Leitura Musical

    Autor Mensagem
    marcpires
    Veterano
    # abr/05


    Leitura Musical para Guitarra

    Olá pessoal, resolvi postar este tópico sobre leitura musical com o objetivo de ajudar os iniciantes, que muitas vezes negligenciam a importância de se ler a "temida" partitura. Bem é isso, espero ajudar.


    1 - A importância de Leitura

    Diferente da tablatura que nos mostra somente onde tocar as notas no braço da guitarra, a partitura ou pentagrama nos fornece uma série de informações sobre uma peça musical como duração das notas e outras que veremos no decorrer deste tópico.

    Uma outra vamtagem no aprendizado da leitura musical que será logo notado para aqueles que ainda não obtiveram este conhecimento é a não necessidade de se conhecer a música que será tocada.
    Vejamos um exemplo da tablatura abaixo:


    e------------------------------------------------------
    B------------------------------------------------------
    G------------------------------------------------------
    D---12 10 9 7-------------------------------------
    A------------------------------------------------------
    E------------------------------------------------------


    Nesta tablatura coloquei o inicío de um solo que criei para uma música que toco chamada Pelo Sangue de Jesus.

    Pergunta 1 - Você pode dizer como toco este pequeno trecho ?

    Resposta: Não.. porquê ?

    Apesar de saber quais as notas toco neste trecho, você não sabe como divido o tempo de cada nota, qual a dinâmica uso, etc. Na partitura isso não acontece, pois são fornecidas todas as informações sobre o referido trecho.

    italo_angra
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    primero

    Sincero
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Bem, tem que se estudar leitura ritmica, o Pozzoli é um ótimo livr pra estudar ritmica. Outro legal é o Bona para treinjo de solfeijo. Mas existem tablaturas com divisões ritmicas.

    marcpires
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    2 - A partutira ou Pentagrama

    É formada por cinco linha paralelas onde são dispostos as notas musicais.

    Pentagrama
    ---------------------------------------------------------------------- ------------------
    ---------------------------------------------------------------------- ------------------
    ---------------------------------------------------------------------- ------------------
    ---------------------------------------------------------------------- ------------------
    ---------------------------------------------------------------------- ------------------

    As notas são colocadas nas linhas e espaços do pentagrama.

    3 - Claves

    As claves são sinais colocados no inicio da partitura que determina a altura das notas na mesma. A guitarra usa a clave de sol

    http://codaproject.z6.com.br/leituraguitarra/clavedesol.gif

    marcpires
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Sincero

    Como você disse existem tablaturas com divisão ritmica sim, mas o aprendizado da partitura se faz necessária.

    Valeu pela opinião.

    marcpires
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    3.1 - Coninuação Claves

    Como podemos ver na figura do item 3, a clave de sol é desenhada na segunda linha do pentagrama, então uma nota colocada na segunda linha é a nota sol.

    4 - Notas nas linhas e espaços

    Vejamos agora as notas presentes nas linha e espaços do pentagrama.

    notas nas linhas
    ---------------------------------fa---------------------
    -------------------------re-----------------------------
    -----------------si-------------------------------------
    --------sol----------------------------------------------
    -mi-----------------------------------------------------

    notas nos espaços

    fá - primeiro espaço
    lá - segundo espaço
    dó - terceiro espaço
    mi - quarto espaço

    marcpires
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    desculpem os erros de português, digitei rápido e não resvisei o texto acima.

    Freedon
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    ok

    Drinho
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    marcpires
    Sou leigo para isso cara ... por isso vou mandar minha primeira pergunta
    no link que vc mandou ... há a clave de sol ... e em seguida a nota sol ... como posso distinguir este sol já que posso achar um sol em vários pontos do braço?

    marcpires
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Drinho

    O Sol da segunda linha na partitura voce pode tocar na terceira corda solta, quanta corda 5ª casa, corda 5 casa 10.
    Como viu podemos tocar a mesma nota escrita em vários pontos do braço. O que vai mudar como sabe é o timbre dependendo da corda em que tocar.

    Vou postar um esquema com as notas no braço e onde as mesmas se localizam na partitura.

    Valeu pela pergunta.

    marcpires
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    5 - Notas na pauta msucal e no braço do instrumento

    Vejamos agora a localização das notas na pauta e sua localização na partitura.


    http://codaproject.z6.com.br/leituraguitarra/braco.gif

    marcpires
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    As notas MI (6ª corda solta) e LÁ (5ª corda solta) usam espaços suplementares ou seja espaços que não estão presentes na pauta.

    Usamos estas linhas e espaços suplementares sempre que uma nota sempre que for necessário.

    Saulin
    Veterano
    # jan/10 · Editado por: Saulin
    · votar


    Galera o tópico é antigo, mas gostaria de postar alguns exercícios de leitura musical e ritmica. Conforme eu escrever vou postar, dando sequência aos outros. Coloquei, sem enrolação, dicas básicas porém importantes como:
    - Não repetir a leitura de um mesmo exercício para que, o mesmo, não seja decorado. Pois o foco do estudo é aprimorar a identificação das notas e não melhorar a capacidade de decorar. Coloquei bastantes notas com o mesmo padrão rítmico para evitar isso;
    - Ler o rítmo pronunciando:"tá-tá-tá", "lá-lá-lá" ou "pá-tá-tá", etc.
    Estou postando o que estou escrevendo neste albúm:

    picasaweb.google.com.br/ssdiass/LeituraMusicalParaGuitarraEOutrosInstr umentos

    As imagens são super leves então podem baixar sem medo.
    Espero que seja útil.
    P.S.: Já que os exercícios são destinados principalmente à guitarristas e violonistas, estão escritos na clave de Sol, o limite do grave é a nota mi2, tendo em mente que o violão e a guitarra são intrumentos transposítores de oitava. Mas também servem para outros intrumentos.
    Se você puder imprimir os exercícios fica melhor para ler já que a tela do PC cansa muito a vista.

    Raizen
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Saulin
    - Não repetir a leitura de um mesmo exercício para que, o mesmo, não seja decorado. Pois o foco do estudo é aprimorar a identificação das notas e não melhorar a capacidade de decorar

    Congratulações!
    Essa foi uma das poucas coisas realmente inteligentes que li nesse fórum. Essa eu vou guardar.

    Power Band
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    pozzoli + Bona pra pegar rítmo e conhecer os intervalos.

    Saulin
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Raizen
    Me deu até ânimo para continuar a postar os exercícios!

    Saulin
    Veterano
    # jan/10 · Editado por: Saulin
    · votar


    Power Band
    Grato pela orientação!
    Eu dei uma olhada no Pozzoli. Os exercícios que proponho são exercícios de divisão rítimica menos complexa só para prática e essa complexidade vai aumentando aos poucos. Realmente o Pozzoli é um bom método, não digo que é o melhor ( além do mais, eu só dei uma olhada rápida, fora esse só conheço o "Música: Leitura, Conceitos, Exercícios" do Antônio Adolfo que dá uma visão geral de teoria musical por isso não posso citar livros). Enfim, o que proponho são exercícios simples nos quais a dificuldade aumenta progressivamente e sutilmente (o que eu acho que facilita a execução dos mesmos se a ordem dos exercícios for seguida), e não didática. Ou seja, é uma "didática" pra quem já tem uma idéia do assunto e exercício pra quem já tem um certo conhecimento.
    Quanto ao Bona, vou procurar algo.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Leitura Musical