Qual corda usar para afinação baixa ?

    Autor Mensagem
    Daniel Couto
    Veterano
    # mai/05


    Olá galera,
    Tenho uma epiphone les paul special, e estou querendo afinar minha guitarra em C (bem pesadão mesmo pra tocar uns sons extremamente pesados). Qual corda que eh melhor pra afinar em C ? As mais finas (0,8 0,9) ou mais grossas (0,10 0,11) ?

    Lembrando que eu quero um som pesado e limpo, e que as cordas fiquem numa tensão que de pra dar umas palhetadas legais (pq com afinacao baixa as cordas tendem a ficar mais soltas neh)

    Eh isso ae, espero que me ajudem :D

    MatheusMX
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    bota 0.13 logo d vez

    snakesantos
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    Usa uma 0.11 da Blue Steel...Vai fica do caralho...mas num eskece de regula se num kise empena o braço

    Luiz Augusto Messora
    Veterano
    # mai/05 · Editado por: Luiz Augusto Messora
    · votar


    47.32 fica bom

    sao tipo 50 sexta corda d baixo assim grudadas

    Vitor Andrade
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    Coloque cordas de calibre grosso, pq se vc colocar tipo 0.08 ou 0.09 elas vão ficar muito folgadas, muito difícil vc conseguir afinar em C e ter uma tocabilidade boa... vai de 0.10, no mínimo!

    nobre
    Veterano
    # mai/05 · Editado por: nobre
    · votar


    quando mudei de 0.09 pra 0.10 tive que afinar a guita meio tom abaixo pra ponte nao voar antes de colocar mais uma mola, então eu diria que cada meio tom que vc desce , suba 0.01 na espessura =p
    0.12 ou 0.13 pra afinar em C

    Brunozzy
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    vai de 0.10, no mínimo! [2]

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    Cara, essa sua guitarra tem uma escala de medida 24,75 pol. (padrão Gibson). Se vc afinar "mais baixo" as cordas ficarão frouxas demais e vc não terá definição sonora. Para afinações "baixas" o ideal é uma guitarra com medida de escala de 25,5 pol. (padrão Fender - mais adequado) ou uma guitarra-barítono (27 pol. - que sería o ideal). Se vc usar essa afinação assim mesmo vc terá que aumentar a ação do instrumento (altura das cordas em relação à escala) para evitar trastejamentos e usar encordoamento, no mínimo 0.11 (ou mais espesso).
    Outro problema é essa sua guitarra. Ela é de baixa qualidade, o corpo é de compensado e o braço instável e pouco resistente, assim como as tarrachas.
    Avalie portanto com cuidado se vc vai usar mesmo esse tipo de afinação (para qual seu instrumento não foi projetado para usar), ou usar a afinação padrão.
    Abç

    nobre
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    mas utilizando a espessura adequada de modo a manter a tensão como seria em uma afinação padrão com cordas 0.09 nao seria equivalente? qual seria o prejuizo pro instrumento desse modo?

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    nobre
    Não. Em 1º lugar corda 0.9 não é boa para nada. Já expliquei o porque disso em vários outros tópicos. Em 2º lugar, as escalas padrão de guitarras foram projetadas levando em consideração a afinação padrão (mi-la-re-sol-si-mi), bem como os braços precisam de um ajuste de tensor adequado à tensão que vai receber (seja qual for o calibre das cordas usadas) ou a afinação mais "baixa" (menor tensão). Se vc aumentar a tensão aplicada ao braço, seja por uso de encordoamento mais pesado, seja por uma afinação "alternativa" e sua ponte possuir molas por conta de alavanca (seja tipo "Floyd Rose" ou não) ela deverá ser rerregulada, o que pode incluir também a colocação de mais molas (não esqueças que as pontes "vintage", de pivôs ou "Floyds" possuem espaço para se usarem 5 molas).
    Abç

    nobre
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    Comentei 0.09 pois é o calibre mais utilizado, eu pessoalmente uso 0.10.
    Uma guitarra de ponte fixa com a LP, tendo uma afinação baixa (menor tensão no braço), com um encordoamento mais pesado pra de certa forma "balancear" a tensão seria de que forma prejudicial? Qual o comportamento da escala 24,75 ao utilizar uma afinação diferente, alteraria a entonação? Porque fisicamente ainda nao entendi o porque... Nem todos podem comprar o instrumento dos sonhos e acho que ajudar a evitar problemas no instrumento que ele tem ajudaria mais do que dizer pra simplesmente nao mudar a afinação, já que se realmente ele quiser vai acabar mudando, e sem os devidos cuidados

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    nobre
    A questão é a seguinte: Quanto mais curta a escala mais frouxas ficam as cordas, assim, qualquer que seja o encordoamento que vc use, e qualquer que seja a afinação, as cordas ficarão mais frouxas em uma escala mais curta. Por isso, para uma afinação "baixa" (em mi# ou si, por exemplo) o ideal e recomendável é usar uma escala mais longa, no caso uma do padrão Fender (25,5 pol.). Numa guitarra de escala padrão Gibson as cordas com essas afinações ficarão frouxas demais, resultando em má definição sonora e trastejamento; não há como evitar isso, pois é uma questão de física.
    Não haverão danos ao instrumento se o tensor for devidamente regulado e a entonação (ajuste de oitavas) for feito para essa afinação, mas insisto que uma guitarra de escala mais curta não responderá bem, sonoramente falando, com essas afinações.
    Abç

    Dimebag Darell
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    povo eu to com uma strato e colokei 0.10 nela, um boomers ghs acho ki a numeracaum dele comeca em 0.10 e termina em 0.52 (os fenders terminam em 0.48) eu gostaria de saber ki ajuste eu faco pra colocar um 0.9 pois naum to conseguindo fazer os msm bends ki antes ... (usava 0.8)
    se alguem ai souber ... poderia mi ajudar mi dizendo ki tipo de ajuste eu deveria fazer ...

    AngraMelo
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    meu isso ta uma viajem..................bom Mauricio Luiz Bertola vc a de concordar comigo que c 0.09 naum prestasse milhares de guitarristas teriam grandes problemas inclusevi o nosso companheiro ardanuy! e c fosse assim tb a maioria esmagadora das guitarras viria com 0.10 e naum com 0.09 q eh o caso!
    portanto acho melhor vc ir discutir com um exercito de guitarristas que usam 0.09 e acho q naum vai sobrar 0.10 pra contar histora depois disso.............hahaha!!

    nobre
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    obrigado pela explicação, é que realmente não conheço e a primeira vista foi o que me pareceu, que aumentar o calibre resolveria todos os problemas.

    quanto a cordas acho que 0.09 é o "padrão" por ser mais macia, facilitando pros iniciantes que ainda não tem força ou talvez forçar menos o braço dos instrumentos, porque no quesito timbre e pegada, na minha opinião, 0.10 é mil anos luz melhor...

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    AngraMelo
    nobre
    Caras, usar 0.9 é uma moda que apareceu aqui no Brasil somente lá pelo meio dos anos 80, e por influência das técnicas que se costuma chamar de "shred", e está ligada ao equipamento que esses cara usam (racks enormes cheios de compressores, pré-amps com um monte de estágios de ganho, centrais de efeito digitais, etc - como o citado Ardanuy). O problema é que esses "...milhares de guitarristas..." (que não são os realmente profissionais, e que não tem acesso aos equipos deles) imitam os caras sem pesquisar nada, sem uma audição crítica de seu próprio timbre, sem referências musicais que passem por outros estilos (como o blues, o jazz a bossa-nova, etc - coisa que profissionais como o Ardanuy tem) Acham que só porque fulano ou beltrano, que tocam "rápido" (como se isso fosse tocar BEM) usam vai usar também, sem saber o porquê.
    As guitarras vem de fábrica com esses encordoamentos pois os braços delas são frágeis e instáveis e as fábricas (que nunca regulam satisfatóriamente seus instrumentos pois produzem em massa) não se arriscam. Compare o braço de uma Ibanez nova com uma Roadstar (da Ibanez) da década de 80. O braço desta era forte, espesso, bem construído, proporcionava um timbre cheio, uma sustentação muito boa e vc encontra essas guitarras em funcionamento perfeito até hoje (nem vou falar das Fenders e Gibsons antigas, né!). A diferença é gritante, e eu, que estava lá ví esse processo se desenvolvendo e reparando bem nas suas vantagens e nas desvantagens.
    Faça uma experiência, ligue sua guitarra de braço fino, ponte "flutuante" e encordoamento "cabelinho de mocinha" (Eh,eh,eh) num Fender Twin Reverb, sem nada, nenhum pedal, nenhum compressor, nenhum rack ou central de efeito, apenas guitarra, cabo e amplificador. Depois ligue uma Gibson Les Paul com cordas 0.11... Você vai ouvir a diferença... Agora imagine essa mesma Gibson ligada em um cabeçote Marshall JCM 800 e duas caixas 1960TA com Celestions Green back, também sem nada, só o cabo... Aí vc entenderá o que estou falando. Claro que não sou "dono da verdade", é apenas uma questão de concepção, mas para tê-la (a concepção), vc deve antes estudar, aprender, ouvir, experimentar e deduzir o que é melhor para vc e para suas condições e para o som que vc faz, com senso crítico e criatividade. Foi isso que caras como Hendrix, Van Halen, Malmsteen, Holdsworth, etc fizeram.
    Abç

    Moonlight
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    Tenho Uma Jackson D10 Americana 24 trastes, gostaria de usar afinação em C, qual a melhor corda (0,10 - 0,11 - 0,13??) a se usar?? e qual ajuste no braço devo fazer? pois as cordas não vão mais puxar como na afinação padrão.. Valeu!!!

    raf_miranda123
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    Bota uma Beefy Slink da Ernie Ball, ela é especial pá isso

    andrehirata
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    eh o Bertola dando um banho de conhecimento em toooooooodo mundo
    vlw ae Bertola... vc eh um dos caras que mais deve ajuda td mundo nesse forum!

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    andrehirata
    Obrigado, cara, faço isso porque quando eu era moleque não tinha ninguém, nem nenhuma informação para ajudar. Mas eu não sou o único, tem caras aqui que sabem muitas outras coisas da qual sou ignorante.
    Abç

    jhulis777
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Olá Mauricio Luiz Bertola, tudo q vc disse é verdade ...
    Eu tenho uma epiphone les paul special e regulei ela p/ afinações baixas usando encordamento 0.11 .... ficou perfeita durante 2 meses .... agora (após 4 meses q regulei) minha guita ta uma merda ... trastejando muito.
    To vendendo a preço de banana pois acho q o braço empenou ...
    Comprei uma SX modelo antigo em mógno, braço colado .... o q vc acha dessa guita?
    Estou até pensando em tocar em (D), pois estou com dó de judiar minha guitarra nova tocando em (C) ...
    Abraços

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    jhulis777
    Se for o modelo antigo (com o design original Gibson) é legal.
    Cara, guitarras com escala de 24,75 pol. NÃO SÃO boas para tocar com afinações "baixas", mas apenas na afinação padrão. Se vc pretende usar esse tipo de afinação use sempre uma guitarra de escala 25,5 pol. (não é à tôa que as fábricas estão fazendo guitarras-barítono com escala de 27 pol. ou mais).
    Cara, ainda bem que vc se livrou desse lixo chamado Epiphone Special!
    Abç

    fritador de animais
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Em 1º lugar corda 0.09 não é boa para nada

    :( .....keria por uma 0.1 tbm.., pena q tenho medo por causa do braço

    Urubu Rei
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    pra fritar só 0.9

    fritador de animais
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Urubu Rei

    Re-al-men-te

    Urubu Rei
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    fritador de animais

    vou escalopar minha strato e botar 0.8, aí vai ficar massa

    fritador de animais
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    fika bom faze isso na guita msm, nunka tokei numa assim

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Qual corda usar para afinação baixa ?