, afinal, todo mundo do FCC que tocou nelas achou legal, po, vale arriscar.

    E isso não aconteceria só com produtos de manufatura informal, também com grandes marcas (acabei de ler um tópico sobre um suposto usuário que seria o próprio Tagima ou alguém ligado a ele, que aparecia em tópicos dizendo que as Tagimas eram superiores às Fenders, etc...).

    Podem me chamar de burro, mas eu nunca tinha me atentado que essa pratica poderia ocorrer.

    Sendo assim, como nós, usuários do fórum que só querem compartilhar experiências, sem ganhar nada pela propaganda que fazemos (e que é a melhor, pois é um testemunho vindo de gente como a gente que realmente usou e aprovou), enfim, como que a gente se defende disso?

    Tem jeito?

    (desculpem o post enorme)

    Papa Urubento XVI
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    aqui no fórum só endorso equipamentos q eu já usei e realmente considero bons.

    o maior problema aqui nem é esse, é um monte de gente que NUNCA usou um equipo na vida, um captador ou guitarra por exemplo, e fica fazendo mil propagandas de que o produto é bom, etc.

    Polêmico
    Veterano
    # jul/05 · Editado por: Polêmico
    · votar


    Não sei se isto acontece aqui,mas eu compro Guitarra q eu curto,não q fulano diz q é boa,tanto q até hj não tenho RG350,Vamp,etc.....Compro equipamento q eu testo e gosto.

    Jaum_Paulo
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    acho que pra equipo importado não deva ocorrer isso não... v-amp por exemplo, que é tão popular aqui, to até com vontade de pega um...

    Iago
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    um bom exemplo disso é o Urubu Rei e sua ASW FDP Signature

    kbza
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Papa Urubento XVI
    pois é, mas tem gente que não pensa assim, ja vi até gente fala em tagima SG e captador radioativo...

    guilhermerizzo
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    paulao_jazz
    É claro que isso pode acontecer!
    O ser humano vai sempre vencer seus obstáculos com criatividade.
    Se é proibido anunciar aqui, uma maneira criativa de propagandear um produto qualquer seria exatamente esta que você exemplificou.
    E acho que não tem como evitar.

    Mas também acho que tá bom, né. O ML tem um contrato para patrocinar o site e o comércio explícito é proibido aqui. OK. Já tá de bom tamanho. Os anúncios explícitos sempre foram banidos no ato.

    Há pessoas aqui que trocam mensagens particulares com contatos e tal e podem no futuro negociar equipamentos entre si. É impossível evitar os negócios que se concretizam sem um anúncio explícito.

    Cabe a cada usuário julgar se os comentários parecem tendenciosos ou não, e avaliar ao vivo e a cores o equipamento antes de comprar só pela reputação obtida aqui no FCC.

    Claudio Natureza
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    já vi nego fazendo isso aqui, e era sobre violão Martin.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    paulao_jazz
    Cara, creio que isso acontece sim, mas é relativamente raro, até porque como é que numa fábrica ou loja, em que o trabalho segue um ritmo intenso, os funcionários iriam ter tempo de acessar a internet, e mesmo em casa, se isso é coisa de gente que tem uma certa condição material, e não operários e/ou vendedores (que afinal ganham pouco).
    Acho que, de fato, existem pessoas que dizem coisas sem saber por aqui, como aliás em qualquer outro lugar, mas acho que quem tem opinião formada ou experiência própria não cai nessa, e pode dar tranquilamente sua opinião com educação e senso democrático. Indignar-se porque fulano ou sicrano fala besteira sobre algo é um tanto exagerado, até porque, como falei acima, pode contrapor sua opinião e/ou experiência, que aliás não se constitui em verdade absoluta (até porque ninguém a possui).
    Veja bem, eu não estou criticando vc ou quem quer que seja pessoalmente, mas apenas dando meu ponto-de-vista sobre o assunto do tópico.
    Abç

    maggie
    Veterana
    # jul/05
    · votar


    Porém, a propaganda explícita é proibida aqui, devido a um contrato do site com o Mercado Livre (eu acho).
    Na verdade já era proibida antes, e mesmo tópicos com links do mercado livre a gente costuma editar, já que se tivesse classificados aqui ia ter muita bagunça.

    3 - postam tópicos ressaltando o produto que querem promover
    Isso é difícil de julgar, mas com certeza se o(s) usuário(s) começarem a postar telefones, sites, contatos etc. Vão ser advertidos e posteriormente banidos se reincidirem.

    O problema dos classificados é que num fórum não funciona, imagina a galera upando tópicos de 2003 com ofertas de alguém, ia dar muita confusão.

    Mas o alerta vale, se notarem qualquer coisa suspeita entrem no tópico Central de Reclamações, no Off Topic.
    :)

    *****
    Regras do Fórum

    Links úteis:
    Busca

    Contato Cifraclub

    Música em Geral - Tópicos Essenciais
    Guitarra - Tópicos Essenciais
    Violão - Tópicos Essenciais
    Canto - Tópicos Essenciais
    Contra-baixo - Tópicos Essenciais
    Pedais & Pedaleiras - Tópicos Essenciais
    Amplificadores - Tópicos Essenciais

    Claudio Natureza
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    tem um mané chamado Penta-blues que com certeza é da Tagima.

    e fala como se fosse um usuário das guitas, maior fraude.

    paulao_jazz
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    Cara, creio que isso acontece sim, mas é relativamente raro, até porque como é que numa fábrica ou loja, em que o trabalho segue um ritmo intenso, os funcionários iriam ter tempo de acessar a internet, e mesmo em casa, se isso é coisa de gente que tem uma certa condição material, e não operários e/ou vendedores (que afinal ganham pouco).

    não necessariamente o funcionario... Irmãos, tios, filhos, até mesmo ele proprio pode criar multiusuarios, entende? a propaganda é fácil dessa forma.

    Indignar-se porque fulano ou sicrano fala besteira sobre algo é um tanto exagerado, até porque, como falei acima, pode contrapor sua opinião e/ou experiência, que aliás não se constitui em verdade absoluta (até porque ninguém a possui).

    concordo com vc, aliás, concordo 100%, genero, numero e grau. E por isso mesmo levantei o tópico, pq aqui a gente confronta opiniões diversas, e isso é legal.

    O grande problema é que pode haver gente aqui fazendo este tipo de "comércio", ou seja, as opiniões acabam por ser "falsas", entende?

    guilhermerizzo

    não estou falando das pessoas que vendem seus equipos, ou trocam, na maciota, e tal... isso dá até pra levar de boa, e os moderadores não deixam nada passar.

    To falando de que é difícil saber se as opiniões são realmente sinceras, de gente que usou, testou e aprovou as "guitas do paulão", ou se é a galera dele escrevendo.

    Enfim, foi mais um toque, um alerta.

    Claudio Natureza
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Ai pessoal, eu queria me desculpar com o Penta-Blues, e já mandei uma mensagem direta pra ele, porque eu o chamei de mané e disse que o cara tava fazendo propaganda e que trabalhava pra Tagima, o que eu descobri que não era verdade.

    fica aqui o meu pedido de desculpas.

    LOW Fl
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Esse problema de alguem fazer propaganda do que nunca testou e escutou é que icomoda as vezes.

    Já teve um caso do Vinicius Augusto, que nem guitarrista é, ficar falando que AG Stomp da Yamaha faz certas coisas que na verdade o produto não oferece.

    Como o Bertola falou, é só a gente não cair nessa falsas afirmações usando nosso conhecimento e sempre ter o pé atras pra desconfiar.

    Luiz Augusto Messora
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    kbza
    tagima SG e captador radioativo...


    iheahioeaaeihoeioh

    Papa Urubento XVI
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    LOW Fl
    Já teve um caso do Vinicius Augusto, que nem guitarrista é, ficar falando que AG Stomp da Yamaha faz certas coisas que na verdade o produto não oferece.

    ah cara, esse daí só louco escuta. ele é doente.

    ele acha q o teclado Yamaha PSR-3000 dele foi usado na trilha sonora da criação do universo.

    LOW Fl
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    uma coisa que é fato aqui no forum. A maioria fala que GT2 é otimo e maioria nunca testou ou tocou em com um.
    MEsmo uma grande quatidade de pessoas falem que é bom, não custa nada você falar que o produto é bem aceito pelo pessoal, e não você afirma de boca cheia que ele é amravilhoso sendo que vc nunca usou.

    LOW Fl
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Papa Urubento XVI
    ah cara, esse daí só louco escuta. ele é doente.

    Esse já disse cada barbaridade que é dificil lembrar

    Fritz_mkvl
    Veterano
    # jul/05 · Editado por: Fritz_mkvl
    · votar


    paulao_jazz
    Pois é, por isso quem tem que testar pessoalmente.

    Fritz_mkvl
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    paulao_jazz
    Tem msn?

    maggie
    Veterana
    # ago/05
    · votar


    LOW Fl
    uma coisa que é fato aqui no forum. A maioria fala que GT2 é otimo e maioria nunca testou ou tocou em com um.

    Por isso antes de tudo quem for comprar um equipo desconhecido TEM QUE TESTAR.

    Dependendo do set o timbre pode não ser o que o comprador espera.

    Fritz_mkvl
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    maggie
    Maggie pode me fazer um favor?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Opiniões sinceras X comércio enrustido