Ouvido Absoluto... existe ou não?

Autor Mensagem
Crisan Metal
Veterano
# abr/05 · Editado por: Crisan Metal


Olha... eu vi um post( http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/86720/ ) falando sobre o curso do David Burge sobre desenvolver o chamado ouvido absoluto.... agora, muitos falam que é verdade e outros falam que é mito... que pra ficar bom de ouvido, só com o tempo, fazendo altos treinamentos auditivos... gostaria da opinião de vocês sobre isso....

e de preferência.... vamos tentar ajudar a baixar esse curso para realmente ver se é bom mesmo.

Abraços.

Rowashburn
Veterano
# abr/05
· votar


Crisan Metal
cara, um amigo meu, que toca baixo e teclado, tem ouvido absoluto.

Tipo, ele fazia faculdade de Matemática acho...
...mas ele largou a facul e foi fazer música na ULM, em São Paulo.

Era impressionante, tipo, a gente ficava fazendo bagunça com ele o tempo todo, pedindo pra ele dizer qual nota um barulho qualquer tinha.

Na guitarra, violão, teclado, ele não errava uma...
...ele conseguia dizer até acordes, tipo, os acordes com as variações de intervalos mais malucas, e ele dizia intervalo por intervalo.

Rifferman
Veterano
# abr/05 · Editado por: Rifferman
· votar


eu peguei o curso..............é td em ingles (meio ruim de enterder pq o cara fala meio rapido)..........
é uns 457MB!!!!!!!!

Rowashburn
Veterano
# abr/05
· votar


...mas sei lá...tem gente que nasce com o dom mesmo.
...esse meu amigo nunca fez curso pra ter ouvido absoluto.

Praxis
Veterano
# abr/05
· votar


Bom Galera, vou postar um texto explicativo sobre o assunto.

MÉTODO PARA OBTER O OUVIDO ABSOLUTO


Em local calmo e silencioso, com a mente tranquila, escolha as notas
que pretende estudar. De preferência, tipo um DÓ ou um LÁ.

Toque a nota no seu instrumento, ou num piano.
Vocalistas podem usar o Piano.
Dê preferência a instrumentos acústicos e menos a eletrônicos.
Toque a nota a ser estudada por várias vezes, calmamente, e preste
atenção na nota, no som da nota, tente ouvir em profundidade, tente
formar uma imagem desse som, do que ele te causa: Ele é um som
triste? Ele te dá ideia de Alegria, tristeza? Ele é verde? Tem
alguma cor? Qual o tipo de emoção vc sente ao ouvir esse som?

No começo nao se sente nada. É normal. Com o tempo, adicione mais
umas 2 notas: Tipo um MI Bemol, e um SOL.
Vc vai começar a distinguir que o Dó tem uma coisa que o Mi bemol
nao tem, e que o Sol tem uma "coisa" que só ele tem e que vc embora
não saiba o que é, essa "Coisa" te diz que aquela nota é um SOL.

Então, toque a nota e pare, e tente escutar essa nota tocando dentro
da sua cabeça. Faça isso diversas vezes, e preste atenção à nota que
toca dentro da sua cabeça. Ouça essa nota falar com você, deixe-se
envolver por esse som completamente. Pode manter os olhos fechados,
e continue a manter a calma.
Tente VER essa Nota com a mente. A verdade é essa: tente VER essa
nota.Mas, não force, ao dizer Tente eu não quero que haja esforço
NENHUM da sua parte, tem que ser uma coisa COMPLETAMENTE NATURAL.

Pratique isso todo dia durante muito tempo.
Com o tempo seus ouvidos irão se abrir e vc começará a reconhecer
essas notas que vc está estudando em buzinas, gritos, pessoas
falando, etc... Adicione mais notas , umas 2 de cada vez e va
seguindo até completar as 12 notas.

Enquanto isso, use o programa EARTEST (quem quizer o programa me fale) para verificar seu percentual de acerto e erros.
Continue estudando todo santo dia.

E o mais importante: Não force a barra, se vc tentar ouvir uma coisa
que nao sabe o que é, ou tentar adquirir NA MARRA , vc nunca irá
obter o Ouvido Absoluto.

Eu costumo dizer que o OA, é como agarrar um pássaro, se vc for
muuuuuuito delicado vc talvez consiga pegar o pássaro com a mão, se
tentar forçar a barra, o pássaro VOA...

Portanto, pratiquem o exercício e NAO SE INCOMODE em querer obter o
OA. No tempo devido ele virá, mas, os benefícios desses exercícios
no desenvolvimento da percepção da ALTURA (afinação) já começam a
ser sentidos desde os primeiros exercícios.

Alguns precisam de apenas 1 dia, outros algumas semanas, outros
meses, outros precisam de anos e anos. Eu tenho um amigo que
aprendeu em poucos minutos, ele praticamente já tinha e não sabia:
Ele toca instrumentos de arco.

Praxis
Veterano
# abr/05 · Editado por: Praxis
· votar


Esse programinha é bem util, exemplo, como estou começando escolho apenas as notas naturais... dae ele toca uma nota aleatória independente da oitava e vc tem que adivinhar qual é... no teste voce coloca tambem o numero de perguntas que vai ter... eu ja estou treinando ja tem algumas semanas e estou acertando 100% dos testes, mas eu ainda sempre penso na GUITARRA quando vou adivinhar uma nota, ou seja meu ouvido é bem relativo, mas para musico isso é bom! é bem engraçado que depois que vc começa a treinar, vc começa a reparar em qualquer som no ambiente e fica pensando nas notas... recomendo, mas o treinamento assim como a Guitarra tem que ser todos os dias... se nao ja sabe neh!

Sincero
Veterano
# abr/05
· votar


Praxis

Pô meu tio, tem como me mandar esse programa?

mauricioguitar@ig.com.br

Marisco
Veterano
# abr/05
· votar


Praxis
Na verdade as melhores notas pra se começar (na minha opinião) seriam o F# e o Eb, pq tem as características mais discrepantes.

Phanton
Veterano
# abr/05
· votar


Se tiver como, eu quero esse programa tb...


phanton.2@ig.com.br

Toki
Veterano
# abr/05
· votar


Não sei se é apenas nascendo com o dom ou se consegue desenvolver (acho que é a mistura dos dois), mas que existe ouvido absoluto, isso não tenho dúvidas.
Comprovo isto com um amigo meu, violinista (spala de orquestra), que diferencia um Dó# (C#) de um Ré b (Db). Claro que para nós guitarristas não há diferença dessas tonalidades, mas em instrumentos não temperados existe, e dependendo da música/harmonia, essas notas são distintas (diferença de 1 coma: pra quem não sabe, existe 9 comas num intervalo de 1 tom) e têm de ser tocadas de tal maneira. Além disso, faz tudo o que o amigo do Rowashburn também faz...

Pois é, é foda...

Crisan Metal
Veterano
# abr/05 · Editado por: Crisan Metal
· votar


Rowashburn

Po.... que doido cara.... era só o que eu precisava para acreditar.


Bom.... vou começar a estudar mais isso na música então... definitivamente vou ter que sair do meu emprego...... huahauhauhauhuahuha

(PS.: Se puder me mandar o programa thiagobh_helloween@yahoo.com.br

MSN: fredericcrisan@hotmail.com )
Abraços[/i][i][i][/i]

Sparkle
Veterano
# abr/05
· votar


Crisan Metal
Eu consigo tirar várias músicas de ouvido mas não sabia, ontem por exemplo transcrevi a If I Could Fly do Satriani e gostei do resultado, consegui tirar os Arpegios da Altitudes de ouvido também e da No Boundaries, mas o foda é tocar...heaueaheuahe..., acho que se treinar o cara consegue meu...

SoldierOfFear2
Veterano
# abr/05 · Editado por: SoldierOfFear2
· votar


.

SoldierOfFear2
Veterano
# abr/05
· votar


Você pode treinar muito pra ter um ouvido relativo muito bom através da memorização e comparação de intervalos. Tem gente sem ouvido absoluto que escreve direto na partitura uma música que ouve.

O processo de ouvido absoluto é diferente. A pessoa nasce mesmo, é genético. Converse com alguém que tenha que dá pra notar. Eles dizem que é como se você visse as notas escritas passarem na sua frente de acordo com a música. Praticamente nunca eles vão confundir um A4 com um Ab4. Sinestésicos tendem a desenvolver. Quem tem também, muitas vezes, tem um mau ouvido pra timbres.

Marisco
Veterano
# abr/05
· votar


SoldierOfFear2
Isso tudo é mito cara...
Procura dar uma estudada nisso ae, que tu vai ver.
Já tem uma série de estudos científicos que comprovam que é possível desenvolver o ouvido absoluto.

Gabriel_Bp
Veterano
# abr/05 · Editado por: Gabriel_Bp
· votar


Marisco: posta teu estudo científico cara.... deve ser tipo aqueles do Doutor Sigfried tentando provar que homossexualismo e duença :(

Não disse isso pra ofender ninguém cara mas é que eu já lí tanta besteira sobre isso que não consigo acreditar em mais nada. me tornei um discrente :)

Marisco
Veterano
# abr/05
· votar


Gabriel_Bp
Bom, em relação ao teu ceticismo, não posso fazer nada.

Já li muita coisa em sites especializados sobre isso (um exemplo: www.prolobe.com) e pesquisei em diversos locais na net. Também já conversei com uma professora do curso de Música da UFRGS (Federal do Rio Grande do Sul) que desenvolveu ouvido absoluto. Ela disse que levou quase um ano para obter o que eles chamam de "Aural Recall" que é a capacidade de imaginar uma nota (por exemplo, vc imagina um Dó e consegue cantá-lo no tom correto). Esse nível é o mais alto em termos de ouvido absoluto.

Segundo ela é bastante simples desenvolver, a única coisa necessária são 15 minutos por dia de exercícios simples. Sem esforço. Basta fazer estes exercícios sem se preocupar muito.

Bom, mas eu sou engenheiro, e portanto acredito na física. Se nossos olhos conseguem discernir luz refletida em diversas freqüências diferentes (cores), acredito que nosso ouvido também possa discernir vibração sonora de freqüências distintas (tons).

lula_molusco
Veterano
# abr/05
· votar


quero o programa... rafaelpeme (arroba) gmail (.) com

John Johns
Veterano
# abr/05
· votar


Falam q os violinistas profissionais tem ouvido absoluto. Mas eu sou tosco, e nao tenho ahahaha

Gabriel_Bp
Veterano
# abr/05
· votar


Marisco: na realidade eles conseguem... eu acho que já falei sobre isso num tópico sobre ouvido absoluto e tal. agente aprende a falar com ouvido absoluto saca? só que depois de aprender, se tu não praticar (alguns pais músicos fazem os filhos pequenos praticarem) tu perde a capacidade. Se tu poder da uma lida sobre isso no site www.talkbass.com
lá tiveram alguns debates sobre isso e eu cheguei a conclusão que é melhor desenvolver ouvido relativo do que absoluto.

Mudando de saco pra mala, eu também sou de Poa. Poderia me dar o teu email pra gente troca uma idéia no msn?

Marisco
Veterano
# abr/05
· votar


John Johns
Quase todo o cara que toca instrumento fretless possui ouvido absoluto em certo nível. No curso do Burge ele diz que pros violonistas é barbada desenvolver completamente o ouvido, pq os caras já malharam muito pra saber a afinação "perfeita" dos tons...

John Johns
Veterano
# abr/05
· votar


Marisco

Nossa! Por isso e outros motivos, eu prefiro guitarra! ahahahah

MTI_Player
Veterano
# abr/05
· votar


O Pepeu Gomes já deu uma entrevista sobre isso. Ele tem ouvido absoluto e muitas vezes ele se incomoda pois se um piano, por exemplo, estiver fora, mesmo tendo a frequência correta entras as notas ele percebe na hora...

Outro cara q ouvi dizerem é o Steve Vai, ele é capaz de distiguir todas as notas de qualquer acorde, por mais louco seja, mesmo q vc invente um amontoados de notas como se fosse um acorde...sem ele olhar o que vc está fazendo, é claro...se é verdade eu não sei mas muitos já me falaram isso.

Eu acho q, mesmo existindo as pessoas q nascem com esse dom, é possivel desenvolvê-lo sim, basta usar o método mais adequado pra cada um.

Praxis
Veterano
# abr/05
· votar


Marisco

Acho que o melhor é começar com apenas uma unica nota independente dela, alguns tem mais facilidade com G outros com C, mas percebi que a maioria tem uma dificuldade maior na nota A. Bom, o texto que colei acima diz como devi ser feito.

Pra galera ae... Bom na minha familia meus dois irmão tem otimo ouvido, eles tiram diversas musicas de ouvido, e quando fiz o teste deste programa com eles, os bastardos acertaram bem mais que eu... o fato é que eu VIVO ah uns 8 anos escutando do classico, jazz etc 24hrs por dia, e eles nao tocam num instrumento faz séculos e só escutam musiquinhas pop rock nos seus consultorios .... DE FATO algumas pessoas nascem com esse dom, INFELIZMENTE. Mas como disse o marisco, o importante destes exercicios é treinar TODO dia, nem que seja uns 15 minutinhos, um dia eu consigo ter um ouvido relativo perfeito, mas nao penso em chegar ao famoso ouvido absoluto, pois é BEM complicado. Um exemplo de um guitarrista com um otimo ouvido... entrem na pagina spasticink.com/videos.html e baixem os videos do desenho.! Galera o programa eu vou postar um link aqui mais tarde para baixarem, pq o programa ta lah em casa e estou no trampo. valeu!

Crisan Metal
Veterano
# abr/05
· votar


Então agora estou confuso.... dom ou dedicação? Ou seria dedicação se não tem o dom?

YYuRii
Veterano
# abr/05 · Editado por: YYuRii
· votar


.

monk
Veterano
# abr/05
· votar


irado tb quero, depois vou baixar

Penta_Blues
Moderador
# abr/05
· votar


Crisan Metal
Sou da seguinte opinião:
Só a prática leva à perfeição...
Valeu!!!

dtplayer
Veterano
# abr/05
· votar


eu conheco dois tipos de ouvido apenas.....o direito e o esquerdo

tb tm outra classificação, o "q ouve" e o "q nao ouve" :D

dtplayer
Veterano
# abr/05 · Editado por: dtplayer
· votar


Fraca eu sei :(

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Ouvido Absoluto... existe ou não?