Escala Diminuta: onde posso "encaixar"?

Autor Mensagem
bocadecachaca
Veterano
# mai/05
· votar


O Steve Vairse (steve Vai + Steve Morse = Panucci) sempre tem uma resposta! :D

nobre
Veterano
# mai/05 · Editado por: nobre
· votar


puta aula esse topico, esclarecedor :)

ALEX LEITE
Veterano
# mai/05
· votar


PANUCCI, ME DÁ UMA AJUDA AQUI IRMÃO!
VOCÊ PASSOU UMA "SHAPE" LEGAL ALI ATRÁS, MAS NAQUELA PROGRESSÃO EM G7, QUAL SERIA A TÔNICA ALI NO DESENHO, OU SEJA, EU COMEÇARIA EM QUAL LUGAR DO BRAÇO.

Brunozzy
Veterano
# mai/05
· votar


upa lele, o topico tah dando o q falar =O

Fernando Oliveira
Veterano
# jul/05
· votar


assim, pegando o assunto pela metade e o bonde andando, aqui tem o shape pra escala dom-dim:

---|-T-|-o-|---|-o-|-o-|---|---|---|---|---e
---|-o-|---|-o-|-o-|---|---|---|---|---|---B
---|-o-|-o-|---|-o-|---|---|---|---|---|---G
---|-o-|---|-T-|-o-|---|---|---|---|---|---D
---|---|-o-|-o-|---|-o-|---|---|---|---|---A
---|-T-|-o-|---|-o-|-o-|---|---|---|---|---E

e pra escala diminuta, só fazer a tônica ser o segundo grau da escala acima:

---|-o-|-T-|---|-o-|-o-|---|---|---|---|---e
---|-o-|---|-o-|-o-|---|---|---|---|---|---B
---|-o-|-o-|---|-o-|---|---|---|---|---|---G
---|-o-|---|-o-|-T-|---|---|---|---|---|---D
---|---|-o-|-o-|---|-o-|---|---|---|---|---A
---|---|-T-|---|-o-|-o-|---|---|---|---|---E

será q ajudei? =D

ateobaldo
Veterano
# jul/05
· votar


algúem poderia me passar a fórmula(s) da escala diminuta?

Fernando Oliveira
Veterano
# jul/05
· votar


T ST T ST etc etc etc

ateobaldo
Veterano
# jul/05
· votar


passa a fórmula inteira,por favor.

ateobaldo
Veterano
# jul/05
· votar


Fernando Oliveira
passa a fórmula inteira,por favor.

Fernando Oliveira
Veterano
# ago/05 · Editado por: Fernando Oliveira
· votar


Seguinte ateobaldo,
para gerar a escala dominante voce escolhe a sua tonica, e segue no ST T ST T etc
exemplo:
Escala dom dim em C:

C C# D# E F# G A A# C
|__|__|__|__|__|__|__|__|
ST T ST T ST T ST T

e para gerar a escala diminuta, basta começar do segundo grau da dom dim
Ex com C# (segundo grau da escala dom dim de C)

C# D# E F# G A A# C C#
|__|__|__|__|__|__|__|__|
T ST T ST T ST T ST


percebeu que a escala diminuta de C# saiu do segundo grau da dom dim de C??? entao, simples. Agora se voce quiser a escala diminuta de C, ela sai do segundo grau da dom dim de B, entendeu??
[]'s
Fernando

Fernando Oliveira
Veterano
# ago/05 · Editado por: Fernando Oliveira
· votar


Escala dom dim de C

C--C#-D#-E--F#-G--A--A#-C

e escala diminuta de C#

C#-D#-E--F#-G--A--A#-C--C#


ateobaldo
Veterano
# ago/05
· votar


qual é a fórmula para escala diminuta?

alby
Veterano
# abr/07
· votar


alguém ai pode me ajudar a harmonizar não apenas com escala dimunuta (tipo arpjo etc..) mas sim com formação de triades, tetrades etc, usando uma passagem qualquer onde as dimunutas são encaixadas. aguardo a ajuda

felipemp9
Membro Novato
# jul/16
· votar


ae amigos, essa eh a minha duvida. Entao, por exemplo, se eu tiver a seguinte progressao: Em - D - C - Bm
eu uso a escala pentatonica menor na maioria das vezes e os modos gregos. Mas eu aprendi a escala diminuta ha um tempo, e nao sei onde posso usa-la. Tem como eu "encaixar" a escala diminuta nessa progressao de base?

grato pela atencao dispensada


Cara, pelo que tenho estudado e aprendi, o uso mais comum da escala diminuta seria meio tom a cima ou a baixo do Grau Dominante V, exemplo:
No campo Harmonico de G Maior
I II III IV V VI VII
G Am Bm C D Em F#m(-5)

Nesse caso você usaria a escala de C# Diminuta ou D# Diminuta, a que você julgar que soará melhor.

*Dica: Cuidado para não repousar em notas fora desse campo harmonico, isso causará um efeito sonoro dissonante.

Abraço!

Filippo14
Veterano
# jul/16
· votar


felipemp9

Isso que você falou é basicamente tocar outside, justamente pelo fato de ter que repousar nas notas do campo, ou seja, existem notas fora desse campo que você toca e tenta repousar nas notas do campo, outside puro o cromatismo, vai da interpretação e é uma ideia legal para tocar, mas não é a aplicação correta de uma escala, isso funcionaria com qualquer grupo de notas que você quisesse, inclusive cromatismo como dito acima. Choro é fazer isso e cair nas notas boas, mesma ideia.

A escala diminuta seria a mesma que uma escala dom-dim, a diferenca é que elas comecam em pontos da escala diferente, como se fossem dois modos dessa escala.

Enfim, a aplicação da escala diminuta rola em acordes diminutos, ou seja b7 ou como a dom-dim em acordes alterados ou dominantes.

Aquela substituicao de um G7(9) por um Bmb5(7) funciona muito bem, usa-se bastante em blues, mas esse B não é um diminuto e sim um meio-diminuto, possuindo 7 e não b7. Nesse acorde pode-se tocar qualquer modo proveniente da menor natural, menor harmonica ou menor melódica que forme um acorde meio diminuto no B.


Abração

Jabijirous
Veterano
# jul/16
· votar


Ajuda pra galera!

http://michaelmachado.com.br/blog/harmonia/

Tem dois artigos sobre acorde diminuto.

Boa leitura!

ramontessmann
Membro Novato
# dez/16 · Editado por: ramontessmann
· votar


Fala galera!

Uma possibilidade interessante que usamos com frequência aqui no Aprenda Piano é usar a escala diminuta sobre um acorde dominante meio tom acima. Por exemplo: vamos supor que em uma determinada progressão você tenha os seguintes acordes:

Dm7 – G7 – Cmaj7

O G7 é o acorde dominante e sobre ele você poderá executar a escala de sol sustenido diminuto. Essa escala é exatamente meio tom acima da tônica de G7, que é a nota sol.

Então, ficaria:

G7 – Acorde dominante
G#º – Escala diminuta utilizada

Outro exemplo:

Em7 – D/F# – G – A7 – D

No acorde de A7 (dominante) você poderia aplicar a escala diminuta de lá sustenido.

Veja mais possibilidades de uso da diminuta

ramontessmann
Membro Novato
# dez/16
· votar


Fala galera!

Uma possibilidade interessante que usamos com frequência é usar a escala diminuta sobre um acorde dominante meio tom acima. Por exemplo: vamos supor que em uma determinada progressão você tenha os seguintes acordes:

Dm7 – G7 – Cmaj7

O G7 é o acorde dominante e sobre ele você poderá executar a escala de sol sustenido diminuto. Essa escala é exatamente meio tom acima da tônica de G7, que é a nota sol.

Então, ficaria:

G7 – Acorde dominante
G#º – Escala diminuta utilizada

Outro exemplo:

Em7 – D/F# – G – A7 – D

No acorde de A7 (dominante) você poderia aplicar a escala diminuta de lá sustenido.

Fonte:
Veja mais possibilidades aqui

Filippo14
Veterano
# dez/16
· votar


ramontessmann

Na verdade isso funciona, mas a explicação correta é que a escala diminuta nada mais é que a escala dom-dim partindo de um diminuto e não de um dominante. O dominante aparece sempre meio tom abaixo do diminuto, então na realidade você está tocando a escala G dom-dim em um G7, o que faz muito sentido, e dentro dessa escala é possível encontrarmos meio tom acima a escala diminuta de G#

Só quis esclarecer porque falando dessa forma da a entender que funciona como "magica", sem razão alguma, e na realidade tem uma explicação bem fundamentada.


Abração

Jabijirous
Veterano
# dez/16
· votar


O acorde diminuto
http://michaelmachado.com.br/o-acorde-diminuto/

Escala do acorde diminuto
http://michaelmachado.com.br/escala-do-acorde-diminuto/

Espero que ajude!

ramontessmann
Membro Novato
# dez/16
· votar


Só quis esclarecer porque falando dessa forma da a entender que funciona como "magica", sem razão alguma, e na realidade tem uma explicação bem fundamentada.

Sim, com certeza.
Tem uma base que explica tudo isso, com certeza.
Valeu!

victorioswhat123
Membro Novato
# dez/16
· votar


Eu li em uma postagem daqui que tu pode usar qualquer escala que tenha as notas do acorde que voce esteja solando, e como o amigo la em cima disse que harmonizou mais de 40 acordes nessa escala, é provavel que dê pra usá'la em diversas situacoes, principalmente realcando a tetrade diminuta pra enganar o ouvinte, mas se vai ficar bonito eu nao sei, ainda nak testei.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Escala Diminuta: onde posso "encaixar"?