Controle Tone da Guitarra. Como funciona?

    Autor Mensagem
    Izen Troya
    Veterano
    # mai/05


    Olá, gostaria de saber detalhes dos pot's TONE da guita les paul por exemplo. Oq faz de verdade? aonde muda? tira drive de distorção ou traz algum beneficio ou malefício? Ou seja, tudu q vcs puderem me informar sobre issu! Eh q eu nunca parei pra pensar q até hj eu num sei ao certo como funciona esses pot's!

    OBS: Num adianta responder "Tone muda o tom" pq issu eu jah sei shauishISa. Queria saber msm a parte da prática.

    heathcliff
    Veterano
    # mai/05 · Editado por: heathcliff
    · votar


    Po cara...já pensou em mexer e ver o que acontece? Liga aí e vê o que acontece...só desce a barra de rolagem quando descobrir...


    ...



    ...




    ...



    Abre o tone que o som fica mais estridente
    Fecha que ele fica mais "macio"

    Algo nesse sentido, agora po...do que adianta tocar guitarra se vc nem sabe pra que serve os botões...no primeiro dia de guitarra eu fuçei e saquei isso...

    Rifferman
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    depende do pot, tem de ganho nos agúdo, graves e médios.......
    com uma boa regulagem, vc pode tirar o timbre desejado junto ao amp e pedais......

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    Izen Troya
    O controle de tone é um potenciômetro acoplado a um capacitor, que, ao ser acionado passa gradativamente o sinal por esse capacitor, cortando determinadas frequências (agudas), deixando o som mais grave (ou menos agudo, como queira). Esses controles são passivos, ou sejam, não "acrescentam" frequências ao sinal, o que só podería ser feito com um circuito ativo, pré, ou pedal equalizador.
    Abç

    Izen Troya
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    heathcliff
    Issu eu sei mas... eu queria saber a parte técnica.. eh dificil explicar... Tipo... oq esses botões fazem nos captadores e se issu muda o som com efeitos e talz.. eh dificil explicar minha duvida

    Izen Troya
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    Valew cara era essa explicação q eu tava querendo! Vlw hein!

    Rifferman
    heathcliff
    Vlw vcs tbm caras!

    heathcliff
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    Izen Troya

    Desculpa, nem li o seu tópico direito =(. Só agora me liguei que vc queria saber era o que acontecia "por trás dos bastidores", se é que vc me entende. Mal aí cara, caso minha resposta tenha soado ofensiva

    Abraço

    fabio_gravata
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    cara, ouça os solos do slash e do santana por exemplo.
    na maioria deles ele usa o captador do braço com o tone um pouco fechado, dá um som bem legal.
    quem abusava desse recurso era o clapton na época do cream.
    ouça tbm o solo de american woman (a original do guess who)
    que tem um som bem legal com o tone fechado.
    quer um exemplo de som de strato com rone fechado, ouça chittlins con carne (sei lá como escreve) do SRV.

    bocadecachaca
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    eu adoro o tone fechado do agudo, em canal limpo...
    solo eh so o captador grave aberto

    fabio_gravata
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    no grave é que fica mais legal
    mas só fechado pela metade

    Izen Troya
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    heathcliff
    Ih cara relaxa! heheh. mas vlw msm assim pq vc tento ajuda!

    fabio_gravata
    bocadecachaca
    Vlw aewz.


    E na LP? Eh um tone pra cada captador? Eu num sei pq eu num tenho LP... :(

    ki_suco
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    Tem como por o TONE num push-pull???

    Allan Gilber
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    aproveitando o topico...


    acho que os tones da minha guitarra nao estao funcionando,mesmo pondo no 0 ou indo pro 10 com os 2 n muda em nada o som dela!Ela é usada talvez isso estava estragado e o cara n falou.Alguem sabe como confirmar?

    Tamehiro
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Allan Gilber
    + perto do 0 o som é mais abafado, escuro, "fanho", um som meio fuzzy.
    + perto do 10 o som é a aberto, agudo, estridente, bem rasgado.

    Sir Vinex
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Olá Allan Gilber, pode ser que aconteça com você o que aconteceu com um aluno meu, ele achava que o controle de tone não estava funcionando, mas quando fui ver era o ouvido dele que não captava a mudança no som, era ele que não percebia, mas o som era sim alterado. Portanto compare a sua com outra guitarra do mesmo modelo (strato ou les paul...) e tente perceber se a alteração de tonalidade é a mesma.

    Allan Gilber
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    meu ouvido n ta captando as mudanças!como eu arrumo isso?é caro um novo? :PP



    vo testar com a de um colega depois.


    mas aproveitando o topico é normal o captador mais perto do braço quase n captar nada??eu coloco e sai quase som nenhum

    Viciado em Guarana
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Fuça na guitarra maninho!

    Fuça e descobre! Se a guitarra é sua fica mais fácil ainda!

    Eu mesmo fuço tudo mesmo quando a guitarra é dos outros, não sei porcaria nenhuma, mas fuço. hehehehehe!

    Allan Gilber
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    é q tenho q testar essas coisas...pq se caso a guitarra estiver com algum defeito grave tenho q ir reclamar com o cara q me passo ela.

    Tomtec
    Membro Novato
    # dez/18
    · votar


    Olá Izen,
    Acho que esse video vai te ajudar:https://www.youtube.com/watch?v=QGf5a_K519g

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Controle Tone da Guitarra. Como funciona?