Tudo que você precisa saber sobre guitarra!

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Lord_Mackenzie
Veterano
# mai/05


Aí galera, tive uma idéia mas não sei se vocês vão me apoiar. Estava pensando em fazermos uma apostila com tudo o que sabemos sobre a arte de tocar guitarra. Com teoria, dicas para a compra do instrumento, limpeza da guitarra. Poderiamos começar desde os príncipios básicos pra ficar algo mais organizado, seria bom também reaproveitar tópicos já criados. O que acham?

:D

Lord_Mackenzie
Veterano
# mai/05
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??

Fabianorenno
Veterano
# mai/05
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Gostei

thiguitarhero
Veterano
# mai/05
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mas como ia funcionar isso cara??? é muito dificil organizar uma cabeça, imagina as q entram no forum, sao muitas

Phanton
Veterano
# mai/05 · Editado por: Phanton
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thiguitarhero
Concordo...


Podia ser um site em forma de apostila... deu pra entender ???

Wagner
Veterano
# mai/05
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ahhhh

Wesley R
Veterano
# mai/05
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eu acho uma boa idéia, só o trabalho que não vai ser muito pequeno...

thiagobhte
Veterano
# mai/05
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O site eu posso montar!

banido
Veterano
# mai/05
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boa.precisa de algo eu to aki

Emerson Guita
Veterano
# mai/05
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Lord_Mackenzie
Juntando tudo o que tem aqui vai ter coisa pra caramba, trabalhão.
Eu até que ajudaria a montar, só que até o fim do semestre eu vou estar atolados em trabalhos da faculdade, mas a idéia é boa sim, eu apoio.

Lord_Mackenzie
Veterano
# mai/05
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Claro, vai dar uma trabalheira, mas pra que a pressa?? Se trabalharmos direitinho podemos fazer um trabalho mais completo. Aqui tem muita cabeça boa e o conhecimento sobre um assunto às vezes não se estende a outro, por isso garanto que muitos terão um bom retorno disso. Pra criação da apostila nós podemos postar o material em um tópico e depois organizar tudo direitinho, seria uma reunião do maior tesouro do Cifra Club, a quantidade de informação boa que há por aqui

Emerson Guita
Veterano
# mai/05
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Lord_Mackenzie
Começamos por onde? Nome de cordas, de peças ou algo mais avançado?

Lord_Mackenzie
Veterano
# mai/05
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Emerson Guita

Teoria

Lord_Mackenzie
Veterano
# mai/05
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Emerson Guita

Pensando bem, melhor começar pelo instrumento em si mesmo, é melhor começar desde a raiz. Explicando o que são captodores, pontes e tal. Isso vai ser importante mais tarde

TASIVA
Veterano
# mai/05
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eu acho que o essencial desse topico podia ser alguma coisa que explicasse todas as partes da guitarras e suas funções (isso é importante pro iniciante concerteza).....explicar as vantegens e desvantagens de peças......capitadores.....e etc.....e muitas outras coisas

Lord_Mackenzie
Veterano
# mai/05
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Vou começar.

Vamos dividir a guitarra em ponte e braço.

Braço:

1 - Headstock ou mão: é a extremidade do braço, onde se encontram as tarrachas.

2 - Tarrachas: são seis peças do headstock onde prendemos as cordas. É com as tarrachas que nós afinamos as cordas.

3 - Capotraste ou pestana: é a peça que fica entre a escala e o headstock aonde as cordas ficam apoiadas.

4 - Escala ou espelho: É a parte da frente do braço, por onde as cordas passam por cima, e onde se encontram os trastes.

5 - Trastes: filetes de metal que são colocados ao longo de toda a escala. Sua colocação deve ser perfeita senão a guitarra terá sérios problemas de afinação.

6 - Casas: são os espaços entre os trastes. Quando estamos tocando, apertamos as cordas sobre as casas. Reparem que as casas diminuem gradativamente de tamanho à partir do headstock.

Corpo

1 - Captadores ou Pick-ups: é por onde se capta o som da guitarra. No captador há seis polos magnéticos (um para cada corda) que estão ligados a um fio de cobre finíssimo que é enrolado inúmeras vezes em uma bobina e depois vai para a saída da guitarra. Os polos captam magnéticamente o som das cordas, que é transformado em eletricidade pela bobina, sendo levado ao amplicador através de um cabo. Por sua vez, o amplificador trata de transformar o impulso elétrico em som novamente.

O número de captadores em uma guitarra varia de um modelo para o outro, o importante é saber que quanto mais próximo ao cavalete, mais o timbre do captador é agudo, quanto mais próximo ao braço mais grave será seu timbre. Portanto quanto mais captadores em uma guitarra, mais variedade de timbres poderemos obter.

Há, basicamente, dois tipos de captadores: os de uma bobina chamados single-coil. e os de bobina dúpla chamados humbucker.

Os single-coils tem como características um timbre mais “brilhante” e “estalado”, porém com mais ruído, enquanto os humbuckers têm um timbre mais “apagado” com bem menos ruído.

2- Ponte ou cavalete: é a parte do corpo onde prendemos uma das extremidades das cordas (a outra está nas tarrachas). Existem dois tipos de pontes:

Fixas: são como pontes de violão, servem apenas para prender as cordas.

Móveis: sua estrutura é presa a um mecanismo feito de molas que fica na parte de trás do corpo. Através de uma alavanca colocada na parte inferior da ponte, podemos movê-la desafinando a guitarra. Depois disso o mecanismo de molas trará a ponte para a sua posição original permitindo que as cordas continuem afinadas.
Alguma pontes móveis possuem um recurso chamado microafinação: que são parafusos que quando acionados elevam ou abaixam a afinação da corda de forma muito mais sutil que as tarrachas. Normalmente as guitarras que possuem pontes com microafinação, têm instalado no capotraste uma trava que impede que a corda deslize da tarracha mesmo quando se abusa da alavanca.

3 - Chave seletora de captador: serve para selecionar o captador que será usado. Existem dois tipos de chave s seletoras: a de três posições e a de cinco posições.

A de três posições é a chave que se instala em guitarras de dois captadores (um próximo a ponte e o outro próximo ao braço). Quando a chave é colocada toda para baixo, funciona somente o captador próximo a ponte (captador agudo); quando a chave está toda para cima funciona somente o captador próximo ao braço (captador grave); e quando a chave está no meio, funciona os dois captadores ao mesmo tempo.

A de cinco posições é instalada em guitarras com três captadores (um próximo ao cavalete, um próximo ao braço e outro entre os dois). Quando a chave está toda para baixo, funciona somente o captador próximo a ponte (captador agudo); na segunda posição (de baixo para cima) funcionará o captador próximo a ponte e o captador do meio (captador médio); na terceira posição funcionará somente o captador do meio; na quarta posição funciona o captador do meio e o captador próximo ao braço (captador grave); quando a chave está toda para cima funcionará somente o captador próximo ao braço.

4 - Potenciometros: são dispositivos eletronicos que controlam o volume e tone através de botões giratórios chamados Knobs.

5 - Escudo: chapa de material plástico que protege a parte elétrica da guitarra. Os escudos variam de acordo com o modelo da guitarra, e em alguns modelos não são usados.

6 - Saída ou output: onde encaixamos o cabo que leva o som da guitarra para o amplificador.

Obs: A guitarra, ao contrário do que muita gente pensa, é um instrumento elétrico/acústico e não eletrônico. Portanto o seu timbre depende, além da parte elétrica (captadores, amplificadores etc...), da parte acústica (tipo de madeira, cordas, modelo do corpo etc...).

Emerson Guita
Veterano
# mai/05
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Já que temos uma visão geral do instrumento, começo com as cordas que é o assunto que mais me chama atenção ultimamente:


Conta-se as cordas da Guitarra de baixo para cima nesta ordem:

1ª - Mi

2ª - Si

3ª - Sol

4ª - Ré

5ª - Lá

6ª - Mi


CORDAS

Os grupos de cordas para guitarras têm normalmente uma designação referente ao seu peso, ou seja, à tensão exercida depois de afinadas. A tensão média das cordas metálicas varia entre os 57 e os 80 quilos. A maior tensão das cordas de nylon é de 35,8 quilos.


AFINAÇÃO

A guitarra tem um acréscimo de dificuldade na afinação, visto que a escala é imperfeita. Como a mesma nota pode ter uma posição diferente em escalas diferentes, irá soar mais justa ou menos justa conforme o tom e inversão usada, porque a progressão não é linear. Deve-se proceder a um meticuloso trabalho de distribuição de alturas apurando o ouvido para a percepção dos batimentos que ocorrem quando há desvios na afinação, por desfasamento das vibrações.

A afinação pode ser feita por ouvido (em caso de pessoas que consigam lembrar com precisão as notas, isso chama-se ouvido absoluto), através de comparação com uma nota afinada (de um outro instrumento, de preferência teclado ou outro que não precise de afinação ou de um diapasão) ou através de um afinador electrónico. As cordas também podem ser afinadas em relação às outras cordas do instrumento.

CONSELHOS

-Não estiques demasiado rápido as cordas, a densidade molecular da massa do corpo das cordas é muitas vezes diferente em vários pontos do seu comprimento. As partes mais fracas cederão mais facilmente.

-Lava ou limpa as mãos antes de tocar.

-Limpa as cordas depois de cada utilização.

Ao finalizar o uso do instrumento, limpa com tecido de algodão seco, deverá ser evitado o uso de flanelas e líquidos que colaboram para a diminuição da vida útil e perda do timbre das cordas.



Quanto de corda devo enrolar nos carrilhões para reduzir a desafinação?

É bem verdade que os comentários a esse respeito são contraditórios, pois alguns argumentam que enrolar poucas voltas faz as cordas desafinarem ao escapar dos carrilhões, enquanto outros dizem que se enrolar muito, elas desafinam ao afrouxarem por causa da quantidade de voltas. Ambos os argumentos estão certos. Entretanto, é o exagero que cria o problema.
Enrolar demais as cordas no carrilhão realmente causa desafinação. Se enrolares as cordas com cinco voltas, terás que esperar que cada uma delas estique ao máximo para que assentem com perfeição, sem gerar desafinação. Isso pode demorar um bocado de tempo, ainda mais sendo seis cordas. Também não podes deixar apenas um pequeno pedaço de corda, que certamente escapará.
A dica é colocar a corda no carrilhão e esticá-la até o fim. Em seguida, puxa dando uma folga de "três dedos" do seu limite. A partir daí, começa a enrolar até o fim.



Encordoamento para Diferentes tipos de braço

O importante é usar sempre o mesmo tipo de encordoamento, para braços finos, é mais cómodo usar cordas 0.9, enquanto que para guitarras tipo Gibson e Fender, pode-se usar 0.10 ou até 0.12.

A diferença é que as cordas mais grossas têm mais "sustain", mais brilho. Por outro lado para guitarristas mais técnicos, as cordas 0.10 são um problema para técnicas de "ligadura" e "tapping".

Tipos de Cordas
0.09= Eventualmente a mais vendida de todos os tipos. Som razoável, fácil de dar bends, mas também é fácil de parti-las...

0.10= Na minha opinião, são as melhores. O som fica mesmo à medida, possibilitando graves suficientes. Os bends ainda continuam fáceis, e as cordas sendo novas, e de qualidade, numa guitarra bem regulada, dificilmente vão partir.


0.11= São bastante pesadas. Não aconselho para guitarras com micro-afinação (a ponte possivelmente vai ficar inclinada...). O som é muito bom, e podes usar em Satratocasters e Les Pauls , além de guitarras semi-acústicas para jazz e R&B.

0.12= Extremamente pesadas, duras e difícil de dar bends. Dependendo do tipo de guitarra (japonesas e coreanas principalmente), pode-se mesmo até empenar o braço do instrumento, devido à tensão. As 0.12 podem conviver bem numa guitarra com braço grosso, gordo de jazz, como a Gibson ES- 175, mas cuidado com as tendinites....


extra-little = 0.08 - 0.38
little = 0.09 - 0.42
custom little = 0.09 - 0.46
regular = 0.10 - 0.46
reg.-medium = 0.10 - 0.52
medium = 0.11 - 0.52
jazz hard = 0.12 - 0.56


Cordas 0.08 - Para guitarristas com “pegada leve” e toque mais sensível.
Cordas 0.09 - Para tocar vários estilos, do reggae ao rock, em diferentes guitarras. Preferida pela maioria dos guitarristas.
Cordas 0.10 - Para guitarristas de “pegada forte e agressiva”. Mais sustentação aos acordes e notas longas. Melhor resposta aos pickups de sua guitarra.
Cordas 0.11 - Usada por jazzistas em guitarras semi-acústicas e guitarristas extremos em afinações alternativas.
Cordas 0.12 - Mais encorpada e de tonalidade mais grave. Com terceira corda G/Sol revestida, para mais sustentação e firmeza. Preferida entre os jazzistas.

Tem cordas com espessura maior e mais específica mas não vou entrar em detalhes.

Fontes:
www.giannini.com.br
http://tvtel.pt/webjb/cordas.htm
Coisas da busca, mas bem pouco.

Emerson Guita
Veterano
# mai/05
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Lembrando que existem guitarras com 7 cordas e até com 14, aquelas bem bizarras, mas eu penso que é melhor nos concentrar só na de seis mesmo.

TASIVA
Veterano
# mai/05
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Escala Cromática

A ESCALA CROMÁTICA nada mais é do que a escala musical que contém todas as notas do nosso alfabeto musical. É como o nosso alfabeto e todas as suas letras. Temos então na escala cromática:


Você já deve ter ouvido isso?

DÓ – RÉ – MI – FÁ – SOL – LÁ – SI – DÓ

Isso é um exemplo de escala maior, no caso DÓ MAIOR. Vamos entender a estrutura desta escala?

De DÒ para RE temos a distância de 1 tom

De RÈ para MI temos a distância de 1 tom

De MI para FÀ temos a distância de 1 semitom

De FÀ para SOL temos a distância de 1 tom

De SOL para LÀ temos a distância de 1 tom

De LÀ para SI temos a distância de 1 tom

De SI para DÒ temos a distância de 1 semitom

Portanto a estrutura de uma escala MAIOR é:

TOM – TOM – SEMITOM – TOM – TOM – TOM – SEMITOM

Podemos aplicar esta regra em outras tonalidades também:

SOL – LÁ – SI – DÓ – RÉ – MI – FÁ# - SOL

Esta escala é uma escala de Sol Maior e como você pode observar, a nota FÀ está com um sinal de sustenido. Este sinal foi colocado pois houve a necessidade de se alterar a escala para que ela pudesse conter a mesma estrutura de uma escala maior. Vejamos

De SOL para LÀ temos a distância de 1 tom

De LÀ para SI temos a distância de 1 tom

De SI para DÒ temos a distância de 1 semitom

De DÒ para RÈ temos a distância de 1 tom

De RÈ para MI temos a distância de 1 tom

De MI para FÀ temos a distância de 1 semitom, mas preciso ter 1 tom, então coloco um sustenido no FÀ para aumentar a distância de 1 semitom para 1 tom. Portanto, de MI para FÀ# temos 1 tom

De FÀ# para SOL temos 1 semitom ( se fosse FÀ para SOL teríamos 1 tom, o que também fica fora do que nós precisávamos ).

Espero que você tenha compreendido a lição desta aula teórica. Com as regras aqui passadas você pode testar outras tonalidades, mas lembre-se que a ajuda de um bom professor é fundamental para a compreensão desta matéria.

TASIVA
Veterano
# mai/05
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muita gente aprende logo a pentatonica antes da cromatica......

Twister Metal
Veterano
# mai/05
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Existe tambem a escala menor
T-ST-T-T-ST-T-T
Ex Cm Dm D#m Fm Gm G#m A#m Cm
Espero que isso ajude

rafael mota
Veterano
# mai/05
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gostei da ideia se precisa eu to ai

markolino
Veterano
# mai/05
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ta maxa

markolino
Veterano
# mai/05
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aqueles que vivem pedindo , COMO CIFRAR UMA MUSICA, e assim por diante


dizendo numa linguagem mais coloquial..ehhehe..

essa tabela vai mostrar as notas que "combinam"

vamos lá

Sequencia Primaria -------- Sequencia Relativa

C-G(7)-F ----------- Am--Em(7)-Dm
D-A(7)-G ------------ Bm--F#m-Em
E-B(7)-A ----------- C#m-G#m-F#m
F-C(7)-Bb ----------- Dm-Am-Gm
G-D(7)-C ---------- Em-Bm-Am
A-E(7)-D ---------- F#m-C#m-Bm
B-F#(7)-E --------- G#m-D#m-C#m


ou seja
voce começa com escolhendo um tom

supondo (este é usado em muitas musicas): tom:E

quando voce pegar uma tablatura e no começo voce ver que o tom da musica é E

voce irá poder perceber que as notas seguintes encontradas na musica serão primarias e relativas de E ouseja

Primarias: Relativas:

E-B(7)-A ------ C#m-G#m-F#m

essas notas sao as que "combinam" com o tom E

entenderam

espero que isso tenha sido util vlw

abrasos

João Henrique Pereira Farah Saliba
Veterano
# mai/05
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Que tal passarmos isso tudo para o Power Point? Só para vermos como que fika.

João Henrique Pereira Farah Saliba
Veterano
# mai/05
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daew coloca as imagens la!
Para explicar melhor

DioH
Veterano
# mai/05
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Excelente topico, deve ser pinado...

Tah ficando mto bom, vo da uma olhada nos meus livros de teoria e vou ver no q posso contribuir...

Metal Knight
Veterano
# mai/05
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Ae, vlw galera pelo material enviado (sou o Lord_Mackenzie). Todo o material externo postem aqui a fonte, vamos montar uma bibliografia, o post que enviei foi fornecido pelo http://www.souzalima.com.br/aulas/guitarra/aula01/pg01guitarra.htm

thiagobhte

Se puder montar um site em asp ficaria blz, vlw ae

Vou ver se os moderadores fixam esse tópico, acho que seria um bom projeto. Continuem enviando material aí, por enquanto só teoria básica

HaKaN
Veterano
# mai/05
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tb tô nessa!

Metal Knight
Veterano
# mai/05
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Pedi pra fixar mas ngm me respondeu, continuem postando aí

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