fender mexicana é boa?

Autor Mensagem
Nefelibata
Veterano
# jan/13 · Editado por: Nefelibata
· votar


JJJ

Além dos preços de mão de obra, tem o fator valor agregado, que numa strato americana é muito maior. Ou seja, o luco também é proporcional.

No fim tenho segurança que pra fender custa quase a mesma coisa fabricar as duas.

Fora isso, to vendo gente meter o pau nas mexicanas somente pensando nas standard q tem caps ruins ceramicos.

Ngm nunca testou uma deluxe q jah vem com noiseless ou texas special? Essas são ruins tb? Não são. Prova é o vídeo do musicleiton.

Pra mim, basicamente o q separa uma standard americana e uma mexico é a captação. Em se tratando das deluxe, a captação já é top, a diferença cai pros detalhes, pq a sonoridade fica ótima.

JJJ
Veterano
# jan/13
· votar


Nefelibata

Concordo com você. Na verdade, cordas e captadores fazem, chutando por alto, uns 80 a 90% da sonoridade de uma guitarra "normal" (por normal, eu entendo uma guitarra que funcione, tenha a parte elétrica em dia e esteja bem regulada). Tocabilidade é mais complicado, pois depende de vários fatores (ergonômicos como raio e tipo de braço, físicos como o peso e as inclinações e ajustes em geral, etc). E ainda há a construção e acabamento que abrange desde a escolha dos materiais, passa pela montagem e vai até o cuidado na finalização dos detalhes, alinhamentos perfeitos e tal.

Eu diria que uma Fender Standard, bem regulada, com boas cordas e bons captadores é uma guitarra bem decente, pois não peca muito em nenhum aspecto acima, principalmente na sonoridade e na tocabilidade. As americanas deverão ter uma construção e acabamento superiores, e aí fica, na minha opinião, a maior diferença. Se isso vale a diferença de preço? Sei lá. Aí é com cada um e sua cabeça (e seu bolso... rs).

Agora, uma coisa é certa. Se formos nos basear no preço Brasil, fica complicado. Numa loja aqui, eu vi pedirem mais de 5000 Reais numa Fender Strato American das mais simples, que custa uns 700 dólares lá fora. Por esse parâmetro chegamos à conclusão de que não vale a pena nem uma nem outra, a menos que se compre lá fora...

e_merson
Veterano
# jan/13
· votar


Pelos preços daqui é loucura mesmo.... muito complicado. Eu nunca pagaria R$ 5.000 numa guitarra que não fosse 100% feita seguindo minhas especificações por um luthier de confiança, e ainda assim talvez não chegasse a esse valor. Não interessa se vem dos EUA, da Suíça, de Júpiter, se tem um dente do Hendrix cravado no headstock, etc. R$ 5.000 num pedaço de pau muitíssimo bem trabalhado com ferragens e cordas é besteira, porque na minha humilde opinião continua sendo um pedaço de pau.
Cada um dá um valor pras coisas de uma forma muito pessoal, é claro, e sempre vai ter quem pague rios numa Strato legítima dos velhos tempos e tal. Não acho errado, mas eu me sentiria besta se eu fizesse isso.

Em tempo: se a mexicana com alnicos estivesse um pouco mais em conta, eu compraria sem grilo nenhum.

MarcosMalmsteen
Veterano
# jan/13
· votar


Essa sempre foi uma duvida minha, Nunca fui Strateiro, Mas quero me desfazer de uma Flying V que ta largada la em casa e queria customizar uma fender mexicana pra ser tipow... segunda guita... deixar ela meio blackmore meio malmsteen... mas beem aos poucos...

Nao curti nada ponte fixa e achei a guita desconfortavel... tem gente q pira nessa flying V, comprei soh pq tava barata... e pq faz pressao ao vivo, mas... faz tempo q nao uso... acho q uma strato eu usaria mais...

O q acham?

ogner
Veterano
# jan/13
· votar


MarcosMalmsteen
se for mexer em ferragens, braço ( escalopar ) e caps. Customiza uma SX que é mais barato. A nao ser que vc queira o logo fender no head.

o/

Natanael_DM
Veterano
# jan/13
· votar


MarcosMalmsteen

Eu tenho horror à Flying V.
Tive oportunidade de usar uma por muito tempo e nunca me acostumei com essa guita.
Sem contar que os captadores dessa guita que eu usava eram o reflexo direto do som do inferno! Hehehehehehe!

Muito ignorantes pro meu gosto.

Iria de Strato, sem pensar. Mas isso, também, é relativo...

Nefelibata
Veterano
# jan/13 · Editado por: Nefelibata
· votar


e_merson
MarcosMalmsteen

Eu paguei 2350 numa Fender Deluxe Lonestar, nova, loja online de confiança. Vem com texas special e um humbucker seymour duncan na ponte, de baixa saída, o pearly gates plus.

Pensa, soh aí tem uns 600 contos, por baixo, de captadores. O acabamento é primoroso. A pintura é uma fina camada de uretano, salvo engano, que somente é usada nas americanas, pq as standards é um acabamento mais espesso (uma camada mais grossa de verniz, PU salvo engano). A ponte já vem com blocão grosso. Trastes joia, sem nenhum desalinhado. Polimento bom, não perfeito, mas mto bom. Beiradas dos trastes perfeitamente limadas, sem rebarbas e lisas. Nenhuma nota morta (ghost note, dead fret).

Então acho q essa série vale bastante a pena, nesse preço especialmente.

Abraços

Edit: Duro eh q a maioria das lojas cobra 3800 por ela. Aí fica osso...

e_merson
Veterano
# jan/13
· votar


Nefelibata
Comemore tocando muito ela, porque eu nunca vejo por menos de R$ 4000...

MarcosMalmsteen
Veterano
# jan/13
· votar


Natanael_DM

Pode crer cara... os caps da minha nao sao tao ruins... [a guitarra eh bem legal...] mas... o braço... e a ponte... nao me adaptei... Sempre toquei com Ibanez RG a vida toda...

ogner

Entao, cara... ainda nao sei se quero escalopar o braço... vou ler mais sobre essas SX's

Nefelibata

Puts cara... essa parada de preço eh foda... numa guita q eu paguei 3500, a playtech ta vendendo por mais de 5000... eh osso, eu paguei bem barato... tenho ciencia disso, mas eh gritante a diferença...

Entao... Essa guita q eu quero vender a Dean VX... consigo uns 1500,00 nela... ai queria uma strato nessa faixa pra começar a mexer... Por isso penser na Fender Xicana

JJJ
Veterano
# jan/13
· votar


Nefelibata
Pensa, soh aí tem uns 600 contos, por baixo, de captadores. O acabamento é primoroso. A pintura é uma fina camada de uretano, salvo engano, que somente é usada nas americanas, pq as standards é um acabamento mais grosseiro. A ponte já vem com blocão grosso. Trastes joia, sem nenhum desalinhado. Polimento bom, não perfeito, mas mto bom. Beiradas dos trastes perfeitamente limadas, sem rebarbas e lisas. Nenhuma nota morta (ghost note, dead fret).

Tirando os captadores e a pintura, no resto, poderia usar a mesmíssima descrição para a minha Standard. Pode ser que eu tenha dado sorte, mas não tem nada de "grosseiro" no acabamento da minha... A pintura não sei o composto e não gosto da cor, mas é totalmente perfeita e uniforme, sem uma falha. Os trastes são perfeitos e não há nenhuma rebarba ou o que quer que seja que eu pudesse reclamar. Blocão na ponte, etc, etc, etc. De novo, pode ser que eu tenha dado sorte... Aliás, uma coisa que eu já disse aqui é que ela foi comprada nos EUA. Não posso afirmar com certeza, mas talvez as MIM que vão pra lá sejam escolhidas com um pouco mais de esmero...

Nefelibata
Veterano
# jan/13
· votar


JJJ

Perdoe o "grosseiro"... não foi no sentido de mal acabado, foi no sentido de mais grosso no sentido simples da palavra, mais espesso. No site da fender acho q tem explicado.

Não posso afirmar com certeza, mas talvez as MIM que vão pra lá sejam escolhidas com um pouco mais de esmero...

Eu tb não duvido q a seleção das guitas que vão pro EUA seja mais apurada. Afinal, é o maior e mais importante mercado deles. Logo, é sensato que se mande o melhor produto.

JJJ
Veterano
# jan/13
· votar


Nefelibata
foi no sentido de mais grosso no sentido simples da palavra, mais espesso. No site da fender acho q tem explicado.

Ah sim, isso procede, também já li a respeito.

e_merson
Veterano
# jan/13
· votar


Vídeo bem legal (e longo) detalhando as diferenças entre Squier Classic Vibe, Fender mexicana, Standard American e Custom Shop:

http://www.youtube.com/watch?v=QnUuUjqHEMU

Will Bejar
Veterano
# jan/13
· votar


e_merson
mmmm... postando de novo pra assistir daqui mesmo:


Hitman
Veterano
# jan/13
· votar


So enfatizando um pouco dos custos para produzir a MIM e a USA.

O americano ganha bem mais que o mexicano, assim como o brasileiro tambem.
Na provincia que eu moro (Ontario, Canada. Eu sei que o salario minimo americano e um pouco mais baixo que o meu, mas eh so um exemplo) o salario minimo eh $10.25/hr
O trabalhador integral faz 8 horas por dia 10.25x8 e vamos dizer que ele so trabalha nos dias uteis 10.25x8x5 = $410 dollars por semana! 410x52 = $21.320 por ano.
me falaram que o salario minimo do brasileiro por mes era em torno de 700? ...vamos arredondar para 800.
410 x 4 = 1640 dollares 1640x2.06 = R$3378,40 por mes comparado aos 800 R$ brasileiros.
(tudo bem que nem todo mes tem 4 semanas)

E estou falando de salario minimo, trabalhos especializados como luthieria, ganha mais, assim como o construtor de qualquer tipo (peao de obra, servinte de pedreiro ganham bem sim!)

Resumindo, a mao de obra norte americana eh BEM mais cara que a dos latinos. Jogando uma linha no mexico quer dizer uma imensa reducao em custo!
(nao estou debatendo qualidade, somente valores)

Will Bejar
Veterano
# jan/13
· votar


Hitman
Belo comparativo!!! o/

Nefelibata
Veterano
# jan/13
· votar


Hitman

Puxa vida! logo se vê a diferença social. Eu creio que aí reside a grande diferença de preços entre as guitarras MIA, MIM, indonesia, coreia... agora imagina na china?

Eu li que os braços das fender mexico eram feitas nos EUA, inclusive essa informação constava no site da fender tempos atrás. Hoje em dia não creio que seja assim, em razão da curva de aprendizado/aperfeiçoamento da fábrica mexicana já estar ao fim, afinal já são quase 20 anos.

A propósito, o salário mínimo brasileiro está em R$ 670,00 contos.

Cesinha Realeza
Veterano
# mar/13
· votar


Eu tenho uma fender MIM da série deluxe player. Acho o som dela fantástico, as essa guitarra tem algumas peculiaridades. O corpo dela é em Ash e os caps são os vintage noiseless, além disso, vc tem 7 combinações diferentes de timbre graças a um botão que deixa o cap da ponte ligado. Recentemente eu a levei num luthier que a regulou para cordas 0.10. O resultado foi que o timbre que já era muito bom ficou excelente. Pra quem gosta de tocar blues/rock e até um hard rock, essa é a guitarra, quem deseja uma strato para tocar metal, esqueça essa guitarra, ela não serve pra isso. Resumindo, a minha guitarra fender mexicana é maravilhosa. Paguei R$ 3.000 por ela com o frete incluso. Se é melhor que a americana? não sei? Mas espero saber em breve. hehehe

Nefelibata
Veterano
# mar/13
· votar


Cesinha Realeza

que massa kra, parabéns pela guita, to curtindo muito a minha. Só tou com um problema de volume, o ampli soh fica bom com o volume a partir do 4, mas aí dói demais os ouvidos. Devia ter comprado um de 15 watts no máximo e esse eh 40.

Cesinha Realeza
Veterano
# mar/13
· votar


Nefelibata
Devia ter comprado um de 15 watts no máximo e esse eh 40.

hehehehe
Ouço muitas pessoas reclamando disso! Que amp é o seu?

Hitman
Veterano
# mar/13
· votar


Nefelibata
Cesinha Realeza
Tenho um amp de 100w e nao reclamo dele

Cesinha Realeza
Veterano
# mar/13
· votar


Tenho um amp de 100w e nao reclamo dele
Eu também não reclamaria. Meu parceiro de banda tem um tremendão de 100W e o som que sai daquilo é de chorar cara de tesão que é.

Cristhyano
Veterano
# mar/13 · Editado por: Cristhyano
· votar


Máximo 50w em um Fender-like pra ter um bom clean.
Agora pra distorção mesmo 30w dá e sobra, o meu tem 18w. Mais que isso é overkill, ainda mais pra tocar dentro de casa.
Como já tenho um de 18w pra drive de válvula, quero só outro cabeçote pra clean de uns 40w.

Agora sobre as Fender's eu não entendo muito dessa diferença entre méxico, eua e japão, não. O que sei é que por mais de R$3000,00 eu prefiro mandar fazer a guitarra.

Nefelibata
Veterano
# mar/13
· votar


Cesinha Realeza

o amp é o fender HRD III

Hitman
Veterano
# mar/13
· votar


Cristhyano
Tenho q discordar.
eu uso 100w para distorcao.
tudo depende do som q vc quer, um som oldschool requer distorcao do powerpower. ja uma distorcao moderna requer bastante distorcao do pre, e geralmente pouco power

Nefelibata
Veterano
# mar/13 · Editado por: Nefelibata
· votar


Hitman

Concordo com vc sobre potencia e distorções. Mas vc usa em isso em show e ensaios?

E em casa? usa com 100 watts? fica bom? Em que volume?

Cristhyano
Veterano
# mar/13 · Editado por: Cristhyano
· votar


Hitman
Tenho q discordar.
eu uso 100w para distorcao.
tudo depende do som q vc quer, um som oldschool requer distorcao do powerpower. ja uma distorcao moderna requer bastante distorcao do pre, e geralmente pouco power

Sim, é que meu tipo de som é outro. Mas hoje em dia como tudo é microfonado acho realmente um exagero os 100w, um amp de 50w dá conta tranquilo independente de qual estágio tu quer clipar. Duvido que nós mero mortais usamos os 100w.
O bolso agradece na hora dos retubes.

rcorts
Veterano
# mar/13
· votar


Eu tenho uma Fender mexicana, que aliás, nem é mais essa guitarra, pois já troquei o braço e mudei de captadores (GAS attack!), mas ela originalzinha de fábrica já é com certeza uma strato decente.

Com captadores Fender Custom Shop e tarraxas com trava fica uma excelente stratocaster.

Hitman
Veterano
# mar/13
· votar


Nefelibata
Cara, ele fica uma maravilha em casa, volume alto ou baixo.


Cristhyano
Cara, nao levo isso como regra pq a diferenca de volume entre os dois eh minimo mas o headroom eh bem diferente. como toci com bastante grave e afinacao baixa, preciso de headroom.
pense, se o mini rectifer eh uma ideia tao genial quanto muitos pensam, pq sera que muitos guitarristas renomados do metal continuam com seus dual e triple rectifiers?

Nefelibata
Veterano
# mar/13 · Editado por: Nefelibata
· votar


Hitman

se o mini rectifer eh uma ideia tao genial quanto muitos pensam, pq sera que muitos guitarristas renomados do metal continuam com seus dual e triple rectifiers?

Eles continuam por vários motivos: Primeiro que já um equipamento que o kra tah familiarizado.

Segundo que eles tem espaço e estúdios para praticar no volume que quiser, inclusive com banda e a gente tah falando de metal e afins.

Depois, o principal motivo, falando especificamente do mini recto: O timbre de um recto bitelão (dual triple) eh melhor do que os mini. Tem muito mais headroom e nesses amps o que conta eh a ultra distorção comprimida do pré.

Edit: Distorção de power em ampli pra tocar metal tende a embolar o som, se não usado com muita moderação.

Por outro lado, qdo se trata de apenas um crunch ou som limpo, tem muito guitarrista top que usa amp de 15 a 20 watts pra gravar em estúdio, tipo o Clapton que justamente por isso tem agora serie signature com amps modificados q ele usava em estúdio pra gravar, que mesmo sendo de baixa wattagem ainda vem com atenuadores.

O SRV e mais uma galera tb gravava bastante com um deluxe reverb de 22 watts.

Considerando tudo isso, pq usar um ampli bitelão? convenção... pura convenção.

NMHO

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a fender mexicana é boa?