Potenciometros: como identificar????

    Autor Mensagem
    afonsoramoa
    Veterano
    # mai/05


    Como eu identifico um pot linear de um log??? Um cara me disse que era pela letra q vinha gravado no pot. Se fosse A e logaritimico e se fosse B é linear. Confere??? E se eu colocar um pot linear no tom o que acontece???

    afonsoramoa
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    nada?

    ghb
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    Quanto ao A e B é isso mesmo!
    O pot logarítimo usa uma "escala" de resistência da seguinte forma:
    Por ex: 1; 10;100;1000

    O pot linear usa uma escala - é claro - linear
    Por ex: 1;2;3;4;5;6;7;8

    O tipo de pot não vai afetar em nada a sua guitarra, e se você colocar no tom, ele vai funcionar como se fosse o pot (indiferente), porém as atenuações de tonalidade serão mais "lineares".

    Os exemplos mostram bem esta diferença, apenas cosidere o momento em que você abre e fecha o tom, e repare com que "velocidade" ele atua.

    afonsoramoa
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    Então eu tenho que por no volume um linear e no tom um log. Mas se eu colocar no tom um linear tb eu vou, nos valores máximos, ter os mesmos valores que em um logaritimico? E na minha guitarra, uma strato com 1 volume e 1 tom, com dois single (um alnico 7,6K) e 1 duplo ceramico 12,4k, qual os melhores pots pra colocar? no site do seymour duncan diz que tem q ser um de 250k pro volume e pro tom. E se eu colocar um de 500K pros 2? Ou então um de 500K no volume e um de 200K no tom vai ficar mais grave?

    ghb
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    Entra no www.audiolist.cjb.net lá tem muitas informações sobre esquemas de ligação, além de FAQ para você postar suas dúvidas!
    \m/ falow!!

    Fisioterapeuta
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    ee penso assim o potenciometro nada mais e do que uma resistencia que vai impedir ou nao o som de sair.
    Ex em uma guitarra com dois caps duplos a resistencia e maior entao e interessante colocar um potenciometro de 500k, agora se for dois simples que aresistencia e menor pode ser um de 250 k, quando vc abre o volume a resistencia a passagem do som diminui progressivamente no caso de 500 ele vai descendo (500 599 598 597 596 595 594 593 591 590 ate o zero aonde o somnao tera resistencia e ira passar tranquilamente



    espero ter ajudado

    bocadecachaca
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    caralho eh incrivel como eu nao entendo porra nenhuma disso alguem me ensine!

    baruch_kata
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    bocadecachaca
    O som é Logaritmico, ou seja, você sente ele assim, vamos supor que está ouvindo um aparelho de som comum:
    1mW está baixinho;
    10mW está baixo, um pouco mais alto que o anterior;
    100mW já começa a ouvir normalmente;
    1W começa a ficar alto;
    10W bem alto;
    100W muito alto mesmo...

    Então o potenciômetro faz uma divisão da voltagem, fazendo dividir o volume... porém nos controles de volume deve-se usar o Pot de LOG...

    afonsoramoa
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    ...
    Nos sites que eu pesquisei o pot de volume tem q ser linear e o de tom log...

    angus junior
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    eh grego agora?

    baruch_kata
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    afonsoramoa
    pot de volume tem q ser linear e o de tom log...
    É justamente o inverso... e nem sempre o tom é linear...

    afonsoramoa
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    vcs estão se confundindo... entra aqui: http://www.stellfner.com.br/Conceitos%20Circuitos.htm#3sc5p

    afonsoramoa
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    baruch_kata
    ???

    baruch_kata
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    afonsoramoa
    Desculpa cara, mas no site está errado, menos 1 ponto para a Stellfner...
    Já conectei vários Pots de vários jeitos... muitas vezes mesmo, ouvi atenciosamente, e com carinho...
    Log é tudo!

    Aqui está o correto:
    http://www.geofex.com/Article_Folders/potsecrets/potscret.htm

    Leia este trecho em especial:
    Volume controls are different. The human ear does not respond linearly to loudness. It responds to the logarithm of loudness. That means that for a sound to seem twice as loud, it has to be almost ten times the actual change in air pressure. For us to have a control pot that seems to make a linear change in loudness per unit of rotation, the control must compensate for the human ear's oddity and supply ever-increasing amounts of signal per unit rotation. This compensating resistance taper is accurately called a "left hand logarithmic taper" but for historical reasons has been called an audio or log pot. In these pots, the wiper traverses resistance very slowly at first, then faster as the rotation increases. The actual curve looks exponential if you plot resistance or voltage division ratios per unit of rotation.

    If you used an audio/log taper pot for the control of the power supply we mentioned, the output voltage would increase very slowly at first, creeping up to maybe 10% of the final output at 50% of the pot rotation. It would then blast the other 90% in the last half of the rotation - very hard to control. Likewise, if we used a linear pot for volume control, the volume would come up dramatically in the first half of pot rotation, and then do very little change in the last half.


    Tudo bem???

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Potenciometros: como identificar????