Dúvida: Potenciômetros da Stratocaster

    Autor Mensagem
    Bender
    Veterano
    # jun/03 · Editado por: Moderador


    Quais são os valores dos potencimetros e os capacitores e o tipo de uma stratocaster?
    Parece que são o de volume 500k e o de tonalidade 250k !!

    Digao
    Veterano
    # jun/03
    · votar


    se colocar tudo de 500 fica ate melhor pelo q eu sei... mas eu nao manjo nada de eletronica... tem q esperar o kazan...

    MKazan
    Veterano
    # jun/03
    · votar


    Digao
    olha, se vc colocar de 500k no tone, vai mudar a resposta do tone. tem gente que pode preferir, tem gente q não, aí vai do gosto pessoal, assim como o valor do capacitor.

    no volume, mudar entre 250k para 500k ou 1M um até mesmo 100k não vai mudar muuuuuita no som coisa.

    os valores de fábrica da fender Stratocaster são:
    Volume - 250k Logarítmico
    Tone - 250k
    Capacitor - por um erro de unidade por parte do autor do esquema onde eu estou lendo isso, não consegui entender se é 0,05 micro Faraday ou 0,05 mili Faraday. acho q deve ser 0,05 micro

    Errol
    Veterano
    # jun/03
    · votar


    DIAGRAMA 2 (Stratocaster)

    Anos mais tarde, Leo Fender desenvolveu a Stratocaster, um modelo inovador de guitarra que, além de possuir um shape muito confortável, vinha equipada com três captadores single coil.
    Mo início, os modelos Stratocaster possuíam chave seletora de três posições. Após assistir um apresentação de Jimi Hendrix, em 1966. Leo Fender notou que, ao tocar, o guitarrista deixava com muita dificuldade a chave seletora em uma posicão intermediária, ligando em conjunto os captadores neck e middle, e os captadores bridge e middle, obtendo mais dois timbres totalmente diferenciados. Depois de algumas conversas com Jimi Hendrix, Leo Fender desenvolveu a chave seletora de cinco posições para Stratocaster, ante de vender a Fender para a BBC, em 1970.
    Hoje em dia, alguns modelos de reedição da Stratocaster da Fender vêm equipados com dois modelos de chave.
    A configuração do esquema elétrico da Stratocaster tem uma chave seletora de cinco posições, em que na posição nº 1 é ligado o captador neck, na posição nº 2 são ligados os captadores neck e middle em conjunto, na posição nº 3 é ligado apenas o captador middle, na posição nº 4 são ligados os captadores middle e bridge em conjunto e na posição nº 5 é ligado o captador bridge. Possui três potenciômetros, o primeiro de 500K, que controla o volume em geral da guitarra; depois na sequência, vêm dois potenciômetros de 250K - o primeiro controla a tonalidade do captador neck e o segundo controla a tonalidade do captador middle.

    Fonte: GuitarClass nº23 - Dezembro de 2002, pág. 57 por Ivan Freitas / Music Maker.

    MKazan
    Veterano
    # jun/03
    · votar


    ae galera, desculpe aí. falei cagada.

    não pode, de jeito nenhum, ser 0,05 mili Faraday. é 0,05 micro Faraday. oque nos daria 50 nF (0,05 micro é a mesma coisa q 50nF)

    alguns modelos da Stratocaster vem com volume de 500k alguns vem com volume de 250k.
    qual a diferença? do modo q eles são ligados, não faz muita diferença. em geral, se usa 500k quando a guitarra tem humbucker ou singles ligados em paralelo. e 250k quando a guitarra só tem singles e eles são sempre utilizados um de cada vez.
    mas pode usar tanto o de 250k quando o de 500k no volume, a diferença não será tão grande.

    quanto ao tipo de potênciometro: Logarítmico (audio) ou linear.
    do ponto de vista eletrônico, não há diferença entre o logarítmico, o audio e o linear. a diferença está para o usuário. é mais fácil controlar volume com potênciometros logarítmicos ou audio, mas se vc só achar linear não existem problemas.

    Bender
    Veterano
    # jun/03
    · votar


    e tipo aquela chaviha de seleção to precisando trocar mas não sei o nome dela e onde eu encontro?????

    Bender
    Veterano
    # jul/03
    · votar


    novamente qual o nome e onde eu encontro esta chavinha seletora ????????

    alexguitar
    Veterano
    # fev/07 · Editado por: alexguitar
    · votar


    Bertola .
    Peguei aquela shelter SST 62 que discutimos no fórum ( forum epiphone modelo strato) Lembra ?
    Pois é cara. A guita é uma delícia como falei aqui no fórum. Mas dei um baita de um azar: um dos potenciômetros do tone e a chave seletora de 5 posições deram defeito. Já li nos arquivos do fórum e só encontrei dois recomendados pela galera tais como Gotoh e Switchcraft mas não encontrei nada sobre a chave seletora. Também lí que as marcas como Gotoh são caras e difíceis de achar.

    Galera !
    Tenho duas perguntas. Se puderem me ajudar agradeço:

    1º Quê potenciômetro e chave seletora vcs me recomendam ?

    2º A guita já tinha passado pelo luthier. Para trocá-los precisarei retiras todas as cordas para sacar a frente onde ficam fixados os potenciômetro. Pelo que tenho lido, quando se tiram as cordas o ajuste vai para a lua. Será preciso levá-la ao luthier novamente ou o ajuste será mantido ?

    abç

    alexguitar
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    Pessoal.
    Alguém pode me orientar ??

    João_Luiz
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    alles
    Veja nesse site: http://www.musicware.com.br/

    Eles podem te dar alguma ajuda por lá (Já comprei uns caps para minha telecaster lá).

    Lá tem peças Fender originais pra vender potenciômetros, have de 3, 5 posições, botões push-pull, etc.

    Espero que te ajude.

    alexguitar
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    Valeu João Luiz.
    Abç

    demagtr
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    e seu eu colocar tudo de 500k fica legal tb galera? desculpe se fugi do topico! tanto volume quanto tone?

    Konrad
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    demagtr

    Depende do teu gosto. Eu tenho uma com Texas e com pots de 500k, fica agudo demais na maioria das guitarras, mas nessa em especial eu gosto, porque ela é naturalmente grave.

    Se for ash ou alder... deve ficar uma rachadeira só.... ;)

    Blizzy
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Errol

    Só corrigindo um erro ae, ele não vendeu pra BBC e sim pra CBS

    demagtr
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Konrad

    o corpo é basswood qual pot eu uso? 500k ou 1M?
    meus caps são os SCN da fender!

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Senhores:
    Para as configurações: S-S, S-S-S e S-S-H usam-se pots de 250K
    Para as configurações: H-H e H-S-H, usam-se 500K.
    Para "stacks", usam-se: 500K, exceto se vc usar apenas um desses na ponte, daí é 250K mesmo.
    Abçs

    Excelion
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Konrad

    Pô, tem como tentar explicar o timbre que fica?

    Eu tenho uma com Texas também, e estou bem satisfeito, mas agora que falou pode ser algo interessante colocar 500K.

    Mas para um futuro próximo, já andei trocando potenciometro recentemente hehe.

    Konrad
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    demagtr
    Konrad

    o corpo é basswood qual pot eu uso? 500k ou 1M?
    meus caps são os SCN da fender!


    Dá uma lida no que o mestre Bertola postou ai! A questão é de gosto mesmo, cara.... , se não me engano, esses caps tem pots específicos, assim como capacitor.... não?

    Excelion
    Konrad

    Pô, tem como tentar explicar o timbre que fica?


    cara, vou tentar explicar.... a guitarra ficava muito grave com os pots de 250k, muitomesmo, o cap braço ficava quase inutilizável, o domeioo uma bosta.... eu só usava o da ponte.... Mas é um strato em basswood vagabundo, com escala em rosewood... quer dizer tinha tudo para ser grave, dai os pots + texas ficavam legais...

    Eu tenho sons gravados aqui com ela, vou tentar postar de novo, ai você vai ter uma ideia!

    MMI
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Konrad

    Dá uma lida no que o mestre Bertola postou ai! A questão é de gosto mesmo, cara.... , se não me engano, esses caps tem pots específicos, assim como capacitor.... não?

    Não. Isso é um negócio muito legal de mexer. É para abusar da paciência, mas vamos lá...
    Pot Luck - fala do uso dos pots e uma coisa interessante, existe muita variabilidade nesses pots. Um pot de 250K pode, na verdade, dar de 190K até 400K.
    Stratocaster Tone Split Mod - interessante mod, ele diz que na verdade é uma "correção" de projeto, que devem ter feito a strato com 1 só capacitor por economia. Vale a pena ler quem quiser entender ou eventualmente fazer uma mod na sua strato.
    Auditioning Tone Capacitors - explicação geral sobre capacitores
    Tone Capacitors for Stratocasters, Part 1, Tone Capacitors for Stratocasters, Part 2, Tone Capacitors for Stratocaster, Part 3, Tone Capacitors for Stratocasters, Part 4 - fala de tipos, marcas, timbres de capacitores para stratos. É muito interessante.
    Eu sei que é muita coisa e em inglês, mas para o "escocês" não deve ser problema. Não tive paciência de traduzir, é muita coisa. hehehehe

    demagtr
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola

    mas se eu colocar os de 500k fica mais agudo? que os de 250k?
    só quero saber disso!

    Konrad
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    MMI

    Ah!

    Eu sempre meço meus pots! Os de 500k que ei tirei da minha primeira strat davam 400 hahahah.... agora vejo que não é tão incomum!

    Caiu meu queixo aqui:

    Personally I use very small tone caps of 3300pF up to 6800pF, depending on the guitar and how bright it sounds. With these mall values I´m able to dial in a lot of tonal shades and colors all over the tone pot, and with every small movement the tone gets a little bit warmer and sweeter - not dull and dark.

    Konrad
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    demagtr
    Mauricio Luiz Bertola

    mas se eu colocar os de 500k fica mais agudo? que os de 250k?
    só quero saber disso!


    Passam mais agudos.

    MMI
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Konrad

    Aprendeu mais uma aí né? hehehehehehehehe

    Eu não sou strateiro, mas tenho uma boa strato. Como a minha é de braço inteiriço em flamed maple, acho agudo demais aos meus ouvidos, qualidade das stratos que não aprecio muito. Botei uns capacitores (na verdade dois originais da Fender) para ficar bem mais fortes, achei o resultado fantástico, especialmente para aquele timbre do braço e braço/meio. O próximo passo é comprar um da lista e fazer o mod para dois capacitores, um em cada pot.

    Konrad
    Veterano
    # ago/10 · Editado por: Konrad
    · votar


    MMI
    Aprendeu mais uma aí né? hehehehehehehehe


    E olha que nem terminei de ler ainda! Ele falando dos caps Orange, em que havia invertido a posição e soou estranho! ahhahaha

    Muito bons os artigos!

    Eu me achava fanático: isso aqui mudou meu parâmetro!

    An Orange Drop in the Forensics Lab
    I wondered if the cap was faulty, so I tested it with a DMM and a scope but couldn´t find a problem. I handed the cap to a friend of mine who works at a test lab at the local university, and he did several intensive tests but couldn´t find anything unusual. It was in perfect working condition.

    Isso é fantástico e estranho:

    So, I started to reverse the tone caps inside different guitars, and to my surprise, I discovered the following:

    * In some guitars, the same cap makes a noticeable difference if you reverse it, and in other guitars not—heaven knows why! Stratocasters seem to be most responsive to this, followed by Telecasters and Les Pauls.
    * Because of their construction, single-layer caps like ceramic or silver mica caps do not have an outside foil, so reversing these caps makes no difference. The same goes with high-voltage film and foil caps.

    Konrad
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    MMI
    Botei uns capacitores (na verdade dois originais da Fender) para ficar bem mais fortes, achei o resultado fantástico, especialmente para aquele timbre do braço e braço/meio. O próximo passo é comprar um da lista e fazer o mod para dois capacitores, um em cada pot.

    Nem me fala.... só de ler esses artigos ai deu vontade de pegar os caps que tenho aqui e sair experimentando! Já tinha que fazer uma ligação pra chave ponte/braço mesmo.... hehehe

    Esse mod me parece simples não? Quais capacitores colocou? como mudou o valor deles?

    MMI
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Konrad

    Eu tinha dois originais da Fender de 0.05uF. Se colocar em série, o total fica 1/C + 1/C , ou seja, diminui. Se colocar em paralelo eles se somam, C + C, fácil assim.
    Mas to louco para experimentar um mais diferente. Acho que é a mod mais barata de se fazer. Para os amigos eu dou o caminho das pedras e mostro onde tem. Vou comprar deles, sou freguês da loja.

    Konrad
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    MMI

    ara os amigos eu dou o caminho das pedras e mostro onde tem. Vou comprar deles, sou freguês da loja.

    Valeu, dear friend! ;)

    Bem a calhar, vou comprar válvulas também! Já passou da hora...

    Obrigado!

    MMI
    Veterano
    # ago/10 · Editado por: MMI
    · votar


    Konrad

    Válvulas já comprei aqui também. Aliás, também tem capacitores. Já comprei deles também e recomendo.
    Eu tenho um monte de válvulas, sugiro você caprichar nelas, cada uma tem um som diferente e nem sempre a mais cara é a melhor.

    higlander
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Tenho uma fender strato ano 86 Japão com Dimarzio HS4 no braço, HS2 no meio e HS3 na ponte e estou querendo trocar os pots. Qual a melhor opção nesse caso, 250k ou 500K ???

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dúvida: Potenciômetros da Stratocaster