Guitarra desafinando

    Autor Mensagem
    Drinho
    Veterano
    # abr/05


    Tenho a impressao ... de que a partir do 12º traste a guitarra fica desafinada ... gostaria de saber
    - Isso ocorre em função de que ?
    - Qual a solução para isso ?

    valeu !

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Drinho
    Sua guitarra precisa de uma regulagem de oitavas (ou ajuste de entonação). Leve-a a seu luthier para essa regulagem e mais outras.
    Abç

    Drinho
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    Deus lhe pague cara!

    banido
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Drinho
    Mauricio Luiz Bertola
    Deus lhe pague cara!


    hueauheahuahuaehueaea

    ou as suas cordas estão velhas,mas não custa levar no luthier.É custa sim eauheahu mas é melhor do q tenta mexe e fude hehe

    Atum Hendrix
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Drinho
    a minha tava acontecendo a mesma coisa e era a corda q tava velha

    dtplayer
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    troca as cordas antes ;D

    igor1704
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    cara, a minha acontecia a mesma coisa com cordas novas, aeh eu peguei um afinador de uma precisão ateh q boa, e afinava normal depois tentava na 12 casa e naum dava certo, aeh comecei regular na ponte de um jeito q afinasse dos dois jeitos, e funcionou....acho q pra quem naum tem uma guitarra boa e nem dinheiro prapagar um luthier eh melhor tentar, foda-se.....

    GuitarHouse
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    aeh comecei regular na ponte de um jeito q afinasse dos dois jeitos, e funcionou....

    afinacao de oitavas

    francisco2004
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Só pra caso o cara curta um lance do tipo "faça você mesmo", regulagem de oitavas e altura das cordas é algo bem barbada.

    Se alguém disser que é um processo arriscado, então trocar um encordoamento é algo arriscado. Não tem segredo. Se você não jogar a guitarra no chão ao fim do processo, ela continuará impecável :P

    A receita vale para guitarras com pontes de strato, tele ou tune-o-matic (estilo gibson).

    Ingredientes:

    Para strato/tele/tune-o-matic:

    - afinador eletrônico; é necessário que ele consiga afinar a corda pela 12a casa (apertando ou pelos harmônicos, tanto faz). Eu uso um TU8 da Boss... o afinador não precisa ser cromático se esse requisito for atendido;

    No caso de ponte de strato/tele:

    - chave allen para regular a altura das cordas; não lembro a milimetragem... quando eu comprei, levei a guitarra junto numa grande ferragem e fui testando até encaixar. Em ferragens pequenas é difícil encontrar a chave adequada.

    - chave phillips para ajuste de oitavas;

    No caso de ponte tune-o-matic:

    - apenas uma chave de fenda comum;


    Como fazer:

    1 - solte um pouco a corda a ser ajustada;
    2 - regule a altura da corda a gosto com a chave allen;
    3 - afine a corda com o afinador;
    4 - verifique, pelo afinador, se a 12a casa também está afinada (apertando a corda ou pelo harmônico);
    5 - se estiver, a corda está regulada. Repita o processo para a próxima corda;
    6 - se não estiver, aperte ou solte o parafuso atrás da ponte (com a chave phillips ou de fenda) até que a corda fique afinada tanto solta quanto na 12a casa.

    Procure fazer isso com cordas novas, já que elas mantêm bons timbres e permitem um ajuste preciso.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    francisco2004
    Francisco, vc esqueceu de dizer como e para onde vai o posicionamento do carrinho ou rastilho da corda se a afinação da 12ª casa estiver "flat" ou "sharp", assim como da igualdade entre o harmônico e a corda presa (no 12° traste).....
    às vezes essa regulagem, por causa da corda usada ou outras coisas, demora um pouco e exige paciência.
    Abç

    Luiz Augusto Messora
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    q q vc faz da vida pra saber tanto?

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Luiz Augusto Messora
    Estudo, pratico a lutiería (não tanto quanto gostaría) sou mais velho, tenho experiência, e estou sempre querendo aprender com a galera mais nova, sou pai-de-família, não falo do que não entendo, e sei (tenho certeza) que sei muito pouco etc. Nada demais.

    Abç

    Murfin
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    Entrevista com o Bertola =D

    pode? fazer perguntas pra vc aki

    Mackabr0
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola

    Manero, pai de familia vive aki com a galera!
    manja de guitarra....
    podia ser meu pai!

    ahwieuhaw !! =]

    thelipeslash
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Po vlw galera, eu ia perguntar tbm, pq a minha Guitarra desafina sempre, eu tava orando pra corda ser velha (e era isso msm, graças a Deus!), pq se o braço tivesse empenado, eu tava fu**do!
    vlw!

    daniloslz
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    ressucitou o tópico. boa garoto rsrsrssrs

    GuiMolusco
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    PA DE OURO

    bruzdo
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    Re Ressucitando o tópico, minha guitarra está regulada e com cordas novas
    mas apenas a corda G continua desafinando!

    ela fica afinada solta mas quanto aperto a 1ª casa em diante fica desafinada.
    Dai eu deixo ela uns 10 cents mais baixa para as casas ficarem +/- afinadas.
    O que faço? ja troquei as cordas e regulei, será algum problema no nut,etc?

    bruzdo
    Veterano
    # abr/12 · Editado por: bruzdo
    · votar


    post duplicado D:

    Por favor me ajudem!

    Thyago_Trajano
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    bruzdo
    tem certeza que a oitava da corda G está realmente bem regulada?

    bruzdo
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    Thyago_Trajano

    Bom eu não manjo nada de regulagem, eu mandei para o luthier do bairro, quando toquei a guitarra estava tudo perfeito, cordas sem trastejar, etc so que essa maldita corda ( que antes ja estava com esse problema), onde achei que era a corda por estar bem gasta, continua dando problema.

    Caso for a oitava vou dar uma fuçada na net para tentar regular sozinho

    kurt hendrix
    Veterano
    # abr/12 · Editado por: kurt hendrix
    · votar


    Como eu ja disse em alguns dos meus tópicos....

    Ressucitadores de tópicos, como eles vivem??? Por onde eles andam??? O que eles fazem??? Sexta, no GLOBO REPÓRTER.

    akira_gmg
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    kurt hendrix
    Cara, ele ressucitou pra tirar uma dúvida, melhor do que criar outro! Eu acho válido ressucitar pra isso.
    bruzdo
    Então, provavelmente as oitavas estão desreguladas, volta lá no luthier e pede pra arrumar, provavelmente sai de graça, se você já pagou pela regulagem e tem problema. Se não me engano trastes mais altos ou mais baixos também podem influenciar, porque quando você aperta uma casa, a corda é limitada pelo traste, e se ele estiver mais alto ou mais baixo isso influencia, a força com a qual você aperta também.

    bruzdo
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    akira_gmg

    Tentei regular aqui e o saddle da corda G está no máximo, até grudado na mola e mesmoa assim ainda está um pouco alta a nota :(

    Thyago_Trajano
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    kurt hendrix
    Como eu ja disse em alguns dos meus tópicos....

    Ressucitadores de tópicos, como eles vivem??? Por onde eles andam??? O que eles fazem??? Sexta, no GLOBO REPÓRTER.


    creio eu, que julgas criar um novo tópico a coisa certa a fazer...

    kurt hendrix
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    akira_gmg
    Thyago_Trajano
    não eu sei e é msm kk
    é que é um habito postar isso em tópicos ressusitados

    bruzdo
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    Não criei um tópico novo porque achei mais útil utilizar um tópico com o mesmo assunto do que fazer um novo.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Guitarra desafinando