Tensão das cordas X técnicas

Autor Mensagem
speedking
Veterano
# jun/05


Saudações pessoal.
Ja ouvi muito a respeito, mas nada de concreto...
Dizem que as cordas ideais para técnicas de ligados e tappings é de tensão 0.09...
Eu tenho uma Strato e sempre usei 0.10... toco igual uma lesma (nunca vi uma lesma tocar) Mas agora to afim de me dedicar um pouco mais nessas técnicas.
Será que vou ter que trocar para 0.09???
É que particularmente eu prefiro cordas grossas pelo timbre.. tava até pensando em usar 0.11 esses dias... acho que 0.09 é para essas Guitararas mais "hi-tech" com braço fino e Ponte flutuante.
Qual a opinião de vocês?

nobre
Veterano
# jun/05
· votar


não troco o timbre das 0.10+ por nada... a diferença de tocabilidade não é tão grande...
vai depender também da sua força no pulso/dedos... mas se vc ja toca com 0.10 nao vejo porque voltar pra 0.09...

dtplayer
Veterano
# jun/05
· votar


eu curto 0.09

LeandroP
Moderador
# jun/05
· votar


Eu curto 0,10

Acho que você deve procurar desenvolver as suas habilidades no encordoamento que deseja.

Também não é tão difícil tocar com 0,10... S>R>V> debulhava a guitarra com cordas mais pesadas.

MatheusMX
Veterano
# jun/05
· votar


eu uso 0.10 , to achando meio mole , mas num quero passar pra 0.11 hehe , pq eu to treinando em um violão com cordas 0.10 de aço e palheta dunlop jazz III , já tá ficando meio estranho a 0.10 da guitarra , então se vc quiser msmo ficar com 0.10 , tenta treinar em algum violão pq faz diferença , e axo 0.9 mole demais , qndo estou palhetando , a corda vibra mais e faz com q a minha palhetada fique menos precisa e lenta , além dos bends molengos q eu num gosto

John Johns
Veterano
# jun/05
· votar


Usa a corda que vc quiser. Já viu o Steve Ray Vaughan tocando?

ToRReSMo
Veterano
# jun/05
· votar


eu toko a msm coisa em .8 tanto como .11...eu acho ki quanto mais pesada a corda melhor a palhetada, taping...., eu uso .9 em Eb...super mole, mas para palheta fika mole demais...na minha outra eu to usando .10, a pegada fika melhor, para palhetar fika mais confortavel, só ki pra bend é foda....
é mito dizer ki é mais facil fazer tecnicas em cordas finas...eu acho o contrario, corda .11 eu acho melhor para tecnicas

ToRReSMo
Veterano
# jun/05
· votar


mas lembrando...fika mais facil com corda grossa com uma guitarra de qualidade boa..com um bom braço....com cordas baixa...

Crisan Metal
Veterano
# jun/05
· votar


Eu uso 0.10 com uma guitarra podre... escala ruim.... quase uma Tonante.... não sei se isso vai ser bom pra mim quando pegar uma guitarra decente, leve e macia... ou se vai dar em tendinite

Adriano Medeiros
Veterano
# jun/05
· votar


speedking
a diferença de tocabilidade entre 009 e 010 sao minimas, sendo q as vezes eu me estranho em palhetadas rapidas com 009 pq elas nao me aguentam hehe

isso q eu sempre usei 009

Adriano Medeiros
Veterano
# jun/05
· votar


Crisan Metal
pode ter certeza q quando pegares uma guitarra boa vais sentir muito mais confortavel, e a tendinite... tendinite dá na pessoa por causa dela mesmo, nao por causa da guitarra

Crisan Metal
Veterano
# jun/05
· votar


Adriano Medeiros

Espero mesmo...

e esse lance da paletada é notável... eu gosto mais de paletar em 0.10

monk
Veterano
# jun/05
· votar


axo 0.9 mole demais , qndo estou palhetando , a corda vibra mais e faz com q a minha palhetada fique menos precisa e lenta , al?m dos bends molengos q eu num gosto

speedking
Veterano
# jun/05
· votar


Na verdade eu também tenho um violão com 0.10 em aço... e el eainda ta desregulado (ainda naum levei em luthier) e ta duro pakcete... bend só de 1 tom e olhe lá...
Mas na Guita com 0.10 eu ja me acosumei, com a pegada que tenho, nunca sentoi dificuldade de fazer nada, mas como disse, não uso e abuso ainda de ligados e tapping, por isso surgiu a duvida...

Mas vou tentar me adaptar ao 0.10 mesmo.

Valews....

Igor Martins
Veterano
# jun/05
· votar


Já usei 0.011, 0.010, e agora uso 0.009. Gostei bem mais. É macio, mais aguda, faço sweep melhor.

Mas negócio é arriscar para ver, cada um tem seu cordoamento ideal, tem cara q pode usar 0.011 e não faz diferença hehehe

speedking
Veterano
# jun/05
· votar


Igor Martins
...mais aguda,
Justamente por isso naum gosto de 0.09.. Imagine, a Strato ja grita, com cordas finas entaum, fica muito magro o som.

fabio_gravata
Veterano
# jun/05
· votar


use 0.11
é a melhor corda pra tocar em afinação normal
se for 1/2 tom abaixo vá de 0.12 tranquilo.
quem usa menos que 0.10 é bixinha com dedinhos de moça.

Phanton
Veterano
# jun/05
· votar


Kra, vc tem q pensar na sua guitar tb... Strato, LP e Tele, pedem que sua corda seja no minimo 0.09 por causa do som da guitar mesmo ! Agora Jackson, Ibanez e guitarras pra velocistas e com o braço escalopado, vc pode colocar 0.08 tranquilo... Se vc tem uma Semi, 0.010 tb é o minimo... depende da guitarra, das técnicas q vc usa mais e do som q vc leva

Wesley R
Veterano
# jun/05
· votar


Desviando um poquinho o assunto.... os tamanhos das cordas da D'dario (acho que é assim que escreve) são diferentes?? Por exemplo eu uso 0.11 da D'dario e quando fui comprar outra marca 0.11 era diferente e a ponte ficava muuuito levantada...

fabio_gravata
Veterano
# jun/05
· votar


nenhuma guitarra merece 0.08
corda 0.08 é pra travestis

Spectrum
Veterano
# jun/05
· votar


corda 0.08 é pra travestis
(2)

Phanton
Veterano
# jun/05
· votar


corda 0.08 é pra travestis

Quando eu começei a arender a tocar guitarra, eu usava 0.08... eu tinha 12 anos de idade... será q eu era travesti ? ou pior, será q eu ainda sou travesti e num sei ???

speedking
Veterano
# jun/05 · Editado por: speedking
· votar


Phanton
Pede pra alguém te dar um susto... se vc dar um grito agudo.. ai é pq é... mas se gritar "O Porra!!!" ai fique tranquilo...

Brincadeiras à parte irmão...

É uma questãode gosto... quando comecei usava 0.09, mas só mudei para 0.10 pelo timbre, não pq é mais dura ou tal.. claro que se eu pudesse ter o timbre de uma 0;12 numa 0.8 eu usava 0.8...
Mas é questão de gosto... não tem nada a ver com sexualidade... e deve ter muito travesti que usa cordas grossas.

Phanton
Veterano
# jun/05
· votar


speedking
Se eu pedir pra alguem me dar um susto, num vai ser mais susto, pq eu vo esperar por ele né ??

Falando sério agora, eu uso 0.09 e tb to querendo mudar pra 0.010... tem que regular tensor e braço, ou a diferença é poca ? Se bem q eu to precisando abaixar um poco a ação das cordas pra dar umas fritadas mais violentas... hehehe

Climzirus
Veterano
# jun/05
· votar


Phanton
eu troquei na mimnha ephiphone sg !! e tipo d 09 pra 010 num mudou quase nada cara, mas dah uma levantada na ação sim (pouca coisa), se for uma guita de boa qualidade (madeira e tals) num tem muito problema , mas é sempre bom um luthier neh !!

A minha vai semana q vem pra jogar umas 0.11!!!

Phanton
Veterano
# jun/05
· votar


vlw kra, mais ainda naum tenho certeza... to querendo um som com mais peso, mais encorpado
na minha outra guitarra, quando mudei de 0.08 pra 0.09,eu mesmo q regulei, ficou muito filé...

fabio_gravata
Veterano
# jun/05
· votar


é bom mandar regular sim
muda logo pra 0.11 que vc vai ver a diferença no som
se bem que a diferença é muito mais perceptível em amplis valvulados e com som limpo.

Climzirus
Veterano
# jun/05
· votar


fabio_gravata
pra 011 é luthier na certa!!

speedking
Veterano
# jun/05
· votar


Phanton
Quando mudei de 0.09 para 0.10 precisou ajuste sim, mas aqui entre nós... Eu mesmo me arrico a fazer esse tipo de ajuste, embora minha guita seje velha... Mas um ajustezinho no tensor ou na ponte, é relativamente simples de fazer...

guilhermerizzo
Veterano
# jun/05
· votar


Você já viu a técnica e a rapidez do George Benson? Ele usa 0.13!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Tensão das cordas X técnicas