Desafio Campo Harmônico

    Autor Mensagem
    edhunterbr
    Veterano
    # mai/05


    Sei que é um assunto batido, fiz a busca e tirei algumas dúvidas.
    Agora, vou incluir um novo desafio para os analistas de plantão.
    Sabendo que a música foi feita no tom de Mi, ela possui esses acordes:
    Em, A repete (começo)
    depois entram esses acordes: C7M, Bm7, F7M e G e volta para Em e A.
    A música em questão é breathe do pink floyd, alguém sabe me dizer de onde saíram esses acordes? Tendo uma noção mínima de campo harmônico, dá pra entender como surgiu a composição? Se alguém puder analizar por partes eu agradeço! Se ela muda o tom no meio da música, se é um padrão, se tem a ver com modos.
    Eu peguei um eskema de campo harmônico e naum bate:
    I ii iii IV V vi viio

    A música já começa menor... Alguém consegue me explicar isso?

    edhunterbr
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    Ixi, tão complicado assim?

    angus junior
    Veterano
    # mai/05 · Editado por: angus junior
    · votar


    sairam da cabeça do gilmour
    xD

    edhunterbr
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    isso eu sei, mas ninguém sabe analizar e me explicar isso?

    Bendsup
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    Não conheço a musica, os acordes usados são esses que vc sitou ou tem mais?

    "...entram esses acordes: C7M, Bm7, F7M e G e volta para Em e A. "

    edhunterbr
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    São esses! Não tem mais...

    LeandroP
    Moderador
    # mai/05
    · votar


    Bom, acabei de ouvir o som

    Em e A

    Em = dórico

    A = mixolídio

    ambos da escala de Ré maior



    Os acordes C7M e F7M são do modo lídio

    O G é jônio e o Bm7 é frígio


    Pelo fato da música estar praticamente inteira sobre o Em e o A, então eu acho que a tonalidade não é Em-G como você disse, e sim Bm-D

    edhunterbr
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    Era de vc mesmo q eu tava esperando resposta Leandro, hehehe!
    Como vc partiu pra achar os modos? Pensei que tinha que usar um único padrão pra música toda. Eu não entendo mto de modos, tenho uma levíssima noção, visto q td q aprendi foi aki no site do cifra, e não no fórum (só comecei a acessar aki de novo faz pouco tempo), Em é dórico em relação a ré maior e o A é mixolídio em relação a ré tb? Eu disse que a tonalidade era Mi, pq partindo da penta de mi dá pra solar em cima... Então ela começa em um tom e depois muda, qdo entra a outra parte? Agradeço muitíssimo a atenção!

    edhunterbr
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    Eu queria pesquisar a respeito disso, de pegar uma tonalidade e saber quais acordes poder usar em cima... Alguém pode me ajudar com palavras chaves pra eu fazer uma busca? Porque se essa música por exemplo, saiu de ré (o que eu menos esperava, como dá pra solar na penta de mi, achei q tom era mi), eu percebo que to viajando na maionese nesse assunto.
    Queria começar a compor músicas sabendo o que to fazendo, se alguém mora em sampa e domina bem esse assunto, quiser dar umas aulas, po, entra em contato. Valew

    Alex Pires
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    Eu ja analisei diferente.

    Como o A na música tem mó cara de A7. Vi que o Em e A são uma especie de vamp Dórico (É só ver a video aula do Gambale que tem um vamp semelhante a este só que é no tom de C).

    Até ai é D. Mais a outra parte eu analizei como sendo E menor mesmo.

    Ficou C7M como sendo o bIV7M, o Bm como sendo o Vm. Dai entra o F7M que é emprestimo modal do modo Frigio (bII7M), e depois o G que é bIII.

    Mais é foda...vai ver o Gilmour saiu fazendo um monte de acordes e deu nisso e a gente aqui quebrando a cabeça para analizar hehehe.

    Resumindo: A música é em Em e tem um vamp em E dórico, e um emprestimo modal do modo Frígio.

    Eu acho. hehehe

    LeandroP
    Moderador
    # mai/05
    · votar


    edhunterbr

    Por cadências harmônicas. Não adianta esperar por uma mesma tonalidade a música toda, se na parte que entra o C7M - Bm7 - F7M - G você percebe que a música mudou de repente, não é?!

    Então você separa onde rola esta diferênça e começa a analisar cada acorde. Por sorte eu estava com o violão a mão e deu pra identificar o que ele usa sobre cada acorde.

    A parte Em - A que se repete durante a música ele está fazendo uma cadência interrompida, que seria o IIm, V7, I (Em, A, D). Só que ele não esta cadência inteira e fica só no IIm, V o tempo todo (Em, A).

    Neste caso podemos perceber que as notas são da escala de Ré maior, sendo o Em frígio (IIIº grau de Ré) e o A mixolídio (Vº grau de Ré)... cabe uma 7a menor neste A --> A7.

    Isso é um clichê, rola em muitas músicas.

    As outras partes:

    C7M (mais provavelmente pode ser lídio ou jônio) - no caso é lídio (IVº grau de Sol)

    Bm7 (mais provável também) é o modo frígio (IIIº grau de Sol)

    Note isso de ouvido também.

    Quando pinta o F7M rola outra modulação, pois ele não está no C.H. de Sol e nem de Ré (como no II, V que falei no começo), e sim para Dó maior, onde o F7M é lídio (IVº grau da escala de Dó)

    Isso pode ter outras interpretações no campo da teoria, mas o que o Gilmour fez foi isso mesmo. Verifique isso com o violão ou a guitarra.

    edhunterbr
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    Entendi Leando, obrigado kra! Tu é um gênio da explicação! Vc dá aulas?

    edhunterbr
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    Ops, saiu nome errado, Leandro, sorry!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Desafio Campo Harmônico