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      Como fazer solos usando escalas?

      Autor Mensagem
      Fagner
      Veterano
      # jul/05


      Colabora aí galera, to precisando.

      Rowashburn
      Veterano
      # jul/05
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      Como fazer solos usando escalas?

      Como fazer sem usar?!?!?!?!??!?!!!?!?!?!

      maniac123
      Veterano
      # jul/05
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      tipo, vc vai fazendo, tá ligado?

      gauchito
      Veterano
      # jul/05
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      pega a nota tonica da base...ae c pega a escala dessa nota ou uma escala que seja relativa a ela e fica fazendu uns shapes da escala...pega uns trechinhos e toca, coloca uns bens, vibrato, ae vai d acordo com o ritmo da musica...maz isso eh com o tempo, num eh dum dia para o outro que vc ira compo algo como o slash!!!!!falow

      Estevaolage
      Veterano
      # jul/05
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      use a busca

      marcio_zav
      Veterano
      # jul/05
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      use a busca
      isso ae

      Fagner
      Veterano
      # jul/05
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      Não importa os grau que eu pegar da escala? Tem como misturar escalas assim como misturamos um acorde? Dá um exemplo por favor. Tô esperando resposta

      marcio_zav
      Veterano
      # jul/05
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      Tem como misturar escalas assim como misturamos um acorde?
      Hã?

      Fagner
      Veterano
      # jul/05
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      Por exemplo: Tô em C, passo pra D, depois pra G. Como fazer o solo na transição das notas e que graus da escala pegar? tem alguma regra? Ajuda aí

      Estevaolage
      Veterano
      # jul/05 · Editado por: Estevaolage
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      Por exemplo:

      se vc fez uma música com a base com essas notas:

      A, Dm, F

      a escala dominante dessa relação será a de Dm, que se vc for conferir é uma escala igual ou relativa a de F, criando assim em relação à A uma relação de domínio, ou seja, haverá notas da escala de A que soarão ´´ fora´´ mesmo que pertencam a sua escala natural e mesmo que tocadas durante este acorde. Isso me intrigou por muito tempo, pois após aprender todas as escalas, eu achava que durante A, toda vez que eu tocasse F# ou G# iria sempre soar dentro e se eu tocasse F ou C iria ser uma nota fora. Isso, claro, pode acontecer se vc misturar numa base por exemplo A, F#m e D!

      É mais ou menos assim. Vamos avaliar as escalas por exemplo desses acordes:

      Gm(G,A,A#,C,D,D#,F,G)
      F(F,G,A,A#,C,D,E,F)
      C(C,D,E,F,G,A,B,C)

      como ficaria a escala dominante dessa relação!
      vamos lá
      (G,A,A#,C,D,E,F,G)

      Se vc começar a avaliar essa escala a partir de F, verá que é nada mais que a escala de F maior!

      F é a escala dominante dessa relação!
      porque?

      Vc tem que avaliar todas as escalas naturais e ver quantas vezes cada nota aparece. Por ex, voce pôde perceber que apesar de A# não pertencer a escala de C, ele pertence as outras duas, Gm e F, portanto pertencendo a escala dominante da relação. É meio matemático!

      Porém, pode acontecer num universo de 4 acordes, por exemplo uma nota aparecer 2 vezes e outra tb! Ai vc deixa a base gravada tocando e vê qual nota encaixa melhor! A que encaixar pertence a escala dominante!

      heathcliff
      Veterano
      # jul/05
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      ué vc pega as notas da escala e usa elas no solo!

      _cLaYmAn_
      Veterano
      # jul/05
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      Tah querendo saber se pod mudar de escala em meio ao solo????

      marcio_zav
      Veterano
      # jul/05
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      Tem q achar o tom da musica, e aplicar a escala deste tom.
      A progressao: C D G me parece estar no tom de G.
      Entao use a escala de G para fazer o solo.
      Escala Sol -> G A B C D E F#

      heathcliff
      Veterano
      # jul/05
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      Fagner

      não cara...esses acordes C D G são do campo harmônico de G Maior...então tu usa a escala de G Maior...vc usa o modo lídio para o C pois ele é o IV grau da escala, o mixolidio para o G...estuda campo harmônico modos gregos cara

      Fagner
      Veterano
      # jul/05
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      Vejo que eu to meio perdido nesse negócio de escalas. Como vcs souberam que o tom da escala era G? Não podia ser C? Mudança de escala no meio do solo é válido ou não? Po vcs tao me ajudando um monte, to começando a entende os esquema, mas vamu continua colaborando!

      BlacK Dog
      Veterano
      # jul/05
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      Como fazer solos usando escalas?

      Eu queria saber fazer solos sem usa-las isso sim.

      BlacK Dog
      Veterano
      # jul/05 · Editado por: BlacK Dog
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      Mudança de escala no meio do solo é válido ou não?

      Pode,mas os acordes tem q mudar tb.

      Escuta Satriani...na maioria das músicas ele modula,ou seja muda de tom.

      Surfing wih the alien muda várias vezes durante o solo eu acho.

      Po vcs tao me ajudando um monte

      Ahn?.....

      Fagner
      Veterano
      # jul/05
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      Nao entendeu a pergunta, quero sabe como aplica elas em cima de uma melodia, falo?

      marcio_zav
      Veterano
      # jul/05
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      Não podia ser C
      Nao, pq o acorde D eh formado por D F# A. A escala de C nao tem nenhum acidente (# e b)

      marcio_zav
      Veterano
      # jul/05
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      Se fosse C Dm G, ai sim estaria em C.

      Fagner
      Veterano
      # jul/05
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      Pq paro?

      BlacK Dog
      Veterano
      # jul/05
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      Nao entendeu a pergunta, quero sabe como aplica elas em cima de uma melodia, falo?

      Oo Naum entendi tua dúvida...como é q aplica uma escala em cima de uma melodia é isso??Eu normalmente crio a melodia em cima de uma escala e naum o contrario.

      Fagner
      Veterano
      # jul/05
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      Como eu posso faze um solo q soe legal com a melodia D,A,Bm(2tempos nessa nota) e O refrão é C,G,D? é de um amigo meu a melodia. Qual a diferença na construção de escalas maiores e menores e porque btem tantos nomes pra escala(Trítio, etc...) isso q eu ñ entendo.

      Dungeon
      Veterano
      # jul/05
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      Aí, mano. Esquece essas coisa. O negócio é o filinnn.

      Fagner
      Veterano
      # jul/05
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      Tudo bem Black dog é que eu ñ tenho muito tempo d guita, so novato e quero aprende um pouco sobre aplicações de escalas. Se for possível ajuda

      Fagner
      Veterano
      # jul/05
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      Ñ t e3ntendi dungeon

      BlacK Dog
      Veterano
      # jul/05
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      Fagner

      isso q eu ñ entendo

      Tá ligado,é melhor vc ir estudar um pouco de teoria básica...e isso td tem em demasia na busca tb....

      Aí, mano. Esquece essas coisa. O negócio é o filinnn.

      E gruvinnn

      marcio_zav
      Veterano
      # jul/05
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      Ae tem uma mudanca de tom acho.
      D,A,Bm pode ser escala de D
      C,G,D escala de G

      heathcliff
      Veterano
      # jul/05 · Editado por: heathcliff
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      Como vcs souberam que o tom da escala era G?

      Ah...tipo...todos os acordes são maiores né? os acordes maiores são de um campo harmônico são os graus I IV e V né?

      Então é só vc raciocinar...o C só pode ser o IV e o D só pode ser o V...e o G só pode ser o I tbm...o G sendo o acorde do I grau então a tonalidade é G...

      Não podia ser C?

      Não...

      acordes maiores I IV V
      acordes menores II III VI VII

      supondo que a tonalidade de C D G é C, o D seria o II grau né? mas ta errado o II grau é menor, então não é C...

      ow pensando de outra maneira

      o acorde D tem um F# como terça né? mas a escala de C não tem F# então o acorde de D não pertence ao campo harmônico de C

      Fagner
      Veterano
      # jul/05
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      Po marcio_zav, tu é um parcerão mesmo! Me explica sobre escalas maiores e menores em relação a diferença e quando usar.

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